Você é o ponto fraco de Deus

Você é o ponto fraco de Deus Yago Martins
Pedro Pamplona
Pedro Pamplona

Resenhas - Você é o ponto fraco de Deus

Lysa 09/02/2024

Necessário.
Um livro sóbrio, pertinente e inadiável. Daqueles que vc tem vontade de comprar exemplares e distribuir por aí. Eu concordo com ressalvas, quando pastores são citados para expor algo que precisa urgentemente ser revisto e retirado dos altares. Pregar, não pode ser sobre o que eu acho que vai atrais mais pessoas, mas sobre o Evangelho que é poder de Deus, para salvar. Enquanto houver um coach no altar do Senhor, falando de teologia da prosperidade, hipergraça e psicologia positiva, esse livro será necessário.
Evangelho é Graça, favor imerecido! Não há que se falar em performance aqui!
Um livro equilibrado, cauteloso e muito necessário!

Gabriella.Miguel 25/01/2024

Não há ponto fraco em Deus
Não foi um livro de fácil leitura, acho que inclusive esse é o objetivo do autor, o tempo todo você está em desconforto.

Apesar de um tema profundo e difícil tato, consegue ser provocativo e respeitoso.

Se você tem uma trajetória em uma igreja com certeza precisa se provocar através dele.

Filipe43 02/01/2024

Não vou mentir! O título engana um pouco, vim preparado para ler uma treta teológica que abordaria frase por frase dos sermões perigosos que trazem o antropocentrismo como foco, mas graças a Deus, eu estava errado. Apesar da primeira parte, escrita por Pedro Pamplona, ser mais técnica, o livro tem um encaixe muito mais pastoral do que crítico. Mesmo em meio a adversidade da teologia coaching, vemos os três autores muito mais focados em pastorear e aconselhar a vida do leitor, trazendo reflexões sobre o preço e a gratificação de seguir a Jesus Cristo, tendo um êxito enorme em deixar a mensagem de que a vida Cristã tem como foco a recompensa da vida eterna e eternamente viver com Jesus, de resto, teremos adversidades e teremos sim de fazer renúncias, mas estas que próxima a Jesus, de nada valem

Apesar de eu ter gostado MUITO da parte do Pedro e do Guilherme, o Yago Martins é de longe o destaque, os versículos são muito bem aplicados e te deixa imerso do início ao fim com comparações que tornam os nossos olhos ao custo que não ensinam calcular. Mas os três cumprem seu papel e fazem isso de forma brilhante. Que Deus abençoe a leitura e que esse trio possa trazer mais material de boa teologia para nós!
Filipe43 02/01/2024minha estante
E só não dou um cinco estrelas pela conclusão. Para mim, faltou um capítulo do Guilherme para amarrar a ideia dos três autores e dar uma boa conclusão (além do momento pastoral final, que é muito bom)

Gustavo.Hoft 22/12/2023

Necessário
Li ele até rápido. Os 3 autores destrincham o assunto com maestria. O foco não é apenas criticar, mas apresentar uma solução. Isso enobrece a obra.

beca 06/11/2023

Eu realmente gostei é muito provavelmente lerei novamente em outro momento porque ele é um livro que merece sempre uma releitura!

Rick 07/10/2023

Necessário...
Recomendo a leitura à todos, livro extremamente propício para o momento em que vivemos. Não só expõe os erros e as heresias que estão em moda enganando a muitos, mas também trás a aplicação da verdade e do custo de ser um discípulo de Cristo.

Emanuelle 31/08/2023

Hereges
O que mais gostei desse livro foi o fato de que ele não se trata unicamente sobre religiosidade. Não sou uma pessoa muito exemplar nesse quesito e admito que o interesse foi puramente curioso, mas o livro me ganhou desde o prefácio.

A particularidade das pessoas que buscam acima de tudo palavras de afirmação vindas de ?gurus? ao invés de buscar aquilo que prosperam com esforço e sem gabaritos de sucesso. Esse livro retrata a sociedade piedosa e a fé corrompida por aqueles que juram à Cristo sua lealdade.

Sara 03/08/2023

O "outro evangelho" e a treta necessária
Este livro me lembra a carta de Paulo aos Gálatas, em que ele entra numa treta necessária para defender o verdadeiro evangelho do "outro evangelho": um que confia na própria carne/força e coloca o homem como centro.

Cirúrgico, este livro denuncia a falsa e infundada teologia de coaching que tem tomado lugar em muitos púlpitos e corações, que trata o evangelho como algo apenas para alimentar as emoções das pessoas e fazê-las se sentirem bem.

O problema dessa abordagem, acima de tudo, é que ela não é Cristocêntrica, e tão pouco leva as pessoas a viverem o evangelho de fato, que consiste em negar a si mesmo e morrer para as próprias vontades para viver única e somente pelo motivo do Reino.

Semelhante à teologia da prosperidade, mas tomando como principal foco o emocional e profissional dos ouvintes, ela coloca Deus em segundo plano do seu próprio Plano.

Além disso, por ser fundada em um alicerce frágil, ela se auto sabota, não podendo suprir o que ela mesma procura vender, visto que a verdadeira alegria, paz e sucesso, está em viver uma vida entregue para Jesus não importa que renúncias e sofrimentos a acompanhem.

Recomendo a leitura a todo cristão, e com veemência aqueles que exercem função de liderança, pastoreio e ensino.

Aqui deixo uma frase que particularmente amei:
"[...] acreditar em si mesmo é uma das marcas mais comuns de um patife: Seria muito mais verdadeiro dizer que um homem certamente fra cassará por acreditar em si mesmo. Toda autoconfiança não é simplesmente um pecado; toda autoconfiança é uma fraqueza."

G. K. CHESTERTON, ORTODOXIA, 1908

Danielli4 03/02/2023

Considero uma leitura bem importante, com pontos bem colocados e estudados. No geral, foi uma leitura boa, especialmente ao colocar os pontos que precisamos prestar bastante atenção dentro do cristianismo e nossa vivência como cristãos.

Zaqueu 03/10/2022

Deus é começo e fim
Numa época onde o homem se molda como autor de sua própria história, tirando assim toda dependência que até em tempos remotos se obtinha, vemos o quanto mal isso tem feito a cada um de nós.
Yago no decorrer da leitura nos alerta e diz o quanto é perigoso confiar somente em nós.Tem se pregado muito em igrejas um falso cristianismo tudo em busca do conforto e riquezas aqui da Terra.
Me fez lembrar de CS Lewis quando ele diz que o verdadeiro cristianismo é aquele que nos tira da zona de conforto, ou seja o cristianismo é confronto direto com meus demonios internos.

Matheus Alves Carmo 20/09/2022

Necessário, e muito bem desenvolvido
"É preciso um coração longe das verdades do evangelho para que sua falsa versão encontre morada."

Esse era um livro que estava querendo ler desde o seu anúncio. É um tema muito interessante, sobre o qual os autores já falavam na internet antes do livro, assim como outros teólogos - meu próprio pastor também discutia esse assunto.

"Muitos construíram um Jesus através de outras fontes. E uma das fontes mais atuais é a espiritualidade egocêntrica e emocional de muitos púlpitos e mensagens no YouTube. Estão vestindo (ou despindo) Cristo com uma roupagem que centraliza mais o homem do que o próprio Deus."

O problema da denominada teologia do Coaching, aquela que usa do emocional para prometer uma "prosperidade espiritual" enquanto esquece de pregar o restante da Bíblia, é extremamente atual, e parece crescer cada vez mais. O livro então é um ótimo meio de entender mais sobre esse fato, e ter alguns direcionamentos.

"Na vida cristã e na teologia, expor os erros, defender a verdade e debater sobre doutrinas perigosas fazem parte da luta pela fé bíblica. Há momentos em que isso precisa ser feito."

Ao contrário do que alguns possam pensar inicialmente (principalmente tendo o Pastor Yago uma fama de "treteiro gospel" - o que não concordo, mas enfim), o livro é extremamente respeitoso e direto, da forma como esperaríamos de cristãos. Não há críticas pessoais, quanto à caráter, inteligência, incentivo a linchamentos virtuais, nem nada do tipo. Quem quer ler esperando "mitadas" ou "jantadas", pode esquecer.
Os três autores - Guilherme, Yago e Pedro - trazem seus argumentos sempre pautados na bíblia, citando os nomes por serem públicos, e buscando trazer a visão do que acreditam ser a verdade.

"Nesses momentos, expor o erro e ensinar a verdade de maneira santa são os maiores atos de amor e de evangelismo que podemos praticar. O discurso de que não podemos julgar ou criticar pastores e pregadores pode até estar disfarçado de amor, mas, na verdade, não passa de indiferença àqueles que estão caminhando para o abismo com os olhos vendados."

Inclusive, o livro sequer se pauta em ficar batendo na mesma tecla de discursos de pregadores coachs. Ele vai além, trazendo assuntos que são importantes para a vida Cristã, e acabam esquecidos nessas pregações - como sacrifício, importância do discipulado, etc. É bem aprofundado, apesar de ser um livro curto.

"Deus não passou a ser amor quando criou seres para amar. Deus não precisa do nosso amor para ser amor ou para ser mais pleno e feliz. Deus tem tudo o que precisa nele mesmo. Ele não necessita de nenhuma outra glória além da que ele tem em si mesmo como Trindade."

Quanto à escrita, não há reclamação, todos os autores escrevem muito bem, e de forma bem clara, é bastante acessível. O livro tem três partes, uma pra cada autor, tudo bem organizado, com suas citações e referências.

"Se ainda estamos cheios de nós mesmos, é porque ainda estamos vazios de Deus, pois o caminho de encontrar o Senhor e ser cheio do Espírito é uma trilha de esvaziamento diário."

É uma leitura muito produtiva, e muito importante, dado o momento atual. Recomendo muito pra qualquer cristão, que queira entender mais sobre, ou que esteja em igrejas que tem tal teologia, para entender os argumentos contrários. Uma leitura rápida e muito boa.

"Quantas vezes negamos a eternidade para nos dedicarmos àquilo que vai morrer muito rápido? Quantas vezes negligenciamos o que dura para sempre para construir castelos de areia que, na próxima maré cheia, serão destruídos?"

Gleiciane.Leal 30/08/2022

O livro apresenta uma forte crítica a teologia coaching, nós mostra como ela surgiu, faz um paralelo entre essa teologia e a teologia da prosperidade.
O livro também nós mostra as consequências desse tipo de teologia na vida do cristão.
Uma excelente leitura, recomendo.

Wellington.Nascimento 29/08/2022

Teologia do coaching
Acho que é um excelente registro histórico do momento em que vivemos em relação ao que é pregado em grande parte das igrejas. Uma crítica necessária para os dias atuais.
O livro é dividido em três partes e tive a impressão de que as três partes são um tanto desconexas.

Elisson.Souza 10/08/2022

Apresentação esplêndida do verdadeiro evangelho!
"Os cristãos vivem entre os portais da glória e as feridas da cruz." - Pr. Guilherme Nunes
Talvez você esteja querendo comprar esse livro com a esperança, de encontrar uma apologia minuciosa à teologia do coaching. Entretanto achará a exposição do evangelho, pois não há melhor arma para combater mentiras do que a nua e crua verdade!
Achei perfeito a forma que dedicaram as últimas páginas do livro para trazer à tona o real significado do discipulado. Ou melhor dizendo mostrando o propósito de sua existência. Você existe para ser discípulo e rejeitar o discipulado é rejeitar sua essência. Criar um viés legalista ou de auto-estima para seguir a Jesus, é seguir uma falsa jornada, é buscar meios desonestos de obter tesouros eternos.
Quando seguir Jesus tem como foco uma recompensa material ou meu bem-estar, somos comparados a crianças que brincam na lama em frente ao oceano. Pessoas estão esquecendo das feridas da cruz, pessoas estão esquecendo o quanto que o evangelho exige também carregar uma cruz. Pessoas estão esquecendo daquilo que a sua almeja que é justamente os tesouros eternos. Os sermões estão se tornando cada vez mais diabólicas e infelizes pois só possuem olhos para esta vida.
Leiam! Vale cada centavo!

Elisangela Muniz 08/06/2022

Achei um livro um pouco difícil de ler. Não porque seja ruim ou algo do tipo, mas porque a temática é mais complexa. Por mais que ele seja pequeno demorei bastante pra ler. Ele também é um pouco diferente do que eu imaginei. Mas foi uma leitura muito importante. Li coisas que não fazia ideia antes e algumas coisas me fizeram ter uma autorreflexão. Gostei!