Cristo e o Tempo

Cristo e o Tempo Oscar Cullmann




Resenhas - Cristo e o Tempo


1 encontrados | exibindo 1 a 1


Ramon 19/07/2023

Livro excelente
" Não é extato dizer que em Cristo " a aternidade (atemportal) invade o tempo", "conquista o tempo"; o que se pode dizer, pelo contrário, é que em Cristo o tempo atingiu seu centro e que, ao mesmo tempo, a hora chegou em que isso é anunciado aos homens. Assim, desde o instante que a nova divisão entra em vigor, eles são capazes de crer nela e, por sua vez, de compreender o tempo " no sentido cristão", quer dizer, partindo de Cristo."

O livro traz uma tese interessante. Que a história da salvação, conforme narrada nas Escrituras, se constituem de dois movimentos. A passagem da pluralidade ao Uno, e do Uno a Pluralidade.

A pluralidade começa na criação, e vai afunilando, passando por Israel, o remanescente, até a vinda do Messias, o Cristo.
Depois, faz o caminho inverso, de Cristo para os apóstolos, depois para a Igreja, a humanidade redimida, por fim, a nova criação.

Tudo isso se dá no tempo, onde a morte e ressurreição de Cristo marcam o ponto central, dividindo a história da salvação nesses dois movimentos. Podemos dizer que a morte e ressurreição de Cristo, são o ponto crucial na história, e todo o resto irá girar ao redor desse evento.

O livro é muito bom, merecia uma capa melhor, do que esse coisa feia feita pela Fonte Editorial e Editora Familia Cristã.
comentários(0)comente



1 encontrados | exibindo 1 a 1