1984

Resenhas - 1984

Helô Kleine 30/03/2024

Sensacional!
Que leitura, meu povo!!
Nem parecia que eu tava lendo uma distopia, mais parecia uma previsão do futuro.
Tô em choque com a atualidade desse livro escrito la em 1948.
Eu sabia mais ou menos do que se tratava o livro, mas eu não esperava pelo que ia ler.
A partir de um certo ponto eu meio que deduzi o final, mas pelo rumo que foi era inevitavel.

É um livro pesado que em determinado ponto eu tive que largar e respirar... mesmo assim é sensacional.

É um livro que todos deveriam ler. E entender o que é um governo totalitário.

"O grande irmão está de olho em você!"

Raazi 29/03/2024

Profundo
Após ler, me fez refletir durante alguns segundos.
É uma leitura fluida e bem escrita, me impressionei muito com um dos personagens no final e a história da hierarquia dentro do sistema que eles estão vivendo no livro.

Gerliane 08/03/2024

1984
Sempre tive curiosidade de ler esse livro e o que dizer ao final? Ao chegar na página 30 achei que iria abandonar a leitura, é tão forte e grotesco em algumas partes. Mas depois disso a história te prende e você suporta toda a tortura junto com o personagem na esperança de que algo aconteça, uma revolução, uma tomada de poder. Mesmo quando nem mesmo personagem espera por isso.
O final também é meio revoltante, mas é uma liteira satisfatória. Recomendo!
E acho que é revoltante porque identificamos muitas coisas com a realidade.

lu.alves 10/01/2024

Palavras como instrumentos vitais da liberdade de expressão
A construção de mundo e enredo é com certeza maestral e traz um material muito interessante para reflexão. Apesar de ser um livro com uma premissa bem ambiciosa, eu acredito que ele antendeu suas ambições.
Eu considerei a primeira metade do livro bastante monótona, mas se mostrou necessária para detalhar a construção do cenário da narrativa. A partir da metade do livro mais coisas começam a acontecer e a fazer sentido, assim eu engatei mais na história.
O aspecto do livro que eu achei mais fascinante foi a criação e consolidação da Novalíngua, idioma oficial do partido Insoc que consiste na redução de palavras e na formação de um vocabulário por meio de abreviações com o propósito de de fato banir o chamado "pensamento-crime" e a liberdade de expressão efetivamente. Ao final, como expressar ideologias contrárias ao do partido em uma realidade em que não existem palavras que indiquem essa opinião?
Com certeza é uma leitura bem densa, mas muito importante, além disso apresenta muitas frases bonitas e interessantes.

LarissaPatricio 20/12/2023

G.I. vulgo Boninho
Esse livro é uma crítica a todas as formas de totalitarismo, independente de lados.
Não é uma leitura leve. Tem partes bem densas, um pouco cansativas, mas recomendo muito a leitura.
É de uma inteligência surpreendente. Rico em detalhes que enriquecem a história com muita elegância. A argumentação é fantástica.
Menção honrosa para essa edição que é perfeita!

linotea 24/11/2023

Bem escrito e perspicaz, mas...
Primeiramente, parabéns à editora: que edição linda. Por vezes eu simplesmente admirava a capa do livro, e ia notando todos os elementos da história "escondidos" no desenho. A diagramação é perfeita. Lindo, lindo, lindo!

Quanto à obra em si, sinto uma mistura de emoções.

A ESCRITA
A história é muito bem narrada. Eu me sentia o próprio Winston; descobria as coisas conforme a personagem descobria. Tudo que era para me surpreender, me surpreendeu. A descrição dos cenários e personagens e a própria descrição de mundo foi sempre muito bem feita, de modo a passar muito bem as emoções necessárias para o aprofundamento na história. Além disso, até as transições que eram feitas entre os assuntos dentro dos parágrafos era sutil e esperta. Gostei muito e aprendi muito.

O ENREDO
É instigante. Achei monótono em muitos momentos, mas creio que essa era a intenção. Winston é um trabalhador do Partido Externo, e seu trabalho é muito curioso; a sua vida, em si, é monótona, repetitiva, mas o mundo à sua volta a torna interessante, uma vez que Winston está ciente da monotonia induzida pelo regime vigente e aponta isso com um anseio pela mudança.
Quanto ao romance com Júlia, achei meio sem sal, sem o "amor" que Orwell tenta vender, mas talvez eu só veja romance de uma maneira diferente.
Há, na história, algo muito mais interessante: os elementos abstratos. O peso de papel com a alga, a música das igrejas, as memórias de Winston com a família e os seus sonhos... Isso tudo é deixado em aberto, mas faz sentido. De alguma forma, faz sentido dentro do enredo e cria imagens fortes dentro da sua cabeça; te aproxima, também, da personagem principal, pois sequer ele compreende essas coisas racionalmente, além do sentimento. Eu adoro essa filosofia.
E, acima de tudo, eu amo como os eventos se desdobram durante o livro. Há reviravoltas que eu simplesmente não via chegando.

O MUNDO
Confesso que, a princípio, o mundo não me surpreendeu muito. Acredito que se eu tivesse lido a obra antes de ter dado início aos meus estudos sobre totalitarismo e Indústria Cultural, teria sido mais impactante. Mas, por já ter estudado, por muito tempo senti que era tudo muito "óbvio". No entanto, conforme a história foi se aproximando ao fim (Winston encontrando O Livro e a parte 3), tudo foi mostrado sob uma outra perspectiva, e aí sim achei mais interessante, mais inteligente. Há, sim, elementos muito perspicazes. E eu sempre me interessei por todo o conceito por trás da Novalíngua: genial!

A TEMÁTICA
Não é qualquer pessoa que deveria ler 1984, porque é fácil confundir as coisas. George Orwell é uma pessoa decepcionada com os rumos que o comunismo soviético, tão promissor, havia tomado com o estabelecimento de um regime totalitário. O livro traz elementos que conversam, sim, com outras ditaduras (até porque todas são autoritárias), mas Orwell estava falando da URSS, e ele deixa isso bem claro em muitas passagens. Seus argumentos são válidos. No entanto, é muito fácil um leitor acreditar que o socialismo é naturalmente totalitário, invés de perceber que Orwell está representando um regime específico. Por isso a obra deve ser lida com atenção. As reflexões causadas por ela são necessárias (até porque certos elementos podem ser associados a muitas outras realidades, inclusive contemporâneas), mas acredito que a leitura deve ser cuidadosa.

Mizael.Paris 23/11/2023

Uma obra magnífica
Fui ler 1984 sem muitas expectativas. Já tinha um pouco de noção sobre a abordagem da obra, mas conforme a leitura fui me surpreendendo a cada página. Como uma obra muito densa e rica em detalhes, é muito difícil não continuar lendo. George Orwell possibilita uma imersão extremamente intensa, o que possibilita a manutenção do enredo. É uma leitura que só cresce conforme os capítulos.

Isac 03/10/2023

Ficção ou previsão?
Que livro meus amigos, que livro! George Orwell me cativou com essa obra! Um livro maduro, envolvente, ótimos personagens e uma trama que te prende do início ao fim. Uma história de ficção distópica cheia de críticas sociais ao totalitarismo e a ditadura. Nela vemos a realidade que muitos governos gostariam que acontecesse, o poder pelo poder...sem se preocupar com o bem estar da população, controlando cada passo, pensamento, desejo, vida, finanças, emoções, tudo para que as pessoas vivam exclusivamente para o governo e dependendo dele.

O personagem principal pode representar muito bem a classe do proletariado. Ele passa todo o livro tentando encontrar uma forma de lutar contra o sistema que o oprime e ao mesmo tempo tentar se encaixar em suas diretrizes para não sofrer consequências. O livro faz a gente pensar bastante, principalmente sobre consciência de classe, políticas públicas e manipulação de informações. Recomendo bastante a leitura, independentemente da crítica política e social, a história é envolvente e muito bem contada. Um dos melhores livros que li esse ano, até agora.

Teefy 23/07/2023

Ao construir sua ficção, Orwell afirmou inspirar-se na reunião dos líderes do Aliados na Conferência de Teerã, em 1944. Conferência esta, que foi o primeiro de uma série de acordos firmados entre as superpotências durante a Segunda Guerra Mundial.

O mundo distópico de 1984, como será apresentado no resumo, também é controlado por totalitaristas. Entre as nações, prevalece uma guerra perpétua, além de uma forte vigilância governamental e manipulação pública.

Na criação do romance, Orwell escreveu de forma com que os capítulos possam ser agrupados em conjuntos. Antes do resumo do livro, é importante ter uma visão geral sobre isso.

Maria3281 20/07/2023

;
Segundo livro distópico que leio e me decepcionei um pouco. A leitura demora para fluir e quando começou a fluir pra mim foi depois da metade do livro e o final já tirou a minha atenção por ele, então acho que foi por isso que demorei para ler. E ainda tem o fato de quase não ter diálogo o que torno o livro muito mais maçante.

Alexa 22/06/2023

Quem achou que o livro se refere à apenas uma vertente ...
... política da atualidade já está sofrendo de lavagem cerebral.

No livro dá pra ver Claramente artifícios utilizados tanto na Ditadura Militar quanto pela esquerda atual com Lula e Xandão; nenhum deles usou (ainda) todos os artifícios junto.

Enfim, vamos citar um trecho do livro que quase ninguém lê por pensar "não ser importante" (ou talvez por já estar decepcionado demais com o fim da história): OS PRINCÍPIOS DA NOVALÍNGUA.

"Alguém que tivesse crescido sendo educado exclusivamente em Novalíngua não saberia mais que 'igual' algum dia teve o significado secundário de 'politicamente igual', ou que 'livre' algum dia quis dizer 'intelectualmente livre', da mesma forma que uma pessoa que nunca ouviu falar de xadrez não teria como saber dos significados secundários atrelados às palavras 'rainha' ou 'peão'. Assim, uma série de crimes e erros se tornariam impraticáveis só porque, não existindo mais palavras para se referir a eles, já não poderiam sequer ser concebidos."

- Orwell não subestima a nenhum ser humano neste livro pois ele descreveu o modo de lavagem cerebral mais profundo já imaginado. Me lembrou em partes o que muitos maridos 4busiv0s e psic0patas fazem com suas esposas diariamente, e quem pensa que isso não ocorro ou que não é possível, assista Bom Dia Verônica na Netflix, lá mostra bem didaticamente os efeitos que o cárcere, a única fonte de informação, o isolamento e o tempo (anos) podem produzir num ser humano.

Este livro serve de alerta para que a população possa se rebelar antes que a situação se torne incontornável como uma bola de neve de crescimento exponencial.