1984

1984 George Orwell

Resenhas - 1984

Thales 14/02/2022

1984 parece retrato atual do país que a esquerda sonha ....
O livro é sensacional, e se enquadra em tudo que a esquerda promoveu e tenta promove no país, o duplipensar na forma do duplo padrao... A novilíngua na forma das alterações em falar sem gênero como todes, alunes, por exemplo.. são gestos totalitarios que vão se somando e tirando nossas liberdades..

e o STF no Brasil atua como a polícia do pensamento, calando pessoas da direita que se levantam contra atos da esquerda.. o STF agora fala em abolir no Brasil o telegram... Um ato totalmente contra a liberdade...

Tivemos nossa história reescrita assim como nos livros, a esquerda colocou militares como demônios no período de 1964 a 1985, porém a história real temos esquerdas pegando em armas, sequestrando embaixadores, roubando bancos.. foram verdadeiros bandidos.... E a história foi reescrita e eles, a esquerda, ficaram como mocinhos..

Enfim 1985 devia ser lido por todos.. principalmente por quem se diz de esquerda, talvez tomem consciência dos perigos daquilo que eles pregam
ChrisRamalho 14/02/2022minha estante
você leu o livro totalmente errado, não é possível

Thales 14/02/2022minha estante
Cara são vc pensar quem governou o país nos últimos 16 anos? Quem pós na cabeça do pobre que diploma resolve todos os problemas? Que na época de lula todos viviam um padrão de vida suíço? Cara foram criadas narrativas e ilusões na cabeça do povo.. o país sempre foi uma merda uma ilusão onde apenas grandes empresários ganham rios de dinheiro... vc não enxerga isso?

ChrisRamalho 14/02/2022minha estante
o país é uma merda até hoje, só que agora tem um idiota no poder

Ludsv 22/03/2023minha estante
Eita como não sabe interpretar texto...

Beatriz 14/05/2023minha estante
caramba, você leu o livro todo pensando na esquerda? O livro claramente promove uma crítica a todos os governos totalitários - sejam eles de esquerda ou direita.
Fora que a adição de palavras neutras no português é exatamente o oposto da Novalingua, que prevê a redução de vocabulários para ser mais difícil expressar ideias. Enfim, recomendo ler o livro novamente já que pelo visto você tava muito ocupado lambendo a bota de militar.

lizzy18 10/05/2023

"Ele ama o Grande Partido"
Que livro surreal, a galera vive numa ditadura, até os pensamentos deles são controlados, e quanto mais você lê, mais você percebe que um futuro como esse não é tão impossível quanto parece. Desde o começo os proletas são tratados como 100% manipulaveis e incapazes de fazerem uma revolução, o final foi esperado e por incrível que pareça, não consegui sentir o mínimo de empatia pelo Winston.
TNad7 03/06/2023minha estante
Camarada Edra ,Aí que está o maior erro do Orwell, ele trata o poletrariado como se eles fossem burros e manipuláveis o tempo todo mas em toda a história da modernidade, os trabalhadores provaram o contrário nas revoltas e revoluções, incluindo a Ascenção dos comunistas e a revolução francesa, o povo derrubou Reis e ditadores com sua mobilização, conquistaram direitos trabalhistas e direitos humanos, como todo esse povo poderia ser reduzido a algo simplista como Orwell faz? É no mínimo absurdo :v

Alexa 16/06/2023minha estante
Na verdade ele explica no livro que o Partido manipulou a educação de tal forma que NO LIVRO o proletariado se tornou incapaz de pensar logicamente e se tornou apenas massa de manobra

TNad7 16/06/2023minha estante
Eu estou falando da obra do autor na totalidade Alexa, não só sobre 1984, Orwell é uma figura extremamente problemática em vários aspectos e essa foi só uma observação de UM dos problemas que ele representa.
Mesmo essa abordagem que você citou ainda é falha, as pessoas recebiam a mesma ideologia dominante através de outros veículos em uma época que ainda nem se havia escolas para todos e ainda assim a classe se organizava e era capaz de fazer revoltas e revoluções, conseguindo através disso poder politico. só isso já provaria como errado essa visão determinista/fatalista do autor.
Acreditar que a única forma de se obter conhecimento é através da escola é ainda uma visão reducionista, uma vez que o trabalhador obtém conhecimento da sua situação e cria consciência de classe muita das vezes através da própria vivência e exploração do trabalho, as pessoas na revolução industrial mesmo não precisavam ir a escola para saber que era desumano e injusto ter de trabalhar 16 horas por dia, vivendo em fábricas insalubres com acidentes diários, doenças decorrentes do trabalho e etc... aprendendo com isso, logo a classe se mobilizou e explodiram revoltas.
E vocÊ acha que eles não eram dominados pela ideologia dominante antes? recebendo todo tipo de mentira para acreditarem ser a normalidade, acreditarem que era normal mandar crianças para minas de carvão, trabalhar feito escravas? eles recebiam todo tipo de propaganda e eram forçados a aceitar essa situação, muito de fato viam como normalidade mas com o passar do tempo vem sim a revolta, vem a organização, as pessoas não são burras, essa visão de que a classe trabalhadora vai ser sempre manipulável ou massa de manobra é extremamente elitista, coloca o trabalhador numa posição de não pensante, como se pensar fosse uma exclusividade do acadêmico ou das pessoas abastadas...

TNad7 16/06/2023minha estante
E por mais que seja uma situação retratada "NO LIVRO", era oque Orwell acreditava e ele sempre buscava retratar a realidade distorcida que ele achava ser a real.

Silvana 23/10/2021

"Guerra é paz
Liberdade é escravidão
Ignorância é força."

Eu confesso que me sentia a estranha quando via alguém falando sobre os livros do Orwell e eu nunca tinha lido nada dele. Principalmente 1984, que é uma referência quando o assunto é distopia, um dos meus gêneros favoritos. Mas então a Faro começou a publicar os livros do autor pelo selo Avis Rara e em fevereiro eu li A revolução dos Bichos que amei e agora esse mês enfim li 1984. O livro não é daqueles que a gente lê em uma sentada, acredito que foi um dos livros que mais demorei a ler nos últimos tempos, primeiro porque praticamente não tem diálogos e segundo porque o assunto é um que tem que ser degustado e digerido aos poucos.

Quando a gente lê distopias sempre fica aquela sensação ruim e é difícil não imaginar o que faremos se aquilo acontecer no futuro. Mas 1984 que foi publicado em 1949 onde 1984 era o futuro descrito no livro, é uma distopia que já aconteceu. E não é que ele nunca foi tão atual quanto agora? É de arrepiar que algo que foi escrito tantos anos antes acabou se tornando uma profecia que se cumpriu. E o engraçado é que o livro foi escrito como uma critica e resistência a outro governo, mas ele se encaixa tão bem no governo que estamos vivendo no momento.

E enquanto a gente vai lendo, vai reconhecendo estratégias e jogadas políticas usadas pelo governo atual como se fossem um beneficio a população e que na verdade é o contrário disso. No livro a coisa já está no extremo, mas o personagem principal vai falando sobre como as coisas chegaram naquele ponto e a única coisa que a gente quer é impedir tudo aquilo. Infelizmente grande parte da população não enxerga para onde as coisas estão se encaminhando. Tem tantas referencias ao governo atual que o autor poderia estar escrevendo esse livro hoje. Governante que é considerado quase uma entidade divina (mito), noticias falsas sendo divulgadas a torto e a direito (fake news), funcionários públicos "doando" parte do seu salário ao partido (rachadinhas) e por ai vai.

E uma das coisas que mais impressiona são as teletelas. Elas estão em todos os lugares, não importa aonde a pessoa vá ela vai estar sendo vigiada. Porque elas funcionam como uma via de mão dupla. Elas não apenas transmitem, elas vigiam todos os movimentos, palavras e expressões faciais, por isso é proibido até mesmo pensar em algo que não seja permitido pelo governo. E isso já não é uma novidade porque que quem aqui nunca pesquisou sobre um produto e então propagandas sobre ele te perseguem por dias. E por causa dessa vigilância toda, as pessoas não podem mais se relacionar com ninguém. Toda forma de diversão é proibida, você tem que fazer o que eles querem, comer e vestir o que eles fornecem e ainda se mostrar feliz e grato por aquilo.

E as punições então meu Deus, eu achava que já tinha lido sobre métodos de tortura, mas confesso que fiquei com o estomago embrulhado ao ler algumas cenas. Eu já achava ter que olhar a cara do bendito, o Grande Irmão, em todo lugar horrível, e ouvir noticias falsas o tempo todo é para deixar qualquer um louco, mas ser pego é infinitamente pior. Enquanto lia ia ficando desesperada pelo protagonista porque tudo é narrado de uma forma como se o leitor estivesse ali na pele dele e sentisse tudo aquilo que ele sente. Por isso repito, a leitura não é fácil, mas é uma leitura que é necessária, ainda mais que estamos vivendo quase a mesma coisa.

Eu não vou me estender muito mais porque por mais que eu diga aqui, ainda não vai chegar aos pés dessa grande obra. E o livro é daqueles que vai falar com cada um de uma maneira diferente. Só leia e tire suas próprias conclusões. Quanto a edição, a editora caprichou e assim como aconteceu com A Revolução dos Bichos, ela se tornou uma das mais bem feitas da minha estante. Essa capa transmite na medida o que será encontrado dentro do livro. E foi engraçado que toda vez que eu pegava para ler minha mãe olhava a capa e falava: "credo que homem horroroso". Mal sabe ela que o protagonista era da mesma opinião, e ainda era obrigado a vê-la em todos os lugares que olhava.

site: https://blogprefacio.blogspot.com/2021/09/resenha-1984-george-orwell.html
Thales 05/02/2022minha estante
Moça acho que se confundiu, todas as práticas descritas no livro foram executadas pelo governo de esquerda do PT... Controle de mídia que Lula tanto prega, várias pessoas que emitem opinião sendo presas e censuradas.. sempre são presos aqueles que emitem opinião contra a esquerda.. abra mente.. veja os fatos..

Hellio Piagge 18/02/2022

Um clássico extremamente atual
No ano de 1984, Londres é uma cidade ameaçadora e tempestuosa, onde a Polícia do Pensamento controla de maneira rígida a vida da população. Nesse local, Winston Smith, funcionário sem importância do Ministério da Verdade, passa os dias reescrevendo a história para adequá-la ao que o Partido considera a versão oficial dos fatos.

George Orwell apresenta em 1984, uma sociedade dominada por um regime totalitário que, sob o comando do Partido e do seu líder máximo, o Grande Irmão, vigia e pune sem piedade não só as ações dos cidadãos, mas também seus pensamentos, decretando o fim da individualidade, do livre-arbítrio, do amor e de todas as formas de liberdade.

1984 é um dos maiores clássicos da distopia, gênero que abrange um pensamento filosófico caracterizado por uma sociedade imaginária controlada pelo Estado ou por outros meios extremos de opressão. Mesmo depois de 70 anos após sua primeira publicação, continua sendo uma obra extremamente atual ao falar sobre totalitarismo, guerras e controle.

George Orwell é um autor que sempre tive vontade de ler. Ano passado, li A Revolução dos Bichos e foi uma das melhores experiências da vida. Percebi que deveria ter lido antes, mas conhecer a escrita de Orwell exatamente durante o período em que vivemos me levou a refletir sobre muitos aspectos políticos e sociais de nossa sociedade.

1984 faz parte do Projeto da Faro Editorial de publicação de grandes clássicos da literatura em nova tradução e belíssimas edições ilustradas. Se você, assim como eu, gostou de A Revolução dos Bichos, recomendo que conheça a Oceania, mas tenha cuidado com o Grande Irmão, ele estará te vigiando.

Kayse_fls 01/03/2022

Leitura altamente necessária
Já tinha vontade ler esse livro a bom tempo e tive a oportunidade de ler ele e fico feliz por essa leitura não ter me decepcionado, ela é uma leitura extremamente necessária

Angelis 06/09/2022

O livro é sensacional. O protagonista do livro é um cara comum que esconde o fato de detestar o Partido, que controla a tudo e todos. A forma como o Partido parece ter um controle absoluto sobre tudo, e dominar as pessoas de um jeito surreal, que elas nem percebem estarem sendo dominadas, é muito intrigante, assim como a manipulação da história passada e dos fatos presentes sem que ninguém seja capaz de questionar. É uma história bastante cruel e o final foi bastante impactante. Sem dúvida, uma das melhores distopias que já li.

Talita.Chahine @cutucandoahistoria 22/11/2022

Até parece que retrata a realidade
Quem diria que um livro escrito há tanto tempo, poderia retratar tão fielmente alguns dos últimos acontecimentos do nosso país
Uma leitura obrigatória para todos aqueles que querem entender de verdade o que é um governo totalitarista.

torello 19/12/2022

Um instrumento anarquista ?
1984 é parte da tríade distópica clássica do século XX e acredito que é o menos relevante. Orwell resume a experiência soviética de maneira superficial e foge do objetivo da crítica ao totalitarismo.
Uma grande qualidade deste livro é a crítica ao Estado, o qual é exposto como a verdadeira máquina governamental assassina que é. Outrora, faz críticas a um comunismo inexiste e questões em relação à sua filosofia.
É um livro bom, essencial para vestibulares e conhecimentos gerais.

Hannah 27/04/2023

Fascinante esse livro.
A história se resume no fato que o personagem principal, diferente da população em geral não tem adoração pelo partido, tendo uma paixão por uma mulher que odiava o Grande Irmão.
Achei bem surpreendente a obra, esperava por bem menos, então me pegou de surpresa.
Gostei muito das controvérsias e plots ao longo do livro, ficando mais intrigada quanto mais perto chegava do final.
Outro ponto é como o protagonista visto como alguém que odeia heróis, se torna um, porém é submetido á diversas coisas, e manipulado tornando-se apenas um qualquer.
Um livro que remete vários temas atuais e repertório incrível para redação.
??O curioso era que ele ele aparentemente havia perdido não apenas o poder de se expressar como esquecido o que exatamente pretendia dizer?
?Era algo um tanto apavorante, como ver as brincadeiras de tigrinhos que logo iriam crescer e se tornar devoradores de homens?
?Ao futuro ou ao passado, a um tempo em que o pensamento seja livre, em que os homens possam ser diferentes uns dos outros, em que não sejam tão solitários- a uma época em que a verdade existia e em que for feito não possa ser desfeito: Saudações da era da uniformidade, da era da solidão, da era do Grande Irmão, da era do duplipensamento!?
??Quem controla o passado controla o futuro: quem controla o presente controla o passado ??
?Ele percebeu que os melhores livros são o que dizem o que já sabemos?
??Sanidade mental não é uma questão de estatística??

byleal_ 13/06/2023

Sou suspeita pra falar?
Sou suspeita pra falar! esse livro entrou pros meus favoritos por diversos motivos. se você procura um livro que contenha suspense, romance, mistério, indagação, arrepios e, ao mesmo tempo, te entregue muito conhecimento histórico, essa distopia com certeza corresponderá às suas expectativas. fiquei presa do início ao fim, cada vez que lia queria saber mais e mais sobre o que, de fato, aconteceria no final ou ainda, como o final seria dado. as curiosidades e os questionamentos de Winston, te intrigam tanto quanto ele mesmo está intrigado e, o romance dele com Julia, acrescenta um ponto de interesse a mais na leitura por querer saber quanto tempo esse amor durará dentro de uma sociedade distópica que proíbe relacionamentos afetivos. O Grande Irmão também é uma peça essencial da construção desse livro, você se pergunta se ele é realmente uma pessoa mas, ao decorrer da leitura, você descobre que ele é muito mais do que isso. livro favoritado com sucesso e, tenho certeza que se transformará em um livro colecionável pra mim, pois, já quero novas edições! ?

Alexa 22/06/2023

Quem achou que o livro se refere à apenas uma vertente ...
... política da atualidade já está sofrendo de lavagem cerebral.

No livro dá pra ver Claramente artifícios utilizados tanto na Ditadura Militar quanto pela esquerda atual com Lula e Xandão; nenhum deles usou (ainda) todos os artifícios junto.

Enfim, vamos citar um trecho do livro que quase ninguém lê por pensar "não ser importante" (ou talvez por já estar decepcionado demais com o fim da história): OS PRINCÍPIOS DA NOVALÍNGUA.

"Alguém que tivesse crescido sendo educado exclusivamente em Novalíngua não saberia mais que 'igual' algum dia teve o significado secundário de 'politicamente igual', ou que 'livre' algum dia quis dizer 'intelectualmente livre', da mesma forma que uma pessoa que nunca ouviu falar de xadrez não teria como saber dos significados secundários atrelados às palavras 'rainha' ou 'peão'. Assim, uma série de crimes e erros se tornariam impraticáveis só porque, não existindo mais palavras para se referir a eles, já não poderiam sequer ser concebidos."

- Orwell não subestima a nenhum ser humano neste livro pois ele descreveu o modo de lavagem cerebral mais profundo já imaginado. Me lembrou em partes o que muitos maridos 4busiv0s e psic0patas fazem com suas esposas diariamente, e quem pensa que isso não ocorro ou que não é possível, assista Bom Dia Verônica na Netflix, lá mostra bem didaticamente os efeitos que o cárcere, a única fonte de informação, o isolamento e o tempo (anos) podem produzir num ser humano.

Este livro serve de alerta para que a população possa se rebelar antes que a situação se torne incontornável como uma bola de neve de crescimento exponencial.

Maria3281 20/07/2023

;
Segundo livro distópico que leio e me decepcionei um pouco. A leitura demora para fluir e quando começou a fluir pra mim foi depois da metade do livro e o final já tirou a minha atenção por ele, então acho que foi por isso que demorei para ler. E ainda tem o fato de quase não ter diálogo o que torno o livro muito mais maçante.

Teefy 23/07/2023

Ao construir sua ficção, Orwell afirmou inspirar-se na reunião dos líderes do Aliados na Conferência de Teerã, em 1944. Conferência esta, que foi o primeiro de uma série de acordos firmados entre as superpotências durante a Segunda Guerra Mundial.

O mundo distópico de 1984, como será apresentado no resumo, também é controlado por totalitaristas. Entre as nações, prevalece uma guerra perpétua, além de uma forte vigilância governamental e manipulação pública.

Na criação do romance, Orwell escreveu de forma com que os capítulos possam ser agrupados em conjuntos. Antes do resumo do livro, é importante ter uma visão geral sobre isso.