A literatura, os escritores e o Leviatã

A literatura, os escritores e o Leviatã George Orwell

Resenhas - A literatura, os escritores e o Leviatã

Laignier 26/03/2024

Os dois primeiros capítulos são interessantes, talvez até um pouco da linguagem, mas nada revolucionário?não indicaria. Comprei porque tava barato e gosto do autor.

juline 22/08/2023

É impressionante o conhecimento que o George Orwell tem sobre a linguagem. Quem leu suas obras mais famosas já consegue perceber, mas ver ele explicando porque e como faz é fantástico!

Nesse livrinho são 6 ensaios, incluindo o clássico "porque escrevo" que no final achei meio fraquinho, talvez pq ele é o primeiro e depois só vem coisa cada vez melhor hdudh

O que mais gostei foi o "política e língua inglesa" que ele fala sobre a diferença de como as pessoas escreviam antigamente e agora no inglês moderno, falando falando e não dizendo nada kk dei boas risadas com esse aqui, principalmente com a paródia de eclesiastes que ele faz ? sério, não deixem de ler! Orwell tem muito a ensinar em poucas palavras

Rafaela.Cruz 17/05/2023

Necessário.
Orwell traz discussões necessárias e atemporais. Fa a gente se entender como leitor, escritor, etc.

Cris 02/10/2022

02.10.2022
Tratam-se se seis ensaios publicados entre 1943 e 1948. Nos dá a chance de conhecer um pouco sobre as ideias literárias e políticas de George Orwell. Gostei muito do ensaio: Política versus Literatura: Uma análise de As Viagens de Gulliver.

Beatriz 04/09/2022

Interesse público
Este é um livro que todo cidadão deveria ler para melhorar sua construção de senso crítico em relação à política e as obras escritas que lhe são oferecidas.
É um livro com capítulos muito longos, o que dificulta a leitura. A escrita não é tão simplista, tornando um pouco cansativa.
Questão de opinião do autor, muitos pontos são relevantes e outros discutíveis, dado que esse livro foi escrito em tempos de guerra em uma realidade muito diferente da atual.
As análises e reflexões do livro são construtivas, porém o ritmo lento da leitura gera uma ?preguiça? para criar as próprias opiniões.

Déborah 17/08/2022

George Orwell para além de Revolução dos Bichos e 1984.
Conhecendo um pouco mais sobre George Orwell através de alguns de seus ensaios.
Confesso que, em alguns textos, a escrita é bem complicada, densa, mas o livro, no geral, é muito bom.
Fica clara a preocupação de George Orwell com relação à política, a escrita, a linguagem, a literatura, fica clara sua preocupação com o futuro e as próximas gerações.

Acho importante a leitura desse livro para todos que querem conhecer um pouco mais desse autor.

Ps.: pulei o último ensaio, que fala sobre As Viagens de Gulliver, já que eu não li o livro e não quero correr o risco de pegar spoiler.

Pedro.Gondim 27/07/2022

O dever do escritor
?Talvez seja até um mal sinal, para um escritor, não ser suspeito por tendências reacionárias hoje, assim como era mau sinal, há 20 anos, não ser suspeito por simpatias comunistas?. (p. 57)