Milícia

Milícia Paula R. Cardoso Bruno

Resenhas - Milícia

Juliana 27/03/2022

Intenso demais.
Diante dos horrores do mundo real, raras são as vezes que nos deparamos com possibilidade de escolha ou com boas oportunidades de fato. A vida costuma bater em alguns com gosto, e poucas são as ocasiões em que a justiça, essa linda, entra em cena a favor de quem precisa.
Jaime é um garoto órfão que foi parar na vida do crime após ser acolhido por Tito, chefe do tráfico em uma das favelas do Rio de Janeiro. Após deixar uma marca roxa num outro menino depois de uma briga, Jaime recebe o apelido de Peteleco. Um dia, Tito some por duas semanas, reaparecendo debilitado e com um curativo no peito: um alerta a Peteleco do que lhe aguardava nessa vida.
O pai de Antonella é um juiz que recebe constantes ameaças de morte. A moça se apaixona por Victor sem dar conta de que ele faz parte de um grupo de criminosos que pretende se vingar de seu pai com um plano macabro.
Com uma narrativa que alterna os pontos de vista de Peteleco, Antonella e seu pai, o leitor mergulha numa história intensa e de toques revoltantes. Peteleco é um personagem extremamente carismático e Antonella nos cativa pela forma como é humanizada com angústias distantes do "pobre menina rica". E não só ela, mas buscando um retrato da realidade, todos os personagens têm dramas e motivações legítimas.
O enredo é repleto de reviravoltas, personagens entram e saem de cena. Aos poucos, vamos descobrindo que nem todos são o que demonstram e que a guerra no morro tem nuances mais sombrias, que vão além da violência patente aos olhos.
Junto às fortes críticas sociais feitas na obra, resquícios de esperança. O desfecho de alívio ocorre aos 45 do segundo tempo, prendendo a atenção do leitor até a última página.

Stela75 05/10/2021

Leitura rápida e incrível
Uma história de leitura rápida, na qual conhecemos Peteleco, um jovem criado em meio ao tráfico de drogas, e Antonella, adolescente rica, filha de um importante juiz.

A ideia original era que Peteleco participasse do sequestro de Antonella, para atingir o juiz, mas sem se envolver. Mas não é isso que acontece. Ele se apaixona pela vítima e inclusive a ajuda a fugir do cativeiro.

Claro que esse amor custa caro para o jovem, mas ele recebe uma segunda chance: atuar em uma polícia secreta que visa combater o crime, inclusive as milícias do Rio de Janeiro. Aí o protagonista ganha um nome: Arthur.

Mas será que Arthur conseguiu esquecer Antonella? E ela, seguiu sua vida normal após o sequestro?

Vale comentar que a história não romantiza o sequestro e ainda ressalta que a protagonista, antes de voltar a ter contato com Arthur, pode ter sofrido de Síndrome de Estocolmo.

site: http://www.instagram.com/stephaniec.escritora

Luciana Klanovicz 02/09/2021

Montanha-russa de emoções
No livro Milícia a autora consegue imprimir um ritmo eletrizante desde o início até o fim, oportunizando uma montanha-russa de emoções aos leitores e leitoras. Peteleco é um personagem bastante carismático e sua trajetória nos cativa de imediato, e assim desejamos que ele sobreviva mesmo em um mundo cão. Destaque para o grupo de Adriano que dá uma virada importante na trama!
Recomendo a obra para quem curte um bom thriller policial ambientado em Brasília, São Paulo e nas comunidades do Rio de Janeiro.

Tathi (@Doidosporserieselivros) 21/08/2021

Olá queridos amigos leitores! Vocês costumam participar de Leituras Coletivas? Eu gosto muito, pois acabo lendo muitos livros maravilhosos que não leria por conta própria, ou seja saindo de minha zona de conforto. Esse foi o caso de Milícia de @paularerj .

??? O limite entre o certo e o errado não existia quando nos olhávamos, eu sentia e não me conformava com o fato de que isso também poderia ser falso.?

O Moleque é só mais um menino como muitos outros, abandonado pelo pai e pela mãe , ele vive nas ruas, até ser salvo pelo dono do morro, Tito.
Ele é criado por esse homem que apesar das crueldades com o mundo fornece a ele casa, comida e educação.
Os anos passam e o Moleque, agora atende pelo nome de Peteleco, e terá uma grande missão envolvendo Antonella, a filha de um importante juiz que ?ferrou? alguém importante no mundo do crime do Rio de Janeiro. Só que ele não esperava se apaixonar.

?? ? Eu não fui capaz de defendê-la, mas sei que você saberá fazer o que for necessário.?

Me surpreendi muito com o quanto gostei de Milícia! Sei que existem muitos romances nessa linha, mas eu nunca tinha lido nenhum igual a esse, e me cativou muito a forma que se desenvolveu.

No começo da leitura fiquei bem apreensiva, pois achei que o romance iria por um lado problemático que vemos em muitos livros, mas felizmente esse não era o intuito da autora que nos trouxe uma trama cheia de ação, mortes e tiroteios.

Antonella as vezes me dava nos nervos por ser tão rapidamente convencida de algo, mas qual adolescente nunca foi assim influenciado pelo amor? As atitudes dela acabam sendo o que muitas adolescentes fariam.

Embora a trama seja fictícia, o leitor consegue aprender e entender um pouco sobre o mundo do crime e da polícia carioca.

Alguns personagens dividem opiniões, e outros são tão apaixonantes que são unanimidade.

Recomendo a leitura para quem quer ler algo diferente ou gosta de romance com ação e aventura.

Esse e outros livros da autora estão disponíveis em formato digital pela Amazon e Kindle Unlimited.

#milicia #crimenorganizado #livrosnacionais #paulacardosobruno