Uma Coroa de Espadas

Uma Coroa de Espadas Robert Jordan

Resenhas - Uma Coroa de Espadas

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Ana 19/04/2024

Livro bom, a história andou um pouco mas foram 800 páginas para correr 1 semana, basicamente. Achei a luta final muito superficial, desfecho rápido, visto que estávamos esperando esse momento desde o primeiro livro. Metade da história foi concluída, espero que a próxima metade seja mais rica em acontecimentos, e não apenas maquinações

Isabela.Wapenik 11/04/2024

Uma surpresa agradável
Quando se entra no mundo de A Roda do Tempo, é muito bem sabido para muitos fãs, os livros7-10 são chamadosde "slogs", ou em bom português, a parte arrastada de toda a história. Foi com essa impressão, de uma história lenta e que não fluiría que comecei Uma Coroa de Espadas. E como eu estava erdada.

DISCLAIMER: Essa é a minha opinião, baseada nos meus gostos literários e minhas experiênciasde leitura.

Logo no início, como todo e bom livro dessa saga, o Prólogo fala de todas as pessoas importantes para a trama, mas que normalmente não vão aprecer mais durante o restanteda história como protagonistas de capítulo. Só que nesse livro em questão, a maioria mencionada lá aparece de novo e acaba complicando ainda mais o desenrolar da história.

Após o enorme prólogo, vamos de fato para a continuação da história e aqui mais uma surpresa: temos POV's de todos os personagens principais, menos o da Egwene, mais uma vez se diferenciando dos outros livros que focavam em apenas alguns. Claro que isso trouxe alguns prejuízos para a fuidez da leitura, uma vez que era muita informação a cada vinte páginas.

Uma vez, uma professora minha me contou que alguns livros são feitos pensando no plot e outros pensando no desenvolvimento. Esse é um livro pensado no desenvolvimento, então aqui todos os persoangens vão passar por mudanças drásticas de pensamento e comportamento, e que bom que isso acontece! Realmente, algumas decisões e embates dos livros anteriores poderiam ser evitadas se eles tivesse o amadurecimento do livro 7, mas aí perderia a graça e esse de qual faço a resenha não existiria.

Chamo a atenção para a parte da Elayne e do Mat, que foi tão maravilhosa que me conquistou por inteiro e considero a melhor parte do livro. Toda a trama política, os desafios e a propria aceitação da condição em que eles se encontravam, Mat e Elayne formaram uma das duplas mais inesperadas e bem construídas da série.

Já o desenvolvimento do Rand está em processo. Por mais que ele tenha feito grandes coisas nesse livro, o fato dele estar ficando "louco" é um fator ainda que vai requerir mais. Até esse livro, eu ti ha pra mim que o Lews Therin estava realmente influenciando ele, até que durante a leitura, aparecem 'provas' que era tudo da cabeça do Rand. Pra mim, isso foi um dos pontos chave desse livro e que aprofunda ainda mais a relação dos poderes com a mácula. Perrin teve uma pequena participação, que vai se desenrolar nos próximos livros. Nynaeve se tornou uma das personagens mais interessantes/ engraçadas, uma vez que você entende que ela é um alívio cômico contraditório e não apenas chata ou hipócrita. No final, ela consegue ser um pouco mais compreensível com os outros personagens, ainda que precise de mais para ser uma característica boa dela.

Por fim, foi um bom livro e um dos melhores da série. Para aqueles que estão lendo agora, tenham em mente que é um livro de desenvolvimento, lento e detalhadíssimo, mas que vale cada momento da leitura.

Jessyca_ 08/04/2024

Não me julguem , mas...
Levei 2 anos pra ler esse livro. O mais maçante da saga. Comecei a ler porque estava órfã das Crônicas de Gelo e Fogo e precisava de outra fantasia pra suprir a falta de got (Martin seu desgraçado ?). Os primeiros livros são bons, te da vontade de ler, mas esse meio da saga está insuportável principalmente o arco das meninas, por Deus eu não aguento a Nynaeve, eu não suporto a forma que o Robert escreve mulheres em sua maioria. Aes sedae velhas que já viveram tantos anos para terem os cabelos brancos, falando de dar palmadas e fazendo bico e com tanto orgulho que muitas vezes as levam a fazer alguma merda. Eu nunca odiei tanto capítulos com a Nynaeve como nesse livro, sério. A mulher é incapaz de pedir desculpas, de pedir ajuda, de reconhecer quando ela não é capaz de resolver alguma coisa só e quando alguém a ajuda ela acha que a pessoa não fez mais que a obrigação, Robert, pelo amor de Deus. É muito infantil, é muita birra desnecessária, é muito "aí pq eu vou te dar umas palmadas pra vc se comportar" mulher, pelo amor de Deus, vcs são todas adultas, pelo amor de Deus!! Pretendo continuar lendo os livros e terminar série, até porque a série não é ruim, mas tem uns problemas bem chatos, SAO TANTOS PERSONAGENS, TANTOS PERSONAGENS (se vc acha que got tem muitos personagens, vc está totalmente enganado) que vc simplesmente NAO SE IMPORTA. Vc acha que Tolkien descreve muito as coisas? Vc precisa conhecer Robert Jordan, sério!?!?! Os livros são uns calhamaços por terem tanta descrição desnecessária, serio! Enfim, só falei mal (acontece nas melhores famílias rsrsrrs) mas tem personagens muitos bons que eu amo (Mat, Rand, Elaine) a história em si, a trama é bem legal e preciso saber como termina e tenho fé que quando chegar aos livros que o Brandon finaliza, alguns personagens fiquem mais toleráveis rsrssrrsrs

agatha.candido 12/03/2024

Continuação
Esse livro simplesmente tem o mesmo arco do livro anterior. A diferença é que finalmente os personagens começam a colocar seus planos em ações.
Apesar de ter um final corrido, eles finalmente encerra o arco que começou em o senhor do caos. E deixe você completamente curioso para o próximo livro.

O ponto alto desse livro é com certeza a Egwene e o Matt, eles estão em processo de amadurecimento incrível.
Enquanto o Rand está cada mais chatoo.

Marcelo1352 12/03/2024

Roda girando sem sair do lugar
De forma geral, personagens novos , tramas e misterios vão sendo empilhados uns sobre os outros sem resolver nada e nem desenvolver ninguem . É praticamente um coleção de dialogos chatos em uma eterna discuçao da diferença de como mulheres e homens veem a situação.

William Soares 29/12/2023

Devagar e sempre
Eu tenho uma teoria que os livros de ?A Roda do Tempo? funcionam em trilogias. 1-3 contam o arco do Renascimento e aceitação do Dragão. 4-6 o amadurecimento do Dragão e 7-9? A sua ascensão? Pois bem, achei a leitura bastante tediosa e tivemos poucos pontos altos de revelação ou combate. Embora eu tenha essa teoria de trilogia, esse livro 7 parece que foi um puxadinho do livro anterior que caminhou e caminhou e levou pra quase lugar nenhum. Teve sim, coisas que alteraram drasticamente, mas, ainda sim, pontos menores.
Temo pela continuação, pois me falaram que o livro 8 é ainda mais lento e que as coisas só começam a ficar realmente dinâmicas no livro 9. Mas não abandonei, quero finalizar essa série.
Na minha humilde opinião, o livro não é ruim, mas longe de ser genial. (3,5/5)

Alysson - @alyssonhp 05/12/2023

Uma Coroa de Espadas
Este volume com certeza não é o meu favorito da série, anda bem longe disso! Mas mesmo assim gostei bastante, pois a construção de mundo e a mitologia criada por Jordan me fascina demais e a série da Prime Vídeo conseguiu alimentar mais a minha imaginação. Porém, este ato 7 de A Roda do Tempo acaba sendo um tanto desnecessário, ao meu ver, pois não apresentou nada de novo ou relevante para a história além de um ou dois acontecimentos pontuais que poderiam ter sido aproveitados no volume anterior, o que tornou Uma Coroa de Espadas um enorme epílogo de O Senhor do Caos. Mas continuo amando a série e nesse volume em específico o Mat mereceu o status de protagonista!

Talita.Barbosa 01/11/2023

Looooooongo
Depois de ler em sequência os 6 primeiros livros da série acabei abandonando esse e só voltei a reler depois de ver a 2ª temporada da série. Achei arrastado, principalmente as partes do Rand e do Mat, as longas descrições sobre o que se passa na cabeça deles são cansativas.
Fora que a história tá aberta demais, muitos, muitos nomes, tanto de pessoas quanto de lugares. Precisaria ter um resumo pra consultar(como tem de vários termos no final do livro), aí toda hora ele meio que precisa situar/recapitular de quem tá falando. Acho que poderia ser menos descritivo, especialmente porque são vários núcleos.

Larissa.Herbsthofe 25/10/2023

Ansiosa por mais...
Mais uma parte da grande jornada, os personagens principais continuam sua evolução para ajudar o Dragão a triunfar sobre o Tenebroso.

Ginete Negro 2.0 25/09/2023

No tabuleiro do mundo, Rand conquista mais uma peça
A ação do Livro 7 da Roda do Tempo ocorre meio que imediatamente após as repercussões daquela grande batalha que se passou no final do Livro 6 (até aqui, o melhor da série, a meu ver), acerca do sequestro de Rand, o Dragão Renascido (e como ele repete isso quase que o tempo todo!), por parte das “Aes Sedai golpistas”, digamos.

Começamos com uma panorâmica do olhar de Elaida Sedai, o Trono de Amyrlin, ou seja, a chefe das Aes Sedai da Torre branca, sobre esse mundo que está climaticamente cada vez mais quente (por conta de ações do Tenebroso). Mas mal sabe ela que sua “chefe de gabinete” esconde uma influência amedrontadora.

O Mat é um dos personagens mais cativantes, embora passe por aperreios por conta de uma rainha que o seduz violentamente. No entanto, ele irá enfrentar uma criatura muito poderosa que até mesmo os Abandonados temem: um gholam. Ao final desse livro, os Seanchan retornam e tocam o terror (e Mat está na cena).

Perrin aparece bem pouco, e praticamente para ser “expulso” por Rand, o Dragão Renascido (vou repetir isso tanto quanto me aborreci com as repetições), uma vez que o Dragão julga que todos ao seu redor podem acabar morrendo devido aos perigos por se estar perto dele.

Um dos pontos altos do livro é o reencontro de Nynaeve com Lan, seu Guardião (por empréstimo) e consagrado marido. Além disso, juntamente com Elayne, Nynaeve está em busca da Tigela dos Ventos, um artefato mágico que pode restaurar as condições climáticas.

Por fim, e não menos importante, temos o Rand, o Dragão Renascido, que embora pense que está por cima da carne seca o tempo todo, acaba vendo que não é invenc[ivel – Padan Fain lhe fez o favor de mostrar isso. Ainda assim, persegue um dos Abandonados – o que governava Illian – e, mesmo não conseguindo seu objetivo – Mashadar é quem faz o negócio (e lembrem de Shadar Logoth) -, Rand tem mais um trono a chamar de seu. Vejamos a soma: Tear, Rhuidean (de certo modo), Cairhien, Andor (esses dois últimos está guardando para Elayne, pois nem sabe que a Rainha de Andor e mãe de Elayne, Morgase, está viva) e Illian. Quais serão seus próximos passos.

Sim, sim! Altamente recomendável! E vamos prosseguir com essa série sensacional.

1 | 2 | 3 | 4 | 5