O que eu vi. O que nós veremos

O que eu vi. O que nós veremos Santos Dumont

Resenhas - O que eu vi o que nós veremos

Mi_lendo23 06/04/2024

Sou suspeita...
Quem me conhece sabe que sou apaixonada por Santos Dumont. Já tive contato com material SOBRE ele mas esse foi o primeiro escrito POR ele.

O que eu vi, o que nós veremos, na verdade, são notas feitas pelo pai da aviação, que tomou caráter biográfico. Nelas, Dumont relata fatos de sua trajetória, momentos importantes, suas conquistas e suas descobertas.

Entretanto não se pode deixar de notar também o toque pessoal, seus sentimentos suas crenças e sonhos.

Achei fantástico poder "ouvir a voz" de Dumont. Especialmente na segunda parte do livro (o que nós veremos), na qual o aviador imagina todas as possibilidades e desenvolvimento dessa máquina aérea que hoje chamamos de avião.

E adivinhe! Tudo o que ele previu, se tornou realidade. Ele deve estar orgulhoso.

Yorgos 05/01/2024

Acabei de ler "Meus Balões", sua autobiografia escrita dois anos antes da invenção do 14-bis e confesso que vim ler esse escrito com uma expectativa alta pois me encantei com o primeiro livro.
Não gostei tanto quanto, pois praticamente metade da escrita é repetição do livro anterior. Neste é possível ter contato com algumas frustrações do inventor após o avanço aeronáutico.
Mesmo eu esperando mais conteúdo, após ler um livro tão detalhado...ainda assim foi uma boa leitura, rápida, curta, e que nos mostra o quanto esse homem foi brilhante, dedicado, disciplinado e fez tudo com amor.

iacsll 17/04/2023

Do papel à criação:
O livro descreve de maneira primorosa a inserção de Santos Dumont à aeronáutica, em uma espécie de autobiografia de sua carreira.

Percorrendo brevemente a partir de sua infância, Dumont revela suas motivações e façanhas em busca de dominar o mais pesado que o ar.

O livro é, também, repleto de diversas opiniões polêmicas do aeronauta acerca de tópicos como a aviação militar e a atribuição da conquista do ar aos irmãos Wright.

É, em síntese, uma leitura extremamente valiosa!

Isa 10/05/2022

Pareceu me mesmo que nasci para aeronáutica.
Uma curta e encantadora biografia de Sandia Dumont. Parece várias cartinhas com fotos, feitos e previsões. Eu amei.

Fabiano 27/02/2022

Um gênio Brasil
Um livro que o próprio Santos Dumont conta um pouco da sua trajetória inventando o mais pesado que o ar.
Falando desde antes de fazer o invento, o balão "Brasil", passando pelo n° 6 que foi o primeiro a circunavegar a Torre Eiffel, passando também pelo famoso 14-bis e chegando no Demoaselle.
Além disso, ele faz previsões para a aeronáutica nós próximos anos, o que muitas delas podem ser vistas hoje.
Uma leitura excelente para conhecer um pouco dessa incrível mente, que além de ser brasileiro, é um dos responsáveis por toda a aviação que vemos hoje.

Daniel432 25/01/2018

Memórias e Um Pouco de Futurologia
Este livro está dividido em duas partes bem distintas, a primeira são memórias de Santos Dumont e para quem, como eu, leu os livros desta edição especial, sabe que muitas destas memórias estão detalhadamente descritas no livro No Ar. Resta para o leitor saber quais foram os fatos que mais marcaram a vida de Santos Dumont.

Na segunda parte, Santos Dumont faz algumas previsões do que seria o futuro da aviação, acertando algumas vezes e, em outras, equivocando-se quanto aos objetivos mas acertando no resultado final. Como exemplo cito a previsão de que haveria um dia em que os aviões seriam grandes o suficientes para quartos, banheiros. Em parte isso é realidade na primeira classe, porém é totalmente verdade nos poucos aviões presidenciais e dos bilhardários sheiks arábes.

Com certeza vale à pena a leitura!!

Reuel 16/07/2014

Inspiração Brasileira
Quem diria que um Brasileiro estaria na ponta tecnológica de algo tão útil para a humanidade como a aviação. Até hoje, se você quer inovar e revolucionar precisa sair do Brasil.

É muito legal ele descrevendo o caminho para as invenções, mesmo sem o apoio de ninguém (só o pai) ariscou a sua vida,com sentimento nobre já que não transformou suas invenções em maquinas de Dinheiro, pelo contrario, ele era idealista.

Coisas interessantes:
-Repercussão de seus feitos no mundo
-um pouco da polemica com os Irmãos Wright
-reconhecimento da evolução da aviação
-apoio aos aliados na 1ª gerra
-apoio para os exércitos evoluírem o avião
-previsões para o futuro

isso da orgulho de ser brasileiro

Hudson 22/10/2010

Colóquio em prol do progresso...

O que eu vi e o que nós veremos é um livro grandioso

o proprio Dumont como narrador da sua trajetória, como em Os meus balões.

desde a fazenda "Cabangu" até ganhar paris

e conseqüentemente o mundo.

sendo menos técnico e mais "biográfico"

do que Os meus balões é uma leitura leve é fácil

porém existem partes técnicas, mas bem menos que no "Os meus balões"

e de mais fácil compreensão para os leigos, usa-se poucos termos técnicos.

Dumont retrata grande parte das suas viagens a América do Sul para acompanhar o desenvolvimento da Aviação

no continente, e auxiliando assim todos os interessados...

o mais marcante é sempre nunca cobrando nada,apenas trabalhando pelo desenvolvimento das nações

Como disse o Albuquerque no Resumo abaixo também faz previsões para o futuro da aviação.

previsões um pouco humildes eu diria, quem ler entenderá melhor.

Um grande livro.

Albuquerque 21/08/2010

Seus feitos!
Livro muito interessante, escrito pelo próprio Dumont! Conta suas aventuras como engenheiro aeronáutico, a construção e os testes de seus balões dirigíveis e de suas aeronaves. Na segunda parte do livro faz previsões para a aviação!

O livro desmistifica muita coisa que se escuta falar sobre Santos Dumont. Uma delas é o boato que diz que ele era avesso às coisas militares. Vale a pena conferir!
Erick 03/05/2021minha estante
Meio a meio na questão dos militares: o começo mostra ele contra os estragos causados (como o uso contra civis), mas ele era a favor de que os países da América pudessem se unir em defesa contra agressão externa -- mas o Brasil escolheu atacar a si mesmo.