A Natureza da Terra-média

A Natureza da Terra-média J. R. R. Tolkien

Resenhas - A Natureza da Terra-média

Elaine.Paula 10/01/2024

Não Compraria de novo
É um livro que tem muitas curiosidades sobre o Legendário de Tolkien, mas é complicado ler, por ser algo feito para pesquisa acadêmica!

JezielH 12/12/2023

Não tem como explorar mais a terra média
A natureza da terra média consiste em vários textos escritos por Tolkien, teorias, explicações, o porquê de algumas coisas serem como são e porque elas não são de outro jeito.
Sinceramente é uma leitura um pouco chata, pois é algo diferente do que estava acostumado. Ele é um livro para se você realmente quiser se aprofundar na terra média, então não o aconselho para todos.
Caso se interesse em Tolkien, recomendo os 3 principais, O Hobbit, O Senhor dos anéis e O Silmarillion. Se gostou e quiser mais recomendo então Os filhão de Huron, Beren e Luthien e A queda de Gondolin. Os outros 3 só recomendo se você realmente quiser aprender sobre a terra média, que são a queda de Numenor, Contos inacabados e A natureza da terra Média.
Estes são os que li, talvez pretendo ler alguns outros escritos mais tarde.
Agora vou finalizar árvore e Folha, mas ele não se trata especificamente da terra média, mas sim de sobre estórias e contos de fadas. Até agora está sendo uma leitura agradável

TheCJ 18/11/2023

Textos interessantes mas massantes
Dada a natureza dos textos esparsos, trabalhando fatos inéditos e expandindo o universo, existr muito material linguístico ou mal estruturado que torna a leitura um pouco cansativa.
Isso se deve a natureza do livro ser uma coletânea de anotações e manuscritos razoavelmente organizados, mas sem uma linha narrativa concreta e unissona no livro ou mesmo dentro de um capítulo.

Thiago Gadelha 10/11/2023

Livro de pesquisa
Mais um livro que serve bem para estudar a terra media, visto que o legendário nao tinha aparecido em português. Mesmo que esteja saindo o legendário atualmente ainda serve bem. Único ponto negativo é a qualidade do papel do pôster e a falta de mapa.

Larissa.Herbsthofe 16/07/2023

É um livro que complementa muito os detalhes para quem gosta das minúcias, mas achei bem cansativo, serve mais para uma consulta do que um livro de história.

Italo 01/07/2023

Precisava?
Livro desnecessário, cheio de textos incompletos e desconexos, com informações que se anulam no mesmo capítulo e que podem ser encontrados em outras compilações já há muito publicadas como A História da Terra-Média e Os Contos Inacabados.

Isso aqui é vendido como um livro inédito com textos onde o Tolkien discute temas polêmicos e curiosos da sua mitologia, como alma, religião, o bem e o mal... mas quando chega nos capítulos sobre esses tópicos eles nada mais são que escritos sobre o processo etimológico das palavras alma, religião, o bem e o mal... é muito enfadonho, só interessa linguistas e os doidos pelo Legedarium. Além de ser propaganda enganosa!!

Livros como esse só prova que: as pessoas levam o Tolkien a sério demais e é muito fácil arrancar dinheiro de fãs que levam o Tolkien a sério demais.

Sandro.Menoncin 12/04/2023

A Natureza da Terra-média
Para você que é apaixonado pela Terra-média e quer saber mais sobre é uma leitura indispensável, apenas ressalto com o é dito na introdução o ideal é você ter lido O Simarillion e Contos Inacabados antes para poder se situar um pouco melhor no contexto geral.
Confesso que não esperava muito desse livro, achei que seria uma leitura difícil mas me equivoquei completamente a leitura me prendeu em diversos momentos com exceção da Parte 1 a onde à uma quantidade de cálculos e fórmulas para determinar a idade dos elfos que me deixou muitas vezes perdido, o que me fez dar uma nota mais baixa para o livro tirando isso foi uma leitura muito fluida que me fez aprender mais sobre o povo e a terra desse lugar maravilhoso.

Biblioteca Álvaro Guerra 16/03/2023

Inédito em todo o mundo, este novo livro traz à luz questões que os fãs discutem e se perguntam há anos, que vão desde tema gerais, como quais raças poderiam ter barbas, até os mais complexos e profundos, como os poderes dos Valar e a imortalidade élfica.

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9786555112061

Marcelo 18/02/2023

Produtivo
Pra quem quer sabe como funciona reprodução dos elfos, alguns temas metafísicos extremamente interessantes. E pra quem queria usar Baskhara na vida, eis que você tem um livro de geografia, matemática e biologia sobre um mundo ficcional.
Realmente divertido.

Marcio 06/02/2023

Natureza da Terra-média
Impressionante compilado de textos  tardios deixados por Tolkien sobre diversos aspectos da Terra-média. Não se trata de uma história, mas de anotações e estudos acerca do mundo criado pelo autor que buscam dar mais veracidade e congruência, servindo como uma base em que se apoiam a mitologia criada por Tolkien.
É uma leitura em alguns momentos árdua e enfadonha mas também possui momentos interessantes como as questões metafísicas envolvendo as diversas raças.
É um livro de estudos e para pesquisa aprofundada não tendo uma sequência de fatos como uma narrativa única.

Juba 03/02/2023

Achei um livro difícil d ler, mais por ele ser sobre "curiosidades" sobre o mundo da terra média e não uma história em si
Mas pra quem quer saber mais sobre esse universo esse livro está super recomendado

Messias 11/12/2022

O livro é bom, mas poderia ser bem menor. Acho o título pouco preciso. A parte três é quase toda focada em cálculos sobre o tempo e duração de vida dos Eldar, o que deve ser interessante apenas pra quem deseja estudar o legendário de Tolkien em um nível realmente muito profundo. O livro também é bom material pra quem se interessa nas línguas criadas por Tolkien, já que não parte das reflexões são nesse sentido. Para o leitor médio, em geral, tem alguns conteúdos interessantes, especialmente na parte dois.

A Harper Collins tem feito lindas edições dos trabalhos de Tolkien com o mesmo defeito: o hot stam do título que, certamente, vai descascar (em pouco tempo, diga-se de passagem). Especialmente nesses livros que são materiais de estudo, e que, por isso, possivelmente serão manipulados com frequência para consultas, deveria haver um acabamento melhor e mais duradouro. Também senti falta de informações sobre a imagem de capa, como é comum em todos os outros livros do Tolkien lançados pela editora.

No geral o livro é bom, mas em alguns momentos cansativos e bem menos empolgante que outros materiais.

Augusto Stürmer Caye 06/11/2022

Não deveria ser publicado
Esta é uma obra de orientação pessoal do Tolkien, não deveria estar sendo lida. Todo o processo criativo dele já está nas obras principais e deveríamos respeitar o mistério que Tolkien criou.