A Natureza da Terra-média

A Natureza da Terra-média J. R. R. Tolkien

Resenhas - A Natureza da Terra-média

Silas-sama 20/01/2022

Último da Saga
Confesso que gostei mais dele que de Contos Inacabados, veio com muito mais conteúdo. E sim, é oficialmente o último livro da saga Terra-Média, Tolkien deixará saudades e sempre ocupará o pódio.

Ogaiht 14/03/2022

Tolkien Hardcore
Diferente de muitas pessoas, nunca achei os livros de Tolkien difíceis de ler. Muito pelo contrário, sempre me agradou o grau de detalhamento que autor empregava em suas narrativas, o que garantia a verosimilhança do universo criador por ele. Para mim, ler Tolkien é degustar algumas das mais belas prosas já escritas na literatura. Por isso, foi um choque quando comecei a ler este A Natureza da Terra-Média, o mais recente livro publicado de J.R.R. Tolkien e primeira obra que não foi editada por seu filho, Christopher Tolkien, que veio a falecer antes da publicação desta obra, o que é uma pena, pois é inegável que a voz de Cristopher Tolkien faz muita falta para comentar a obra de seu pai, já que ele foi testemunha do processo de criação da Terra-média.
Este livro é, sem dúvida, o mais difícil de se ler do autor. Dividido em 3 partes, a primeira é a mais complicada e de mais difícil leitura, nem tanto pelo estilo da escrita, mas sim porque nos pegamos lendo inúmeros cálculos e conversões numéricas acerca da passagem de anos dos elfos! Realmente pode ser um choque a princípio, mas ao mesmo tempo só reforça o que todos os admiradores de Tolkien já sabiam: o quão dedicado e perfeccionista ele era com seu universo. Com certeza este é o livro sobre a Terra-média que mais aborda esses pequenos detalhes. Há até um capítulo que discorre sobre quais raças possuíam barba ou não!
Quando escrevemos, em nossa cabeça fazemos inúmeras especulações sobre a estória, os personagens e suas características e destinos. Tolkien gostava de fazer o mesmo, mas no papel. Boa parte do conteúdo deste livro nada mais é que Tolkien especulando diferentes versões de determinados temas e acontecimentos de sua obra. Pode parecer chato mas, na verdade, chega a ser fascinante, pois é como se estivéssemos dentro de sua cabeça acompanhando todo o seu processo de criação.
Enfim, por mais que haja momentos cansativos neste livro, ainda sim é uma obra notável e de imensa importância para os estudiosos e admiradores de Tolkien. É uma obra recomendada para os que leitores mais avançados, que já leram pelo menos O Hobbit, O Senhor dos Anéis, O Silmarillion e Contos Inacabados. Por último, gostaria de mencionar o belíssimo trabalho que a Harper Collins tem feito na edição das obras de
Tolkien aqui no Brasil. Pode parecer futilidade mencionar isto, mas edições com capa dura, papel de boa diagramação, fitilho, enfim, é o mínimo que a obra de um grande autor como Tolkien merece.

Mia Barros 23/10/2021

A Natureza da Imaginação de Tolkien.
Para os amantes de Tolkien e fantasia, esse é o livro perfeito para tirar todas as curiosidades sobre os povos, geografia e mitologia da história que envolve o Senhor dos Anéis. Simplesmente incrível, com detalhes e explicações que ampliam a nossa visão relacionada às obras do J.R.R. Tolkien. Estou encantada e recomendo muitooo a leitura da Natureza da Terra-Média. ?

Sandro.Menoncin 12/04/2023

A Natureza da Terra-média
Para você que é apaixonado pela Terra-média e quer saber mais sobre é uma leitura indispensável, apenas ressalto com o é dito na introdução o ideal é você ter lido O Simarillion e Contos Inacabados antes para poder se situar um pouco melhor no contexto geral.
Confesso que não esperava muito desse livro, achei que seria uma leitura difícil mas me equivoquei completamente a leitura me prendeu em diversos momentos com exceção da Parte 1 a onde à uma quantidade de cálculos e fórmulas para determinar a idade dos elfos que me deixou muitas vezes perdido, o que me fez dar uma nota mais baixa para o livro tirando isso foi uma leitura muito fluida que me fez aprender mais sobre o povo e a terra desse lugar maravilhoso.

Thiago 29/10/2021

A última gema
Este é o último livro de Tolkien. Isso significa que não há mais material inédito? Não, quer dizer que o material que ainda sobra é excessivamente árido e difícil mesmo para fãs ardorosos.
Neste livro, o primeiro editado por alguém que não o filho do autor, Christopher Tolkien, vemos uma coletânea de textos e ensaios que nos mostram a evolução de alguns conceitos e, acima de tudo, o cuidado do autor com a verossimilhança e a coerência. Há inúmeros estudos desenvolvendo e evoluindo o crescimento e a maturidade élficos, bem como seu crescimento populacional, além de alguns sobre geografia, fauna e flora. O apêndice, com a comparação de alguns princípios católicos com a obra de Tolkien representa um interessante acréscimo. Destaco a questão da velhice élfica, o fato deles se apegarem cada vez mais ao passado até que seus espíritos consomem seus corpos. Esse conceito trouxe ainda mais beleza, profundidade e pesar à imortalidade dos Eldar. Uma pena, por outro lado, saber que o Sol e a Lua eram coevos com Arda. A história deles publicada no Silmarillion - os últimos frutos das duas árvores depois de mortas, confiados a Maiar para que fossem conduzidos nos céus, com uma Maia feminina responsável pelo Sol (o que inverte a narrativa mais "comum") e sendo sua primeira aparição responsável pelo Despertar dos Homens - era de uma poesia e beleza incríveis.
Nunca é demais ressaltar o hercúleo trabalho de Christopher Tolkien como editor ("co-autor" é melhor) das obras póstumas de seu pai (e consultor/colaborador enquanto este estava vivo). Antes de cada capítulo, o editor deste livro nos informa onde encontrou os materiais. Raros são os casos em que estavam organizados de modo fácil; muito mais comum é sabermos que foram escritos atrás de folhas as mais diversas, tais como provas de Oxford e calendários. Se isso já torna difícil produzir uma coletânea de ensaios, que dirá romances completos como O Silmarillion e Os Filhos de Húrin?
O fato de não ser simples ou recomendado para todo tipo de leitor não tira o brilho desse livro maravilhoso.

Guilherme.Oliveira 15/05/2022

Praticamente completa a minha leitura do universo da Terra Média criado por J.R.R. Tolkien.
Me propus a aprofundar nas entranhas da TM esse ano, e confesso que uma leitura não é suficiente para absorver todos os detalhes que o universo proposto por Tolkien.
Alex 16/05/2022minha estante
Esse livro vale a pena? Um livro que comenta sobre a natureza da TM não me chamou a atenção, se fosse do Mestre eu já teria comprado. Mas de um terceiro fiquei muito em dúvida.

Único livro nesse aspecto que li, foi um do Ives Gandra, que é um grande advogado, foi até cotado para o STF e é um grande comentador da obra de Tolkien.

Thiago275 27/09/2021

Trabalhoso, mas vale a pena!
É inegável que J.R.R. Tolkien criou todo um universo mitológico, com sólidas bases, histórias e regras. Ele escreveu sobre uma infinidade de aspectos desse mundo. Apesar disso, pouco publicou em vida. Em grande parte, devido ao seu perfeccionismo e à dificuldade de encontrar a forma "definitiva" dos acontecimentos. E é isso que mostra A História da Terra-Média, livro que reúne escritos tardios (indo do fim dos anos 1950 até a década de 1970) que tratam de muitos aspectos do Legendarium de Tolkien, desde o macro até o micro.

O livro é dividido em três partes. A primeira, sem dúvida a mais árida, podemos chamar de matemática. Trabalhosa de se ler, pois traz muitos esboços sobre as diferentes formas de contagem do tempo para elfos, homens, maiar e valar, a taxa de crescimento da população élfica durante o início dos tempos, e, é claro, todos os cálculos que Tolkien fazia e refazia quando decidia mudar algum elemento que interferisse na história.

A segunda parte, que podemos chamar de filosófica, trata sobre temas bastante interessantes, embora não sejam exatamente fáceis de encarar: beleza e bondade, conhecimento e memória, destino e livre-arbítrio, reencarnação élfica, morte. Mas aqui também temos verdadeiras pérolas, como a descrição de vários personagens.

A terceira parte, provavelmente a mais fácil de ler, traz assuntos mais "triviais", como habitações na Terra-Média, descrições da terra e dos animais de Númenor, os rios de Gondor, etc.

Nunca é demais lembrar que Tolkien vivia em função de idiomas (reais ou fictícios) e, por isso, grande parte dos textos trazidos aqui começa com notas etimológicas. Ao explicar a origem de palavras élficas, o autor aproveita para escrever ensaios sobre variados aspectos de seu mundo.

Já li muitos livros de Tolkien. Mas A Natureza da Terra-Média foi o livro mais difícil dele que já li. Por vezes, é dificil acompanhar o raciocínio do autor, que "pensava escrevendo", redigindo, rabiscando, interrompendo, fazendo notas para si próprio. No entanto, se por um lado, isso mostra a forma errática com que Tolkien construiu seu mundo, por outro, demonstra sua imaginação sem fim. E eu acabei me tornando ainda mais fã desse gênio.

Henggo 27/06/2022

Artigos que não deveriam ser publicados
Sabe quando um artista morre e aí os herdeiros vão na casa da pessoa, encontram.dezenas de materiais e decidem publicar mesmo que a pessoa nunca tenha tido essa intenção? Foi o que senti aqui. Os escritos de Tolkien sobre a Terra-Média são coisas que serviram para apenas uma pessoa: o próprio Tolkien. E é por isso que os livros dele têm universos tão bem construídos, pois o autor esmiuçou cada detalhe, cada possibilidade dessa narrativa. CONTUDO, isso era uma guia para nortear o escritor, não os leitores.

Foi um mapa que guiou o Tolkien para que ele nos desse o tesouro: a Terra-Média. Mas as pessoas nunca estão satisfeitas...

Falando como escritor, eu tenho vários, vários! cadernos cheios de anotações, apêndices e minicontos sobre histórias que escrevo. É natural que qualquer pessoa que escreve faça isso. Me arrisco a dizer que um livro publicado é só 50% da história pensada. Mas isso não significa dizer que os outros 50% devem ser publicados. Essa outra parte é só minha, é particular. São questionamentos e experimentações que já foram trabalhadas e reescritas para gerarem a excelência no livro publicado.

Aí vai alguém, pega essas coisas e publica?

Isso me incomoda muito, essa ânsia por querer mais e mais e mais e sinalizar para as editoras que elas podem pegar até um guardanapo onde o Tolkien tenha escrito uma receita e publicar para saciar a fome desenfreada em torno do universo da Terra-Média.

É muito fruto de uma sociedade que se recusa a aceitar que as coisas têm um fim. E tá tudo bem. Siga em frente!

Eu comprei o livro pensando.que seria um livro de curiosidades, um guia, algo assim. Algo leve. Mas não. É um emaranhado de artigos pessoais do Tolkien que mostram o processo criativo, mas não necessariamente (pelo menos ao meu ver) vão enriquecer as leituras dos livros. Por quê? Porque o que está aqui já foi diluído para as histórias. E o próprio Tolkien já fez isso, veja só!

Confesso que fico bem preocupado com essa ânsia por querer sugar até a última gota da criatividade de um artista. E fico me perguntando o que mais as editoras trarão do Tolkien. Com a estreia da série na Amazon, não duvide se aparecer um novíssimo livro de "cartinhas de amor escritas pelo jovem Tolkien" ou um livro com "os garranchos de Tolkien na adolescência".
Ster 28/06/2022minha estante
Caramba, sério? ? Achei que era um completamento às descrições da Terra Média etc. Sou muito fã de Tolkien, mas realmente, existem pessoas que entram tanto num universo fictício que precisam de resposta para tudo

Ster 28/06/2022minha estante
Enviei sem terminar... Enfim, a série já nem sei o que dizer. Não ligo para escolha de elenco, e achei os figurinos lindíssimos! Mas depois da adaptação de A Roda do Tempo, e o péssimo O Homem do Castelo Alto, não espero nada de bom da Amazon.

Henggo 28/06/2022minha estante
Pois é. Fiquei bem decepcionado. Pegar coisas da fase de elaboração dos livros, algo que só o Tolkien conhecia, e trazer a público me parece estranho, um exagero até. Ele deixou muitos livros e contos finalizados. Está de bom tamanho. Quanto à série, estou neutro, sabe? Por um lado, empolgado. As possibilidades de narrativa são gigantescas. Por outro lado, tem o problema que tu mencionaste: a qualidade da produção. E acrescento mais um: o valor total da série é de quase quinhentos milhões de dólares. Isso vai acarretar MUITA pressão para fazer sucesso. E aí mora um problema... Pressão em séries nunca é um bom ingrediente.

Ster 28/06/2022minha estante
Concordo. Um valor desses, o mínimo que se espera é um sucesso ímpar, jamais visto. Contam muito com o público que "vive e respira" a Terra Média, mas esquecem que esse mesmo público é o mais exigente e chato do mundo, hahahaha. As vezes é melhor deixar tudo como está, tanto para os escritos quanto para o que já foi produzido. Sugar até a última gota de algo que não foi feito por vc mesmo é o que a família está fazendo, e é muito triste, para não dizer outra coisa.

Henggo 28/06/2022minha estante
É o que me deixa mais triste. Por isso concordo quando artistas ainda em vida colocam no testamento cláusulas que proíbem esse tipo de coisa. O Renato Russo (Legião Urbana) foi um que fez isso. Essa série tem dois caminhos: o dos filmes de O Senhor dos Anéis (maravilhosos) ou dos filmes de O Hobbit (um exemplo do que acontece quando se suga mais do que uma obra pode proporcionar). Espero que fiquemos no primeiro caso...

Thay262 05/01/2023minha estante
Confesso que ainda estou curiosa em relação a conhecer esse livro, porém me senti realmente de acordo com muito do que você relatou. Eu creio que tenha razão ao afirmar que (os fãs) não sabem por um ponto final, aceitar o fim. Em relação a lançamentos, creio que herdeiros/detentores de direitos e editoras estão interessados apenas em lucros, o nome Tolkien virou uma "marca" daí tudo que estampe com o nome dele é lucrativo, sabem que terão retorno financeiro.

Sinto que publicar conteúdos "extras" e rascunhos é interessante, porém acho os títulos e sinopses "propaganda enganosa", na minha opinião deveria estar melhor especificado o teor dos livros póstumos e o objetivo, eu diria que são mais para estudiosos e entusiastas fanáticos da obra, porém são vendidos como se não o fossem. Para um fã médio, ou novo, esses conteúdos não são ideais.

Tenho vários amigos que reclamam de comprar tais livros e não se sentirem atendidos com o conteúdo, bem como outros que dizem não gostar do Tolkien porque há mais de 25 livros "complexos" e difíceis (de fato), mas quando digo: "calma, esses não são ideais para o público que está conhecendo agora, são "extras" póstumos pra fãs insaciáveis. Comece apenas por O Hobbit, O Senhor dos Anéis e O Silmarillion (que já é póstumo, inclusive), se ainda tiver gás leia Contos Inacabados, esses são a base e só, e se você gostar vc lê os extras cujos temas lhe interessem depois, mas só se tiver MUITO interesse, porque a base são os primeiros que falei mesmo".

A maior parte pra quem digo isso ficam chocados, fora os que compraram coleções imensas em "promoções" pra descobrir que nem tudo é a história "central" e sim tais "extras póstumos" pra fãs que querem sempre mais.
As editoras estão sugando cada letra do Tolkien, só por lucro. O conteúdo pode ser interessante pra uns, mas não para todos, e sinto que eles não dizem isso DE PROPÓSITO. Infelizmente, tão transformando Tolkien numa marca.

Daubian 14/08/2022

Anéis e o Poder
Tolkien sempre foi um escritor muito preocupado com seu cânone. E ele o fez de uma maneira muito interessante e histórica. Aqui há um detalhamento deste pensamento. Acabando o doutorado e ainda acho que este é o livro mais nerd que eu já li. Tive que buscar alguns fatos e lugares da obra em alguns pontos. No entanto, achei o livro muito divertido, como um explorador lendo um dicionário de outro universo. Tolkien era filólogo e sua dedicação às línguas é fenomenal. Algumas piadas como o nome do dedinho por exemplo. Toklien se preocupava com detalhes e aqui alguns explicam o quão informativo era. Afinal, o Aragorn não tem barba e isto é relevante. Eu gosto muito da visão dos elfos aqui que amam as estrelas porque as viram primeiro, invejam a morte, usam linguagem neutra, olham para o futuro com tristeza e teve até o crescimento populacional explicado! Alguns exageros do filho em registrar até a cor da caneta do pai mostra o nível absoluto de devoção que estes detalhes causam. Uma frase em particular eu adorei: "nós caçamos e não comemos cadáveres, logo, nos alimentamos de violência". Detalhes geniais de um escritor genial. O que mais me deu o que pensar é no recorrente desejo do Tolkien de afirmar que suas histórias são uma alegoria católica. Segue um interessante debate teológico e muitos pontos que me fazem repensar diversos pontos e me deu o desejo de reler e reassistir buscando estes argumentos católicos. De fato, muito do que é apresentado bate (criação, perdição, rendenção, até conceitos metafísicos de Santo Agostinho, culto aos mortos, santos, paraíso, terra santa, tentação, satanismo, etc...). Obviamente a nova série foi um motivador para eu terminar o último livro que faltava da Terra-média. Aqui no livro fala mais sobre a Galadriel, arte élfica e cultura numenoriana que espero que a série explore. Em geral, em Númenor, reuniões de escaladas e ursos dançantes fariam bem na tela. O Tolkien vai ficar marcado pelo anel (ou anéis), entretanto, o que fica também é seu grande poder em criar mundos. Tal qual a música, ele cria um universo em que neste livro posso parar e contemplar a partitura.
A. Vagante 14/08/2022minha estante
Quero ler.??

Taci.Souza 30/01/2022

Um livro perfeito para os fãs e admiradores do vasto e fantástico legendário de Tolkien. Trata-se de uma leitura informativa, trazendo vários escritos de Tolkien que muito revelam sobre o processo de criação e escrita do autor.

É uma obra complexa em sua essência, e Carl F. Hostetter foi muito habilidoso ao organizar os escritos de Tolkien, nela apresentados, da forma mais clara e compreensível possível. São informações diversas e dotadas de alta complexidade, mas que muito esclarecem sobre aspectos distintos e fundamentais da Terra-Média.

É aquela leitura que precisa ser feita com calma e parcimônia, de modo a aproveitar satisfatoriamente a experiência. A compreensão não se apresenta ao leitor de forma plena, muitas informações podem permanecer confusas. No entanto, a experiência é validada, por permitir ao leitor compreender, ainda que não todos os aspectos do legendário, como a mente de tolkien trabalhava em sua insaciável necessidade de criar.

Como Tolkieniana confessa e devota, amei essa leitura e a considero uma obra preciosa para se ter na estante.

Lia 21/03/2022

Ainda consigo me surpreender com Tolkien. É tão absurdo ver a complexidade do mundo da Terra Média que parece mentira que tudo é fruto da imaginação de Tolkien e não algo que realmente aconteceu e existe.
O livro é bastante complexo, principalmente a primeira parte que chuto ser de grande interesse à matemáticos. O restante do livro é bastante legal de ler e relembra vários aspectos de Contos Inacabados e do Silmarillion.

Messias 11/12/2022

O livro é bom, mas poderia ser bem menor. Acho o título pouco preciso. A parte três é quase toda focada em cálculos sobre o tempo e duração de vida dos Eldar, o que deve ser interessante apenas pra quem deseja estudar o legendário de Tolkien em um nível realmente muito profundo. O livro também é bom material pra quem se interessa nas línguas criadas por Tolkien, já que não parte das reflexões são nesse sentido. Para o leitor médio, em geral, tem alguns conteúdos interessantes, especialmente na parte dois.

A Harper Collins tem feito lindas edições dos trabalhos de Tolkien com o mesmo defeito: o hot stam do título que, certamente, vai descascar (em pouco tempo, diga-se de passagem). Especialmente nesses livros que são materiais de estudo, e que, por isso, possivelmente serão manipulados com frequência para consultas, deveria haver um acabamento melhor e mais duradouro. Também senti falta de informações sobre a imagem de capa, como é comum em todos os outros livros do Tolkien lançados pela editora.

No geral o livro é bom, mas em alguns momentos cansativos e bem menos empolgante que outros materiais.

Biblioteca Álvaro Guerra 16/03/2023

Inédito em todo o mundo, este novo livro traz à luz questões que os fãs discutem e se perguntam há anos, que vão desde tema gerais, como quais raças poderiam ter barbas, até os mais complexos e profundos, como os poderes dos Valar e a imortalidade élfica.

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9786555112061

Larissa.Herbsthofe 16/07/2023

É um livro que complementa muito os detalhes para quem gosta das minúcias, mas achei bem cansativo, serve mais para uma consulta do que um livro de história.