Jade Legacy

Jade Legacy Fonda Lee

Resenhas - Jade Legacy

julia 08/12/2021

Resenha: Jade Legacy
OK, então! The Green Bone Saga é, oficialmente, uma série de 5 estrelas para mim. Estou tão triste por ter chegado ao fim, mas amei cada passo ao longo do caminho. Jade Legacy foi uma conclusão incrível para a trilogia e estou muito satisfeita com a forma como Fonda Lee decidiu encerrar tudo. Esta foi uma experiência de leitura incrível para mim e espero que todos que gostam de livros de fantasia em ambientes modernos leiam o livro.

Realmente não tenho palavras para descrever o quão bom este livro foi. A narrativa foi extremamente bem desenvolvida e fiquei impressionada, mais uma vez, com a forma como Lee fez malabarismos com todas as diferentes perspectivas de uma forma que o fluxo geral e o ritmo da história foram mantidos suaves. Cada capítulo estava conectado e desenvolveu a história ainda mais.

O enredo foi excelente! Eu estava tão curiosa sobre como o livro seria estruturado considerando o título "legado" e amei como Lee decidiu fazê-lo. Os saltos no tempo foram um grande recurso e eu me diverti muito lendo sobre todos os personagens enquanto eles cresciam e envelheciam e suas vidas e perspectivas em relação a certas coisas mudavam. O trauma geracional foi tão evidente dessa forma e eu amei como Lee explorou isso.

Eu realmente não esperava algumas das reviravoltas ao longo do caminho e algumas das mortes dos personagens. Chorei muito com uma morte específica e tive que deixar o livro de lado por um minuto :(

O final não foi o que eu esperava, mas eu adorei? Eu pensei que era uma coisa tão interessante de retratar que era ao mesmo tempo trágica e esperançosa? Tipo, um capítulo estava quase terminando e outro começando de uma maneira diferente. Foi lindo e eu apreciei muito que veio da perspectiva de um dos meus personagens favoritos.

De qualquer forma, The Green Bone Sage foi outra série perfeita para mim do começo ao fim e eu gostaria que todos a lessem

_julliemarrie 28/01/2023

minha nova trilogia favorita
Quando eu li Jade City e me apaixonei completamente por esse universo eu não imaginei que ao terminar a trilogia ela se tornaria a minha saga favorita (de todas). Mistborn e Scythe que me perdoem, mas a Green Bone saga chegou para ficar e agora ocupa o primeiro lugar, indiscutivelmente, na minha lista.
Jade Legacy finaliza a história de maneira satisfatória e congruente, amarrando todas as pontas e deixando todos os personagens (os que sobraram né) em seus devidos caminhos. A jornada foi intensa: cheia de ação, sofrimento, esquemas e manipulações.
Esse livro não tem o nome de "Legacy" sem razão. O espaço de tempo que decorre desde o primeiro livro até aqui é enorme e o leitor acompanha tudo. Toda evolução de personagem, toda mudança de caráter e desenvolvimento de novos valores. Esses personagens crescem, envelhecem e MORREM (mds quantos morrem...).
Esse livro foi escrito de maneira quase esperta, eu diria, para a proposta da história: o ato final de uma guerra de décadas entre dois clãs. O último confronto entre duas famílias e entre dois grupos que diferem em crenças e objetivos (embora a partir do segundo livro a perspectiva de guerra já toma um patamar mundial ao envolver outros países, o foco ainda é muito claramente nos clãs).
O grande diferencial da trilogia em relação aos livros com os quais ela é constantemente comparada é que apesar de ser classificada como fantasia, o elemento fantástico (Jade) não é o foco da história por SER fantástico, mas pelas consequências políticas, econômicas e sociais do seu USO. Esse livro traz reflexão e retrata problemas do mundo real como racismo, xenofobia, capacitismo, dependência química, machismo, homofobia e e etc e adapta a realidade de uma sociedade Green bone (ou uma sociedade contrária ao povo de Kekon). E a Fonda Lee faz tudo isso com maestria e cuidado.
Enfim... demorei um mês e 1 dia pra ler, mas foi incrível e é o meu livro favorito dos três. Grata demais aos booktubers gringos que não param de falar dessa obra prima.

Leticia 07/12/2021

li faz uma semana e não superei. the clan is my blood and the pillar is its master etc etc. se precisarem de mim, estarei chorando.

Mirella | @readingmirella 31/05/2022

que finalização!!!
ler essa trilogia foi uma grande experiência, aconteceu tanta coisa nesse livro, tantas tragédias, nem sei como me sentir ainda...amei demais conhecer essa família completamente maluca. minha vida perdeu um pouco do sentido agora.

Giovana | Blog Dei um Jeito 31/12/2021

Sofrimento e gritaria
Esse calhamaço foi lido com eu gritando do início ao fim, e é das série que eu amo mais personagens por metro quadrado.

Nessa trilogia não tem um nome que apareça de enfeite, se você ficar sabendo do nome de um bartender em uma festa aleatória, certeza que ele vai aparecer no futuro (tipo 15 anos depois) com uma fofoca quentinha ou parar matar alguém.

Eu passei a maior parte do livro jurando que o livro teria um final mais agridoce, e quanto mais eu penso no final, mas sentindo ele faz para mim, pois deu um ponto final para o problema que tinham desde o primeiro dia e com a mentalidade cheia da experiência adquirida nesses últimos anos, longe da ferocidade que tinham no início.

Resenha completa no blog: https://deiumjeito.blogspot.com/2021/12/review-jade-legacy-fonda-lee.html

site: https://deiumjeito.blogspot.com/2021/12/review-jade-legacy-fonda-lee.html

glhrmnc 14/08/2022

THE CLAN IS MY BLOOD AND THE PILLAR IS ITS MASTER
não vai ser resenha só um desabafo estou em depressao

eu não acabei esse livro, esse livro acabou comigo

eu adiei 8 meses o final desse livro, li até 66% e parei por meses porque não tinha condições de continuar e tava com muito medo do que ia acontecer no final

e tinha motivo pra ter medo

agora que terminei, quero me recuperar o suficiente pra reler de novo essa obra prima, mesmo que eu acabe aqui no fundo do poço mais uma vez, a jornada vale a pena

e que jornada!!!!!!! meus amores nunca li nada igual

tô destruída, acabada, xoxa, capenga, manca

eu chorei tanto na última hora e meia que minha cabeça tá doendo, eu tô sentindo que alguém que eu cresci junto acabou de morrer e não sei o que fazer com isso

acho que nada nunca vai se comparar ao que eu senti lendo esses livros, depois de ler tanta coisa e chorar com tanto livro eu sei que a diferença entre se apegar normal e o que aconteceu aqui, não tem explicação pra intensidade do que eu sinto por eles

só preciso aplaudir a fonda lee por ser genial e reconhecer o esforço que ela colocou nesses personagens para que eles fossem tão reais ao ponto de me deixar do jeito que eu tô aqui com essa conclusão (perfeita inclusive, que me deixou acabada por causa dos personagens e em questão de plot foi 10/10)

não sorrirei por uma semana no mínimo

incrível, 5 estrelas

Dafne 18/09/2022

Conclusão sensacional para uma ótima trilogia
O primeiro livro foi muito bom. O segundo pareceu realmente uma transição, de uma Kekon fechada em si pra uma expansão, se espalhando pelo resto desse mundo muito bem criado.
Nesse terceiro livro, a autora consegue explorar o melhor dessas duas coisas. A preocupação com os detalhes é tanta que até soft power é incluído nas disputas políticas. As relações familiares tocam ainda mais profundamente do que antes.
Me impressionei, me surpreendi, chorei. Não dava pra pedir por mais. Excelente!

Andre.Pithon 03/01/2023

4.5

The Green Bone Saga é considerada uma das melhores e mais influentes séries de fantasia desses últimos anos, uma trilogia completa que se afasta dos gêneros normalmente esperados, construindo uma história o que parece ser uma narrativa de máfia e artes marciais e se desenvolve em um épico geopolítico familiar, com uma trama que se desenvolve no decorrer de quase quarenta anos através dos três livros, pintando o desenvolver e o passar das gerações da principais famílias envolvidas nos inumeros conflitos aqui presentes.

Para a primeira leitura do ano, muito dela feita sentado na beira da praia com esse tijolo de mais de 700 páginas em meu colo, eu quero algo familiar, confiável, e que fechasse um ciclo que eu abri em 2022, o ano que eu mais li na vida, meu melhor ano até hoje e meu pior ano em alguns momentos de caos. O fim do épico de Fonda Lee cumpriu bem esse papel, amarrando o final em tons esperançosos, mesmo que tenha que ter atravessado muita tragédia até chegar em tal ponto.

Sua construção de mundo é único, e no livro final se eleva para níveis extremamente detalhados, as relações saindo cada vez mais do núcleo de Kekon e demandando influências globais, os clãs se modernizando para o futuro e as tensões internacionais crescendo, mesmo o foco se mantendo no interminável conflito entre os clãs centrais de No Peak e da Montanha. No Peak são os protagonistas, e muitos de seus personagens tem conclusões de arcos excelentes aqui, com Shae e Hilo já consolidados em posições de poder carregando ambos excelentes momentos, e protagonizando algumas das melhores cenas da série. Ayt Madashi, a "antagonista" central e pilar da Montanha se mantém também um enorme destaque, uma de minhas personagens preferidas do ano, e que, mesmo com poucas aparições, sempre as marca poderosamente. Sua duas cenas finais são magníficas.

Eu poderia falar muito sobre esse livro se quisesse entrar em spoilers, mas acho que não vale a pena, então tenho que ficar no superficial. Jade Legacy fecha muito bem sua trilogia, manejando um elenco estupidamente grande, que muda constantemente através dos anos, com longos saltos de tempo, e uma escrita simples e direta, mas evocativa quando deve ser. Fonda Lee construiu um universo muito parecido com o nosso, e é uma sensação magnífica ao chegar no final de uma trilogia se desconectar olhando para um parágrafo, e pensar como metade das palavras naquelas dez linhas não fariam sentido sem milhares de página de contexto, de lenta construção de mundo. Se tem algo que Lee faz bem, é ensinar sem você perceber que está aprendendo, lentamente inserindo conceitos e relações, pessoais e políticas, e deixar isso ser absorvido naturalmente pelo leitor.

Esse não é um livro de espetaculares poderes místicos, as poucas habilidades sobre-humanas presentes nele são quase científicas, proveniente de Jade, e se resumem a aprimorar o corpo humano, saltar, mais resistência, percepção aumentada, as vezes um empurrãozinho Jedi nas coisas. Simples. Mas ver uma sociedade detalhadamente moldada pela existência dessas habilidades básicas, e pensada a fundo como coisas como medicina ou a indústria cinematográfica podem ser alteradas é sempre presente e bem trabalhado.

No fim, é um livro imenso em uma série de livros grandes, geracional, que por vezes parece repetir a mesma história mais de uma vez, deixando os anos passarem e os personagens crescerem. Ela termina bem, com algumas passagem emocionais, mas é um próximo longo até chegar lá, mesmo que prazeroso.

É bom abrir o ano lendo algo que eu sabia que me traria uma experiência satisfatória, e um final, coisa rara de chegarmos. Fiquei bem introspectivo segurando Jade Legacy, olhando para o mar, me preparando para 2023.

E as vezes não estamos preparados, e a vida te força a levantar-se para a situação, jogar com as cartas disponíveis. Ótimo. Que venha. Que seja um ano ainda mais verde.