Homens mais parecidos com Jesus

Homens mais parecidos com Jesus David Merkh

Resenhas - Homens mais parecidos com Jesus

Marco Antonio da Silva Filho 27/03/2024

Para homens encorajarem uns aos outros
"Homens [mais] parecidos com Jesus" foi escrito num tom pastoral, buscando amplamente trazer uma aplicação prática de cada texto apresentado. Há uma preocupação em que seja gerada transformação de vida, que o caráter e a conduta dos homens leitores sejam impactados. O autor busca demonstrar que isso não se trata apenas de uma mudança exterior, mas de uma transformação do coração que apenas o Espírito Santo pode gerar.

Quanto ao conteúdo, o livro se assemelha, em boa parte, a um comentário bíblico, pois cada capítulo se baseia em um texto bíblico principal e busca extrarir dele princípios aplicáveis a família, em especial aos homens. E o próprio autor menciona que boa parte dos estudos se basearam em seu "Comentário Bíblico: lar, família e casamento", selecionando textos relacionados ao homem. Confesso que, pelo título, esperava um estudo mais focado na vida e ministério de Jesus, nos Evangelhos, mas na verdade são textos diversos do Antigo e Novo Testamentos.

Como o livro se divide em duas partes principais (caráter e conduta parecidas com a de Jesus), muito do conteúdo é também aplicável às mulheres e a família em geral, mas acredito que um dos diferenciais é a linguagem direcionada a homens e o formato com perguntas para reflexão e compartilhamento em grupo que abordam áreas da vida em que os homens podem ser mais propensos a negligenciar. E também estimulam o apoio e crescimento mútuo em um grupo de estudo, por exemplo. É um livro que pode ser usado por grupos com pessoas de diversos níveis de maturidade na fé, pois parte desde a explicação da criação, queda e redenção.

Gostaria de destacar dois pontos. O primeiro é que achei muito interessante a parte sobre a criação de filhos, o processo de discipulado e disciplina. Como alguém que ainda não é pai, acredito que a paternidade é algo bem desafiador, e as muitas observâncias que o livro traz podem até assustar um pouco. O autor reconhece isso e tenta nos encorajar: "Não desanime, pensando que nunca será capaz de fazer tudo isso. Lembre-se de que a criação de filhos é um processo, não um evento" (p. 152).

O segundo ponto é que, relembrando um pouco a leitura recente que fiz do livro "Mulher pode ser pastora?", foi inevitável a comparação com alguns pontos do livro. O autor insiste na liderança exclusiva masculina na igreja. (Quero mencionar que ele busca incentivar uma liderança que busca seu exemplo em Cristo, uma liderança que busca servir, e não uma liderança que busca obter vantagens de sua posição). Os argumentos apresentados para tal exclusividade me pareceram focar apenas em alguns textos que parecem favorecer a visão do autor, ignorando outros textos bíblicos sobre a atuação feminina. Entretanto, reconheço que não é o tema principal do livro.

Agora falo não do livro, mas de um modo geral. Tenho refletido sobre esse tema, sobre o papel do homem e da mulher. Aqui não estou questionando intenções. Pessoas podem ter perspectivas bem diferentes sobre determinados assuntos e ser seriamente comprometidas com Jesus e seu Reino.

Aqui falo também, não como quem sabe de tudo, mas como quem quer aprender mais, ouvindo/lendo diferentes perspectivas. É o que proponho também. Ouvirmos, de verdade, uns aos outros, ao invés de acusar um de "trazer o femininsmo para igreja" ou o outro de "querer perpetuar o domínio masculino".

Pergunto-me, então: Até que ponto temos tentado encaixar nossos pressupostos sobre o que o homem e a mulher devem ser ou não no texto bíblico? O que a própria Escritura nos diz sobre isso? O que os autores bíblicos realmente falaram/pensaram sobre isso? São perguntas para refletir e estudar mais, sempre buscando uma leitura fiel da Palavra de Deus.

Fabiano Diniz 08/07/2023

Que bela leitura, simples e direta. Creio que o autor conseguiu deixar claro , assuntos que para, uma boa parte dos homens , não são tão fáceis de lhe dar .

Elber.Joaquim 28/12/2022

Muito bom!
Já tenho lido pelo menos outros 3 livros desse autor, gosto muito da forma que ele aplica o texto bíblico. Livro bom para homens, mas suas aplicações envolvem qualquer cristão.