O abismo vertiginoso

O abismo vertiginoso Carlo Rovelli

Resenhas - O abismo vertiginoso

Amado Livro da Lua 03/04/2024

Sensacional
Estou apaixonada pela escrita do Rovelli! Uma escrita deliciosa sobre um dos meus temas favoritos! Pra quem conhece o tema, pode não ter grandes novidades, mas o diferencial é a contextualização que ele trás e isso contribui não somente pra quem já conhece o assunto, mas pra quem não conhece também. Sem palavras! Ainda estou fascinada por essa leitura e pretendo ler mais livros do autor que se tornou um favorito!

_gustaselistre 21/12/2023

Um livro para abrir a mente
Bom, não lembro onde achei e nem como, porém estava na estante, e como quem não quer nada peguei-o para ler.
Este livro conta a história de como começaram as teorias sobre a mecânica quântica, sobre seu maiores influenciadores e como ela de fato funciona.
O autor brinca com "se você entendeu mecânica quântica, então você não entendeu mecânica quântica" pois é uma área que ainda está sendo estudada e é realmente muito confusa, mas Rovelli consegue pegar o leitor pela mão e explicar de forma simples as bases da teoria. Um ótimo livro pra sair um pouco da mesmisse.

driesvansteen 15/11/2023

O que resta é o mistério. Gato-dormindo! Que fim maravilhoso de livro. Faz com que se abra, não se feche. Y perdoa quem não entendeu tudo. Porque física quântica é isto: relações diferentes, perspectivas diferentes. É, portanto, a dúvida. É o gato.
Vou perseguir agora a física. Rovelli, me conta do tempo, me muda a realidade. Doido por isso. É o que diz a citação da capa: é aqui que a ciência ganha vida.
Mama 16/11/2023minha estante
vai perseguir a física?? vamos!

Moringan 29/10/2023

Deus não joga dados (?)
Cheguei ao ponto de me imaginar encolhida em um sofá confortável ouvindo a voz de Rovelli discursar sobre esse abismo vertiginoso, mergulhando nas ideias e nos efeitos da física quântica.
Este livro me trouxe uma forte sensação de conforto em meio ao assombro das realidades que a física contrasta.

Fernando Savian 23/07/2023

O mundo é uma rede de relações
Incrível!

Carlo Rovelli nos pega pela mão e vai nos levando cada vez mais fundo no mundo da físic a quântica.

O autor traz uma abordagem bela da teoria dos quanta que só pode ser compreendida por meio da filosofia.

A linguagem do livro é fácil. As reflexões, profundas. Para Rovelli, a melhor descrição da realidade é em termos de eventos que tecem uma rede de relações.

Cada coisa (eu, você, uma árvore, um rio, o planeta, uma célula) é apenas aquilo que se reflete em outras. Não existe uma forma de ver a realidade que não dependa de uma perspectiva.

O mundo é apenas uma rede infinita de relações, e pensar nisso é muito bonito!

CharlesSouto 19/07/2023

?A realidade, inclusive nós mesmos, é apenas um tênue e frágil véu, além do qual... não há nada.? Carlo Rovelli

Nietzsche é muitas vezes acusado, e com alguma razão, de ser a gênese da pós-verdade, já que com seu martelo levou abaixo o edifício que estrutura todo o pensamento ocidental. E o melhor, não propõe NADA para colocar no lugar. De fato, Nietzsche foi um provocador.

... mas onde quero mesmo chegar é em Carlo Rovelli, que traz aqui em O Abismo Vertiginoso uma aula - com tudo o que o termo pode abarcar, didática e intenção de ensinar. Nos ensina Carlo que a proposta de Erwin Schodinger e sua onda PSI abre o entendimento da ciência para a granularidade do universo. O ?quanta? também põe abaixo quase tudo posto até aqui. Tudo o que? Tudo.

Poucos anos após a morte do filósofo do martelo surge e consolida-se a ideia de que tudo é granular, relativo, perspectivo e outros niilismos. Sei que estou forçando a relação Nietzsche e o surgimento da física quântica, mas é curiosa (e profundamente atraente) e a imagem de um edifício posto à pó e a física granular. E de mais a mais isso é pós-moderno. O que é o mesmo que dizer: se eu creio (palavra não escolhida ao acaso ? crer) essa é a minha verdade. Ora, ?cresce o deserto do real?.

Nietzsche gostaria da física quântica e de como essa se coloca para compreender o universo. Nietzsche alertou que ao olhar para o abismo o abismo olha de volta e Carlo Rovelli nos detalha o quão vertiginoso é o abismo.

Vá fundo, olhe!

Jean Silva 30/06/2023

Livro muito bom, a linguagem é acessível e a física quântica é realmente uma loucura! (No bom sentido).
Gostei que o autor não foca apenas em questões relacionadas a física, a dados e etc. Ele tenta dialogar com a história e a filosofia, e esse é um ponto interessantíssimo do livro, pelo que entendi, a física quântica requer esse diálogo mesmo.
No geral, o livro é escrito de forma clara e bem objetiva, em alguns momentos o autor precisa entrar com conceitos que podem ser mais complexos para um leigo como eu, mas ele consegue deixar essas partes mais tranquilas de serem entendidas, não tive grandes problemas em ler esse livro.
Na verdade, foi uma das leituras mais interessantes que tive esse ano.
Sempre ouvia falar de física quântica e percebi que 90% do que eu ouvia não tinha relação alguma com a ciência. Detalhe, depois desse livro vocês vão perceber que ela é muito mais interessante do que é divulgado por ai.
Com certeza recomendo!

Vinicius 15/01/2023

Excelente
Com uma linguagem fácil e uma construção dinâmica, em poucas páginas o autor conseguiu mostras uma série de teses e conceitos que ajudam a explicar o fenômeno quântico. Muito interessante, por trazer conhecimento em um bom grau de profundidade para leigos.

Vitor Hugo 14/08/2022

"NÓS SOMOS ESTA MATÉRIA DE QUE SE FABRICAM OS SONHOS". Neste pequeno grande livro, o físico teórico italiano CARLO ROVELLI se propõe a difícil missão de explicar conceitos de física quântica para leigos no assunto, como eu. Confesso que li e reli o livro com muita atenção, mas muitos fenômenos "colapsaram" (kkk) e eu não os absorvi. De todo modo, é possível sim apanhar a ideia geral do funcionamento quântico de toda a nossa realidade, com impressionantes reflexões filosóficas (e há muito disso no livro) e novo olhar até mesmo sobre o nosso lugar e comportamento nas "relações" com tudo o mais. Enfim, "TUDO O QUE É SÓLIDO DESMANCHA NO AR". RECOMENDO.

Truga 30/01/2022

Um presente para um(a) físico(a)
Sobre o formato: livro é dividido em 3 partes com várias subdivisões cada (como se fossem capítulos). Entendi que o objetivo foi deixar a primeira parte para a contextualização histórica, sobre “como” surgiu a mecânica quântica. A segunda parte ficou com as características físicas da teoria (sobreposição, função de onda, indeterminação etc), e por último veio os devaneios do autor e muita conversa com filosofia. Folhas amareladas em papel pólen soft, ótimo para anotações.

Logo no início o autor diz que “escrevi estas páginas em primeiro lugar para quem não conhece a física quântica e deseja compreender, na medida do possível, o que ela é e quais são suas implicações” (p.11.) Achei que ele falhou com o objetivo, o livro é razoavelmente curto (175 páginas) pro tanto de tópicos que ele quer abordar. Não conseguiu se deter com atenção em quase nenhum, e, por isso, considero que não é um livro para quem não conhece a física quântica. Eu aproveitei bem pois sou da área, pessoas como nossos familiares, completos estranhos à teoria, sofreriam.

O conteúdo de modo geral eu gostei, trouxe frases dos próprios cientistas seja de suas biografias ou de cartas que escreveram. Ponto positivo. Apresentou diferentes interpretações da quântica de uma maneira que nunca tinha refletido antes, muito bom (lembrando que eu tenho familiaridade o que ajudou). Além disso, um diferencial foi ter interpretado a física quântica a partir do conceito de informação, o que é incomum.

Escreve de forma “poética” em vários momentos, com diversas metáforas e/ou analogias. Eu até gosto de vez em quando, mas achei que ficou demais na obra. Na terceira parte do livro, as reflexões filosóficas me cansaram um pouco, embora sejam interessantes (destaque para a perspectiva relacional de Mach).

Livro que vale reler.

Vídeo comentando:

site: https://www.youtube.com/c/Ciênciadebar

Paulo Henrique 08/12/2021

Filosofia à partir da ciência.
Certa vez uma moça com quem conversava me disse que poderia sentir o que eu sinto; e nesse caso dotada de tanta "sensibilidade", me ajudar a resolver problemas pessoais. Antes de qualquer comentário meu ela se antecipou: "não é espiritismo, mas energia quântica". Terminei o assunto e nunca mais nos falamos, afinal ela fora infeliz nas duas definições.
Acredito que Carlo Rovelli não terminaria a conversa, chamaria a moça de charlatona e sairia da sala. Esse papo de quântico tem relação com a "sobreposição", um conceito que é explicado no livro de maneira simples, ainda que a mais simples das explicações em física quântica necessitem de um tempo para serem assimiladas; e não vai rolar discutir isso em mesa de bar com a família.
Rovelli, como sempre, é genial e sua escrita apaixonante para quem gosta do assunto. Esse é o quarto livro dele que leio e também o de mais difícil leitura e não pelos conceitos físicos, mas pela mistura de filosofia e física. Um detalhe, a filosofia é feita à partir da ciência e não o inverso. Enjoy.

Jorge 21/10/2021

Um Livro Potencialmente Transformador
Um texto saboroso e a capacidade de explicar conceitos complexos revelando o que eles tem de essencial para a proposta do livro, a qual transcende a divulgação científica, demonstrando como o conhecimento da ciência pode ser um motor para a transformação pessoal.

Dave.Christian 21/09/2021

Que loucura? boa!!
Apesar de eu não continuar entendendo nada sobre física quântica, o livro nos da uma ideia do que possam ser com muita filosófica, história, física, política e biologia!!!
Uma fantástica narrativa que te faz pensar em muito mais do que os quantas?