Poisoned: A história da Branca de Neve

1 | 2 | 3 | 4

anajuvg 20/04/2024

Muito bom, mas genérico.
"O amor dá medo.
É mais corajoso do que generais, mais forte do que fortalezas. Abre sepulturas e puxa anéis de cadáveres. Senta-se durante a longa e solitária noite com uma criança doente. Fabrica corações com pecinhas enferrujadas e os faz bater, não importa quantas vezes seja partido."

A premissa da história é muito boa. A autora tinha nas mãos um universo legal, criaturas interessantes que ela mesmo criou e um enredo que seria uma porta aberta para várias reviravoltas absurdas. Infelizmente, ela decidiu ir para o lado mais clichê da história. Não ficou ruim, mas poderia ter sido bem melhor.

Sendo uma leitora assídua de fantasia, muitas das fórmulas usadas no livro já são do meu conhecimento. Apesar delas funcionarem bem, senti falta de algo que surpreendesse, deixasse o leitor mais louco pela história, deixasse de "queixo caído", cativasse o leior de alguma maneira. Uma das únicas autoras que ainda conseguem surpreender na fantasia hoje é a Stephanie Garber ? que mesmo sendo muito fã dela e tendo lido todos os livros, ainda consigo ficar surpresa com os plot twists ? então eu fiquei pensando o que ela faria se estivesse com a história na mão. Uma premissa boa, bons personagens e bom universo, mas uma execução amena e que não quis inovar. Senti falta de um "tempero" na história.

Apesar disso, gostei do livro. A metáfora de amor, morte e peste como personagens já é conhecida da autora (vide a bela e a fera perdida em um livro) mas ficou muito bem aqui. Eu, que nunca tive paciência para ler o da bela e a fera adorei de verdade Poisoned! Só que por ser um livro genérico, é facilmente esquecível. Daqui um mês, vou lembrar que li o livro da Branca de Neve. Só.

Queria mais desenvolvimento para o casal Sophie e Will, acho que as cenas de ambos chorando na m0rte um do outro foram pouco dramáticas. Ansiei por uma cena deles juntos, no final do livro... nem que fosse um pequeno epílogo. Poderiam ter dado mais enredo para o Will como pessoa, eles como casal e não só focarem tanto no desenvolvimento pessoal da Sophie.

Falando nisso, essa é a melhor parte desse livro. Que evolução! É nítida a diferença dela no início e no fim do livro. Tanto a evolução como personagem Sophie, quanto a revelação dos pontos fracos de Adelaide (e o plot do Corvus como próprio medo) foram MUITO bons! É a primeira vez que vejo um livro focado no desenvolvimento da personagem em que ela realmente evolui. Fiquei muito feliz, a execução disso foi muito bem feita.

"As pessoas carregam os tijolos pesados com elas por toda a vida. Elas se sobrecarregam. Entregam tijolos e sobrecarregam os outros. Quando tudo o que elas precisam fazer é colocar os tijolos no chão."

A única coisa que eu confesso que não gostei muito é o caçador como narrador. É claro que deu um drama a mais para história (inclusive ele narrando a própria morte, foi muito bonito) mas acho que o personagem dele deveria ter mais destaque. Por ser o narrador, deveria ter mais participação na história. Queria saber mais dele.

No geral, é um bom livro. Cumpre o que promete, pois não gera altas expectativas. Tudo que aconteceu eu meio que já esperava, e a tentativa de plots da autora eram claros "eu sei que você já sabe que vai ficar tudo bem, mas vou colocar um drama aqui na história...". Faltou criatividade. Foi básico e óbvio, mas não deixa de ser bom. Poisoned, inclusive, coloca no chinelo vários livros básicos e óbvios (Como Príncipe Cruel, por exemplo, que é básico, óbvio e RUIM).

História cativante, bons personagens e você torce para as coisas darem certo. Até Adelaide é cativante à seu modo, nos compadecemos da história dela. Os vilões também são bons, e por ser um conto de fadas gostei bastante de como tudo foi usado como metáfora. O ponto alto do livro é a morte se curvando perante Sophie: não era a hora dela. Seu coração ? mecânico, irregular e defeituoso ? não pararia naquele momento.

O livro faz exatamente o que um conto de fadas deve fazer: coloca uma lição na história, mostra para as pessoas um ensinamento, e eu acho que isso encanta muito no livro. São esses ensinamentos que, apesar do livro ser genérico, nos mostram que ele tem algo a falar. Gostei das criticas sociais, gostei da moral da história. Adorei.

"Assim como o sangue que se transformava em rubis e as lágrimas que se transformavam em pérolas, a aflição que atormentaria seu coração era apenas mais um dos estranhos presentes de Dor. Da tristeza veio a empatia. Do luto veio a compaixão. Da raiva veio a resolução. Da perda veio o amor.
Essas são as coisas que nos fazem levantar quando caímos. Tentar novamente quando fracassamos. Essas são as joias mais valiosas."

4,5/5 ?
Amei!

Gabi 16/04/2024

Eu gostei muito da história. Apesar de não ter amado tudo sobre ela, adoro ler livros sobre história que já conheço.

Rafaela.Lobato 02/03/2024

Poisoned: a História da Branca de Neve
Que livro incrível.
Esse foi o segundo livro que li da autora e digo que essa mulher arrasa com a escrita dela e na criatividade de contar de uma forma mais sombria as histórias que já conhecemos.
A mensagem que a autora passa é muito tocante e inspiradora, mostrando que todos podemos ser o que queremos, se tivermos coragem.

Correa5 04/01/2024

Um livro incrível, tem muito mistério, não se parece nem um pouco com contos de fada, mas não perde a essência de fantasia que o filme da branca de neve tem

itzmalup 19/12/2023

Mais pra menos do que pra mais
O livro em si é bom, tem personagens interessantes e uma história também interessante, embora seja meio repetitiva algumas vezes.
Porém o fato da Sophia ser uma personagem ingênua e bondosa de mais me dava nos nervos, porque todo os problemas do livro seriam resolvidos se ela pensasse antes de agir. Mas entendo que o intuito do livro é justamente isso, o ponto principal do livre é mostrar que a protagonista é daquela forma, mostrar que a bondade no fim das contas poder ser bom, mostrando toda a jornada dela até finalmente crescer como pessoa.
E mesmo assim... passei o livro inteiro querendo socar a cara da Sophie, me fazendo odiar a branca de neve e quase abandonei o livro por isso. As únicas pessoas que me fizeram ficar foram o Will e o Arno que de longe são os melhores personagens do livro inteiro.
Nunca odiei tanto um livro... e no entanto ele é viciante. A escrita da autora te prende de uma forma que você mal percebe que já leu vários e vários capítulos.
No fim, não gostei tanto do livro, mas talvez só não seja o estilo de livro que eu estou acostumada a ler. Talvez outra pessoa leia e goste dele.

Larissa1260 24/11/2023

Uma releitura do conto de fadas "Branca de neve".
A princesa Sophie, mora com sua madrasta que governa a mãos de ferro as Terras Verdes. A madrasta sentindo-se amedrontada com a possibilidade de Sophie tomar seu trono de direito ela manda seu caçador matar a enteada e trazer seu coração como prova.
Para leitores mais sensíveis recomendo tomar cuidado pois a escrita evidência a tortura e tricotomia.
Com um enredo extremamente surpreendente, inovador, revolucionário, eu jamais imaginaria metade das coisas que acontecem durante a história.
Os personagens são bem trabalhados, mas alguns vilões são mais conceitos feitos somente para a superação da personagem principal em sua jornada do herói sem um proposito real na história.
O romance é um Slow Burn entre personagens com proximidade forçada. Recomendo esse livro para quem gosta de uma boa releitura de conto de fadas.

Bruna 26/10/2023

Eu estava com expectativa grandes depois de Stepsister, que foi um livro bem bom, mas não esperava isso tudo que foi Poisoned. Acho não tenho nem palavras pra descrever, além de: QUE LIVRO INCRÍVEL!!!!! Ele tem tudo que eu poderia pedir: aventura, família, amizade, romance, risadas, desesperos, choques, superação, lições, tudo. E entregou tudo o que se propôs a ter.
Confesso que tem algumas partes que ficaram com uma ponta solta, como a avó do Will tendo uma conversa super de boa com a Crucia, mas quem se importa com as pontas soltas? Pois eu não, rs.
Foi uma experiência única ler ele e gostaria de ler outros dessa série (saga? trilogia? não faço a mínima ideia o que seja mas a capa combina com a de stepsister), principalmente se os outros forem dos personagens que o Medo citou morar pelas redondezas do seu novo castelo (estarei esperando sentada a história da Rapunzel!).

Jaque Shine 14/08/2023

Legalzinho
Então? a história no geral é boa, mas parece que a autora se perde em alguns momentos? a leitura fica monótona em algumas partes, mas o final vale a pena!

Julizaa 03/08/2023

Uma ótima releitura
Gostei bastante! Uma excelente releitura, trazendo elementos do conto de fadas originais e misturando com o estilo próprio da autora. Na sinceridade, conhecendo os trabalhos da mesma, não gosto tanto desse livro quanto eu gostei de Stepsister.

De qualquer forma acho que os personagens tiveram seu tempo certo na narrativa. A protagonista é um pouco irritante mas acho que faz parte de seu arco de desenvolvimento.

Gostei e espero cada vez mais ler livros dessa diva

Sarah 21/07/2023

Em um outro tempo...
É uma excelente fantasia, uma boa releitura, que infelizmente chegou muito tarde para mim. Não apenas porque tais romances não me encantam mais tanto assim, meu estilo de leitura acabou avançando para (bem) longe da fantasia - meu eu de 13 anos ficaria muito triste -, mas também porque ao ler é perceptível o tanto de remendos que foram feitos na história. Não sei exatamente em que ano foi lançado, até onde vi foi 2020, e isso não caiu bem na narrativa. O livro me expôs claros "roubos" de outras histórias, das releituras filmícas da personagem (tanto o filme da KStew, quanto o da LCollins) e também ficou óbvio como cristal a escolha narrativa surrupiada do filme Frozen. Talvez, se tivesse lido quando adolescente, se não tivesse visto esses filmes, ou mesmo não existissem, minha experiência teria sido mesmo muito melhor. Muito mesmo

Dito isso, é uma boa fantasia. No entanto, a autora se perde ao construir a Princesa Sophie (facilmente, princesinha Sofia seria tutora dessa garota). A Sophie é inicialmente uma princesa bondosa, que está acostumada a interpretar um personagem para se igualar a sua Madrasta/Rainha, embora seja péssima atriz, porque todos da Corte conseguem ver o seu eu. Assim, é inconcebível que a personagem seja tão burra em determinados momentos, tendo sido criada em um ambiente tão hostil. A autora escreve a Sophie desconfiada quando não é necessário, só para criar uma pequena treta, mas quando ela DEVERIA ser desconfiada, apenas aceita que existem pessoas boazinhas. juro, Não faz muito sentido. Tirando isso, legal.

Infelizmente, a cena que poderia ser mais empolgante, o embate final é resolvido no poder do Amor. Sempre uma alternativa brega e que não levou muito longe, mas compreendo a decisão da autora, diante do inimigo que ela criou, essa era mesmo a (única) solução

Morgs 12/06/2023

Esperava mais...
A história é boa, tem personagens interessantes e é fácil de se prender na leitura, mas o livro é muito repetitivo e tem alguns momentos mal desenvolvidos.
Tinha altas expectativas por causa de Stepsister, mas Poisoned não conseguiu atendê-las.

Dri F. @viagenscomlivros 11/06/2023

Tinha tudo para ser uma grade história mas o ritmo me incomodou demais. A história se arrasta e se repete em alguns momentos, e o final também não me animou.

lara.twices 09/06/2023

A ideia foi interessante mas a execução...a escrita é bem ruim, achei a sophie muito chata e insuportável. Resumindo odiei (só ganhou 1,5 de estrela pq eu gostei do will e pela dor de cabeça que deve ter dado pra fazer esse livro?)

Elisama27 13/05/2023

....