Economia no Cotidiano

Economia no Cotidiano Alexandre Schwartsman

Resenhas - Economia no Cotidiano

Thiago 23/07/2021

A economia está SIM no nosso dia a dia
Bom livro introdutório sobre economia. Nele, Alexandre Schwartsman usa uma linguagem acessível para mostrar a todo tipo de leitor que a macroeconomia e a vida das pessoas estão bastante relacionadas.

"Economia no Cotidiano" tem reflexões interessantes sobre:
- a leitura dos dados de inflação;
- o cálculo do PIB;
- como é importante saber lidar com a dívida (não só em termos de finanças pessoais, mas também em termos das contas públicas);
- por que é ruim estar fechado ao comércio internacional e
- a importância de ter algum conhecimento econômico para evitar perdas no mercado financeiro (é claro que isso não é uma garantia de que quem entende de economia sempre vai ganhar dinheiro no mercado)

Leitura bem rápida e esclarecedora (só o capítulo 4 que não foi tão fácil de absorver numa primeira passada). Vale conferir!

site: https://leiturasdotrader.com/economia-no-cotidiano/
Gessyca 23/07/2021minha estante
Puxa, me interessei.

Thiago 23/07/2021minha estante
Eu curti! Tem muita informação legal, mas não espere nada muito profundo.

Pedro.Melo 13/07/2021

Muito superficial
Libro muito superficial, com certeza se pode aprender mais de economia por artigos na internet. Não sou especialista na área, mas achei sem profundidade os assuntos abordados

Leonardo 05/09/2020

Básico e necessário.
Livro leve, com conceitos básicos e intermediários que permeiam nosso dia a dia. Importante leitura para não se sentir um barco tão à deriva no oceano de informações econômicas e financeiras que regem nossas vidas.
Entenda um pouco mais sobre Inflação, juros, câmbio e como esses conceitos podem nos afetar.

Juliete 14/05/2021

Achei bem interessante, foi bem útil pra entender por exemplo o que e em que afeta a inflação entre outras coisas mas não vou mentir teve partes que mesmos ele explicando eu fiquei boiando.

CPF1964 30/07/2021

Opinião
Primeiro livro que leio do autor.

Termos usuais da economia apresentados de uma forma bem didática.

Bom para iniciantes.

Gustavo446 09/03/2023

Introdução básica à economia
A proposta do livro é demonstrar de maneira simplista, sem a tecnicidade dos jargões do econômes ou de cálculos contábeis, como funciona alguns conceitos básicos, tais como inflação, PIB, taxa cambial do dólar, orçamento do governo, exportação e importação. Por ser uma leitura rápida, recomendo a todos, principalmente àqueles que têm dificuldade em entender que sem crescimento econômico não existe desenvolvimento social e melhora da renda da população.

jsilveira 16/05/2021

Excelente
Ajuda e muito, principalmente para quem está iniciando estudos na área de economia, a entender como a macroeconomia impacta o nosso dia a dia. O autor utiliza uma linguagem de fácil compreensão e voltada para o público leigo.

Compre pelo link:

Adilson22 04/10/2021

Livro básico, simples e objetivo. Recomendo a leito aos iniciantes na área de economia. A coleção também é muito boa.

Kardec 01/10/2022

Cumpre o que promete
Gostei do conteúdo abordado. Não foi meu primeiro livro introdutório sobre economia então muita coisa eu já sabia, porém, é um ótimo livro para iniciantes e no tamanho e linguagens certas! Um plus da leitura é que esse livro é brasileiro e um tanto atual, portanto os exemplos realmente são do nosso cotidiano.

Jaqueline.Sayumi 20/01/2022

Apesar do tema a leitura é bastante fluida. Economia sem enrolação, explicando de forma didática e direta as influências cotidianas de fatores econômicos como inflação e taxas de juros muitas vezes desconhecidas ou desconsideradas pela população em geral.

feliperolim 02/08/2021

Cumpre o que promete
A linguagem do livro é muito simples. Excelente pra novatos no mundo da economia. Bastante didático com muitos exemplos práticos.

Caio Lamarão 21/05/2020

Muito bom!
Tenho um enorme interesse por Economia de uma forma geral, mas quase nunca adquiro livros pelo fato de eles partirem de um ponto intermediário ou avançado em conceitos abstratos.

Esse livro promete e cumpre a entrega de conteúdo acessível.

Uma leitura fácil e enriquecedora.
Recomendo!

Aline 13/12/2021

Não é perfeito, mas excelente para leigos
Ótimo livro para entender conceitos básicos de economia (índice de preços, inflação, PIB, IDH, taxa de desemprego, taxa de juros, comércio entre nações). Vou precisar reler muitas vezes para fixar a forma como cada coisa é calculada, mas achei que a linguagem usada foi bem adequada para leigos como eu. Contudo, o Capítulo 3, que fala sobre as dívidas do Governo, é confuso. Faltou explicação em texto. Para entender os exemplos precisei ler o texto e voltar na primeira tabela apresentada várias vezes. Os conceitos de restrição orçamentária, superávit primário e ajuste fiscal não ficaram claros.

Bia 21/01/2022

Economia no cotidiano
Esse foi o primeiro livro do ano, foi uma leitura rápida é boa. O único ponto que não gostei foi a abordagem meio apressada de alguns tópicos.

Karin 25/08/2021

Bom livro para um leigo conhecer um pouco da dinâmica econômica e de seus principais índices econômicos