Crisálida

Crisálida Vinicius Velo

Resenhas - Crisálida

Barb 28/05/2022

Sobre amor, respeito e racismo.
Eu adorei esse quadrinho, acho que faltou um pouco de profundidade (e uma corzinha haha), mas é bem rapidinha é fácil de ler, adorei o crescimento do vô e ver o quanto uma criança pode ser incrível e ensinar tanto pra gente, é triste ver ver o quanto nossa sociedade continua sendo racista e que as coisas que vemos nesse quadrinho não são nem um terço de tudo que uma pessoa negra passa.
Nina é 100% inocente e me deixou com o coração quentinho, vontade de pegar ela e guardar em um potinho !!

Joi | @estantediagonal 20/01/2023

Crisálida | Vinicius Velo
O racismo e o preconceito estão tão enraizado na nossa sociedade, que muitas atitudes que ferem, as vezes nem são notadas por quem não as sentem. E é exatamente isso que veremos aqui, a mente desse avô se abrindo para problema reais e atuais, que agora atingem diretamente alguém que ele ama, fazendo com que ele entenda, enfim, problemas socioculturais que existem. Sem dúvidas, essa é uma obra bem necessária para os dias atuais.

A jogada com o título da obra também conversa muito bem com a trama, acredito que a história trabalha muito as transformações que vivemos, independente da nossa idade, nunca é tarde para abrir os olhos e se livrar de nossas bolhas de privilégios e tentar, de alguma forma, fazer a diferença.

A arte do Vinicius é bastante bonita, diria que até graciosa, porém, o traço de um personagem em particular me incomodou um pouco, e nem sei explicar direito porque, mas me pareceu que Pedro não foi ilustrado por Velo, mas sim por outro quadrinista. Estranho né? Enfim, achei interessante compartilhar com vocês, para o caso que mais alguém perceba isso. Além disso, notei alguns erros de revisão na obra, o que é uma pena.

A história é bastante sensível e além do tema principal, nos faz refletir sobre nossas relações familiares. Recomendo!

> Confere a resenha completa lá no ED!

site: https://www.estantediagonal.com.br/2022/01/crisalida-vinicius-velo.html

leiturasdaursula 18/03/2022

Delicado e comovente
Um quadrinho com um traço tão bonito e que vai tratar sobre amor, respeito e racismo! A mensagem é bem bonita, porém poderia ter sido melhor aprofundada. Aqui temos um homem que é viúvo e tem uma filhinha, porém se descobre com câncer. Ele não tem com quem deixar a filha enquanto trata a doença, por isso acaba precisando se reaproximar do pai, um senhor "enferrujado" e preconceituoso. Então acompanharemos essa dinâmica familiar em um traço único.

Luí­s Carlos Sousa 09/02/2023

Inesperada
Belíssima e comovente história. Sinto que houve uma boa quantidade de pesquisa, algo que, numa história dessas, se não bem dosado, acaba por torná-la excessivamente didática e muiro cansativa, mas vinicius velo soube usar isso para dar força às entrelinhas da história.
Fiquei especialmente surpreso e feliz com esse trabalho. Há uma sincera competência nos desenhos e no texto, tornando tudo não somente belo como atraente.

Armando.Edra 24/02/2023

Você já se perguntou se ainda há tempo para se transformar?
A primeiro coisa que tenho a dizer sobre essa obra é que ela é maravilhosa! Crisálida tem belos traços e uma história curta porém, extremamente marcante.

Pedro é uma pai viúvo que descobre ter um câncer e precisa deixar sua filha, Ana, com o avô paterno, Cássio. Parece simples? Até é, mas a grande questão da obra é que Ana é uma menina preta e o avô dela, é aquele típico branco conservador, cheio de preconceitos homofóbicos e racistas.

Mas o charme da carismática Ana vai aos poucos conquistando o coração de seu avô que percebe o quanto sua visão de mundo era errada. Entendeu agora o uso da analogia do ritual de transformação de uma lagarta?

Crisálida é uma história sobre como o amor é mais forte do que o ódio existente em nossa sociedade moderna. É minha sétima leitura de 2023 e, até o presente momento, a melhor dentre elas.

Letícia.Pelisson.Peres 04/08/2023

Muito legal
O jeito que os quadrinhos conseguem te passar o desenvolvimento da relação entre pai, filho, neta e o preconceito são muito imprecionantes!
Leitura super leve. Recomendo!
Bruno Campos 28/12/2023minha estante
é um quadrinho br muito bom!

Letícia.Pelisson.Peres 28/12/2023minha estante
Sim!!! Concordo

Bruno Campos 28/12/2023minha estante
já chegou a ler outros da editora?

Letícia.Pelisson.Peres 28/12/2023minha estante
Eu acredito que não, mas tenho vontade

NARA DIAS 27/01/2022

Diagramação espetacular!
O que primeiro me atrai numa leitura é a capa e por ser apaixonada por Graphic Novel, Crisálida não saiu da minha cabeça até eu ter um exemplar em minhas mãos.

A diagramação está excepcional, fico fascinada quando a contracapa é uma continuação da capa, nesse até as orelhas têm um resquício das borboletas que compõem a história. Quando abrimos, nos deparamos com a segunda capa que juntamente com a terceira capa abrigam mais um desenho contínuo, o parque onde acontece parte do enredo. As ilustrações são apresentadas em tons de cinza. O exemplar veio acompanhado de um marca páginas da história.

A trama percorre a vida de três personagens: pai, filho e neta:

O pai é um homem idoso, branco e conservador chamado Cássio, que vive sozinho num apartamento, à base de congelados e não tem notícias do filho há cerca de seis anos.

Tudo muda quando seu filho Pedro liga combinando um almoço para o dia seguinte. Nesse almoço Pedro apresenta a Cássio sua neta, Ana, uma linda, esperta e falante menina negra de cinco anos. Após a apresentação vem um pedido inesperado que mudará a vida dos três radicalmente: Pedro precisa fazer um tratamento contra um tipo de câncer e precisará deixar Ana com Cássio.

Quando me interessei pelo título, foi inevitável ler a sinopse e lendo fiquei preocupada com o que realmente trataria no livro, já que tudo indicava que seria uma leitura para muitas reflexões. Apesar dessa incerteza inicial, fiquei bastante satisfeita com o enredo e favoritei a obra que aborda de maneira tocante assuntos antigos, mas ao mesmo tempo tão atuais como: preconceito, racismo, intolerância, homofobia, viuvez, solidão, empatia...

Sem dúvida uma obra que nos faz repensar sobre o valor da vida, da família e de vivermos em harmonia e respeito uns para com os outros.

Essa obra foi contemplada com o PROAC - Programa de Ação Cultural do Estado de São Paulo, que é um programa de incentivo cultural. A obra está classificada como livre para todas as idades.

Então sem mais delongas, convido você a conhecer o trabalho do paulista Vinicius Velo.

site: https://www.instagram.com/quelivrotalendo/

Henry 14/03/2022

Para mudar o mundo, comece mudando a si mesmo(a)
Que espetáculo! Que delícia foi ler "Crisálida"! Que surpresa foi ter pegado essa beleza da estante e, finalmente, ter experimentado essa história tão bela.

A HQ mostra como as vidas de Pedro e sua filha, Ana, mudam após uma notícia trágica. Pedro foi diagnosticado com câncer e precisa de alguém para cuidar de sua filha enquanto realiza o tratamento. Sendo viúvo e sem muitas opções, Pedro apela para seu próprio pai, quem não fala há muito tempo. O grande problema é que seu pai é o retrato perfeito do intolerante e extremo conservador.

Ah! Para completar e, é claro, se trata de uma informação super importante: Apesar de Pedro ser um homem branco, Ana é uma criança preta.

A HQ aborda essa relação de Ana com seu avô e o mundo à sua volta. Um mundo sujo, preconceituoso e tóxico; mas que também pode transbordar amor, se procurar nas pessoas certas.

Vinícius Mello trata a inocência da criança, o aceitar-se e a conscientização como peças chave da história. E não se engane, a história é simples. Mas te agarra e emociona. E como emociona... Ao final, estava derrubando lágrimas sobre as páginas.

Trabalho incrível que mostra, infelizmente, a vida como ela é. Uma obra que me fez rir, emocionou, deu raiva, me preocupou e me fez mergulhar dentro de personagens lindos e cativantes.

Golaço da Editora Guará! Super recomendo.

Sarinha 12/02/2024

Enquanto houver amor, haverá mudança.
Crisálida é construída a partir de uma pespectiva deslumbrante. Com um personagem mais velho, há dúvidas e ressalvas de que ali há chances para mudanças.

A relação entre a borboleta e os temas da HQ é extraordinária. Essa relação vai da capa ás ultimas páginas do livro. Visualizamos perfeitamente as borboletas saindo do cabelo da Ana e contornado ao redor de seu avô e no final, visualisamos a concretização de um momento de transformação, que por um breve instante, é um momento de
liberdade das amarras sociais.

O que falar sobre o amor?
Ao ler o prefácio, me lembrei da música Principia do Emicida, que em um dos versos evidencia que o amor pode sim salvar o mundo. O amor cuida com carinho, respira o outro e cria o elo.
Alimente o amor com o melhor que há em você, deixe o evoluir como uma crisálida, e por fim, mude o curso da vida.

Obrigada Ana, por mostrar não só ao seu avô, mas a mim, que por muitas vezes questiona se há um limite para mudança, para a evolução e para ser um ser melhor.
Agora eu percebo.

Mari 15/09/2022

A Hq conta a história de um pai viúvo que descobre um câncer e não tem com quem deixar a filha durante o tratamento, então, recorre ao seu pai, vô da menina. Esse senhor é bem preconceituoso, mas passando tempo com a sua neta vai se tornando menos "enferrujado".

A Hq tem uma mensagem bonita, e é uma leitura bem rápida. Recomendo.

Tuyl 18/11/2023

Um livro muito sensível, tanto no texto como nas ilustrações, e que fala muito, mesmo enquanto ainda não aborda o tema principal de forma direta.

Yaya 10/02/2023

A Difícil Arte de Crescer
Crisálida é um tapa na cara de toda a sociedade com uma dose de amor pela arte incrível que ela tem. Ana é uma menina doce, curiosa e cheia de amor pra distribuir, é fácil amar ela, mesmo com todas as suas perguntas sobre o mundo dignas de alguém da sua idade. A forma como ela conhece seu avô é triste, a gente entende que é difícil afeiçoar de alguém que você conheceu há poucas horas.
Entretanto, o grande foco é o choque de realidade que a presença da menina traz a seu avô, fazendo-o duvidar de tudo o que aprendeu até o momento e até de si mesmo. É necessário pra uma pessoa branca esse tapa na cara para ela então perceber do alto de seu privilégio como a realidade é realmente. Tudo é discutido de forma calma e meticulosa, mostrando as belas artes e o rumo dos acontecimentos se transformando. O avô teve seus olhos abertos e se tornou borboleta, tal qual a pequena amiguinha Jujuba, a lagarta-borboleta.
É doce, emocionante e belíssimo como essa história toca até o mais duro dos corações.

RainyPottah 28/03/2024

"Ninguém se faz sozinho.Porque só a oportunidade não basta!"
Gente, que HQ boa! Eu não estava esperando tanto quando li mas eu chorei, ri e me apeguei aos personagens (mesmo em poucas páginas)! É tão lindo o que essa HQ quer mostrar e é tão sério também, mostrando como podemos mudar mesmo depois de anos sendo os mesmos, você sente a raiva que os personagens sentem toda vez que a Ana é descriminada e se apaixona por ela junto com o avô!
Não consigo descrever o amor que tive lendo isso, só lendo para saber (e eu realmente recomendo!).

Marcella.Kahn 25/01/2022

Que livro sensível e lindo, fiquei encantada, eu amei tanto que li em poucas horas, os quadrinhos são divinos ??

Elide.Serra 21/02/2022

Maravilhoso é pouco.
Um tema tão importante, tão atual e tão necessário, que nesta obra encantadora é abordado da forma mais simples e incrível que poderia ser.
Não havia pensando em todas as questões abordados aí.
A escrita é perfeita, a abordagem maravilhosa e tudo tão bem construído que na minha humilde opinião esse deveria se tornar um HQ obrigatório em todos os lugares.