A sapatilha que mudou meu mundo

A sapatilha que mudou meu mundo Ingrid Silva

Resenhas - A Sapatilha que mudou meu Mundo

Fabiana.Marino 18/03/2024

Perfeito ?
Eu já admirava a Ingrid como bailarina. E agora, depois de ler a sua história, admiro ainda mais a sua jornada enquanto bailarina, mãe e ativista da causa negra e também dentro da dança.
Não é meu lugar de fala, comentar sobre o racismo dentro do ballet clássico. Mas também senti na pele o preconceito de ser diferente dos padrões que o ballet exige.
Mas como ela mesmo fala: ?você não é mais um? se tiver o orgulho de abraçar a sua singularidade, e todos somos agentes da transformação.

Lecturasdemanu 14/02/2024

Amei esse livro! Ingrid nos guia de forma bonita pela sua história. Nos deparamos com dificuldades, luta, união, amor e esperança. ?

Ninhaninhani 02/02/2024

Incrível
Não sou muito boa com resenhas mas bora lá.
Nunca tinha lido uma autobiografia e achei que seria super tedioso mas me surpreendi muito! Esse livro fala além da trajetória da Ingrid, ele cita os acontecimentos e analisa de uma forma simples de entender, e muitas vezes vc vai perceber alguma situação parecida no qual vivênciou, sendo opressor ou oprimido, recomendo MUITO o livro, não só para bailarinas negras mas para todos que tiverem oportunidade.

Taisa 05/01/2024

Ler a história da Ingrid mexe comigo de tantas formas! Vê que alguém da periferia conseguiu realizar seu sonho! Além de ser uma bailarina incrível, é uma grande mulher! Vou levar sua história no meu coração e lembrar sempre que achar que não consigo! ??

claudia.vicente.1422 04/01/2024

Maravilhoso
Simplesmente lindo esse livro , bem objetivo e direto.
Amo ler sobre mulheres inspiradoras e a Ingrid é uma dessas mulheres .
Vale a pena a leitura.

Heloisa Motoki 23/12/2023

Inspirador
Ingrid Silva conta sua história como bailaria em Nova York, as situações de racismo que viveu e a falta da sapatilha "cor de pele".. ela conta sobre as dificuldades na maternidade,a relação com a familia e as causas. Um livro de leitura rápida e fluida.

O livro tem como editor o Guilherme Samora , que também edita os livros de Rita Lee, que conecta minhas ultimas leituras.

Lívia 24/11/2023

Ingrid Silva, eu te amo ?
Eu sou bailarina e ler esse livro foi uma experiência muito boa! A Ingrid é uma mulher INCRÍVEL, eu admiro muuuuuito ela. A jornada dela, o quanto ela batalhou para chagar onde está, suas conquistas... tudo é muito inspirador. Eu recomendo muito esse livro!

cherryliam 16/11/2023

Obrigado Ingrid
Eu comecei esse livro esperando, apenas um relato da vida de como uma bailarina ascendeu na vida, mas eu encontrei muito mais.
Neste livro eu encontrei um registro do quanto o racismo pode destruir a vida de uma pessoa, do quanto o auto-cuidado é importante, os tabus e os desafios da maternidade e o quanto uma família bem estruturada faz toda a diferença em uma jornada árdua.
Esse é um daqueles livros que eu acho que todos deveriam ler, independente da sua idade, independente da sua jornada ou do que você queira fazer.
A Ingrid, com esse livro, me deu o combustível que eu precisava pra continuar no caminho do meu sonho, mesmo que o meu sonho seja bem diferente do dela.
Ingrid é atemporal e eu agradeço a ela por ser quem ela é.
Leiam!!!

Mayra 27/09/2023

A diva segue fazendo história.
Amei conhecer mais a trajetória da Ingrid! Ja acompanho ela faz um tempo e gostei muito de entender as vivencias e o que levou ela pro lugar que ocupa hoje. Ela faz apontamentos super importantes que DEVEM ser falados, como racismo no ballet clássico, e considero uma ótima leitura. Arrasou, Ingrid!!

Julia Gusmao 27/08/2023

Esse livro é lindo. Maravilhoso. A divisão de capítulos é perfeita, colocando um holofote sobre diferentes aspectos da história de Ingrid que não necessariamente acontecem de forma cronológica mas, muitas vezes ao mesmo tempo, indo e voltando. Traz muitas discussões à tona sobre racismo, dança, colorismo, auto estima, feminismo e sobre a vida em si. Não é um livro que vai hastear as bandeiras dessas lutas e ensinar as bases e profundidades delas, é a vida de uma pessoa e como essas questões perpassam e formam quem ela é. É lindíssimo ler isso, a forma como Ingrid fala, lembrou muito uma amiga minha e isso me deixou toda soft, sentindo um carinho imenso por ela como se ela não fosse somente a estrela enorme que ela é, mas também como se fosse uma amiga por quem sempre torço e que vi crescendo e brilhando e lutando pelos seus sonhos e valores, humana, brasileira, viva. Deu um orgulho enorme de ser brasileira, de ser bailarina e de buscar um mundo mais agradável para Ingrids, Julias, e tantas outras mulheres diferentes que se sentem vivas na dança.

Bru 23/08/2023

Linda história.
Eu ja conhecia uma parte da história da Ingrid mas poder me aproximar mais e saber sobre a vida dessa mulher foi muito bom. Com certeza esse livro e a história dela por si só inspira e da força a muitas bailarinas que se encontram perdidas. Contudo, eu nao curti muito a escrita e achei o livro muito curto, eu gostaria que ela tivesse se aprofundado mais em certos assuntos. Mas isso não deixou o livro ruim, muito bom e interessante. Parabens Ingrid!

Gabimirandda 01/08/2023

História linda e inspiradora
Eu não conhecia a Ingrid e me senti mal por isso, porque ela é uma grande bailarina que trouxe fama e prestígio para os artistas brasileiros, em especial aos negros que infelizmente se encontram mais atrasados em lugares e posições de destaques em diversas áreas no Mundo devido ao racismo estrutural existente. Ela aborda também muitos pontos e fases da sua vida pessoal sobre como foi morar sozinha em outro país sendo tão jovem, como foi sua gravidez e se tornar mãe, lidar com o período da pandemia. A história da sapatilha é muito linda e transformadora ?? Amei muito esse livro!

Flávia Clemente 30/06/2023

Adoro a Ingrid, acompanho ela sempre!
A escrita não me pegou tanto, mas foi interessante ler sobre a história dela. É uma leitura super rapidinha, li em um dia, basicamente.

marcelinharl 15/06/2023

Que mulher inspiradora!
Eu amei esse livro e essa mulher. Eu já acompanhava a Ingrid Silva no mundo da dança, mas nunca tinha parado para ler sobre a história dela. É um história muito inspiradora e chorei muito lendo. Recomendo até para quem não faz parte do mundo da dança, acho que todos deveriam ler esse livro.

Ariana 07/03/2023

A história de Ingrid é muito bonita. Uma inspiração na dança, no empoderamento feminino e na representatividade negra e brasileira. É uma demonstração do quanto evoluções relacionadas à quebra do racismo vêm acontecendo, muitas ainda em passo lento, e também do tanto de mudanças que ainda são extremamente necessárias na sociedade. Que já deveriam ter acontecido há muito e muito tempo, mas que, infelizmente, ainda não se concretizaram.
A leitura é bem leve e passa a sensação de que Ingrid está conversando diretamente com o leitor. Apenas não gostei muito da organização do livro, que é separado por assuntos. Eu teria preferido uma organização mais cronológica, sem tantas idas e vindas no tempo.