Uma verdade incômoda

Uma verdade incômoda Sheera Frenkel...

Resenhas - Uma verdade incômoda

Leonardo Cardoso 05/02/2023

Bom conteúdo
A reportagem, pesquisa e escolha dos personagens do livro são excelentes, o início e meio do exemplar te prendem bem a historia. Agora o final é bem fraquinho, deixa desejar demais

AndrA374 15/03/2022

Excelente
Sem dúvidas vivemos em um mundo com uma privacidade quase nula, seja porque expomos tudo de bom grado, ou espionados por Big Techs. Pelo menos podemos ler e tomar conhecimento, em obras com essa, da ponta do iceberg.

Andreia 10/03/2022

Assustador. Chocante. Revoltante. Nesse livro-reportagem, Sheera e Cecilia, relatam como a empresa Facebook, com sua estratégia de crescimento a qualquer custo, tem causado caos e desinformação mundo afora, além de estar colocando a democracia, a saúde e a vida das pessoas em risco.

→ Monopólio
O Facebook, ao longo dos anos, implementou uma política agressiva contra empresas que acreditava ter potencial de se tornarem potenciais ameaças à plataforma. Para tanto, por meio de intimidações e espionagem, Zuckerberg adquiriu diversas empresas, como o Instagram e Whatsapp. Dessa forma, ele reduziu o número de opções disponíveis aos consumidores e reduziu a inovação no setor.

→ Coleta Massiva de Dados dos Usuários
Em decorrência do “acesso gratuito” ao aplicativo, usuários ao redor do mundo passaram a permanecer uma quantidade de tempo cada vez maior no aplicativo, que colhia informações sensíveis dos mesmos. Esses dados, através do modelo de publicidade comportamental, se transformaram em recursos financeiros para a empresa.

→ Disseminação de Discursos de Ódio e Desinformação
Devido a negligência da empresa, que se respaldou no discurso de liberdade de expressão dos usuários, diversas campanhas de desinformação e discursos de ódio começaram a se espalhar pela plataforma, sem serem removidas, mesmo que algumas defendessem a violência contra determinados grupos.

→ Regulamentação
Em decorrência das campanhas de desinformação e de discursos de ódio que se espalham pela plataforma e, consequente interferência nas eleições de diversos países, sociedade civil, políticos e agentes reguladores norte-americanos têm destacado a importância de criar regulamentações mais rígidas para empresas do setor e alguns inclusive defendem que o Facebook seja desmembrado, sendo, portanto, separado do Instagram e Whatsapp. A empresa tem investido pesado em lobby para barrar qualquer tentativa do tipo no Congresso Norte-Americano.

Super recomendo a leitura!

Luciana 16/01/2022

Uma leitura bastante interessante.
História, ideologia, turbulências e crises pela qual passou o Facebook e sua reação diante do crescimento e intempéries, muitas decisões são chocantes, o que não chega a ser uma surpresa dentro de uma empresa capitalista.
Enfim, o livro traz reflexões importantes para o nosso tempo.