Todos os verbos não conjugados

Todos os verbos não conjugados Nicolas Bastos

Resenhas - Todos os verbos não conjugados

wwlfstar 03/09/2021

Mesmo se eu escrevesse por horas sobre esse livro, não chegaria aos pés da experiência que é lê-lo.

Cai meio que de paraquedas nessa obra depois de ter visto uma thread no Twitter. Não sou muito de ler contos, mas resolvi dar uma chance. E minha gente! Chorei lendo, chorei lembrando da leitura e tô chorando agora escrevendo a resenha. Uma coletânea que derruba qualquer um, ao mesmo tempo em que aquece o coração.

Nicolas traz para "Todos os Verbos Não Conjugados" uma vulnerabilidade que requer muita, mas muita coragem. Vi em sua escrita a mim mesma, relembrando não apenas da minha vivência como pessoa, e sim também a minha vivência como escritora. A escrita de um talento inigualável, merecedora de todo o reconhecimento desse mundo.

Eu só tenho a agradecer pela oportunidade de ter lido esse livro que considero uma obra-prima, um dos favoritos da vida. Recomendo de olhos fechados e imploro: leiam!

Estela Fernandes 13/06/2022

Normalmente sou muito uma leitora slow quando se trata de ler poemas/poesias e com esse livro não foi diferente, mas sempre que eu pegava pra ler saia tocada pelas palavras escritas aqui. ?Caro amigo? e ?Os espíritos desse cômodo? foram as partes que mais fisgaram meu coração, além de que todas as poesias escritas neste livro são originais e não apenas cópias do que normalmente se vê em qualquer livro de poesia.

sky 19/09/2021

se um coração pudesse ficar inchado de sofrer o meu taria
gente esse livro é triste, engraçado, emocional, triste triste triste, bem escrito e virou um conforto meu mesmo não tendo nenhum conforto, leia

lais 12/02/2022

?para todas as pessoas que deixaram de conjugar alguns verbos nessa vida??

sinceramente que escrita apaixonante, gostaria de conseguir gravar todos os poemas pra sempre na memória!

Quaseromancista 31/08/2021

Uma antologia de tirar o fôlego
Vamos a resenha de Todos os Verbos Não Conjugados.

Eu ia fazer em vídeo, mas a qualidade da minha câmera não é tão boa assim, quando eu tiver um bom equipamento a gente migra pro YT. Mas vamos lá!

Hoje eu vou bater um papinho com vocês sobre minha leitura da semana passada, todo mundo (ou quase) viu que eu peguei um monte de nacionais para ler e que vou passar a resenhar deles, certo? E o grande escolhido foi: Todos os Verbos Não Conjugados — Nicolas Bastos. Porque o nome me deixou muito intrigada.
Por que o autor decidiu colocar esse nome? O que significa? Então peguei o livro e comecei a ler para esclarecer minhas dúvidas.
Tive uma grande surpresa ao descobrir que o nome tinha todo um contexto e se conecta perfeitamente ao enredo do livro que, acaba sim, conjugando cada título de capítulo. Porém isso ocorre de uma maneira inusitada, diferente daquela que aprendemos na escola.

O livro se trata de uma brincadeira do autor entre a prosa e a poesia, onde ele revela os sentidos de diversos sentimentos que estão muito bem descritos em cada um dos contos. Temos histórias curtas diversas que nos permite conhecer um pouco mais da forma de expressão do Nicolas e como ele molda sua vida sentimental em pequenos relatos dentro da história. Pois eu acredito, que alguns fatos ali, são um reflexo dele.

Embora eu não seja muito fã de histórias poéticas, pois sempre sou péssima para entender algo, eu me envolvi perfeitamente com esse livro e posso te garantir que é algo muito gostoso e fluido de se ler.

Não darei spoiler sobre o livro, pois sei que muita gente gosta de ter a surpresa da leitura, mas vou deixar registrado aqui que um dos contos me encheu de emoções, pois eu consegui sentir cada gota de sentimento que o autor quis passar naqueles trechos depressivos. Além dos relatos serem de pessoas as quais nós conseguimos encontrar facilmente em nossas vidas, fazendo os contos serem mais reais e profundos.

Um adento importante, é informar ao leitor que dentro da história existem alguns gatilhos como depressão, automutilação, álcool, suicídio, etc, que o próprio autor deixa registrado embaixo de cada um dos títulos. E o melhor é que os contos não precisam ser lidos em sequência, pois são relatos diferentes. Por isso, se você ver que se sentirá bem com o gatilho avisado no início de algum deles, você pode passar para o próximo.

Eu fiquei encantada com a leitura e recomendo para quem está atrás de um bom conto sobre amor e depressão que nos arranca os mais diversos sentimentos durante a leitura.
Eu li o livro em algumas horas, reli os contos que mais gostei e lerei sempre que sentir falta de algum relato. Com toda certeza vou ler mais livros do autor, pois amei sua escrita e ficarei feliz em encontrá-la novamente.

‘‘Vá embora ríspida, sem direito a me deixar carta de despedida, pois sou covarde demais para pedir que tu fiques e me queira (com a mesma imensidão que te quero).’’

isa 25/10/2021

incrível.
resolvi ler pois gosto de poesia, de qualquer tipo, só não esperava o que encontrei aqui.
esse livro é forte. a cada página, mesmo as mais singelas, algo me foi ensinado.
queria agradecer ao autor por ter escrito esse livro, me fez mudar meu olhar para a vida.

Sáh 11/07/2023

Visceral
Confesso que essa leitura me tomou um pouco mais de tempo, as palavras muito rebuscadas me puxavam pra trás quando eu começava a me empolgar...

Mas é uma leitura interessante, de uma realidade diferente da minha, mas que me encontrou em vários medos e curvas, principalmente na intensidade e nos medos de si mesmo.

O fato de ser um autor claramente bissexual deixou meu coração quentinho quentinho. Como é bom ver representatividade e se ler nestas páginas em diversos modelos de amor sem precisar de um aviso em roxo, rosa e azul.

Curiosamente, o último texto foi um dos que mais gostei. Talvez pela hosnestidade e simplicidade.