Luto é outra palavra para falar de amor

Luto é outra palavra para falar de amor Rodrigo Luz

Resenhas - Luto é outra palavra para falar de amor

Talita 10/02/2022

Como estudante de psicologia achei o livro bem a cara da autoajuda. Mas, como pessoa enlutada, que está passando por um momento difícil ao ver a família sofrendo muito, acredito que o livro trás conforto.
Cneliss 24/01/2024minha estante
Concordo! Em uma visão da Psicologia, esperava bem mais.

Livia 31/01/2022

A dor do luto é para sempre, só podemos desenvolver um lugar confortável e seguro para acomodar a nossa dor. O luto é o amor acumulado que não damos àquele que partiu, porém podemos doá-lo da maneira que fizer mais sentido para nós e, assim, honramos o nosso ente querido.

Mar 18/04/2022

Cansativo mas tem suas qualidades
Olha, eu tô numa busca incessante de algum livro sobre luto que realmente ajude de alguma forma a lidar com isso.
É nítido o esforço do autor e não duvido da sua capacidade profissional em auxiliar os enlutados a lidarem com o sofrimento. Mas a leitura é cansativa. Muita coisa repetida. Se o livro fosse mais longo eu teria abandonado. Só terminei porque é curtinho.
E foi bom ter insistido porque do meio pro final ele até que fica bom.
Gabms 25/05/2022minha estante
Não sei se você conhece ou já leu, mas o livro "A morte é um dia que vale a pena viver" da Ana Claudia Quintana Arantes traz uma visão diferente sobre a morte. Consequentemente, nos faz refletir sobre a morte de pessoas queridas (sobre nossa própria morte também). Não é um livro que fala especificamente de luto, mas talvez te ajude! :)

Mar 25/05/2022minha estante
Muuuito massa a dica! Vou procurar. Obrigada?

Gabms 25/05/2022minha estante
Por nada!! espero que goste!!

Andre Luis 05/07/2022minha estante
Também achei um pouco cansativo. Li o livro "A morte é um dia que vale a pena viver" da Ana Claudia, conforme indicou a Gabms. Gostei muito dele e acho que os dois se complementam (O livro do Rodrigo com o da Ana Cláudia).

Também estou em busca de livros que me ajudem no processo do luto e tem um outro a ser lido por mim: "Sobre a morte e o morrer", da Elisabeth Kübler-Ross, que é referência no assunto.

Gabms 05/07/2022minha estante
Pessoal, tem uma psicóloga no instagram que posta bastante conteúdo sobre luto, ela indica vários livros. Se tiverem interesse, o insta dela é @psicologapaulafarineli

Andre Luis 05/07/2022minha estante
Obrigado pela indicação, Gabms.

Mar 05/07/2022minha estante
Gente, quanta dica boa! Muito obrigada!!!

Maechler 06/08/2022minha estante
Tem um livro que me falaram muito bem, chama-se: Uma questão de vida e morte, do Yalom e sua esposa. Iniciei a leitura e tenho gostado muito, talvez valha a pena dar uma olhadinha. ?

Mar 10/08/2022minha estante
Boaaaa

mayaraliye 09/09/2022minha estante
Eu recomendo muito o livro "tudo bem não estar tudo bem", para mim foi o melhor livro que eu poderia ter lido nesse momento (eu também vivo um processo de luto e me senti muito abraçada por ele).

Evelyn 22/01/2023

renovador, ensino ao amor e segurança.
Se você deseja ler esse livro começo lhe alertando que será uma leitura que lhe abrirá os olhos. Te fará ver a vida com os olhos do amor e de tudo que o amor pode te ofertar. Para tanto, enquanto estudante de psicologia, afirmo que esse é um livro que rompeu as barreiras de tudo que aprendemos na faculdade sobre luto.
Aprendemos aqui que nada melhor que ofertar ao enlutado um espaço seguro em que ele pode (e deve) vivenciar o seu luto à sua maneira. Arrisco dizer que esse livro ensina muito sobre como deveria ser toda nossa prática profissional e não apenas no serviço aos enlutados.
Ademais, finalizo com a certeza que esse livro me tocou profundamente e me ensinou coisas que vão além dos caracteres, coisas que (re)aprendi sobre o luto e sobre o amor.
É uma leitura que mexe com você e com certezas que um dia você já teve. Mas acima de tudo, é uma leitura incrível, intensa e renovadora.

Andre Luis 06/07/2022

Um bom livro sobre o luto
O livro traz as muitas faces e os diversos sentimentos que constituem o luto. Além disso, o autor, com muita compaixão e respeito, relata algumas das muitas histórias vividas por ele no contato com famílias e indivíduos que enfrentaram a perda. De forma empática e acolhedora, ele detalha cinco maneiras de honrar àqueles que se foram, oferecendo aos enlutados infinitas possibilidades de acolher a dor e mostrando que ela é uma das faces do amor.

Apesar da leitura ter sido um pouco cansativa, gostei do livro e recomento a leitura. Indico também a leitura do livro "A morte é um dia que vale a pena viver". Na minha opinião eles se complementam.

Marcos 16/12/2022

Um cobertor para o luto
Falar sobre a morte é difícil na nossa sociedade. Sempre foi um tema interessante para mim, mas que dificilmente encontro outras pessoas que não sentem aversão ao tema.
O autor vem na contramão e trás a importância de se falar sobre o luto e a morte. Os sentimentos e o momento não devem sdr superados no sentido de algo que acaba pois isso significaria matar o amor que sentia pela pessoa que se foi. Luto significa amor, é essa a ênfase do autor.
Por mais que o autor veja seu livro como um cobertor para tempos difíceis, eu creio que vai além disso. É uma vacina que vai te auxiliar a não entrar no triângulo da vítima. Ou seja, vai te dar dicas para não ser aquela pessoa insensível perante o luto dos outros e que fala pelos cotovelos nos velórios frases como "pelo menos ele não está sofrendo mais" ou "ele está em um lugar melhor". Sempre tive aversão a essas afirmações que não confortam ou amenizam a dor do enlutado, mas que são frases prontas para se dizer quando não se sabe o que falar. Justamente porque ninguém sabe como reagir perante a morte ou o que fazer perante a dor do enlutado. Então soltam frases que deveriam ser classificadas no mesmo patamar das de parachoque de caminhão. Não servem para nada e ficam melhores quando ocultadas pela lama.

Pri Ruppenthal 31/10/2021

Depois de uma perda, lembrar dói.
Em Luto é outra palavra para falar de amor, o psicólogo Rodrigo Luz apresenta as muitas faces e os diversos sentimentos que constituem o luto por meio de casos repletos de particularidades que mostram como a experiência pode deixar de ser encarada como fraqueza ou exagero.

O livro traz uma abordagem mais afetiva ao tratar de uma das experiências mais devastadoras enfrentadas pelo ser humano. Diante do atual episódio pandêmico, fica ainda mais urgente amparar os milhões de enlutados somente no Brasil.

Gabriela Casellato fala no prefácio que o Luto não é somente sentir-se triste pela falta da pessoa amada; provoca uma forte sensação de ameaça e desamparo, medo, raiva e muito mais. Isso porque nosso instinto é manter e garantir a ligação afetiva que nos ajuda a viver. E, quando a morte nos rouba algo desse quilate, rouba um pedaço de nós mesmos e do mundo que construímos para nos defendermos da ansiedade e da angústia que a solidão evoca.

De forma empática e acolhedora, o Rodrigo Luz detalha como honrar aqueles que se foram, oferecendo aos enlutados possibilidades de acolher a dor e mostrando que ela é uma das faces do amor

"Não há nada que consiga descrever quanto pode ser emocionalmente avassalador o processo de sobreviver à morte de uma pessoa amada".

"Algo essencial que todos precisamos entender é que as histórias de amor dificilmente são interrompidas. O luto é uma forma de dar continuidade a essas histórias. Enlutar-se é recusar o fim do amor. Por isso, precisamos olhar para quem vive um grande luto com o entendimento claro de que, independentemente da forma pela qual esteja vivendo sua perda, essa pessoa vem simplesmente dando continuidade, da maneira que lhe é possível, a uma história de amor".

"É possível ser feliz depois de uma perda? Claro que sim. Porque há vida. E a vida que levarmos adiante será nossa melhor homena gem a um amor que jamais deixaremos perecer".

Luiz Henrique 11/04/2022

Luto é outra palavra para falar de amor
Apesar do estilo de escrita relativamente denso e, em certos aspectos, técnico, gostei da leitura. Como o tema é bastante delicado, recomendo cautela para essa leitura, por mais que a intenção do autor aqui seja o acolhimento, por vezes, algumas passagens são cirúrgicas. Muito bom.

caroline 16/09/2022

essa gracinha foi extremamente necessária pro meu processo de luto, aprendi muito, anotei muito e cresci muito. obrigada rodrigo luiz por esse abraço! recomendo muito

heyjcf 11/11/2021

Rodrigo faz um ótimo trabalho de acolhimento e explicação sobre a jornada do luto. É um livro que eu facilmente indicaria para qualquer paciente meu em consultório. O livro abraça a dor do enlutado e o ajuda a compreender este momento tão difícil. Uma linguagem simples, rica e autêntica, perfeito para enlutados! E profissionais, não esperem nada técnico!

Jéssica 04/05/2022

Uma leitura muito boa para as pessoas que tem por perto um enlutado. Podendo aprender sobre o luto. O livro trás histórias de diferentes pessoas que vivenciar o luto a sua maneira. Todo o processo da perda, os encontros com o grupo de apoio ao enlutado não apenas de morte, mas o luto por uma perda de um trabalho, de saúde, animal de estimação... muito boa a escrita. Enfim, vale a pena ler.

Gabs 01/06/2022

Lindo
Esse é um dos melhores livros sobre luto que eu já li (e já foram muitos). Destaque especial para o capítulo voltado aos terapeutas.

Eliane 04/01/2023

Luto e amor
Gosto do assunto e achei o livro de fácil acesso e linguagem simples, o que possibilita um melhor entendimento. Do ponto de vista profissional achei pouco técnico. Senti muito um cunho de auto-ajuda. Mas no geral o conteúdo é acessível e tenho certeza que pode ajudar muitas pessoas enlutadas.

Tamires225 22/10/2022

Você espera e você está certo
Como estou em luto, o livro me ajudou bastante a passar pelos primeiros dias. Como uma pessoa insegura, me perguntei se eu estava sofrendo demais ou de menos. É o meu melhor amigo, a pessoa que eu mais confio, eu tenho que fazer isso de forma certa, foi o que eu pensei. O livro me respondeu que não há forma certa, e está tudo bem. E essa era a resposta que eu precisava.