Vida desinteressante

Vida desinteressante Victor Heringer

Resenhas - Vida desinteressante

Luciano 03/12/2022

"Arrenego de quem diz que da vida não se leva nada, só a alma. Só os desalmados não veem que as coisas também têm a alma delas. Não preciso ser enterrado com nada, aliás prefiro ser cremado, mas quando eu morrer quero que toquem fogo nas coisas que amei. A fumaça dos meus cadernos de escola terá a alma da minha infância. As cinzas da minha carteira de trabalho lembrarão o tanto-tempo que vendi para os meus semelhantes por troca de comida. As cartas de amor, como é que não têm alma as cartas de amor? Nem é preciso ir tão longe (o amor é longe): as mensagens de celular também têm alma. Olha bem. Um telefone não é só carcaça".

none 24/11/2021

Reaprendizado
O título dessas crônicas, fragmentos de memórias, entrevistas, poemas, ensaios é de um diário com o mesmo título publicados en 2014 na revista Pessoa e incluidos nessa edição. Víctor Heringer desabafa, dialoga, se aborrece, ironiza, diverte, instrui, inventa um país com bandeira e sem patriotadas nem fronteiras. Os textos falam sobre viagens, amigos, livros, teatro, burocracia, política, as pequenas e grandes coisas desinteressantes que surgem em um bate papo informal, sugere leituras e músicas, mas de forma inusitada porque desinteressada (pouco importa que o leitor não concorde com ele, inclusive ao final ele compila frases tiradas de comentarios de trogloditas de sites de notícias e grandes portais de internet, sem julgar nenhuma opinião, com desinteresse).
Gosto da forma como ele fala sobre temas difíceis como arte, política, religiões e morte de um jeito descomplicado, direto, com humor e erudição quando necessário.

Pretti 09/10/2022

Meu irmão de alma
Victor Heringer continua sendo um dos escritores contemporâneos com os quais eu mais me conecto no sentimento e no modo de perceber/entender o mundo. Lê-lo em suas crônicas nesta obra infelizmente póstuma só reforça essa certeza. Tenho um amor tranquilo pelas palavras dele e um ódio profundo por ele ter ido embora cedo demais.

Andrea 07/11/2022

Uma boa conversa
Com organização e apresentação de Carlos Henrique Schroeder, Vida desinteressante são os textos escritos no período de 2014 a 2017 por Victor Heringer em sua coluna "Milímetros" para o site da revista Pessoa. E de certa forma uma homenagem a este jovem escritor que faleceu em 2018.

Misturando diferentes estilos, que continham desde fragmentos de memória, entrevistas com outros escritores, ensaios e crônicas, no livro de 262 páginas encontrei uma mistura de muitas coisas boas em uma escrita fluída, que convida a passear pela mente e pelas opiniões do escritor.

Resenha completa no blog: http://literamandoliteraturando.blogspot.com/2022/09/vida-desinteressante.html?m=0

oipedro 16/01/2022

Não há, em nossa época, alguém como o Victor. O livro que reúne os textos escritos pelo autos entre 2014 e 2017 comprovam a sua genialidade, mas deixam claro que ele não se preocupava com isso. Ele queria as letras, os livros os amores, as histórias, a vida. É assim que penso nele. É assim que o vejo. Como potência de vida.

Yara 27/06/2022

Vida desinteressante
Sinto muitíssimo por conhecer só agora o Victor. Ao contrário do título do livro, acredito que ele tenha sido uma pessoa interessantíssima. Textos sobre o dia a dia, divagações, absurdos e críticas.

Miguel 31/12/2023

O interessante "Vida desinteressante"
Victor Heringer me cativou muitos anos atrás. Infelizmente ele não se encontra mais entre nós, porém suas crônicas (que são desinteressantes apenas no título) nos permitem apreciar um pouco mais desse escritor sensacional. Sou suspeito para falar sobre o Victor, pois ele é um dos meus escritores favoritos! Quem quer conhecer um pouco da genialidade dele pode começar por este livro .