A escritura e a diferença

A escritura e a diferença Jacques Derrida

Resenhas - A escritura e a diferença

Joachin 02/12/2012

L`Ecriture et la différence foi escrita em 1963 e traduzido para o português em 1971. O escopo geral de Derrida é imprimir uma certa estranheza em relação às tradições clássicas do pensamento ocidental. Fortemente influenciado por Husserl, Derrida irá beber na fonte da fenomenologia para contestar as matrizes do historicismo e do objetivismo. Porém, o flerte entre Derrida com o pensamento de Husserl dura pouco. Ao buscar refletir sobre o signo e sobre a linguagem, já em um momento que os próprios estruturalistas estavam atacando a fenomenologia husserliana, Derrida irá iniciar um trabalho de desconstrução sistemática de cada obra estruturalista as taxando de logocêntricas. A inovação de Derrida consistiu em trazer para a leitura de textos filósoficos elementos provenientes da linguistica, psicanálise, etnologia, etc. Leitura obrigatória nos setores de ponta das Ciências Humanas.