Além do Oceano

Além do Oceano Maja Lunde

Resenhas - Além do Oceano

iammoremylrds 24/01/2022

a história é bem impactante, trazendo principalmente reflexões importantíssimas sobre a relação entre a água e o ser humano e se é muito bem trabalhada essa relação no livro, abordado de maneira profunda.

Lucas990 30/09/2022

O assunto (problemas ambientais e futuro do planeta) é interessante mas a história é bem chatinha, o resultado disso é um livro completamente passável.
O livro é narrado por dois personagens que viven em um espaço e tempo diferentes (Signe vive na Noruega de 2017 e David vive na França de 2041), Signe já está preocupadíssima com as consequências ambientais devastadoras do futuro enquanto David vive essas consequências na própria pele enquanto luta pela sua sobrevivência e a de sua família. Particularmente eu achei que os capítulos do David são mais interessantes, ao passo que os da Signe são bem arrastados. O livro como um todo promete e quase cumpre, mas infelizmente não chega lá. Uma pena.
PS: a capa é bem bonita.

Elane.Medeiross 26/02/2022

Uma leitura impactando sobre uma realidade que talvez não esteja tão longe de nós assim.
Em além do oceano a gente vai encarar a crise hídrica de frente, e é simplesmente aterrorizante!!

Diego Vertu @outro_livro_lido 24/07/2022

Causas ambientais
Na Noruega de 2017 acompanhamos a história de Signe, uma mulher de 67 anos, que se incomoda com a exportação de Gelo da Noruega. Em Flashbacks da sua infância vamos que Signe sempre foi ativista da causa e já denunciava os impactos da construção de uma Hidroelétrica.
Na outra linha do tempo em 2041, David chega a um acampamento acompanhado de sua filha Lou. David foge de incêndios e dos chamados países secos, no acampamento conseguem um pouco de água para sobreviver. Nas redondezas David e Lou encontram um barco que será o ponto principal da história.
A leitura é interessante, reflexiva e atual. Mostra como o meio ambiente é "vendido" e como a discussão sobre o aquecimento global é encarado com desprezo por pessoas e governantes ignorantes. A luta pela água nesse futuro próximo é muito real e entendemos se não mudarmos nossas atitudes podemos sofrer com a falta de água. A linguagem do livro é formal intercalando com alguns pontos informais que é bem interessante.
Onde peca? No enredo, poderia ser contado de uma outra forma. Signe acaba o livro inteiro num barco e contando suas lembranças. David faz muitas burradas e fica se arrependendo depois. O que incomoda é que é um livro vendido como causa ambiental e as vezes foca em dramas pessoais ao invés do assunto que foi propriamente escrito. A ligação das histórias também achei fraca, poderia ser mais desenvolvida. Mas vale a pena a leitura fica com uma nota de 3,5/5,0
APaula.Maia 24/07/2022minha estante
Exatamente! Esperava mais foco na causa ambiental e uma conexão melhor entre as histórias entrelaçadas, com um desfecho talvez um pouco diferente.

Kaprãn 30/10/2022

A temática e a maneira que o livro é narrado é interessantíssimo, mas acho que ficou faltando um toque final, um desfecho melhor.

Alan (@coracaodeleitor) 21/08/2023

Olá literários!

Hoje vamos falar sobre um lançamento que conversa muito com uma situação que o mundo está passando atualmente. Então já adianto que o livro trouxe muitas reflexões e me deixou bem envolvido.

Em um passado recente acompanhamos Signe, uma ativista ambiental que se preocupa com o que pode vir a acontecer no mundo pois as calotas polares estão em um processo de derretimento. E as consequências disso podem ser drásticas.

O livro também nos apresenta uma segunda linha narrativa, essa já no futuro onde acompanhamos um personagem que vive em um mundo onde a maioria dos lugares enfrenta uma seca eterna e com muitas queimadas e vemos sua jornada em busca de um lugar a habitável e onde possa haver água.

Acho que em ambos os arcos podemos achar esperança. Esperança de poder mudar o futuro no primeiro e esperança que ainda possa haver um futuro no segundo.

Aqui a crise hídrica já é uma realidade. E se conecta com o momento que estamos vivendo pois estamos tendo queimadas gigantes no Canadá e Havaí, fora em outros lugares do mundo.

O livro deixa tudo um pouco mais dinâmico devido a essa divisão na história. E sem querer dar um sermão ele acaba nos mostrando valiosas lições.

O final é bem satisfatório e eu gostei bastante. Mas terminei com um sentimento que ele poderia ter sido melhor desenvolvido.

De qualquer forma eu achei uma obra genial. Eu super indico, ainda mais no momento em que vivemos.

Leticiavazl 11/10/2021

Livro importante
Esse livro foi uma grande surpresa, no bom sentido. Já sabia que o tema é extremamente importante (a água e a relação humana com ela), mas não imaginava que a autora trabalharia tão bem duas visões tão diferentes ao longo desse romance.

Esse livro fez eu me sentir aliviada por ainda estarmos em 2021 e ainda poder aproveitar a chuva; fez eu me sentir triste por pensar que talvez as gerações seguintes não possam desfrutar de algo tão simples e comum para nós e fez eu me sentir ainda pior por saber que tabém é minha culpa; fez eu me sentir esperançosa sobre as relações humanas e fez com que eu me identificasse com personagens nada perfeitos de uma forma extremamente natural.

Todos deveriam ler esse livro é refletir sobre nossas ações, nosso futuro enquanto especie, nossas atitudes individuais e coletivas

APaula.Maia 31/07/2022

"Mesmo se você escuta que o mundo está mudando. Mesmo se vê isso no termômetro. Você não pensa nisso até o dia que não mais seja o despertador que te tira da cama, mas o som de gritos. As chamas alcançaram sua cidade, sua casa, sua cama e as pessoas que você ama (...) e você não pode fazer outra coisa senão correr."

O livro narra duas histórias em épocas muito diferentes mas nem tão distantes assim, a de Signe e a de David. A partir de capítulos alternados acompanhamos o caminho de ambos com séria reflexão sobre o impacto dos nossos atos no meio ambiente como também ao valor que damos para os itens básicos do dia a dia. Assim embarcamos numa aventura com a corajosa ativista Signe, e é através das relações dela que começamos a questionar nossos próprios atos diante das mudanças climáticas. Já David nos mostra o desespero de um pai e sua filha que nos machuca a cada passagem.

Futuro e passado se entrelaçam através da preocupante crise do aquecimento global. Podemos considerar apenas uma distopia ou pensar que pode ser uma previsão bem realista?

Eu confesso que esperava que a causa ambiental fosse mais explorada no livro. Algumas partes achei que poderiam ter sido melhor desenvolvida, principalmente o final de um dos dois protagonista que não me agradou muito. Mas o livro é bom e recomendo como leitura pois o tema principal é de uma importância extrema que não podemos ignorar.

Gabs.Fitz 16/10/2022

Decepcionante
Comecei encantada pela capa e pelo tema, mas conforme eu avançava parecia que estava descendo uma ladeira num trem descarrilhado.

A ideia era realmente ótima e severamente importante, mas é fraco e superficial. Incapaz de me fazer sentir empatia por qualquer um ali porque falta desenvolvimento de personagem e narrativa.

Acho que é uma das minhas maiores decepções desse ano. Por fim, deixo uma citação retirada do começo do livro, antes da decepção começar:

"O estalo do gelo é um dos sons mais antigos da Terra, e me dá medo, sempre me deu medo, é o som de algo que está se desfazendo."
Lucas990 16/10/2022minha estante
Decepcionante DEMAIS

iara170 09/08/2022

Achei a história muito fraquinha. Grande parte dos capítulos da Signe eram meio "inúteis" pro desenvolvimento da história e pareciam muito deslocados em comparação com os capítulos do David.
Para mim, o que fez esse livro ser levemente interessante foi a história do David e da Lou.

Leti 11/11/2021

Muito emocionante
Além do Oceano de Maja Lunde é um livro profundo que trata de modo incrível a finidade da água em um futuro próximo. A narrativa é intercalada entre Signe, uma mulher ativista de quase 70 anos no ano de 2014, e David em 2041, o qual foge de sua cidade natal com sua filha pequena e na pressa de escapar das chamas e da seca, acaba se separando de sua mulher e seu filho mais novo.
A trama gira em torno de Signe fazendo de tudo para preservar a natureza e seu bem mais precioso: a água, e das necessidades que a população enfrenta anos depois com a sua escassez. O destino dos dois narradores se entrelaça de uma forma única e inesperada quando David encontra uma embarcação abandonada, a qual pode mudar o destino do mundo.
A escrita de Lunde é de certa forma um pouco complexa, uma vez que a narração muda constantemente de personagens avançando e voltando anos, logo é necessário prestar atenção aos detalhes para não perder a essência do livro.
Maja Lunde transforma a personalidade dos personagens conforme o ambiente no qual vivem, no caso de David, ele se torna uma pessoa egoísta, capaz de roubar, brigar e trair em função do desespero e da fome, já Signe é capaz de largar uma vida economicamente estável e um relacionamento de anos para lutar por causas aparentemente perdidas.
Em alguns momentos da leitura eu lembrei do livro O Cortiço de Aluísio de Azevedo, no qual o escritor nos mostra como o ser humano pode mudar completamente suas ações e pensamentos em um ambiente diferente do seu habitual; e como a escritora de Além do Oceano faz essa mudança é incrível, de forma gradativa, muito bem escrita e interessante.
Eu acho uma leitura extremamente válida, o livro nos faz repensar sobre o quanto somos privilegiados por termos tanta riqueza natural em nosso país, além de nos conscientizar em como é importante cuidar do meio ambiente.
Além do Oceano foi um livro 4 estrelas para mim, não dei nota máxima em função de não ter muitos plot twists e ação, porém os pontos positivos da leitura são muitos, além do conteúdo em si ser importantíssimo, logo recomendo o livro para quem gosta de distopias, relacionamentos e personagens complexos.

Lauren / Biblioteca de Lilith 15/01/2023

O papel do sonho no fim dos tempos
Nesta narrativa os tempos são difíceis, pois as questões climáticas e suas graves consequências se tornam parte do cotidiano dos personagens. O ativismo ambiental se mostra necessário e os alertas e discussões que para muitos pareciam exagero se passam diante de nossos olhos, numa ficção muito próxima da nossa possível futura realidade.

Estava interessada pela leitura, pela premissa, entretanto a história caminhou de maneira um pouco diferente do que
Eu esperava, e por isso, talvez muitas muitas pessoas tbm tenham se frustrado. Porém, não vi a mudança de perspectiva como algo negativo. Fiquei pensando muito sobre as relações pessoais no meio das crises, em como nosso emocional e psicológico fica abalado quando estamos ansiosos e preocupados. Como é difícil conviver em meio as adversidades. Mesmo em situações extremas coletivas, ainda temos nossas individualidades e questões pessoais. Mesmo em desastre ambientais, temos nossos medos, defeitos, crises familiares e desesperos.

E pra mim esse foi um mérito da leitura. Como administramos tudo isso (que não deixa de existir) no meio de tempos incertos e com escassez de água e alimentos? Como nos mantemos humanos no meio disso tudo? Como cuidamos de nossas crianças se os próprios adultos estão desesperados e perdidos? Como manter a esperança viva, seguir adiante e tentar resistir quando tudo parece caminhar para o fim?

E aí encontrei outra beleza na história, Lou, uma criança que tbm sofria de diversas formas nessa empreitada, consegue , através da brincadeira e da imaginação fazer com que os adultos a sua volta ainda tenham coragem e forças para sonhar... E seguir resistindo... Brincando com ela visualizam possibilidades e alimentam esperanças para seguir lutando...

pedro2576 04/08/2022

superou minhas expectativas
comecei a ler sem noção alguma do que se tratava e fiquei impressionado !
ao mesmo tempo que trata de assuntos importantes e que deveriam ser mais discutidos como desastres ambientais, te envolve numa narrativa leve e que prende bastante!
a ambientação é imersiva e te transporta facilmente e completamente pra dentro da noruega ou de uma frança durante uma crise hídrica. os personagens (principalmente a signe) são muito bem desenvolvidos e possuem uma carga emocional tão intrínseca que os torna verdadeiramente humanos.
sem dúvida, uma leitura que valeu muito à pena.

Biblioteca Álvaro Guerra 04/10/2022

Em Além do Oceano, acompanhamos a narrativa de dois personagens em tempos e espaços diferentes, primeiro somos levados até a Noruega de 2017, onde a ativista Signe, vive suas próprias questões acerca das questões ambientais que a permeia. Num outro momento, somos transpostos até a França de 2041 e acompanhamos David, que vive o desespero dos impactos da própria crise hidrográfica. Duas narrativas que se conectam pelo tema que nos adverte sobre os impactos ambientais.

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788592795887