As Desolações do Recanto do Demônio

As Desolações do Recanto do Demônio Ransom Riggs

Resenhas - As Desolações do Recanto do Demônio

Dear.Manoel.Neto 17/10/2021

O fim de um ciclo de forma épica, mas não perfeito
?Não éraros super-heróis. Não nascemos soldados, mas fomos forçados a entrar na baralha. Éramos simplesmente peculiares.?

A conclusão da grande história enfim chega, o sentimento de urgência e perigo já fica claro desde já, nos primeiros capítulos com a demonstração de poderes de Caul, e apesar de termos muitos momentos assim ao longo do livro, não sinto um real perigo nos protagonistas.

A trama da profecia e dos 7 peculiares tem mais destaque e respostas, porém não me convenceu muito a real necessidade ou a falta de precisarem dos 7, acho que ter deixado tudo pra ser resolvido aqui, em meio a uma batalha final, não deu tempo de explorar bem o potencial que poderia ter tido essa trama para a história.

Mas felizmente os personagens seguem em suas melhores versões e evolução, mostrando o grupo totalmente preparado para o desafio que estar por vir, que é a parte principal e a mais bem trabalhada.

Como um todo, esse é o que menos apresenta fotos interessantes ou memoráveis, mas ainda sim, completamente se encaixam e são um ótimo diferencial para a história. E claro, o autor no dá um final emocionante e extremamente nostálgico.
Dal Farra 17/11/2021minha estante
Acabei agora! Minha saga preferida, tô devastada.
Mas concordo contigo, o melhor é ver a evolução e o potencial desses personagens, sinto como se todos fossem meus amigos.
A profecia dos sete é a história certa no livro errado, seria super valorizada se não fosse na batalha final.
O plot das origens e habilidades do Jacob salvou o final, porque, eu, pelo menos, achei a batalha meio fraca e rápida.

Dear.Manoel.Neto 24/11/2021minha estante
Totaaal Dal Farra era pra profecia ter sido desenvolvida no livro anterior ou ter sido melhor trabalhada nesse, mas realmente quando você observa, faltou algo. Mas no geral o conjunto da obra cativa de mais.. me sinto parte deles e a história é linda!

arthur 17/11/2023minha estante
é uma pena que caso o autor volte ao universo para escrever, o que é difícil, não será com os pupilos da srta peregrine ?

duda maia 03/01/2023

no fim, nosso lar de verdade sempre foi uns aos outros.
oficialmente com saudades das crianças peculiares do orfanato da srta. peregrine. nem sei se esse livro merece 5 estrelas, mas isso é mais que simbólico pra um ciclo que se encerrou. o responsável maior pelo meu encantamento pelos livros serão sempre os personagens, que são exemplos em muitos aspectos, inspiradores, apaixonantes, complexos, com defeitos e qualidades e características nítidas, com peculiaridades incríveis. amo essa família.
apaixonada por esse universo e todas as camadas que o mundo peculiar tem, suas tradições, rituais, sociedade, história, geografia, muito maravilhoso o que rasom riggs foi capaz de criar e muito feliz de poder ter desfrutado de toda essa história ?

arilopes 28/05/2022

As Desolações do Recanto do Demônio
O conteúdo das palavras a seguir podem conter spoiler e estragar a sua experiência me deixaria, profundamente, magoado comigo mesmo. Então, leia só quando finalizar a série!

Antes de tudo, seria um um erro monumental não ressaltar a escrita de Riggs, o autor consegue nos transportar para cenários imagináveis apenas fazendo uso da nossa maior fonte de magia: as palavras. Espero que Riggs continue escrevendo sobre outros mundos, personagens e narrativas mirabolantes e únicas e com a dose peculiar da sua incrível capacidade de transformar palavras desconexas em algo cativante, palpável e, assustadoramente, capaz de mudar e ajudar vidas: Histórias. Foi gratificante e uma delícia passar esse tempo com o conforto de palavras e personagens que nunca esquecerei. Obrigado! Além do mais, Riggs soube trabalhar, no épico desfecho, capítulos deliciosos e nada monótonos, a cada livro da série sentia essa evolução pessoal do escritor, de tentar minimizar a quantidade de páginas dos capítulos, porque, convenhamos, é cansativo capítulos longos.

Dito isso, quero discorrer um pouco sobre alguns acontecimentos da trama. Primeiro, achei a construção do vilão muito simplória, o vilão é mau simplesmente porque acha que os peculiares deveriam dominar e não ser subjugados, Riggs poderia ter aprofundado melhor a história do antagonista, visto que foram seis livros. Do mesmo modo, a morte dele foi algo bem morno e simples, olhando para todo o percurso da série, eu esperava muito mais! O mesmo cabe para a batalha, óbvio que tem grandes acontecimentos, mas no geral é rápida e sem nenhuma grande perda, e isso me incomodou. Ninguém morre, pelo menos nenhum dos personagens principais, temos só perdas de indivíduos secundários, acredito que para uma série dessa magnitude poderia ter ? pasmem ? ocorrido uma perda significativa.

Outro ponto, diz respeito a como Riggs, notoriamente, esqueceu de alguns elementos da história. Cadê o primeiro etéreo no confronto que Jacob dominou em Cidade dos Etéreos e que estava preso na arena de luta do Recanto? O que realmente aconteceu com Bentham depois da Biblioteca de Almas? Porque tornar dispensáveis/descartáveis os outros peculiares da profecia? E Julius, qual desfecho dele? E o caos no mundo dos normais que Caul deixou? Achei que a narrativa ficou com muitos pontos que poderiam ter sido melhor explorados. Além disso, achei totalmente desnecessário o começo do livro, além da demora para engatar nos acontecimentos da narrativa, acho que Riggs perdeu muito tempo até Jacob e Noor chegarem no Recanto, espaço de tempo que poderia ter acontecido diversos momentos relevantes para a trama. Também, sinto que Riggs recorreu a plots anteriores para algumas resoluções de problemas, o que, consequentemente, não surpreende o leitor. Assim, sinto que muitos desses ?problemas? só aconteceram porque o autor deixou tudo para ser desenvolvido e concluído neste livro, o que deixa o leitor, de certa forma, até sobrecarregado.

Ademais, não posso deixar de mencionar que ainda sinto que o relacionamento de Jacob e Emma precisava de mais uma conversa entre eles, até reli a conversa que ambos tem em A Convenção das Aves e, sendo sincero, é uma conversa madura, mas ela tende para que os personagens aceitam bem o término e fiquem amigos como se nada tivesse acontecido entre eles. Retorno a dizer, achei superficial e conhecendo Emma ? quem leu sabe ? foi uma aceitação sem nenhuma resistência, totalmente contrário a personalidade da personagem. Todavia, isso não quer dizer que eu não goste de Noor, pelo contrário, é uma personagem que foi sutilmente introduzida mas que logo ganha o leitor. Riggs poderia não ter feito deles um casal ? Jacob e Noor ?, mas amigos e ter resolvido a briga entre Jacob e Emma, não havia necessidade de mudar o casal principal. E, infelizmente, sinto que Emma após o término perdeu certa notoriedade na narrativa, e ela é umas das minhas personagens favoritas.

Por outro lado, tem alguns pontos que é um crime não comentar sobre. Enoch, obrigado por todos os momentos que você me fez ri ou que me irritou, acho que consigo te amar e, às vezes, odiar na mesma medida. Você é um incrível alívio cômico! Outrossim, amei a migalha que foi ter um peculiar que morava no Brasil. Cheio de estereótipos? Sim, mas amei esse reconhecimento e que, lamentavelmente, nem durou muito. Quem perdeu foram os leitores de outras nacionalidades! Outro quesito que gostei bastante, e não tinha mencionado em nenhuma das outras resenhas, foi como era gratificante chegar nas fotografias, ao longo do texto, das capas e segunda capas dos livros da série e entender o seu contexto. Riggs consegue ser surpreendente até em pequenos detalhes. Ah, o desfecho de que os peculiares simplesmente não começaram a viver no mundo dos normais foi o mais assertivo, seria impossível viver em paz em um mundo em que você foi caçado, temido e morto por milhares de anos por apenas ser distinto dos demais.

Destarte, foi maravilhoso acompanhar a história de Jacob e dos seus amigos e conhecer mais sobre esse mundo disruptivo que Riggs criou, é uma série que conheci lá em 2018 e só consegui concluí-la agora, tenho orgulho daquele Arilson que viu O Orfanato da Srta. Peregrine Para Crianças Peculiares na estante do shopping, em promoção, e decidiu comprá-lo e se aventurar nesse mundo. Sempre admirei a coragem dele de conhecer sobre o desconhecido! E sim, a experiência de ler essa série é mil vezes melhor do que só assistir ao filme. Porém, recomendo. Ambos!
E assim amigos, sigo em busca de outros peculiares e da preservação do nosso peculiar mundo literário.

"Às vezes, uma velha fotografia, um velho amigo ou uma velha carta ajudam a lembrar que você não é o mesmo de antes. Aquele que morava entre aquelas pessoas e valorizava isso, escolhia aquilo, escrevia de tal jeito não existe mais. Sem perceber, você percorreu uma grande distância. O estranho virou familiar, e o familiar, se não estiver estranho, é no mínimo desconfortável."

"Somos todos esburacados, e em alguns dias eu teria feito qualquer coisa para tapar meus buracos, mesmo que só por um tempo."

"Porque não pude parar para a morte, ela gentilmente parou para mim"

"Só porque ninguém se lembra do seu nome não significa que sua vida não valeu a pena."

"Melhor queimar de uma vez que se apagar aos poucos"

"Nada está morto: os homens se fingem de mortos, suportam falsos funerais e lúgubres obituários, e lá estão eles, a tudo assistindo pela janela, vivos e bem, sob um novo e estranho disfarce."

Lanai.Santos 18/02/2022

As desolações do recanto do demônio.
Incrível! Ransom Riggs sempre nos fazendo ficar divididos com os sentimentos de desespero e alegria. Sempre nos enchendo de surpresa e aflição. A conclusão da história não foi menos do que o esperado, nos fazendo retomar àqueles sentimentos do primeiro livro.

Raney 13/09/2022

As desolações do recanto do demônio
Surto coletivo demais nesse último, foi bomba atrás de bombo e foi tudo perfeito, final excepcional preciso de mais na minha vida

lulu 04/10/2021

Eu tinha muito medo do final dessa saga incrível ser decepcionante. O livro já começa em ritmo rápido e o mantem até o fim. Ele evoca muitas partes dos volumes anteriores que eu já tinha até esquecido, então lutei um pouco pra acompanhar, mas isso é esperado do livro final. A velocidade com que as coisas acontecem te envolvem completamente e em vários momentos meu coração ficou acelerado. Chorei no fim do livro e não quis acreditar que realmente tudo tinha acabado. Acho que não teria como existir um final melhor.
Maria.Eduarda 11/10/2021minha estante
agora fiquei ansiosa AAAA

milene 07/11/2021

Eu sou muito apaixonada por essa série e é uma história tão gostosa de se ler, porém eu achei que o autor prolongou demais. Achei desnecessário esse retorno do Caul (o que deixou a história muito cansativa nesse último livro).
Mas apesar de tudo, foi um final bem bonitinho e eles mereciam essa paz depois de tudo o que passaram.
Achei legal também que foi retomado algumas coisas que estavam soltas dos livros passados mas que foram explicadas.
Vou sentir saudades pupilinhos :(
Dal Farra 17/11/2021minha estante
Pode me lembrar o que tava preso nos livros passados e foi relembrado?

milene 17/11/2021minha estante
Acho q foi só mais aquelas tour da biblioteca das almas que da aquele rolo todo no final qndo eles supostamente "matam" o cal

Dal Farra 17/11/2021minha estante
Verdade! Acabei achando o retorno de caul desnecessário

milene 17/11/2021minha estante
Eu tambemm!! Podia ter focado em outras coisas

Giulia.Pulga 22/10/2021

É incrível o quanto eu fico presa lendo os livros do Riggs. Ele consegue ilustrar muito bem tudo o que está acontecendo com uma linguagem simples, mas bonita.
As imagens no decorrer do livro são espetaculares e só adicionam para a perfeição que o livro se torna.
Eu sou completamente apaixonada pelas crianças peculiares. Estou triste por ter terminado, mas feliz pelo desfecho.

Malu 11/01/2022

O fim de uma saga maravilhosa
Me apaixonei na história da Srt Peregrine e suas crianças peculiares desde o primeiro livro, foi uma saga que me marcou muito e com certeza uma das que eu mais gosto, tem um valor afetivo para mim indescritível e o final foi incrível, mas não perfeito, poderia ter sido melhor.

O 6° livro deixou um pouco a desejar, o livro todo é baseado em uma batalha épica que acabou rápida de mais e envolve uma profecia muito bem elaborada mas que não foi aproveitada, ela poderia ter sido muito mais explorada e também deveria envolver outros peculiares, não apenas Noor. Sobre Noor e Jacob achei que tudo aconteceu rápido de mais, teve todo um desenvolvimento e uma história com a Emma para que em uma semana ele esquecesse tudo e simplesmente se apaixonasse loucamente pela Noor??
E também achei sem sentido Jacob abandonar sua família e o mundo "normal" para sempre, abandonar seus pais naquele estado depois de terem apagado as memórias deles várias vezes e os deixando com sequelas, as fendas estavam ali para isso, para que pudesse conciliar os dois mundos e não precisasse deixa-los assim.
Fiquei muito feliz que o autor não matou Enoch, quando vi ele todo machucado me deu um aperto no coração por ele ser meu favorito ficaria arrasada se ele tivesse morrido.
Mas achei lindo e emocionante a forma como o autor terminou o livro, na casa deles em Cairnholm que me deixou com nostalgia e essa saudade.

Enoch O'Connor melhor personagem, tem meu amor todinho ?
Clara Azevedo 15/01/2022minha estante
Temos a mesma opinião do relacionamento do Jacob com a Noor.

Samara 01/05/2022

???
Esperava uma aventura emocionante, o livro não me decepcionou nem nada, a finalização foi ótima, acredito que tenha criado expectativas maiores, sendo o último livro de toda essa saga, mas a finalização foi ótima, só tinha expectativas maiores.
Resenhando Com Luke ® 04/05/2022minha estante
Aeee mais um pra Meta

Resenhando Com Luke ® 04/05/2022minha estante
Agora dobra a meta

Samara 04/05/2022minha estante
Simmm, vou começar outro daqui uns dias kk

Mari.Vasconcelos 10/10/2022

6/6
Esse sem dúvida foi o melhor da série, os fatos com arremates e um desenvolvimento envolvente.

Quase cheguei a acreditar que era chegado o fim do mundo peculiar; houve momentos que somente as escolhas mais difíceis se tornavam pelo menos esperança que dos males, esse fosse o menor: a destruição individual pelo bem coletivo.
... O problema ou a solução era que todos estavam dispostos ao mesmo sacrifício pelo mesmo propósito.

"? Mas pode não dar certo. Nós podemos falhar.
?Como em qualquer grande empreitada. Melhor morrer tentando, melhor queimar de uma vez que se apagar aos poucos."