Tudo o que leva consigo um nome

Tudo o que leva consigo um nome Francisco Mallmann

Resenhas - Tudo o que leva consigo um nome

raíssa. 06/04/2024

Só não dou 5 estrelas porque achei que em algum ponto ficou repetitivo. Mas achei genial essa indefinição de vozes, de destinatário. Fernando é só uma pessoa? Ou Fernando na verdade é uma nomeação de um conjunto de pessoas e situações negativas?
Nomear nossa raiva é das melhores lições que pego desse livro.

Gika 01/04/2024

Se eu te dissesse Fernando
O quanto ensaiei pra ler esse livro e ansiei por tê-lo e amei ter lido fotografei gravei deixei me marcar
esperei que a mensagem batesse deixei de lado até lá
retomei e voltei e tornaria a voltar
Obrigada, Chico!

Luccubus 16/02/2024

Esse livro se dirige a um tal "tu-lírico" Fernando, um homem branco que esnobou a eu-lírico. Francisco consegue fazer transitar entre a dor um deboche fortíssimo carregado de extrema potência política. O que pensam Fernandos, com sua vergonha sensata, seu senso comum transfóbico, sua falta de curiosidade e afetuosidade, além de estragar sonhos, condenando-nos a sonhar que os matamos com nossos fios de cabelo. Uma ferocidade que sempre foi isso, não foi felicidade.
E uma forma de se integrar ao mundo entre nomes, Francisco invoca figuras muito persuasivas e com suas próprias subjetividades, mesmo que mesquinhas ou gentis em sua irmandade, com Inês, Isabella, Federico, muito além de Fernando. O livro mais se dirige a ele. Pelo ódio por amar alguém que não se compromete, que mesquinha e debocha, e aí a autore devolve na mesma moeda. É múltipla, muito além do que Fernando pode achar. Um mistério, mesmo que pra isso não use grandes palavras ou finja ser gênio, afinal isso nem existe. Mas mesmo assim existe uma forma muito afetuosa de trabalhar todo esse trauma. Francisco invoca Fernando não só para debochar dessa figura arquetípica privilegiada e desconectada da realidade, mas pra falar diretamente com ele. E em muitos momentos até o entende, acolhe suas dores, mas não esquece. Não pode esquecer e nem perdoar o que não foi mudado e pelo que nem se pediu desculpas.
Realmente esse livro é muito vivo. Ele fala como se fosse uma amiga numa reunião de fofoca, chorando as pitangas, lavando a roupa suja. Uma amiga que decide apesar disso viver. "Sou poeta a pesar"

Camis 05/02/2024

Obsessão
Esse livro é uma obra prima! Um espelho da mente e da alma, que reflete amor e ódio de uma forma visceral. Ler este livro é reviver sentimentos antes pouco entendidos, ou difíceis de explicar. Genial de uma forma que poucos entenderão.

.vic. 27/11/2023

Uma companhia calorosa em momentos difíceis
Tem livros que parecem cair como uma luva, né? como se houvesse o momento certo pra ele aparecer na sua vida. e assim foi com essa obra de francisco. maria me disse "amiga você precisa ler esse livro" e assim o fiz. é um livro pra ler, reler, ler em voz alta (como fiz com maria, pra que soubesse do que eu estava rindo ou concordando bruscamente). há tantos fernandos por aí, que conseguimos entender francisco perfeitamente, as vezes somos francisco, as vezes francisco é nosso amigo conversando no bar numa terça a noite. por que terça? porque foi o dia que li, mas poderia ser outro dia também. ainda bem que maria me apresentou esse livro, agora preciso comprá-lo pra revisitar de vez em quando, talvez numa quinta-feira ou domingo, não sei. ainda me pego pensando nele.
Yasmin 27/11/2023minha estante
Nunca vi esse livro, mas essa resenha definitivamente me instigou a lê-lo

yasmoonsung 04/10/2023

°fernando, torça pra nunca me encontrar fernando°
Lindo lindo lindo, daqueles livros que as pessoas criticam por ter uma poesia em cada página, mas que são tão profundas que machuca.
Comecei achando que tinha sido escrito por uma mulher nos anos de ditadura, depois descobri que não, mas ainda assim era encantador porque me fez imaginar uma realidade que nunca existiu (e produzir um ódio por Fernando).

lmpm 16/07/2023

Esperava muito mais desse livro, mas não é tudo oq esperava
é um livro bom, a escrita é boa, mas esperava outra coisa é isso...

Leticia 05/06/2023

Como é bom me encontrar às vezes.
Amei as poesias, amei que a raiva foi tratada como ela deve ser, com raiva. Apesar de Fernando ser apenas uma pessoa, senti que poderia ser várias. Fiz muitas marcações.
"A cada dia estou mais jeitosa" foi o meu carinho mor.
Senti as vezes que lia Clarice, sei lá apenas senti.

Yasmin.Paulino 29/04/2022

Até agora o melhor de 2022
Livro pra ler gargalhando, imaginando as cenas. De compartilhar com os amigos e imaginar o quanto Fernando era caótico

Rostova 19/03/2022

?se amo Fernando amo desescondida?
É surreal como em poucas linhas o autor consegue dizer tanto. Nessas poesias, Fernando representa tudo que eu temo e amo.

MaPetrini 09/01/2022

Amei!
Adoro livros que falam o que eu ainda não sei como falar.
Foi indicação da Sutilezas Atômicas e eu super recomendo pra quem quer um livro leve e fácil de ler.

Patrícia.Bilibio 27/11/2021

Tudo o o que leva consigo um nome
Há uma hora não sabia quem era Francisco Mallmann. Agora estou profundamente embevecida. Livro irresenhavel. Jamais me deslembrarei.

priscilabonatto 17/10/2021

esse livro é uma coisa!
ele é bom de brincar, de interpretar, de levar pra roda de amigues, de ficar circulando e caindo na boca do povo: é viciante.
ele só não é bom de ficar na estante: não combina com a vivacidade dele, com o deboche, com o movimento, com a interatividade que ele propõe.
fernando virou um evento: todas as pessoas à minha volta aderiram a essa entidade catártica.