Construindo movimentos: Uma conversa em tempos de pandemia

Construindo movimentos: Uma conversa em tempos de pandemia Naomi Klein
Angela Davis

Resenhas - Construindo movimentos: Uma conversa em tempos de pandemia

Luciano 25/08/2021

Pena que seja tão curtinho
"[...] esta é uma crise criada pelo sistema capitalista. A pandemia em si é a expressão da guerra contra a natureza".

Rodrigo | @muitacoisaescrita 20/05/2020

Essencial para pensar o imediato e um novo possível futuro
Muitas questões são debatidas aqui. Angela e Naomi, e outros militantes, debatem sobre medidas mais urgentes (como o desencarceramento, o não-investimento em medidas militares e a necessidade de fornecer gratuitamente moradia, alimentos, etc) e outras possibilidades para um futuro que seja anticapitalista, visto que a atual crise global, da forma que ela se estruturou, foi criada e intensificada pelo neoliberalismo e a visão de lucro acima das vidas.

Katia Rodrigues 11/07/2021

"O capitalismo está despreparado para suprir de fato as necessidades das pessoas e dos seres no planeta"
"Também estamos sob ataque do capitalismo racial, realidade em que o interesse de executivos, corporações, acionistas e alguns ricos vale mais que a vida de bilhões de pessoas - e até mesmo que o próprio planeta"

"Esse oportunismo corporativo que olha para toda essa novidade, e não se pergunta: como vamos resolver isso? como vamos salvar vidas?, e sim Como posso enriquecer ainda mais em benefício de meus próprios interesses?"

"Haverá um colapso de pequenas empresas. Caso não queiramos terminar em um mundo no qual Jeff Bezos seja o único homem em pé, devemos dar o direito de restaurantes que estão fechando, de salões de beleza que estão fechando e de todos os tipos de empresas que estão fechando de assumir os seus locais de trabalho e transformá-los em cooperativas"

"Vamos construir uma economia que valoriza, enaltece e está enraizada na necessidade de cuidarmos uns dos outros"

KKbarros82 02/05/2021

"capitalismo é o desastre"
Extraído de um debate on-line organizado pela Rising Majority, Angela Davis e Naomi Klein debatem a possibilidade da construção de movimentos em tempos de pandemia.

Reconhecidas ativistas feministas de esquerda, ambas enfatizam a face racista, xenófoba e machista que a atual crise viral escancara tão abertamente e Davis vai além ao pensar encarceramento em massa nesse período pandêmico.

Ela afirma brilhantemente: "o capitalismo global é de fato responsável pela incapacidade de lidar com esta pandemia e também é responsável pelo grande número de pessoas presas em centros de detenção e pelo alto preço dos cuidados de saúde, moradia e educação."

Davis ainda alerta, "que a saúde não deveria ser tratada como mercadoria. Que as pessoas não precisavam ser presas, simplesmente porque não há lugar para elas na economia atual."

Naomi ainda sita a celebre frase do pensador Mike Davis: "a crise do coronavírus é um monstro alimentado pelo capitalismo." Ou seja, o capitalismo é o próprio desastre que precisamos combater e este é o momento.

Usando as palavras da própria mediadora do debate Thenjiwe McHarris: "Não há dúvida de que se trata de um período desafiador, mas também queremos dizer que, mesmo sendo tempos de grande risco, é possível levantarmos a mais transformadora, poderosa e ousada exigência atual. E construir a mais unificada e poderosa esquerda, que nosso povo e o planeta tanto merecem."

Sendo assim, ao ler "Construindo Movimentos - Uma conversa em tempos de pandemia" fica clara a mensagem passada pelos participantes e que o leitor precisa entender que "este é um momento para dizer que precisamos desesperadamente de uma alternativa ao sistema capitalista, colonialista, patriarcal e racista." Da crise é que vem a mudança.

Larissa Guimarães 06/02/2021

O livro é uma descrição de um debate entre as autoras, as quais são muito assertivas em suas pontuações e trazem a tona reflexões importantes para o contexto da pandemia.
Gostei bastante da série de livros que seguem o mesmo tema em diferentes nichos, com debates tão atuais!

May 20/07/2020

Ótimo para quem quer pensar no mundo pós pandemia
O livro é maravilhoso, tem várias discussões sobre como estamos enfrentando a pandemia e quais as possibilidades do pós pandemia

Débora 02/04/2021

A leitura é fluida, a escrita bem didática.
A temática é de extrema importância para a realidade que estamos vivendo, como o livro foi sobre um debate no início da pandemia, hoje percebemos o quanto aquela conversa retrata a realidade hoje, principalmente a citação em que o Brasil se encontra.

Renata (@renatac.arruda) 14/06/2020

O livreto é a transcrição de um debate online, organizado em abril pela Rising Majority, no qual as gigantes Angela Davis e Naomi Klein falaram sobre as questões para as quais os movimentos de esquerda devem se atentar nesse momento de crise.

Como abolicionista, Angela Davis aponta como urgente a questão do desencarceramento, citando a experiência do Irã, que libertou um terço da sua população carcerária, como exemplo. Ela lembra também que não basta pedir a libertação de pessoas presas sem que o governo forneça moradia e comida gratuitas para elas, um vez que muitas não têm casa ou família a quem recorrer.

Já Naomi Klein afirma que "o que é declarado emergência é sinônimo de poder nos EUA", mencionando o chamado capitalismo do desastre:

"Esse oportunismo corporativo que olha para toda essa dor, toda essa necessidade, e não se pergunta: 'Como vamos resolver isso? Como vamos salvar essas vidas?', e, sim, 'como posso enriquecer ainda mais em benefício dos meus próprios interesses?'"

Davis também fala sobre o quanto a maior parte de quem está na linha de frente, de trabalhadoras domésticas a enfermeiras, são as mulheres, principalmente pobres e racializadas. Ela lembra ainda que esse modelo de quarentena não só é inviável para muitas pessoas, como o ambiente doméstico também não é seguro para inúmeras mulheres e crianças, que estão sendo vítimas de violência.

No debate, que conta ainda com as falas de lideranças da Rising Majority, são tratadas questões como o capitalismo, o racismo e a xenofobia anti-asiáticos, o racismo estrutural, o autoritarismo de direita e a oportunidade para a esquerda apresentar soluções radicais e inspiradoras de maneira global.

"Acho que todos sabemos o que é isso, que tudo o que temos somos nós mesmos. E quando tentarem nos virar um contra o outro, devemos lembrar que, mesmo isolados, precisamos nos aproximar dos outros e construir a maior resistência possível, porque tudo está em risco".

Além do livro, a @boitempo disponibilizou o vídeo completo do debate em seu canal do YouTube.

@renatac.arruda

Sara277 17/06/2020

Essencial
Leitura leve, prática e didática. Essencial para quem quer entender o momento atual que vivemos da pandemia do COVID-19. Essencial pra entender que precisamos mudar as formas que enxergamos e conhecemos como viver em sociedade. E, entender também, que a pandemia tem raiz no sistema capitalista que é também a raiz que conecta e intersecciona todas as problemáticas que vivemos na nossa sociedade heteronormativa, patriarcal, racista, machista, capitalista, etc, etc.

Ingrid.Pardinho 28/04/2021

Essencial
Essencial para se pensar formas de solucionar os problemas trazidos pela pandemia, que desde muito tempo já estavam sendo alimentados pelos capitalismo

Jéssica Dutra 01/05/2021

Esse sistema criou as condições para esta crise se aprofundar, ele enfraqueceu nosso sistema imunológico coletivo e, assim, criou as condições nas quais esse vírus se espalha desenfreadamente.

Marina 19/04/2021

Leitura rápida, mas muito necessária para repensar alguns temas nessa pandemia e começar a pensar criticamente sobre a crise que estamos vivendo

Gabi Sagaz 25/05/2021

Uma conversa
O texto é sobre uma palestra conversa logo no início da pandemia, em abril de 2020.
Ali tanto Angela quanto a outra professora ali apontaram ponto importantes que sou fomos percebendo durante o passar da pandemia.

Leitura rápida.

Oliveira208 04/04/2021

Tendencioso
É lindo pensar em um futuro melhor, integrado e global, porém é uma situação que só existe na ideia. Pessoas de diferentes etnias sempre se comportaram de uma determinada maneira, infelizmente, não é algo passível de mudança.