Heir to the Empire

Heir to the Empire Timothy Zahn

Resenhas - Heir to the Empire

Felipe 06/04/2014

Episódio VII, VIII e IX!
Ótimo quadrinho!!! Mal posso esperar para ler os livros e ter uma visão mais profunda da história!

A história é BEM interessante! É legal ver um vilão inteligente, sagaz e que não usa a força, mostrando que não se precisa da força para ser um bom vilão!

Recomento para qualquer fã de Star Wars!!

JuRodrigues 29/04/2014

Boa continuação da trilogia original
Heir to the Empire é o primeiro volume da trilogia Thrawn e foi escrita pelo premiado autor Timothy Zahn. Essa trilogia é ambientada alguns anos depois da batalha de Endor, onde a Rebelião derrotou oficialmente o Império, e tanto o Imperador quanto Lord Darth Vader acabam mortos.
O desafio agora é estabelecer um governo funcional para a Nova República e trazer para os povos a paz e os ideais pelos quais tantos rebeldes lutaram.

Neste primeiro volume Leia tem que conciliar seus deveres como membro do governo provisório que busca restabelecer o modelo de república para a administração da galáxia, com seus estudos sobre a Força e seu casamento com Han Solo.
Han por sua vez trabalha como enviado do governo provisório na tentativa de encontrar aliados e parceiros entre os contrabandistas e pilotos particulares.
Luke já é um Jedi poderoso mas sente a necessidade de aprender mais, não só para sim como para poder passar esse conhecimento adiante. Ele ainda auxilia Leia e o governo provisório na estabilização da Nova República mas cada vez mais ele direciona sua atenção para a tarefa de se preparar para restabelecer a ordem Jedi.

As dificuldade enfrentadas para estabelecer um novo governo são aumentadas pelas diferenças de opiniões e ambições dos envolvidos e agravadas pelas incursões táticas de uma frota remanescente do Império que está em missão para minar o instável poder da Nova República.

O trio de heróis passam por tarefas, desafios e perigos, por vezes sozinhos, enquanto em outras atuando juntos, seja por planejamento ou por obra do destino. Vários personagens conhecidos aparecem por aqui também, como Chewbacca, C-3PO, R2-D2, Lando, entre outros; e, somos apresentados a novos personagens também, principalmente os relacionados com o antigo Império.

O autor Timothy Zahn conseguiu fazer um bom trabalho ao trazer a essência e a dinâmica dos personagens e do universo Star Wars para o mundo literário, ajustando-o a esta mídia, dando-lhe opções e caminhos que não ferem o que foi visto nos filmes mas lhe auxiliam a crescer e desenvolver esse mundo.

Gostei muito da história, de como os personagens mantiveram sua bagagem enquanto apresentam evolução e amadurecimento pessoal e em suas relações. Ri com as tiradas de C-3PO, continuei fã da bravura de R2-D2, gostei de ver um Luke mais maduro, ainda que passando por conflitos. Legal também ver que a relação entre Han e Leia não foi transformada num amor meloso, eles se respeitam e amam, mas encontram um equilíbrio entre o casal aventureiro e de ação com o romance e o amor.

Não tenho pretensão alguma de analisar os eventos do livro ou de tentar inseri-los na cronologia de Star Wars, afinal sou uma simples fã que entende de menos e está só começando a conhecer um pouco mais sobre essa saga tão legal. Dito isto, achei o livro muito bom. Para quem gosta desses personagens vale super a pena ler o que aconteceu com eles depois dos filmes.

4,5 estrelas

site: http://leiturasdajurodrigues.blogspot.no/2014/04/li-star-wars-heir-to-empire.html

casanova 23/05/2021

Uma ótima (e verdadeira) continuação ao Retorno do Jedi.
Esse livro é amado por muitas pessoas, e eu entendo o por que. Ele foi o responsável pela criação e popularização do universo expandido de Star Wars (hoje em dia conhecido como "Legends"). Além disso, ele também foi responsável para trazer de volta Star Wars para a mente das pessoas nos anos 90. Isso acabou culminando em muitos outros livros, HQs, brinquedos e obviamente, nas prequels.

E faz sentido! Antes de Rey, Kylo Ren e a trilogia da Disney ESSE era o verdadeiro episódio VII. E vamos ser sinceros... Ele ainda é. Mas essa análise pretende ser objetiva, muitos fãs do Legends tratam esse livro como a segunda bíblia e por mais que eu tenha gostado muito dele, ele não é perfeito.

Esse livro faz um uso lindo da mídia literária para sua vantagem. Ele adapta as características de Star Wars para as páginas mas adiciona elementos que não é possível nos filmes. Conhecemos mais os personagens, entendemos seus pensamentos, suas inseguranças e suas ações sem eles precisarem falar nada. Zahn entende muito bem dos personagens criados por George Lucas e eu em nenhum momento senti que eles estavam agindo de uma maneira "fora de personagem."

Os novos personagens são fantásticos e se encaixam perfeitamente com os originais. Eles realmente parecem fazer parte desse universo. Talon Karrde, Mara Jade, Fey'lya e obviamente... Thrawn. Thrawn é perfeito! Um melhores vilões de star Wars que faz uma boa competição para Vader como um ser maligno. Mas o livro tem dois grandes problemas:

O primeiro é o pacing, que muitas vezes é confuso. De vez em quando o livro está perfeito, grandes cenas que deixam você na beira do deu sofá. Mas em outras o livro parece estar extremamente lento e nada acontece. Não tem um equilíbrio. O segundo é que eu acho que o livro foi um pouco longo demais. Eu não tenho problema com livros longos, mas muitos dos "Pit stops" dos personagens foram bem desnecessários e adicionaram pouco pra história. Eu sei que esse não era o objetivo, mas pareciam estare alí só pra aumentar o livro.

Enfim! Pode não ser perfeito, mas é uma leitura muito divertida que todo fã de Star wars deve ler.