Os Elefantes Não Esquecem

Agatha Christie

Resenhas - Os Elefantes Não Esquecem

vitoria brito 19/04/2024

O final foi meio?
Gostei do enredo do livro, por ser curto não houve desenvolvimento dos personagens, apenas solucionar o caso de duplo suicídio. mas o final foi tão previsível e a justificativa pro crime foi tão medonha?

Mikaelen.Bezerra 17/04/2024

Bem óbvio, mas bom ainda.
Este livro foi um dos últimos escritos pela Agatha, tanto que quando escrito ela já estava na casa dos 80 anos. E por mais bom que o livro seja, essa informação faz muito sentido depois que a gente descobre, pois a escrita dela aqui deixa evidente que ela já não estava em suas melhores condições.

O mistério é realmente muito intrigante já que é um crime que foi cometido alguns anos antes da época em que a história se passa, e aconteceu de uma maneira um tanto quanto curiosa. E óbviamente também temos o detetive Poirot com Mrs. Oliver que é uma dupla que eu nunca havia lido mas achei a dinâmica entre eles uma coisa incrível. As analogias sobre os elefantes foram outra coisa que encaixou muito bem na história e deixou tudo mais divertido.

No geral geral o livro é bom e divertido, mas como eu disse tem alguns problemas bem que ficam bem óbvios de perceber enquanto estamos lendo. Esse foi o primeiro livro da Agatha que eu realmente posso dizer que acertei a resolução do caso, tanto o assassino(a) quanto os motivos do crime. E isso porque a autora além de se repetir muito em alguns momentos, também acaba se precipitando na revelação de algumas informações, tornando muito mais fácil antecipar os caminhos que ela vai seguir.

Portanto, a soma geral é que este é sim um livro divertido, além de ser bem curtinho e rápido de se ler. Apesar de bem previsível e meio novela mexicana.

Pudinnm 15/04/2024

Acho que entrei com muitas expectativas pra ler esse. A proposta de desvendar um mistério que já ocorrerá anos antes é bem diferente do que estava habituado. Meu erro foi esse, entrar esperando outra coisa. Mas Ágatha nunca decepciona, então continua sendo um ótimo romance policial.
O amor era muito diferente nos séculos passados!

Maria Eduarda 15/04/2024

Meu primeiro contato com as obras da Agatha
Achei esse livro bem bom! Apesar de ser minha primeira leitura dos títulos da Agatha, gostei da maneira que este livro prosseguiu, deixando pistas para que o final pudesse ser cogitado e foi aquilo que eu havia imaginado. Não é questão de plot, fica na vibe de quebra cabeça previsível antes do final, colhendo as pistas, gostei!

jsmuniz 14/04/2024

Incrível
Simplesmente Agatha Christe e mais uma bela e interessante história. Dessa vez conseguiu montar um mistério em um livro relativamente curto, mas que prendeu como qualquer outro. Apesar de ter quase adivinhado o caso, ainda assim ela trouxe ideias diferentes que não me permitiram acertar 100% da história.
Leitura rápida e maravilhosa. Recomendo muito!!

Jão 10/04/2024

As aventuras Shakesperianas de Poirot
Mais um da Agatha Christie pra coleção, e no geral uma história bem sólida e amarrada, sem nada mirabolante.

Aqui temos um misterioso caso não resolvido de um duplo suicidio (!!) que volta a tona 12 anos depois.
Cabe ao nosso amado Poarrô fazer o que faz de melhor: esfregar na cara da polícia como se faz uma investigação decente. rs

Brincadeiras a parte, é uma boa história com um bom desenvolvimento. Uma mente alerta vai matar a maior parte do ministério pelas pistas que são dadas. E o final é de certa maneira, reconfortante.

Camila1856 07/04/2024

Uma história realmente impactante, até que eu gostei dele ser curtinho pra não ter muita enrolação mas apesar disso é um livro bastante envolvente e o final me surpreendeu. Maravilhoso!!

Apple13 03/04/2024

Bom :]
Nunca fiz resenha, então não estranhem KKKKK
Achei o livro muito bom! Primeiro que li dela e me apaixonei de cara, fiquei bem encantada com o livro do começo ao fim. A partir de uma certa parte você começa a entender um pouco mais e ter uma ideia do que aconteceu, mas sinceramente, superou minhas espectativas! Não esperava ser tão bom assim! É plot twist um atrás do outro. O final foi bem surpreendente e mesmo tendo uma quase ideia do que acontece, ainda me intrigou bastante. Recomendo muito! Se esse tá na estante, COMPRE!

Bruna 02/04/2024

Meio enrolado
Sei lá, só penso que se Poirot tivesse se envolvido mais logo no começo tudo teria andado mais rápido.

mthsthn 31/03/2024

"Mesma pessoa, chapéu diferente"
Incrível como os livros de Agatha têm se tornado uma verdadeira "cura" depois de ressacas literárias; li esse depois de passar três maravilhosos, porém conturbados, dias no quarto com G.H. e Clarice. E então... vem a cura personificada em Agatha. Esse é, dentre todos que li dela até o momento, o mais "estrangeiro", o mais estranho: a solução de um crime do/no passado, mas que traz requintes de atualidades. Foi apaixonante conhecer outra personagem de Agatha, Mrs. Oliver, espero ler outras obras com ela.

Algo que só agora me chamou atenção é como Agatha dá importância aos detalhes de uma cena, algo que pode meramente casual ao olhos de Hercule Poirot torna-se grandioso. Talvez seja sua forma de nos atentar às coisas delicadas da trama, mas que dão a liga para que os atos aconteçam.

Fora isso, é um belo livro sobre como amores não curados têm sede de justiça, como é desafiador enfrentar padrões moralmente definidos. Mais uma vez Agatha consegue, por meio de uma costura, alinhar fatos e fofocas, história e anedota, passado e presente. Não é a minha leitura preferida dela, mas é uma das mais instigantes.

Sigma Algebra 30/03/2024

Apenas a Agatha sendo maravilhosa como sempre, necessito de fazer minha coleção dos livros dela urgentemente.
A história em si é bem simples, tanto que deduzi o plot antes do que eu normalmente deduzo lendo livros desse tipo, mas fluiu tão bem que acabei lendo ele tranquilamente só pra saber se eu estava certa ou não (eu estava).
Mesmo assim acho que ainda prefiro as investigações da sra Marple às do investigador.

Walisson 27/03/2024

Muito bom!
Mais uma leitura da Ágatha, dessa vez meu primeiro contato com Hercules Poirot. Gostei muito da história, que se desenvolve muito rápido e te prende na trama.
Suspeitei de algumas pessoas, inclusive adivinhei o desfecho, mas também não acho que a autora faz muita questão de esconder.
Esse livro serviu pra me conectar de volta com a Agathinha, após a decepção que foi M ou N. Ansioso pra ler outros livros dela!

Larissa 25/03/2024

Envolvente
Um livro leve, divertido e cheio de suspense. Nesse livro é relembrado um crime passado disfarçado de fatalidade. Porém, com o desenrolar da história, a verdade vem à tona.

Suspense comandado pelo nosso querido Hércule, possui uma narrativa previsível em partes, sem nenhum final com plot mirabolante. Eu gostei bastante, devorei ele em pouco tempo.

Eu e a minha irmã fizermos um podcast sobre a vida e as obras da Ágatha e mencionamos esse livro brevemente. Caso alguém se interesse em escutar, esse endereço abaixo é o do episódio: