A casa amarela

A casa amarela Sarah M. Broom

Resenhas - A casa amarela

Gabriela Costa | @leia_preta 29/11/2021

Como ressuscitar uma casa em palavras?
"Casa Amarela" de Sarah Broom narra a história da família de Sarah e sua forte relação com a Casa Amarela, na qual cresceu com seus irmãos em meio a Nova Orleans de enchentes e furacões. Quando comecei o livro eu não esperava que seria arrebatada por essa história tão pessoal de luta pela moradia por uma família negra, com uma mãe que sempre sonhou em ter sua própria casa. Ivory Mae é uma figura e tanto, que cria 12 filhos sozinha, após perder o primeiro e o segundo marido. Sarah Broom, sua filha mais nova decide escrever um livro - que me lembrou muito Água de Barrela - para contar sua própria relação com a casa, o que ela significa para todos e como nossa vida está cercada pela ideia de um lar ao qual se pertence.

Ao longo das partes do livro você vai descobrindo mais e mais sobre a família, Sarah entrevista seus irmãos e sua mãe, relata as experiências de enchentes, rompimentos de barragens e o furacão Katrina. É uma loucura ler em primeira mão como a vida das pessoas em Nova Orleans foi cotidianamente afetada por uma sucessão de eventos ambientais, demonstrando o impacto do próprio racismo ambiental em suas vidas.

A constante luta por manter Casa Amarela em pé é o que toca o enredo do livro, mas quando a casa vai morrendo, o dinheiro não entra mais, a estrutura cede e o Katrina termina de derruba-la, se abre um buraco em todos. É nesse momento, que Sarah tem que descobrir qual é seu lugar no mundo.

Essa historia tem tantas miuças, eu saí favoritando capítulos do livro, chorando em uns e outros. Talvez para mim essa história tenha sido tão particular, que me tocou fundo no sentimento de pertencimento, no desejo por ter um lar. Casa Amarela é realmente uma obra sobre a vida negra em meio a gentrificação, a especulação imobiliária e o dilema do racismo ambiental. Um livro grande com uma leitura bem descritiva, que te coloca no cenário e te põe de frente com a realidade pra mostrar as camadas da desigualdade nos EUA e como a vida dos negros está marcada por isso.

Mariana 03/04/2022

Que livro intenso. Uma família (linhagem) que passou por dois furacões e sobreviveu merecia ter sua história imortalizada. O mais interessante é a centralidade da casa amarela na vida de cada um, o que ela representa(va) para cada um.

É um livro cheio de detalhes, aproveitei muito, mas também foi responsável por uma leve ressaca ?. É tanta informação que você acaba se confundindo. É importante pra Mo, claro, são gerações e cada detalhe é importante, mas para o leitor fica um pouco enfadonho.

De qualquer modo, o livro não fala só dá família da Sarah e o significado da casa amarela mesmo antes de ela existir, mas o descaso do governo com aquele região, desde de sempre, mas triplicado depois do Katrina. Famílias Dem ter pra onde ir, e uma promessa vazia de reconstrução. Alimentando uma esperança falsa. E o pior, demolindo a única coisa que eles tinham.

site: https://www.instagram.com/p/Cb5ugzyPZ8w/?utm_source=ig_web_copy_link&igshid=MzRlODBiNWFlZA==

CAMBARÃ 07/01/2023

Nao gostei muito já que a narração não foca de maneira considerável a grande catástrofe do furacão Katrina.
A autor,em quase todo livro,da ênfase na vida de sua família a qual achei bastante interessante já que te aborda o segregação da época porem,deixa em pequenas e frequentes partes narrações sem a menor relevância para o livro.

Paulinha 01/10/2023

Só foi
Consegui terminar aos Trancos e barrancos, não é uma crítica a história, que enfim é uma história real é a história dela.
Mas a leitura não fluiu pra mim, a narrativa não me pegou

Fram 20/05/2023

A casa amarela é uma autobiografia, você percebe como as coisas foram difíceis. Com o final do livro, você entende que nem tudo pode ser resolvido

Let Carvalho 30/06/2023

O livro é muito bom e e incrível acompanhar a narrativa sobre a família e história da autora. Amei muito!

Fram2 25/09/2023

Gostei da história, mas o final se torna um pouco maçante, parece que a história não vai para frente

Amanda 30/12/2023

Um livro que não vai a lugar algum
Quando comecei a ler esperava uma história sobre uma família sobrevivendo ao Katrina, porém no final o livro acaba sendo sobre nada. Os momentos sobre o Katrina são breves. A casa amarela não dura nem metade do livro. Também não é sobre a vida da narradora. O livro parece não ter foco, cada hora falando sobre um assunto e nunca encerrando um raciocínio.