TAB: transtorno afetivo bipolar

TAB: transtorno afetivo bipolar Kay Redfield Jamison




Resenhas - TAB: Transtorno Afetivo Bipolar


34 encontrados | exibindo 16 a 31
1 | 2 | 3


Ariana 16/03/2023

A autora consegue colocar em palavras sentimentos tão intensos, dolorosos e complexos de uma forma sensível e honesta. Demonstrando claramente como é viver com o transtorno em todas as suas formas.
comentários(0)comente



Nicole 12/02/2023

A psiquiatra kay sofre de bipolaridade, ela narra neste livro como lida com a doença, como descobriu, relata seu tratamento com o lítio e como a doença afetou a sua vida romântica e profissional. Assim como a doutora kay, também sofro de transtorno maníaco-depressivo. indico esse livro a todas as pessoas que também sofrem, ou convivem/conhecem alguém que lide com a bipolaridade. um livro excepcional
comentários(0)comente



Giovana 07/02/2023

Sempre gostei de entender as pessoas, sou uma pessoa altamente empática, que está sempre buscando ser sensível ao que está dentro da mente de cada um. O cérebro e emoções humanas sempre foi algo que me intrigou.
Comprei esse livro principalmente para tentar entender melhor algumas das pessoas que estão presentes na minha vida.

Admiro a coragem da autora de descrever suas experiências com a doença, de mostrar um pouquinho o que acontece com ela e com as pessoas na mesma situação. Não é uma tarefa fácil, mas é tão importante!

É importante não romantizar as situações, descrever de modo cru os altos e baixos, ressaltar constantemente a importância do tratamento e de uma rede de apoio, desmistificar crenças populares que são tão prejudiciais.

O livro me perdeu um pouco em alguns momentos em que ela descrevia algumas situações cotidianas da vida. A leitura é cheia de grandes parágrafos, o que acaba cansando um pouco.

Gostaria de saber o que alguém que de fato vive com TAB acha do livro, eu não possuo a vivência e só tenho as informações que essa autora me dá. Mas falando como alguém que é parte de uma rede de apoio, achei uma leitura bastante válida de ser feita. Me deu um pequeno insight sobre como as pessoas convivem com esse transtorno, e dói conseguir relacionar isso com situações que já presenciei.

site: https://www.instagram.com/p/Cn9sZ0XLrCv/
comentários(0)comente



Paula 19/01/2023

Obrigada, Kay
Fiquei muito feliz om a leitura de TAB. A leitura foi longa, também, porque em alguns momentos precisei pausar, respirar, sentir a dor dos relatos; a dor que ela expunha e a dor que eu sentia. Particularmente, me anima muito ler um relato autobiográfico por alguém que também estuda o tema. Senti um equilíbrio importante entre o relato clínico, que me é tão caro, e o relato pessoal, que é indispensável. A forma como ela fala das motivações que a foram conduzindo para o estudo do transtorno maníaco depressivo é muito honesta e, do ponto de vista acadêmico, acho fundamental desmistificar essa suspeição de neutralidade científica. Sou grata por tê-lo lido, por ter conhecido mais da doença... O livro também me acolheu num momento em que busco entender a dinâmica mental da minha família e entender como as minhas questões se interrelacionam ao furacão que tem avalassado nossa casa desde, pelo menos, 2021. Obrigada, Kay.
comentários(0)comente



Maya 09/01/2023

Muito esclarecedor
É muito interessante ler um livro sob o olhar de alguém que é tanto paciente, como profissional da saúde.
Um livro muito bom para compreender um pedaço do que pode ser a vida de uma pessoa com transtorno afetivo bipolar.
comentários(0)comente



Ninha 06/01/2023

Boa leitura
Ao finalizar o livro percebi que as minhas expectativas em relação a ele, não foram supridas e por isso não consegui dar uma nota alta. Recomendo a leitura se quiser entender um pouco mais sobre a vida da pessoa que sofre com transtorno afetivo bipolar.
comentários(0)comente



Dâmares Liberato 20/11/2022

Gostei bastante da leitura. É uma autobiografia da autora sobre suas memórias de como conviver com o transtorno afetivo bipolar, ou como ela prefere chamar no livro pela nomenclatura antiga de transtorno maníaco depressivo.
É interessante, pois além das memórias como portadora da doença, também temos uma visão mais técnica, pois a autora faz pesquisas e trabalha com distúrbios do humor, e tem uma formação acadêmica toda voltada para esse tema.
Recomendo a leitura para quem tem interesse nesse assunto e coisas relacionadas a saúde mental.
comentários(0)comente



Fran289 13/11/2022

Um relato importante.
Em 2020, em meio a pandemia, minha irmã foi diagnosticada com TAB em meio a um estado de mania. Era desesperador (até receber o diagnóstico) ver ela agindo de forma desconexa, refém da própria mente e tomando atitudes não comuns devido ao estado de euforia em que se encontrava. Enquanto ela sorria, dizendo se sentir no melhor momento de sua vida, eu sofria muito pois sabia que aquilo não era normal.
Hoje ela está estabilizada, mas eu carrego a preocupação por ela e ao mesmo tempo o medo de possuir esse gene, de um dia essa pré disposição me pegar de surpresa.
E poucas pessoas entende sobre esse tema ou falam sobre ele.
O relato da Kay Redfield é sensível, trabalhado rico em detalhes e ela traz todo o trajeto de sua vida, desde aos estágios de negação do diagnóstico até a aceitação. E ela traz esperança. Esse livro é perfeito. ?
Paula 19/01/2023minha estante
Fram, um abraço em ti, muita esperança e tudo fica bem ??


Fran289 19/01/2023minha estante
Muito obrigada, Paula! ??




Manu 07/11/2022

Feliz de ter lido
Não gosto muito de acompanhar os relatos de pessoas que não conheço, mesmo que compartilhem do mesmo problema que eu, porque os problemas raramente se apresentam da mesma maneira (especialmente ESSE problema). Li porque ganhei o livro de presente, e no fim fiquei feliz por ter lido. A autora, além de sofrer de TAB, é psiquiatra, então, entre toda a autobiografia (escrita de maneira muito envolvente, pelo menos), apresenta a doença sob o ponto de vista de quem sofre e de quem entende clinicamente, também. Apesar de ter sido uma pessoa economicamente e pessoalmente privilegiada, passando por situações que eu mesma nunca passei e talvez nunca passe, há muito com o que me identificar: a dificuldade no tratamento com o lítio (medicamento de primeira linha para tratar o TAB e que não funcionou pra mim, o que foi extremamente frustrante), a reação negativa de pessoas queridas em quem confiamos para falar sobre a doença, a eterna falta de confiança em si mesma e suas capacidades por causa de um cérebro sabotado geneticamente, e o medo pelo futuro sabendo que vai ser sempre marcado por depressões e manias adoecedoras. Recomendo para quem sofre, e também para quem está disposto a entender por dentro e desmitificar as pré-concepções horríveis que todos têm.
comentários(0)comente



Isabelle.Jaguszewski 02/11/2022

esse livro me ajudou muito a entender o distúrbio e eu me identifiquei tanto que até doeu. é incrível ver como até mesmo médicos não conseguem identificar em si mesmos a doença
comentários(0)comente



Patricia 09/10/2022

Uma mente inquieta
Esse livro é o mesmo ?Uma mente inquieta?

É muito bom pra quem sofre ou tem familiares que sofrem com transtorno afetivo bipolar. Me ajudou a entender e sentir um pouco do processo da dor e mania. Entender que as coisas não são um simples: vai passar. É uma grande jornada que pode ser incrível combinado com o tratamento. Quando você ve a trajetória da Kay e onde ela chegou é incrível.
comentários(0)comente



alê 15/09/2022

quais os prós de viver com um transtorno?
adorei esse livro, a escrita da autora é muito boa e ela parece descrever muito bem os próprios sentimentos, teve muitos trechos bons.
eu convivo com uma pessoa bipolar e a forma com que ela explica o próprio transtorno é característico nessa pessoa demais, muito interessante.
SÉRIO, a forma com que ela descreve as coisas e tudo que ela sente é MUITO LINDO, de verdade, fiquei indignada como ela descreve o marido atual, pq que ce ta casada com esse chato, mulher.
tem partes que ela faz a gente desejar ter esses picos de energia pelo tanto de prós que ela afirma proporcionar, entretanto logo depois ela ja conta da depressão.
honestamente, senti falta da descrição dos episódios de mania, senti que foram muito pouco explicados, mas enfim, acho que é por ela nao lembrar mesmo
comentários(0)comente



Victória 14/09/2022

Resenha lTAB- TRANSTORNO AFETIVO BIPOLAR
Livro bem diferente dos que eu costumo ler. Dificilmente leio uma autobiografia ou coisas do gênero. Esse livro em particular me interessou, por eu sofrer da mesma condição. Me identifiquei muito com os relatos e com as situações, a autora escreveu tudo de uma maneira de fácil entendimento.
comentários(0)comente



Tania Barros (Canal Loucos por Biog 26/06/2022

Um livro importante para quem quer entender um bipolar!
Quando minha filha foi diagnosticada com bipolaridade fiquei muito assustada, logo depois eu também fui, aí soubemos que por vezes pode ser um traço familiar.

Esse livro me mostrou a importância da rotina de nunca deixar de tomar os remédios, do exercício físico diário, da alimentação, ou seja de uma vida saudável para que minimamente a pessoa com bipolaridade possa levar uma vida normal.

É fácil você se sentir acolhida pelas pessoas quando você ou alguém da sua família tem uma doença física, palpável, mas as pessoas que tem doenças mentais sofrem muito preconceitopo falta de informação, daí a importância de se ler esse livro.
comentários(0)comente



Rossanna.Poltronie 25/06/2022

Ótimo
Gostoso de ler, detalha a vida dela desde a infância, mas não compreendo muito bem qual foi o gatilho para o desenvolvimento do transtorno, tive a impressão que foi a mudança de ambiente. Pra quem tem ou está em crise pode causar um certo mal estar ou gatilhos para uma crise. Por este motivo foi, pra mim muito difícil de ler, fiz vários vídeos de leitura para conseguir terminar de ler, mas consegui, para quem quer conhecer o transtorno ou tem algum parente, amigo ou colega de trabalho traz informações muito importantes e relevantes. Todos deveriam ler. É um livro esclarecedor, embora no meu caso eu seja do tipo 2, me vi em várias partes descritas na história dela, mas uma coisa em nossas vidas é completamente diferente, ela teve uma rede de apoio durante toda sua caminhada, eu nunca tive ninguém e continuo não tendo. Mas é a vida... Boa leitura pra vocês, livro super recomendado.
Patricia 09/10/2022minha estante
Por que pode causar gatilhos pra uma crise?


Rossanna.Poltronie 12/10/2022minha estante
Porque entendo que ela saiu de sua zona de conforto, e a família também que não souberam administrar os fracassos e dificuldade em uma nova vida, novos desafios, saiu de sua vida com uma rotina e uma vida descrita como boa, para uma mudança de ambiente e obstáculos que trouxeram problemas familiares e financeiros e de luta e enfrentamento. Foi assim que entendi.


Patricia 12/10/2022minha estante
Ah sim, isso eu entendi.

Na tua resenha você disse: Pra quem tem ou está em crise pode causar um certo mal estar ou gatilhos para uma crise.

Era sobre isso a minha pergunta, eu li o livro e achei muito bom, acabei indicando o livro pra uma pessoa que saiu de uma crise recentemente e queria saber porque a leitura poderia ser um gatilho pra uma crise, fiquei preocupada.


Rossanna.Poltronie 12/10/2022minha estante
Sim, me confundi na hora de me expressar, é que não estou bem, e nesta época já não estava, não sabia nem se ia conseguir ler o livro, medo de piorar pois minha mãe tinha TAB 1 e eu tenho TAB 2. Estou com dificuldade de concentração e até de escrever. Desculpa a confusão de palavras ?


Patricia 13/10/2022minha estante
Não tem do que pedir desculpas, eu só estava preocupada de ter feito uma indicação ruim. Desculpa ter insistido no assunto.

Espero que você fique bem, muita força ??


Rossanna.Poltronie 05/12/2022minha estante
O livro é muito bom, fala da realidade, talvez ajude no sentido de não se sentir a única nesta situação. Saber que tem mais pessoas na mesma luta trás um pouco de alívio, de consolo, e a sensação de que não estamos sós nesta luta.




34 encontrados | exibindo 16 a 31
1 | 2 | 3


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR