Uma rosa no concreto Angie Thomas

Resenhas - Uma Rosa no Concreto

TauanyVMR ð³ï¸âð 20/04/2024

"Não queria dar a ele só o mundo..."
Esse é o terceiro que leio da Angie Thomas e sem dúvidas mais um sucesso da autora.

Nele, temos Maverick Carter, um adolescente de 17 anos que está lutando para cuidar de sua família e ser um ?homem de verdade?. Sendo filho de uma ex-lenda dos King Lord, sua única saída viável era vender drogas.

Como uma vida relativamente tranquila, com as contas equilibradas e uma namorada sensacional, tudo parecia bem. Até que ele descobre ser pai de uma bebê de 3 meses.

Daí várias coisas acontecem e mexem com o nosso protagonista, o fazendo refletir sobre o que realmente é um ?homem de verdade?.

Enfim, é um livro ótimo que explora um pouco do passado e vida do pai da nossa querida Starr. Recomendo muito pro cês.

Scaldini 04/04/2024

Esperava mais
Estava com muita expectativa pq li o ódio que vc semeia da mesma autora, porém o livro não é tão emocionante e senti que poderia ter aprofundado mais na questão da masculinidade e vivências de homens negros. De qlqr maneira foi legal saber um pouco mais sobre o universo do primeiro livro e conhecer um pouco mais dos personagens. O plot do Red foi o ponto alto da história mas poderia ter desenvolvido mais
Faltou algo, não sei explicar

thugtrid 02/04/2024

Você pode florescer.
Para quem já leu 'O ódio que você semeia' esse livro se torna dez mil vezes mais incrível! Eu senti tantas emoções ao mesmo tempo, desde raiva até boas risadas!
Uma rosa no concreto mostra o ponto de vista do Maverick, um adolescente negro que é vítima da sociedade, um adolescente negro enfrentando problemas para sobreviver, um adolescente negro que se vê perdido nos próprios pensamentos depois de muitos eventos traumáticos, um adolescente negro tentando sobreviver a coisas que ninguém e muito menos um adolescente deveria passar.
Mav mostrou que muitas vezes um herói de alguém é sempre o vilão de outra pessoa, mostrou desafios reais e uma pessoa que infelizmente com pouca idade já não tem tanta perspectiva sobre a vida, mas ainda sim está tentando.
Amei ver a visão dos conflitos que foram citados em 'O ódio que você semeia' e finalmente revelados, meu ódio por muitos personagens continua e na verdade só aumentaram e ao mesmo tempo meu coração ficou quentinho em relação a como certas coisas apareceram e personagens que tem meu coração! Ler esse livro novamente me botou frente a frente comigo mesma, com ideais meus e visões da sociedade, como sempre Angie tem uma escrita impecável onde você realmente entende o personagem e entra no mundo, onde a complexidade dos assuntos não pesa na escrita e em vez de chato e cansativo, você consegue realmente entrar no mundo.
Novamente Angie, obrigada por essa obra, você muda mundos e faz com que muitas pessoas não se sintam sozinhas.
Maverick, você é um cara foda.. um pai excelente e um exemplo de luta e sobrevivência! Você é o Big Mav e todos devem te chamar assim!

Josy de Paulo 27/03/2024

Tanta coisa aconteceu com o Maverick que poderiam ter feito ele ir pra um péssimo caminho. Que bom que ele pensou nos filhos e fez a coisa certa.
O livro não é ruim, mas não teve tanto impacto em mim como O ódio que você semeia teve.

Rê_2021 16/03/2024

Maverick ??
Que livro fantástico!! Desses que você lê rapidamente e nunca quer acabar. Estou encantada com Maverick e como ele provou ser do bem apesar de todas as situações difíceis que passou na vida. Ele conseguiu dar a volta por cima e seguir o caminho certo, mesmo que lhe parecesse difícil e demorado. Recomendo muito a leitura e já muito fã da Angie.

Carol 25/02/2024

Uma rosa no concreto
Apesar de tudo no final ele conseguiu se encontrar, mesmo com todas as dúvidas e incertezas foi um livro lindo de ler e que fala muito mais do que eu esperava. Já quero ler o ódio que você semeia!!

Suellen.Melyssa 18/02/2024

Maverick, pensador independente.
"Todo mundo vai ter uma opinião para dar sobre como você faz as coisas. O que eu sempre digo? Viver a vida baseado no que as outras pessoas acham não é viver."

"Uma Rosa no Concreto" foi um dos livros que mais estava ansioso para ler. Não sei que magia existe nos livro de Angie Thomas que me fazem devorá-lo mesmo estando de ressaca. É um livro tão necessário quanto o primeiro. Acho fascinante o fato de não ter um vilão propriamente dito, é um livro real. Como o próprio Maverick disse, "as vezes, o herói de uma pessoa, é o vilão de outra..." aqui é mostrado com ainda mais vigor o odio ser semeado e como ele fode com tudo no fim. Quando você mata o homem que tirou um pai de sua filha, você se torna um assassino também, deixando outra família sem pai, é um ciclo de ódio sem fim.
Serei eternamente apaixonado pelo Maverick Carter por dar um fim a esse ciclo. Pelo menos, em sua vida.

Mika 10/02/2024

Uma rosa pode nascer até em lugares insípidos
Maverick é um adolescente de 16 anos que vive na periferia, membro de gangue, a única realidade que ele conhece, vai descobrir que nas dificuldades existe uma luz no fim do túnel . Meu personagem preferido no mundo fictício de Angie Thomas.

el0is4 09/02/2024

Sejamos todos uma rosa
Uma rosa no concreto é ambientado no mesmo universo de O ódio que você semeia, e conta a história de Maverick Carter adolescente.
Maverick talvez seja meu personagem favorito em O ódio que você semeia, foi interessante conhecer ele a partir do seu ponto de vista e ver as situações que o levaram a ser o Mav, pai do Seven, Starr e Sekani, ex membro de gangue e dono de supermercado.
O livro é focado naqueles anos em ele que descobre ser pai do Seven, e em seguida também pai da Starr. A trama se desenvolve aí, Maverick desbravando esse novo mundo de ser pai ainda adolescente e tendo que lidar com os problemas que ele tem com a gangue King lords. Então o livro não vem para os dias atuais, tanto que (alerta spoiler) ele termina com o Mav decidindo o nome da Starr, que ainda tá sendo gerada pela Lisa.
A história do Mav deixa pra gente a mensagem de que, acreditar no outro faz toda a diferença. Pra você e para ele.

Giovana.Giacometti 08/02/2024

Qualquer coisa que a Angie Thomas escrever é incrível
Esse livro é uma leitura muito gostosa. Achei que fosse ter vários momentos de tensão, mas no fim mostra os desafios e o amadurecimento do personagem de uma forma bem legal, o jeito que a autora narra parece como se ela estivesse numa conversa ou uma novela em que tudo acontece de uma forma natural e te prende. Enfim, embora seja uma leitura meio paradinha, eu gostei bastante!!

Xiumes0 07/02/2024

Um dos melhores livros de 2024.

Retrata a realidade da maioria dos negros, que já nascem com o "destino escrito", e precisam se esforçar 10x mais pra dar um só passo e sair do estigma que a sociedade nos impõe.

Esse livro retrata o quanto temos que lutar contra um sistema opressor, enquanto lutamos contra nós mesmos pra tentarmos tirar da cabeça que porque nascemos em determinada realidade temos que aceitá-la.

Esse livro mostra como é importante termos gente que acreditem em nós.

A realidade é dura e cruel, mas podemos e vamos fazer diferente!

Izabelly102 23/01/2024

Que livro incrível e escrita viciante! Adoro a parte dos agradecimentos, e desse livro em especial:
?E você. Cada rosa que está lendo este livro, brotada ou não do concreto. Continue sobrevivendo, continue prosperando. Sua beleza é um presente para o mundo.?

Lore 22/01/2024

Uma rosa no concreto
"Filho, uma das maiores mentiras que já contaram é que homens negros não têm emoções. Acho que é mais fácil considerar que não somos humanos se acharem que não temos coração. Mas a verdade é que sentimos. Mágoa, dor, tristeza, tudo isso"

"Uma rosa no concreto" é um livro que tem muitas camadas, muita reflexão, mas de forma leve. Neste livro, vemos a realidade de muitos adolescentes e jovens que se tornam pais cedo, e que além disso, vivem no subúrbio em um bairro onde há muitas gangues.

Através de Mav, vemos a vida dele antes e depois de ter se tornado pai, e é até engraçado e fofo ver as cenas entre pai e filho, dele conhecendo o filho e aprendendo a como cuidar dele. E apesar da mãe dele o apoiar e ajudar, ela não passa a mão na cabeça dele e muito menos para a sua vida para cuidar do neto. Se Seven acordar chorando de madrugada, é ele que vai levantar e dar mamadeira ao Seven, afinal o filho é dele e ele é o responsável.

Maverick é um garoto que precisa do pai, mas não o tem. Agora ele é pai, mas quer ser diferente do exemplo que teve do dele. Quer ser presente na vida do Seven e quer que ele tenha orgulho dele. Pensando na vida e no bem estar do Seven, ele leva os estudos a sério, consegue um emprego de verdade e se afasta dos King Lords. Mas ele tem muitos dilemas para enfrentar: Estudar ou largar os estudos? Continuar nesse emprego ou vender drogas? Se vender drogas, vai conseguir muito mais dinheiro, o suficiente para ajudar em casa e com as necessidades do bebê e ainda sobra pra comprar aquele tênis da moda ou aquele relógio maneiro. Mas se vender drogas e continuar na gangue, ele pode acabar no noticiário que nem ele já viu inúmeras vezes na TV, preso ou morto, e quem vai cuidar do Seven e como ficará a sua mãe?

No livro vamos ver o Maverick errar e seguir pelo caminho errado, mas é compreensível e entendemos as motivações dele também. Vamos ver ele tentando seguir as regras da ruas de onde vive e lutando contra elas também, vamos ver ele amadurecer e se tornar um homem. E o livro vai abordar sobre masculinidade negra, sobre que homens negros podem expressar seus sentimentos e como isso afeta. Inclusive, é uma das cenas mais lindas é uma conversa que ele tem com o vizinho, o sr. Wyatt.

Além disso tudo, vamos ver o Maverick também tentando reconquistar Lysa, que após descobrir que ele engravidou outra em um final de semana que eles brigaram, se afastou dele. Como teria confiança nele de novo, se ele fez isso? Para ela isso foi demais. E ele é MUITO apaixonado por ela, Lysa é tudo para ele e perdê-la doeu muito, mas ainda não é tarde. Ainda mais que os dois vão ter um filho juntos. Então vamos ver ele tentando reconquistá-la e fazer com que confie nele novamente. Também vamos ver Lysa descobrindo a gravidez, seu desespero por ser mãe tão nova, as reações das duas famílias e como os dois vão lidar com isso.

Angie Thomas sabe abordar esses temas importantes com perfeição. É um livro que se passa nos anos 90 - até fala sobre bandas que tocavam e eram famosas na época -, com protagonistas pretos e com muita referência negra - eu amo a parte da Lysa falando sobre retocar as tranças dela e penteando o cabelo de Mav, tudo pra mim -, e falando em referência, esse aqui tem uma bem legal. No primeiro livro ela trouxe a metáfora de "thug life" e nessa aqui tem outra metáfora, sobre as rosas que nascem do concreto. "The Rose That Grew From Concrete" são poesias que foram escritas pelo rapper Tupac e que foram transformadas em álbum após o seu falecimento.

O livro fala sobre amadurecimento, sobre questões familiares, sobre gravidez na adolescência, paternidade, abandono materno (a gente vê mais o paterno, mas existe esse também), abandono escolar, sobre as tentações que são apresentadas no caminho, as consequências das escolhas, sobre dificuldades e lutas diárias. Um livro que deveria ser lido pelos jovens e adolescentes, não só esse, mas todos os livros da autora.