Uma rosa no concreto Angie Thomas

Resenhas - Uma Rosa no Concreto

Emmanuelle.Ferreira 09/04/2023

Me impactou bastante
Eu gostei tanto desse livro de uma maneira singular. toda a narrativa foi construída de forma tão fascinante que realmente pega o leitor de jeito.

o tema sobre a paternidade negra na adolescência é muito importante, e a história conseguiu passar de forma bem clara as diversas problemáticas de se criar um filho em condições precárias e sem auxílio do dois pais.

maverick amadureceu e se tornou o pai que sempre quis ser. lutando constantemente para permanecer preservando sua vida e para presenciar o crescimento de seus filhos.

uma história essencial para conhecermos outros pontos de vista, principalmente de pais na adolescência que não possuem recursos, o que infelizmente é muito corriqueiro no nosso país.

segundo livro que eu leio da Angie Thomas e segundo livro favoritado. maverick e starr para sempre no meu ??.

NKelly 06/04/2023

Esse livro foi um dos melhores que já li!
A forma de como o livro aborda temas reais é muito importante, tornando a leitura extremamente interessante.

Não sabia que precisava ler um livro sobre a história do Maverick e como ele se tornou o Big Mav que somos apresentados em "o ódio que você semeia" até descobrir a existência desse livro. No livro, é mostrado o começo da sua relação conturbada com a Iesha e os fatores que o levaram ao seu desentendimento com King. Também podemos ver mais sobre o seu relacionamento com Lisa e a descoberta e formação da sua relação como pai do Seven.

Esse é o terceiro livro que leio da Angie thomas, a escrita da autora é maravilhosa.
yass 08/04/2023minha estante
esse livro é tão: ????????

ana 03/04/2023

To SUFOCADA
ler a história do maverick, pai da starr, me deixou sem ar. ver o tanto de coisa que ele tem que lidar aos 17 anos é desesperador, parece que ele nunca tem paz, coitado.
achei muito boa a leitura por ter o ponto de vista dele de uma situação que as pessoas vendo de foram com certeza julgariam muito. mas a gente entende o porquê das decisões dele e os conflitos internos.
gostei muito do livro, a leitura super fluida (li um capítulo depois do outro sem cansaço e tinha vontade de voltar a ler quando precisava parar), mas prefiro ?o ódio que você semeia? e achei o final corrido demais, parece que tudo ?se resolveu? de uma hora pra outra e eu esperava ver um pouco mais da história dele e da lisa.
um ótimo livro!

Nath @biscoito.esperto 02/04/2023

"Filho, uma das maiores mentiras que já contaram é que homens negros não têm emoções. Acho que é mais fácil considerar que não somos humanos se acharem que não temos coração. Mas a verdade é que sentimos. Mágoa, dor, tristeza, tudo isso".
"Uma rosa no concreto" é o terceiro livro que leio da Angie Thomas, uma autora que tem o dom de encantar com uma escrita fluída e visceral. Ela fala sobre temas complexos de forma lírica, criando personagens brilhantes e únicas.

Neste livro nós conhecemos a história de Maverick Carter, o pai de Starr, protagonista de "O ódio que você semeia" (livro premiadíssimo que ganhou adaptação no cinema).

Maverick (nome que significa "pensador independente") é membro de uma gangue e ganha a vida vendendo drogas (escondido da mãe). Até que ele vira pai aos 17 anos e sua vida muda completamente. Agora ele precisa sair da gangue (algo quase impossível), precisa arranjar um emprego para sustentar seu filho e, acima de tudo, precisa deixar de ser um garoto e virar um homem.

Este livro é emocionante e cheio de lições. Adorei a leitura, e tenho ainda mais certeza de que lerei tudo o que a Angie Thomas publicar.

site: www.nathlambert.blogpspot.com

Vi | @dulcevibooks 02/04/2023

Angie Thomas não erra!
Eu já sabia que ia gostar muito desse livre pois: Maverick ??

Esse livro se passa antes de ?O ódio que você semeia?, então conseguimos entender alguns pontos melhor.

Os personagens são incríveis, a história é ótima, eu ri várias vezes, mas também chorei (nada de novo).

Só achei que alguns pontos poderiam ter sido um pouquinho mais desenvolvidos, mas a leitura foi MARAVILHOSA!

Ytan 21/03/2023

Leitura muito gostosa, um livro com uma história cativante, fala sobre preconceito falta de oportunidade e de persistência.

Yasumi 15/03/2023

Um Novo Favorito
Confesso que foi um livro que enrolei muito para ler, estava na minha lista de próximas leituras a mais de um ano ksksksk e finalmente decidi ler e foi uma leitura extremamente rápida.

Desenvolvi um grande amor pelos personagens, principalmente pelo Dre e pelo Maverick, o Dre tem um local muito maior no meu coração kkkkk.

Maverick é o típico adolescente que só faz coisa errada e não pensa muito nas consequências enquanto o Dre é o primo que sempre o ajuda a se livrar dos problemas ksksksk adorei que no livro conseguimos ver e acompanhar nitidamente a evolução do Maverick, saindo de um adolescente irresponsável pra um jovem adulto preocupado com a família e o futuro. A evolução do Maverick e de todos a sua volta foi muito boa e bem explicada, conseguimos acompanhar cada passo que nos levou até o homem que o Maverick se tornou no final.

Achei a escrita da autora muito boa e bem desenvolvida, conseguimos acompanhar a história de uma maneira bem clara e por mais que o tema que ela aborde seja muito pesado a leitura continua sendo leve, conseguimos absorver tudo que ela quer passar e todas as lições e retratações de vida que ela nos mostrar de uma maneira mais leve(mesmo o tema abordado no livro seja pesado)

Quase nada me irritou nesse livro, apenas o fato que mais ou menos na metade do livro ela aborda o fato da bissexualidade, o que eu achei muito legal já que o livro tem vários outros temas importantes, mas sinceramente achei que esse tema em específico ficou jogado, não fui muito aprofundado e nem explicado muito bem, do nada apareceu ali como se fosse algo óbvio o livro todo, e isso me deixou um pouco chateada pois acho que deveria ter tido um pouco mais de atenção sobre isso, já que seria introduzido em uma personagem importante e com certo destaque na história.

Fora isso não tenho nenhuma outra crítica, o livro foi tudo aquilo que eu espera, e talvez mais, a leitura foi super rápida a escrita foi bem gostosa e o final me deixou com gostinho de quero mais, sinceramente é um livro que eu recomendo e que vale muito apena a leitura.

ass: Yasumi/Yasmim

Dablioc 06/03/2023

Devo começar dizendo que gostei mais desse protagonista do que a protagonista de "o ódio que você semeia", essa história me prendeu mais que o outro livro. Acompanhar a trajetória do Maverick e me colocar no lugar dele, foi uma experiência única. Gostei muito.

Mares 03/03/2023

Apaixonada por esse livro e em como a autora sabe passar exatamente o que o personagem esta sentindo para quem esta lendo, um exemplo disso é que eu tive que parar de ler mais de uma vez depois de ler algumas decisões nada agradáveis so Mav, eu incrivelmente sentia como se fosse uma pessoa muito próxima minha.
enfim, sem palavras, esse universo é bom demais e nunca falha em me deixar realizada após terminar o livro.

mariaeoslivros 26/02/2023

Angie Thomas!!!!
O Maverick foi meu personagem favorito em ?O ódio que você semeia?, então, fiquei muito curiosa pra saber mais do passado dele quando soube que essa prequel existia.

Maverick é um personagem forte. Potente. Sensível. Inteligente. Cativante. Que lutou pela vida e pela vida dos seus filhos desde muito jovem. Como qualquer outro ser humano, ele também erra, aprende errando e se levanta mais forte.

Essa experiência foi incrível pra mim porque já conhecia os personagens do outro livro, o que tornou essa história o complemento necessário para eu amar o Mav e a Lisa ainda mais. No mais, não é um livro perfeito, mas os elementos bons são MUITO bons: a paternidade negra em meio a um ambiente com poucas oportunidades, o tráfico de drogas como único meio de ter dinheiro e a linha tênue entre sobrevivência e o risco ? entre tantas outras discussões importantes colocadas de maneira sútil e certeira.

O epílogo foi um abraço quentinho no meu coração com a decisão do nome da Starr. Lindo, significativo, brilhante.

livroswmaria 22/02/2023

Angie Thomas minha fav<3
Esse é o segundo livro que eu leio da autora e pela segunda vez eu fui surpreendida positivamente. A primeira coisa que eu não poderia não citar é a ligação que ?Uma rosa no concreto? tem com ?O ódio que você semeia?. Eu só fui perceber na última palavra do livro, mas tornou tudo muito mais especial. Fora isso, o cenário, os personagens e a trama são sempre construídos de maneira linda e profunda. Muito ansiosa pra conhecer mais sobre a autora e ler ?Blackout? e ?Na hora da virada?

Fernandes <3 22/02/2023

ANGIR THOMAS É PERFEITA
Cara. CARA! Que livro incrível, que eu amo o universo de "O odio que vc semeia" não é novidade, mas a forma como eu me envolvi nesse livro é surreal. Eu devorei ele - literalmente.
A forma como a autora aborda a realidade negra, a realidade do homem negro e de toda a estrutura que é montada nele e para ele é incrível e muito bem elaborada. Amo os livros da angie exatamente por isso: ela sabe abordar os temas de forma real, mas com amor. Isso é o que diferencia ela.

Maria 19/02/2023

Uma rosa no concreto
"Para todas as rosas que brotam no concreto. Continuem florescendo".
Esse livro é difícil, duro, cruel e ao mesmo tempo transborda amor e sinceridade. É um retrato excelente da realidade de muitas pessoas negras na sociedade atual

juliocmofc 15/02/2023

Uma rosa no concreto
Maverick Carter é um jovem negro de 17 anos que vive em Garden Heights com sua mãe. Seu pai está preso há alguns anos, ele era líder na gang dos King Lords.
Seguindo os passos do pai, Mav entra para a gangue, vendendo drogas para auxiliar sua mãe nas despesas de casa. Aqui vemos a realidade nua e crua. Faltam oportunidades de emprego, a realidade obriga muitos jovens a entrarem para o mundo do crime.

Mav, é um bom jovem, tem um bom coração, quer provar pra todo mundo que pode ser diferente, até mesmo depois de dois fatos tirarem sua vida dos trilhos (que já não eram tão seguros assim).
Mav descobre que é pai do filho de Iesha, um bebê de 3 meses. Foi apenas uma noite com ela enquanto Mav estava brigado com sua namorada.
Depois que Iesha descobre que de fato Mav é o pai, ela abandona o bebê com ele. Agora Mav precisa conciliar a vida nas ruas, os estudos e sua nova tarefa: ser pai.
Um segundo fato acontece, uma pessoa muito especial pra Mav é assassinado na porta de sua casa (um retrato sórdido da criminalidade). Agora Mav só quer saber de uma coisa: vingança!
Em uma história marcante e realista, a autora nos apresenta a realidade das ruas de forma nua e crua. Com escrita fluída e personagens bem construídos, considero essa obra uma das minhas melhores leituras do mês.

Callum 13/02/2023

"para todas as rosas que brotam no concreto."
Uma Rosa no Concreto te prende desde a dedicatória.
Suave, lindo, brusco e delicado, esse livro tem muitas facetas, e todas elas são boas.
A história de Maverick Carter é tocante, no fundo da alma. Ser uma homem negro na década de 90 não era um fardo fácil, ainda mais quando se vivia depende de gangues pra não apanhar na rua. O próprio Maverick tinha um pai era uma lenda no crime local.
Isso é tudo que vou revelar, pois o que acontece em diante é perplexo e chocante, uma narrativa coerente e bonita. Esse livro é perfeito, tratando de assuntos pesados de uma forma não exatamente leve, mas de uma forma... Angie Thomas tem uma escrita magistral, e é isso que torna o livro tão bom, tão facilmente compreensível; você está imerso na história.
Como se não bastasse a escrita incrível, a coletânea de personagens incríveis e referências a cultura negra da época é surreal. Foi um choque de cultura pra mim, que não sabia nem quem era Tupac.
Por isso, só me resta dizer que esse livro me tocou. Mudou a minha forma de pensar sobre adolescentes metidos em tráfico de drogas, sobre pais na adolescência e, principalmente, sobre amadurecer.
Um dos melhores do ano, e um dos favoritos da vida.