Uma rosa no concreto Angie Thomas

Resenhas - Uma Rosa no Concreto

Ca Melo 11/08/2022

Resenha | Uma rosa no concreto, de Angie Thomas
Esse livro se passa no mesmo universo de “O ódio que você semeia” e conta a história de Maverick, o pai da Starr, quando ele tinha 17 anos. Como sempre, a narrativa da autora é envolvente e nos deixa entusiasmados a cada página. Ainda mais por ver as fragilidades de um homem que precisou ser forte e amadurecer rapidamente com a paternidade de dois filhos.

Não, não estou enaltecendo o papel do pai, visto que na maioria das vezes eles são omissos de suas responsabilidades. Mas, chamo a atenção para o contraste que Angie Thomas desenvolve desse personagem que é tão forte no futuro e como pai de Starr e Seven.

Em “Uma rosa no concreto” fica mais evidente o sistema de tráfico de drogas que a autora traz em “O ódio que você semeia”, mostrando que essa “vida fácil não é uma mera escolha”, mas que há todo um sistema patriarcal e racista que pouco dá oportunidade para os jovens negros. É um sistema que os coloca à margem, sem perspectiva de mudança, presos em um determinismo e estereótipos.

Apesar da trama focar em um homem (e sobretudo negro), a autora chama a atenção para o papel das mulheres negras: ambas tem uma presença marcante e personalidades fortes. Seja a mãe de Maverick para criar e educar o filho enquanto o marido está preso, Lisa e Iesha ao lidar com a gravidez na adolescência e responsabilidade de ser mãe, ao mesmo tempo em que não deixam ser capachos dos seus companheiros.

Apesar dos temas e da perspectiva da obra, fiquei sentindo falta de um maior desenvolvimento da história, comparando com o próprio peso emocional e psicológico das demais obras da autora “O ódio que você semeia” e “Na hora da virada”.

Aylane Nunes 23/11/2022

Legalzinho
É muito bom ser lido por adolescente ou início de fase adulta.
A história é envolvente por sua fluidez e recomendo para essa faixa etária citada.
Aqui temos como personagem principal um jovem de apenas 17 anos, membro de uma gangue e que tem atitudes arriscadas que impactam na sua vida e relações com pessoas ao seu redor.

Faragao 25/02/2022

Se conhece O ódio que você semeia, vai amar
Eu não li o livro O ódio que você semeia, mas assisti ao filme e foi o suficiente pra eu entender a história que o antecede.
A história do Maverick é incrível! Consegue abordar ainda mais a realidade de jovens negros que moram na periferia e precisam dar seus pulos pra sobreviver.
É uma história que você fica desesperado para que o protagonista tome algumas decisões que você julga como correta, mas em contrapartida, também te faz entender o motivo das escolhas dele.
Fora o romance né, que mesmo sabendo como a história se desenrola por ter assistido o filme, fiquei ali na torcida pra que tudo desse certo e os dois ficassem juntinhos.
vicky 02/03/2022minha estante
Se você gostou do filme, vai AMAR o livro. Recomendo muuuuito a leitura e acho que dá pra se conectar ainda mais com os personagens

vicky 02/03/2022

Reencontrar alguns personagens de "O Ódio que Você Semeia" nesse livro é tipo reencontrar velhos amigos. Quando vi que contava a história do pai da Starr na idade dela, sabia que precisava ler.

A leitura é tão fluida que você não consegue parar de ler. Os personagens são extremamente humanos, quase reais, o que significa que têm vários defeitos e tomam muitas decisões erradas mas também são MUITO bem construídos. Isso faz com que a gente entenda cada motivação e se apegue muito mais a eles.

O Mav é um verdadeiro paizão. É lindo mesmo. E ele e a Lisa são incríveis juntos. Amava o relacionamento deles em "O Ódio que Você Semeia" porque o jeito que eles agem um com outro lembra muito os meus pais, e ver como tudo começou, apesar das várias dificuldades, é maravilhoso. Ainda bem que sabia como ia terminar se não teria ficado muito nervosa kk

Já do meio para o final, imaginei que o livro mostraria detalhes sobre o fato que aconteceu para o Maverick sair da gangue e sobre os anos que ele passou na cadeia no início da vida da Starr, que ela cita no livro dela, porém não achei o final decepcionante sem isso. Quando você para pra analisar, vê que o foco da história não é realmente a vida de gangster do Mav, apesar de ser obviamente uma parte de extrema relevância. O foco real é a paternidade e como ele se tornou o cara de família que aparece em "O Ódio que Você Semeia". E ver a evolução dele foi emocionante.

Apesar disso, não reclamaria se a autora quisesse fazer um livro sobre esses anos do Mav na cadeia pela visão da Lisa, porque a escrita dela é viciante e eu SUPER leria.

Em resumo, é um livro lindo que fala sobre assuntos relevantes e de uma realidade que quem não vive, consegue entender e se envolver mesmo assim.

anigonsalves 02/08/2023

Foi um dos melhores livros que li.
A escrita é ótima, te envolve na história, que faz você não querer parar de ler. Além dos assuntos debatidos no livro.

Jessicaap1 29/09/2022

Mav Man
Maverick Carter é filho de uma ex-lenda da gangue King Lords, e sente nas costas o fardo de ser comparado ao pai, ele tenta provar para si mesmo e para a gangue que ele pode ser alguém para além da sobra do pai. Ele vende dr0gas e usa esse dinheiro para ajudar a mãe, que trabalha em dois empregos para sustentar a casa enquanto o pai está na prisão.

Ele tem dezessete anos e gosta de estar com os amigos e com a namorada Lisa, mas as coisas mudam completamente quando ele descobre que é pai de um bebê de três meses, fruto de uma relação momentânea com uma garota quando teve uma briga com sua namorada.

Mav se vê assustado, com um bebê para cuidar, o ensino médio para seguir e as contas de casa para pagar. Mav quer seguir na gangue, mas seu primo o faz prometer que vai conseguir um emprego para dar um futuro digno para o bebê e deixar as ruas. Sua promessa fica difícil de ser cumprida quando uma tragédia acontece e ele se sente tomado pela sede de vingança que divide seu coração entre dois mundos.

Eu li esse livro tão rápido, eu amo a escrita da Angie Thomas. Esse livro é insuperável, ele é maravilhoso em todos os quesitos, o Maverick já era um personagem que eu amava desde O Ódio que Você Semeia, já como um homem adulto, pai de família e exemplo de homem negro para Starr, mas conhecer mais a história dele, como um garoto com medos, conflitos, vulnerabilidades, luto me fez amá-lo mais ainda.

Um drama dos anos 90 embalado com R&B e Rap da época, sem faltar referências à 2Pac, que a Angie nunca deixa de fazer em todos seus trabalhos. Esse livro tem muito de um dos meus filmes favoritos, o clássico Os Donos da Rua do John Singleton de 1991.

Eu amo essa história em todos os sentidos.

Lua 24/11/2022

É muito bom , porém...
Uma rosa no concreto (amo esse título) é um livro que conta a história do Maverick , vulgo o pai da Sky (O ódio que você semeia - recomendo pakas).
Esse livro conta a história de um menino que faz parte de uma gangue , que vende drogas e passa por altos e baixos na vida . Até que um dia ele descobre que vai ser pai , e é aeee que o mundo dele desaba . Uma das minhas partes favoritas era ver o Maverick com o chefe dele ou com a mãe dele , o velho sábio viuu

Aviso que esse livro apesar de se passar no mesmo universo que o outro , as suas temáticas são totalmente diferentes . Confesso que esperava mais desse livro no quesito temáticas abordadas , porém é um livro maravilhoso que te prende até o final

Esse tipo de livro eu gosto de chamar de EPOCLER , cura a ressaca

Karol 08/03/2022

Bonzinho
Achei a história meio lenta em alguns momentos e sem grande emoção. No fim gostei da reviravolta que o Maverick deu na vida.

Rocha 08/10/2021

Incrível!
Não há nada mais mais maravilhoso do que a sensação de estar sendo representada em algum lugar. Ler sobre uma realidade que me cerca foi, sem dúvida alguma, uma das melhores experiências literárias que já tive. ?O Ódio Que Você Semeia? já tinha me causado essa sensação, li os dois livros em momentos diferentes da vida e posso afirmar que: foram extremamente necessários. Recomendo milhões de vezes se for preciso. Saber mais sobre a adolescência de Maverick foi sensacional, e para além disso, vale registrar que essa obra consegue de diversas maneiras, apresentar as emoções e fragilidades de um homem negro. Angie Thomas não erra!

Annocas 06/10/2021

Uma rosa no concreto
História extremamente emocionante da figura do homem negro de gueto americano e suas vivências. Leitura necessária para desconstruir preconceitos e entender uma realidade diferente. Recomendo muito!

ana 16/11/2021

impecável
esse livro me surpreendeu demais, apesar de já conhecer a escrita maravilhosa da Angie Thomas.
É muito bom ver a história do Maverick para quem já leu O Odio que você semeia e conhecer de verdade os outros personagens, rever alguns ( khalil, essa é pra você)

nossa, recomendo demaais

Thamiris 06/11/2021

Li o Ódio que você semeia esse ano e já considero o melhor livro que li em 2021 até o momento, acho bem difícil outro livro superar. Desde que eu soube que existia esse livro sobre o pai da Starr de O ódio que você semeia, eu já fiquei super empolgada e antes mesmo de lançar no Brasil eu já estava querendo fazer essa leitura.

Maverick passa por muita coisa que poderia acontecer com qualquer menino da sua idade ou até mais novo. Senti muita empatia por ele e por todas as coisas que aconteciam em sua vida. O ódio que você semeia é um livro que me marcou muito e com Uma rosa no concreto não foi diferente. Esse é um livro que se passa antes da história de O ódio que você semeia, mostrando Maverick em sua adolescência e cuidando de sua família.

Apesar de ter certeza de que iria gostar, eu acabei me surpreendendo ainda mais. Angie Thomas é perfeita e quero ler tudinho que ela escreve!!!! ??

booksdacami 29/12/2022

superação
ler esse livro me trouxe uma sensação muito boa e ao mesmo tempo nostálgica. "o ódio que você semeia" é um dos meus livros favoritos e ler sobre o Maverick foi uma experiência incrível.

o livro conta a história de Maverick, um adolescente de 17 anos que tem que começar a lidar com as responsabilidades de ter um filho.

além disso, ele é membro de uma gangue e quer mais que tudo largar essa vida e viver em paz com sua família, mas com sangue dos King Lords correndo por suas veias sair pode ser uma tarefa difícil, né?
tudo piora depois do assassinato de um ente querido. Maverick se vê perdido e desesperado.

a história de superação do Maverick é muito linda e reconfortante. eu amei ver o amadurecimento dele em cada página.
escrita fluída, de fácil entendimento e divertida.

Grazi Silva 07/02/2022

Uma rosa no concreto
Do mesmo universo de "O ódio que você semeia", aqui vamos ver a história de Maverick Carter.

Continua sendo uma leitura essencial, e é interessante ver a história do personagem, a visão dele diante de tudo que acontece ao seu redor, como as pessoas de foram tem outra totalmente contrária, além de nos mostrar a importância do apoio, como isso fortalece e constrói as relações.

Um livro emocionante com várias lições pra vida.
Nicki 09/02/2022minha estante
Eu adoro esse livro

Mare Araujo 01/11/2021

Uma das melhores leituras do ano!
uma rosa no concreto era o livro que eu MAIS queria ler esse ano
eu estava tão ansiosa para ler esse livro e agora que eu li fico me perguntando pq não devorei tudo em um só dia
acho que tenho a resposta k
não queria acabar nunca.
o mav é um personagem muito importante pra mim
MUITO MESMO
eu me encantei por ele em o ódio que você semeia e desde lá sabia que PRECISAVA de um livro para contar a sua própria história
agora que li só tenho a agradecer por poder conhecer essa família tão especial
a angie é uma autora que vem marcando a minha vida desde meados de 2017
4 anos depois ela continua sendo uma das minhas autoras favoritas!
os seus livros tem o poder de conversar comigo e me mostrar histórias de luta
as suas histórias me inspiraram a ser uma pessoa melhor e mais forte
elas dizem que eu não devo desistir e me ensinam a tentar o meu melhor
uma rosa no concreto me ensinou que, por mais difícil que a vida possa ser, não podemos desistir de acreditar que tudo vai ficar bem.
e como a angie disse no final "cada rosa que está lendo este livro, brotada ou não do concreto. continue sobrevivendo, continue prosperando. sua beleza é um presente para o mundo."