A Tempestade de Ecos

A Tempestade de Ecos Christelle Dabos

Resenhas - A Tempestade de Ecos

Mands 16/07/2023

Obrigado por tudo
Gente o fim. Acabou. Não tem mais. Como eu vou seguir em frente.
Eu queria que o Skoob colocasse a opção de áudio para que eu pudesse expor tudo que eu tô pensando aqui, porque articular com as palavras vai ser difícil mas vou tentar.
A tempestade de ecos é o livro final da passa-espelho, a melhor saga que eu li atualmente. Esse livro vai explicar tudo: quem é Deus, o que são os ecos, os desabamentos... A narrativa vai ser toda narrada nisso. Vamos ter vários momentos de uma narrativa mais descritiva, o que pode ser cansativa para alguns leitores mas eu entendo esse momento. Você pode acabar pensando: onde isso vai dar, pelo amor de Deus? Mas relaxe e confie no processo.
O final da saga de Ophelie foi perfeito, surpreendente, triste e feliz ao mesmo tempo. Infelizmente alguns personagens que amamos não vão estar tão presentes nesse livro e eu entendo: eles cumpriram seu papel e não havia mais tanta necessidade deles. Mas era a última vez e eu queria que eles estivessem ali ???
No fim, quero dizer duas coisas:
? não esperem um final feliz, é um final meio amargo mas está longe de ser triste.
? obrigada por tudo. Essa caminhada foi LINDA E MARAVILHOSA eu vou carregar pra sempre essa saga comigo. Perfeita do começo ao fim
Ps: esse é o livro que tem mais romance então se preparem.????

Luana:) 16/07/2023

Que raios de foi final foi esse???
Eu estava gostando bastante do livro conforme as coisas iam acontecendo e as coisas pareciam que estava se encaixando. Porém, quando a história estava se encaminhando para o final as coisas ficaram completamente confusas.
Ficou parecendo que a autora não queria que a história se não ficasse muito longa e acabou correndo com o final, o que acabou deixando várias pontas soltas e as explicações que foram dadas me pareceram sem sentido.
Além disso, eu realmente não gostei de como tudo acabou e tinha esperanças que tivesse pelo menos mais um livro, mas vi que esse é realmente o último.
O livro vale a pena para a conclusão da saga e mais da metade dele é bom, mas como disse antes, a autora não soube fechar a história.

Laysla 15/07/2023

Que final ruim. decepcionante
Essa série tinha tudo pra terminar de forma espetacular. A premissa da história é incrível: em um mundo colapsado, as pessoas vivem em arcas governadas por seres semelhantes a deuses, que transmitem seu poder para seus descendentes.
Os três livros anteriores foram bons, despertaram curiosidade e deram a esperança de um final épico para uma trama que merecia um final épico!
Os livros anteriores estavam cheios de mistério, que me instigaram até o final do último livro. Me encontro decepcionada.
Eu acabei, literalmente agora, de ler esse livro e preciso desabafar. Ele foi, de toda a série, o mais difícil e lento de ler, quanto mais eu lia mais eu me cansava, mesmo que ainda estivesse curiosa. Mesmo assim, a história foi boa, explicou tudo que tinha que explicar e deu um final pra todos os personagens, exceto um, o segundo principal ? Não precisava desse final.
Até quase o final do último capítulo eu tava bem, tava aceitando tudo que aconteceu, mesmo que não tenha sido espetacular, foi bom. Mas gente, a última página acaba com tudo. A gente fica esperando mais páginas pra resolver esse final lixo e não tem, então ficamos sem reação.
Pelo amor de Jesus Cristo, pra que fazer isso? Não é possível que a autora não soubesse que os leitores ficaram morrendo de raiva. Ela construiu toda uma história pra acabar daquele jeito aberto e ruim? Não me desce. Foi péssimo.
Agora que desabafei, posso dizer que, apesar de tudo isso, as coisas pelo menos foram explicadas decentemente.
Por fim, esse final e esse livro não são dignos da série da "Passa-espelhos".

beca 14/07/2023

Bom, mas decepcionante
Uma saga grande, complexa e interessante que tem um final embaralhado, confuso e extremamente decepcionante. A autora tinha a oportunidade perfeita de terminar a história 100% bem e não o fez, assim como fez com que muitos sacrifícios fossem em vão, quase desnecessários. Tô extremamente decepcionada

claramar 12/07/2023

Suficientemente satisfatório
Essa série ficou na minha mente por uns meses e definitivamente entrou na minha lista de favoritos. no entanto, esse último livro foi quase insuportável de ler de tão chato que estava até a metade. demorei muito pra engatar na leitura, o que não aconteceu nos primeiros volumes, e só não desisti porque minha curiosidade era maior e já tinha me apegado aos personagens.
as partes da victoire e do thorn não tiveram sentido nenhum pra mim. era melhor que o livro inteiro tivesse acompanhado só a ophelie. além disso, as coisas pareciam muito confusas e emboladas e demoraram MUITO para se resolverem.
apesar de tudo, eu gostei do desfecho, só esperava mais do livro como um todo.

ekatherinah 12/07/2023

Decepção
A série se perdeu demais. Senti que foi um repeteco do segundo livro apesar das revelações e explicações. Não me engajei com a leitura e só queria terminar logo. Meu problema com o final foi a autora não ter desenvolvido o que ela se propôs nos dois primeiros livros tanto a parte do romance (se não quer desenvolver isso então não fica puxando o fio) quanto o vai e vem da evolução da Ophélie (anda dois passos pra frente e cinquenta pra trás ao ponto de acabar quase no mesmo lugar que o do segundo livro). Se tivesse sido desenvolvido não me importaria por como terminou. Fiquei muito decepcionada ainda mais que os dois primeiros livros são tão legais. Ainda assim recomendo a leitura (da série) já que vi muitas opiniões divididas sobre gostar ou não e acho que o mundo vale a pena de ser conhecido.

oicxrol 09/07/2023

Não é o melhor da saga, muito confuso muita coisa acontecendo a cada segundo pra tentar criar uma teoria que é fraca e meio ??? a victorie aparece pra nada saudades da tia roseline e da Berenilde que ficaro com Deus aqui. desde que ela chegou em babel já ficou tudo meio chatinho cheio de teoria difícil pra parecer que é inteligente

Julia Barbosa 08/07/2023

Só faltou literalmente uma pessoa para o final perfeito
Eu amo de paixão a série passa-espelho e demorei até demais para pegar o último livro por que não queria me despedir dos meus queridos protagonistas e desse universo tão complexo con uma história que com certeza eu nunca tinha visto,eu juro que gostei desse livro mas fiquei com um gosto amargo na boca com esse final, não ligo tanto para finais abertos mas esse doeu um pouco por ser o fim da da saga,queria que tivesse entregado algo mais conclusivo por os livros serem uma fantasia cheia de mistérios.

PS COM SPOILER: custava falar que os dois se encontravam? em vez do thorn estar por ai perdido no mundo e a Ophelie procurando ele? Eu não peguei esse negócio de somos todos passa-espelhos

Gabi 02/07/2023

Melhor final de saga de todos os tempos
Definitivamente essa série se tornou uma das minhas favoritas da vida. É original, é instigante, é criativa e eu me apeguei muito aos personagens. Agora sobre o último livro: achei o final muito redondo, a autora não deixou nenhuma ponta solta e a resolução de todo o mistério me deixou assim: ?. Sinceramente eu não teria pensado nisso nunca. Sei que o final é polêmico e muita gente odiou, eu mesma fiquei bem triste com vários desfechos, mas se você parar pra pensar essa nunca foi uma história feliz então faz sentido terminar do jeito que terminou. Recomendo muito pra todo mundo.

Conde André 17/06/2023

Essa saga sempre vai ter um lugar no meu coração, lembro que quando li o primeiro volume eu fiquei com os personagens me assombrando até eu pegar o segundo volume e devorar.

O terceiro foi o que eu mais esperava desenvolvimento de história e terminando o quarto volume eu acho que se a autora tivesse dividido o assunto do quarto no terceiro, ou até feito um quinto volume pra desenvolver melhor as teorias e expressões que aparecem aqui, talvez a história tivesse um desenvolvimento melhor.

A impressão é que tempestade de ecos teve que apressar diversos conceitos pra terminar a história logo, e talvez isso tenha prejudicado um pouco o desenvolvimento, sem deixar respiros pra você refletir sobre as coisas, ou sentir alguns acontecimentos, que seriam impactantes, mas que perde força pra dá espaço para o próximo acontecimento.

Ainda refletindo, mas não vi problema com o final, nem em ele ser aberto, acho que condiz muiito com a história.

LiteraBruna 17/06/2023

O que aconteceu aqui??
Mal organizado. Simplesmente esse é o resumo desse livro: mal organizado. Na real, desde o livro anterior (A Memória de Babel) eu sinto que a autora se perdeu, é como se ela não soubesse direito como iria concluir a história e fosse descobrindo enquanto escrevia.

Os dois primeiros livros são incríveis, extremamente criativos e com finais super empolgantes, mas no terceiro, pra mim, o ritmo da série decai muito, porque nos afastamos de personagens queridos para conhecer novos que, ao meu ver, não eram tão interessantes (com exceção do Octavio e do Ambroise), além de adentrarmos em uma Arca cuja sociedade se baseava em um falso moralismo, uma hipocrisia e burocracia revoltantes. Aqui, esse ritmo (ou falta de) continua, só que piorado. Eram tantas pontas soltas para resolver, respostas para dar e personagens para desenvolver, que a autora não soube lidar direito e simplesmente resolveu ignorar tudo o que fora construído até então. Ela decidiu que iria explicar as descobertas que fizemos nos livros anteriores com um plot X, o que pra mim foi ok, porém, o problema foi a maneira com que ela fez isso. Ela vai simplesmente cuspindo um monte de informações, teorias e descobertas que não fazem sentido nenhum!! E de uma maneira mal escrita ainda por cima (o que difere muito da autora que conhecemos nos outros livros, a qual tinha um p*** poder imersivo e criativo). Esse livro dá voltas e voltas nas mesmas teorias o tempo todo, o que deixa a leitura super massante e ENCHE O SACO, e quando a autora finalmente resolve explicar toda a história por trás da criação desse universo, ela o faz - sério, literalmente - já nos 80% do livro.

Outro ponto que me incomodou foram os capítulos narrados pela Victorie, não porque eram ruins, muito pelo contrário, mas porque eles me trouxeram falsas expectativas de que o núcleo dos nossos tão queridos Archibald, Raposa e Gaelle iria interceptar a história principal em algum momento, então eu aguardei ansiosamente essa hora que nunca chegou (quer dizer, chegou, mas de uma forma tão ruim que prefiro nem dizer). No fim toda a procura da Arca-Terra não serviu PARA NADA, literalmente foi só pra ocupar o personagem de Deus até que ele fosse útil na trama... E em falar em personagens, o que aconteceu com o Thorn e com a Ophélie nesse livro?? A Ophélie fica tão obcecada em achar O Outro que negligencia tudo na vida dela, até seus poderes, ela fica irreconhecível! E o Thorn coitado, foi reduzido a um mero ajudante e espectador, ele perdeu toda aquela imponência e energia de controle total que tinha antes. Aliás, nunca vou perdoar o que a autora fez com ele no final... O QUE FOI AQUILO?? ??

Agora sobre o plot, eu até curti todo o lance de dois mundos, o Anverso e o Reverso, e a alusão deles a espelhos, mas, como eu falei, a execução foi muito porca. A autora enrola o livro todo e deixa a Ophélie correndo atrás do próprio rabo (desde o terceiro livro foi assim, na verdade), pra correr com tudo nos últimos 10%, deixando a história cheia de coisas não resolvidas, além das mortes completamente desnecessárias de certos personagens!! Fiquei muito decepcionada e encerrei a série com uma sensação amarga e de coisa inacaba.

Sendo sincera, eu quase abandonei essa leitura em um certo momento por ela estar super arrastada, só não o fiz porque sabia que a chance de voltar depois pra terminar depois era baixa e eu precisava encerrar essa série que amei tanto ler (pelo menos os dois primeiros livros e um pouco do terceiro). Enfim, o plot e os personagens tinham muito potencial, mas tudo foi tão mal organizado e preguiçoso que eu não sei nem o que dizer, simplesmente toda a magia da série se perdeu.

bibliotecadafefe 16/06/2023

Vai ser difícil de superar
Eu amo muito essa série. O final foi CRUEL.

Minha única crítica é que a autora enrolou demais em 80% do livro e nos 20% restantes quis explicar tudo, o que deixou as informações um pouco confusas e difíceis de processar.

Mas, fora isso, foi um prazer ler essa série e vou sentir muita saudades das Ophélie e do Thorn?.