A Tempestade de Ecos

A Tempestade de Ecos Christelle Dabos

Resenhas - A Tempestade de Ecos

Jnliov 23/04/2024minha estante
Aí, amei tanto sua resenha, tô numa releitura também, e tô amando cada migalha de ophelie e thorn, tô captando coisas que não tinha da primeira leitura

OPHTHORN 23/04/2024minha estante
Ai diva, esse livro é só migalha, me senti um pombo lendo

Yasmin.Boaventura 13/04/2024

"Mais que isso até"

Eu amei essa saga, ela me consumiu de corpo e alma, não posso acreditar que a autora destruiu esse final.
Babi.Leitora 13/04/2024minha estante
????? ???????? ?

FeehChristie 13/04/2024minha estante
Ela entregou tudo nessa frase final. Eles se reencontram e ficam juntos ?

FeehChristie 13/04/2024

Defenderei esse livro com garras! (Entendeu o final mesmo?)
Não tinha lido nenhuma resenha de A Tempestade de Ecos até agora (acabei de acabar o livro) e confesso que fiquei chocada com a polêmica nas resenhas daqui haha. Pensei :como assim tem gente que não gostou e não entendeu??

O final poderia ter sido melhor? Sinceramente, não sei. O que é um final melhor para você? Focar no romance? Felizes para sempre? Uma escrita mais direta e simples?

Se vocês perceberem, a história da Ophélie sempre se complica mais. E nesse desfecho não seria diferente: aqui a tensão é maior, o foco na trama principal é maior. E tanto ela como o Thorn estão dispostos a tudo para chegarem ao fim disso.

Considero essa saga uma das melhores fantasias da vida! A sensação que tive de imersão na história foi semelhante à quando li Fronteiras do Universo - e quem leu e amou sabe o que é essa euforia no peito que tô falando (mesmo que o final seja de partir o coração).

Entender as leis que regem esse mundo, desvendar junto da Ophélie todos os mistérios por trás atrás atrás?

Essa história nunca foi romance (falha grave do título Noivos do Inverno). E nem foi sobre os personagens que amamos. É sobre salvar um mundo que cai em pedaços. É sobre perder TANTO a ponto de seu vazio poder gerar um eco. É sobre contrapartidas dolorosas.

Então o que quero defender aqui é: tudo é explicado, que parte ficou com ponta solta para vocês?

O final é aberto, mas olha só a frase final - mais que isso até - Isso não te diz nada? A pista aqui tá fácil!

E alguns personagens perderam foco - claro! O palco da história mudou, como poderia a história dar vez a tudo? Se acharam embolado e complicado como está, imagina com mais detalhes e perspectivas se desenrolando ao mesmo tempo haha!

Minha resenha foi mais um contra-desabafo do que uma resenha de fato, pois quero falar aos que já concluíram a história e estão perdidos.

Se você ama fantasia, universos complexos de fritar a cabeça, e não se importa com finais REALISTAS, você vai amar! Mergulha de cabeça e não fica tentando adivinhar o final.

E se você quer bater na autora, talvez só não seja o estilo de saga pra você.

No fim das contas, essa obra é como o equilíbrio Anverso e Reverso: metade vai estar de um lado e metade do outro!

Daiane499 30/03/2024

Ok, vamos lá que eu tenho muito o que falar
Eu preciso começar dizendo que me apaixonei pela saga de modo geral, tá? entrou ali no meu top 10 favoritos, eu realmente amei conhecer cada personagem e esse universo incrível.

sobre esse livro... não é uma boa conclusão. não conseguiu fechar bem a saga, deixou infinitas coisas em aberto e não explicou, deixou personagens e arcas importantes de lado. não soube conduzir o que acontecia com o Archibald e o que rolava em Babel, deixou de lado a berenilde, não mostrando mais da parte mais importante da vida dela, faltou desenvolvimento em outros arcos. "A tempestade de ecos" ou deveria ter mais 400 páginas ou até mesmo outro livro, pq realmente deixou a desejar, o que é uma pena. ficou realmente MUITA coisa em aberto. o final de mocinho foi ridículo, tudo bem que está em aberto mas ele merecia mais, eu não me conformo que a ophélie e ele não terminaram 100% felizes, é inadmissível. eu passei 4 livros sofrendo por eles pra me deparar com isso??? esse final deles é provavelmente a proposta e não uma falta de desenvolvimento como eu citei anteriormente, mas ainda sim eu fiquei frustrada, eu torci tanto pra esse homem e essa mulher terem paz que fiquei possessa de ódio quando acabei, achei sinceramente muito triste.

ignorando um pouco a falta de explicações, eu gostei de ler esse livro, fui me acostumando com a escrita conforme os livros iam passando e gostei bastante dela, soube me conquistar.

os protagonistas são tão maravilhosos, eu que comecei odiando o thorn, acabei a saga apaixonada por ele. a ophélie teve uma evolução e um crescimento pessoal tão lindo, minha bichinha sofreu demais, mas sofreu sendo boazuda. quem diria que aquela menininha acanhada ia se tornar uma mulher tão forte e maravilhosa?

eu vou sentir falta desse universo, eu fiquei presa nele enquanto lia os livros, fiquei 100% imersa. amei, torci, sofri, sorri...foi lindo conhecer esse mundo, fazia tempo que eu não me perdia assim em uma saga e a sensação foi ótima. a decepção com o encerramento não vai apagar as qualidades e bons momentos e sentimentos que tive e durante as leituras. eu leria até 50 livros desse universo se Christelle dabos escrevesse.
FeehChristie 13/04/2024minha estante
A evolução da Ophélie é incrível!! Fico até emocionada ? O que você acha que ficou em aberto? Achei tudo tão explicado haha

Meuri 30/03/2024

"Para você, finalmente, Ophélie, por me acompanhar de maneira tão íntima da primeira à última travessia de espelho. Já estou com saudades."

Essa parte dos agradecimentos da autora me representou muito, foi uma experiência indescritível acompanhar a história da passa-espelhos!!

te amo Ophélie te amo?

Lari 28/03/2024

Uma fantasia maravilhosa com um final péssimo. Talvez eu tenha entendido tudo errado, mas nesse momento eu me sinto muito frustrada com a conclusão dessa série. Explicações longas que me fez ler pulando muita coisa, basicamente só os diálogos depois dos 40% do livro.

Ma$$iel 28/03/2024

?Em outra vida eu seria a sua garota?
Terminei e só consigo pensar nessa canetada da Katy Perry. Não sei nem por onde começar, poderia destacar todos os pontos que eu amei como os personagens principais e secundários, principalmente a protagonista que foi muito bem construída ao longo dos livros, o fato que o Thorn foge dos mocinhos das fantasias atuais, não é malhado nem lindo (mas é alto) e ele não faz grandes declarações de amor, mas seus sacrifícios dizem tudo (o pov dele acabou comigo) e é claro, o romance, que casal, uma paixão que levou 2 livros pra aparecer e 3 pra se firmar, mas duas pessoas que estavam dispostas a enfrentarem tudo um pelo outro, Thorn provou isso no final. ?Além disso tudo, posso falar dos pontos negativos: o vilão, que é um CHATO, da mudança do dois últimos livros em relação aos primeiros, que muitas vezes nem parecia o mesmo livro, não gostei que os personagens secundários sumiram nesse livro e nem da autora ter enfiado informações novas só nas últimas páginas, mas meu principal incômodo foi esse final, era gente morrendo em um livro o que não morreu nos outros três, a Ophelie sofreu tanto e no fim ficou sem nada, ela não merecia isso. Algumas pessoas vão dizer que a as revelações foram confusas , mas eu achei que a autora criou uma fantasia inteligente e que foge do padrão das fantasias atuais que entregam tudo mastigado, outra coisa que gostei demais foi que apesar desse final em aberto a autora amarrou todas as pontas da história , era elemento do primeiro livro sendo respondido aqui, e de forma satisfatória. Enfim, eu fui lendo e esperando um final feliz, me surpreendi? Sim. Me decepcionei? Um pouco, mas não deixa de ser uma história muito boa, se tivesse mais 10 livros eu leria todos.

Annalisa 19/03/2024

A Tempestade de Ecos

Confesso que após todas as resenhas que li sobre esse último livro, eu estava com bastante medo de chegar nele. Li o primeiro e o segundo e achei tudo completamente deslumbrante, amei a história, amei o mundo, amei cada personagem apresentado. E antes de iniciar a leitura do terceiro e quarto livro eu li as resenhas deles, e me desanimou muito tudo o que vi o pessoal falando, fiquei bem decepcionada e não acreditando que estava se encaminhando para ser assim. O terceiro livro tem lá seus problemas, é mais paradinho, mas OK. Acho que o grande conflito de opiniões é realmente esse último livro: A Tempestade de Ecos.

Esse livro é sim diferente dos demais, mas eu não consegui achar assim tão "ruim" ou sem sentido quanto as demais pessoas estão achando. Eu gostei cara. Obviamente não amei e não achei um ótimo e excelente final. Mas achei um "Ok, deu para ler e entender". O final é em aberto, acho que aqui é o ponto crucial da enchorrada de raiva e indignação da galera. Maaaas, não temos o que fazer para mudar isso.

Neste livro, Ophélie e Thorn estão em Babel ainda tentando entender o mundo que os cerca. Eles precisam urgentemente descobrir onde está Deus, qual sua ligação com o Outro, quem é o Outro, qual a ligação desses dois com Ophélie e porque o mundo está desmoronando. É uma corrida contra o tempo. São tantas informações, passado e presente se misturando dentro da cabeça de Ophélie, ela tendo vislumbres sobre o passado dos Espíritos Familiares e de como foram criados e como o Outro está manipulando tudo isso.

Todo mundo disse que a relação de Ophélie e Thorn neste livro era a pior possível em comparação com os demais livros, porém, neste foi onde eu pude realmente ver um avanço no "romance" deles, pude ver um Thorn mais sentimental e disposto a largar suas obrigações para se preocupar com Ophélie, temos mais diálogos, troca de momentos e interações entre eles. Obviamente não espere cenas acaloradas e grandes declarações, eles são do jeito que são, e na miudeza de troca de carícias eles demonstram o que sentem.

No Observatório dos Desvios Ophélie começa entender quem ela é, e porque tudo isso está acontecendo. São muitas explicações mesmo, bastante teoria, muitas palavras novas (que não são previamente explicadas, cabe a você fazer a ligação com o mundo deles e entender). A grande questão são realmente os ECOS, eles são a chave de tudo. Precisa segurar a linha de raciocínio sobre isso e seguir em frente. Algumas coisas não vão ser mastigadas e desenhadas na sua cara, você precisa se esforçar caro leitor, para buscar as referências na história e nos livros anteriores. Mas posso dizer com todas as palavras que eu consegui sim entender o que foi explicado e apresentado sobre todas as dúvidas da história, e toda a teoria sobre os problemas das Arcas são explicadinhos e fecha bem esse arco.

O que acaba com nosso coração é o final disso tudo, o conflito principal é resolvido, descobrimos quem é Deus, quem é o Outro, quem é quem e qual a história não contada no meio de tudo isso. Mas Ophélie teve que sofrer demais para chegar ao fim, ela teve que dar tudo de si, perder amigos queridos, e quebrar seu coração e mente. É sofrido, e aqui vai o spoiler: Ela e Thorn não terminam juntos, não por escolha própria, mas há forças maiores impedindo isso. E fica uma nova "jornada aberta" dessa relação.

Apesar do fim não ser o que queríamos, a jornada da série e de seus quatro livros vale muuuuuito a pena! Não se decepcionem com as resenhas negativos desse último livro, e nem larguem a leitura no meio. Vão até o final, juro mesmo que vale a pena. Mantenham a mente aberta, esqueçam os conceitos de física e universo que temos em nosso mundo e aceitam que há coisas que existem no mundo de Ophélie que não fazem sentido no nosso, e que mesmo assim está tudo bem.
FeehChristie 13/04/2024minha estante
Pra mim a frase final é o que fecha tudo. Ficou em aberto, mas essa frase não foi escrita a toa! É aí que a gente pode entender que eles ficaram sim juntos ?

Natalia.F 15/03/2024

Amei a saga mas não conseguir gostar muito deste último livro. A história ainda continua super criativa e envolvente mas tem muitos pontos que não gostei.

Tópicos que não gostei:
- faltou a conclusão de alguns personagens, como por exemplo Victorie a filha de Berenilce.
- Achei a Ofélia perdida nesta história.
- Não consegui ver Ofélia e Thorn como casal .
- o final de Thorn.
- O final de Ofélia.
- Final do livro.
- personagens importantes que não teve história neste livro.

Ah, queria Ofélia e Otávio juntos.

Ju 11/03/2024minha estante
Top 3 personagens mais injustiçados da literatura, mas a autora é francesa né, eles adoram esses finais tristes

Yuri488 11/03/2024minha estante
Como faço pra ler os livros?

Leticia2513 11/03/2024

Tempestade de ecos
BICHA QUE FOI ISSO

se vc leu os 3 livros minha recomendação é: imagine um final aberto em considerando o final do terceiro livro, pq sinceramente o final desse livro destruiu uma pequena parte da minha vida

o livro em si é mto bom, do meio pro final meu queixo foi no chão e nos últimos 15% do livro ele ficou por lá msm, mas esse final, bicha oq foi isso

Neide 07/03/2024

Bom, primeiramente se eu soubesse que o final era em aberto.... eu nem tinha começado ler.
Minha ansiedade não deixaaa eu parar de pensar no que aconteceu depois.
O livro é muito bom, mas o final é horrível.

Brenda.Maria 12/04/2024minha estante
Mds me conta o que rolou com ele

Carlos398 12/04/2024minha estante
Haha vi que você começou a leitura, vou deixar você descobrir sozinha. Boa sorte! Mesmo que minha crítica tenha sido negativa, quem sabe você curta a resolução

Brenda.Maria 12/04/2024minha estante
Nãooooooooooooooo

nicolli30 05/03/2024

A tempestade de ecos
Decepção é a palavra que define essa leitura. Desde o início eu já havia percebido que esse livro não tinha potencial para ser o último. Era muita ponta solta pra amarrar, muita coisa pra desenvolver e principalmente muito personagem. Era necessário um quinto livro para que essa história fosse finalizada com sucesso. Mas não foi o que aconteceu.
As explicações do plot ficaram extremamente confusas e sem sentido algum. Teve coisas que foram "explicadas" e coisas que foram apenas jogadas ao ar. Os personagens que amamos mal aparecem, pois a autora inventou de enfiar trezentos personagens diferentes e no fim não conseguiu desenvolver direito nenhum deles. Os personagens segundarios do primeiro e segundo livro foram simplesmente jogados pra escanteio, assim como seus plots que ficaram inacabados ou mal explicados. Os dois protagonistas simplesmente regrediram na reta final todo o progresso que haviam recebido nos últimos 3 livros. O romance entre eles acabou sendo decepcionante ao extremo, visto que a autora nos encheu de expectativas pata não suprir nenhuma no fim das contas. A história no geral acabou ficando sem sentido e ridícula, assim como esse final que além de ruim ficou em aberto. É isso, encerra então uma saga que tinha tudo pra ser maravilhosa, desse jeito péssimo. Só recebeu 2,5 como classificação por causa do amor que tenho pelos personagens.