A Tempestade de Ecos

A Tempestade de Ecos Christelle Dabos

Resenhas - A Tempestade de Ecos

bibi 29/10/2021

Quanto mais eu penso, mais decepcionada eu fico.
Terminei esse livro ontem de noite. Levei exatamente um mês para terminar essa leitura. Um livro que foi aguardado por mim durante UM ANO INTEIRO.

Em 2020 eu me apaixonei por A Passa-Espelhos. O primeiro e o segundo livro foram muito especiais. Eu me apaixonei completamente pelo universo criado pela Christelle Dabos, os personagens, a trama-política, sua escrita... POR ABSOLUTAMENTE TUDO! O terceiro livro foi um livro bem bom. Eu percebi que algumas coisas estavam mudando, mas acreditei que fosse apenas para preparar a gente para uma finalização épica. Queria muito que tivesse sido isso. Mas, infelizmente, Tempestade de Ecos se tornou a minha maior decepção literária nesse ano (e quem sabe nos próximos).

Vamos começar enumerando alguns pontos bem importantes para que esse livro tenha chegado ao fundo do poço pra mim:

1. Nessa conclusão, temos uma mudança brusca na forma como a autora narra a história. Christelle escreveu tudo de forma extremamente complicada, confusa e arrastada. Com ideias demais, (ou de menos), ela utilizou cada linha desse livro pra jogar na nossa cara teorias, regras, situações absurdamente doidas. E não é aquela loucurinha gostosa que a gente conheceu nos primeiros livro, é uma doidera SEM PÉ NEM CABEÇA. Literalmente. A ideia de falar sobre os ecos era sempre carregada com uma narrativa que fazia o leitor achar que tava entendendo, mas no fim não entendia nada. Quando as coisas aconteciam, eram sempre muito rápidas, sendo enfiadas na goela do leitor. Era tipo: ACEITE ISSO, E SE NÃO ENTENDEU, PROBLEMA SEU. O humor sempre tão presente em Noivos do Inverno e Desaparecidos em Luz da Lua, sumiu nesse quarto livro. Afinal, eram tantas teorias para serem explicadas que faltou espaço e tempo pra desenvolver as relações com os personagens. Talvez, por metade do livro se passar dentro de um hospital, a autora quis dar um ar de tensão, mas isso só deixou a narrativa chata.

2. OS PERSONAGENS QUE AMAMOS NÃO APARECEM NUNCA. Me explica Christelle, como você pôde simplesmente ignorar a existência do Archie, Berenilde, Tia Rose, Raposa, Gaele????? Eles mal apareceram, acho que se for contabilizar todas as suas falas e cenas, não daria nem 2% da história. Nós nos apaixonamos por esses personagens, sentimos falta deles no 3° livro, mas acreditamos que eles iriam aparecer nesse encerramento. Infelizmente, você deu espaço para um zilhão de personagens que não eram importantes pra gente. Ok, eles precisavam aparecer na narrativa? Beleza! Mas tivesse construído arcos melhores para o restante dos personagens que a gente ama! Eu não tava nem aí pra aqueles dois douradinhos lá, pra os pesquisadores.... chatos chatos chatos chatos! SAUDADE ATÉ DO FAROUK VEI.

3. O plot da filha da Berenilde: O QUE ROLOU? A gente botou tanta expectativa nessa garotinha.... PRA NADA. Foram capítulos desnecessários, que só mostraram aquilo que a gente já sabia. Eulalie/Deos era foda, e dai? Já sabíamos disso. Não precisava de capítulos mostrando novamente através da pequena. Ela poderia ter feito tanta coisa mais! No fim, se mostrou filha do Farouk mesmo (no pior sentido)...

4. Ophélie e Thorn... A decepção, das decepções... O que aconteceu com esse casal? Eu sei que o foco do livro não é o romance. Mas, o que nos foi apresentado aqui foi a pior interação deles. Thorn nem parecia o mesmo dos dois primeiros livros. Ele correu e correu e correu de um lado pra o outro, mas não adiantou de nada. Os esforços dele sempre foram muito sagazes, sempre muito espertos. No fim, Thorn sempre estava um passo a frente. Porém, aqui, ele se mantinha completamente perdido. A Ophélie, nossa querida personagem, sempre teve uma grande evolução nos livros passados, o que não rolou aqui. Ela entrou numa sede absurda pra descobrir quem era O Outro, e pra isso ignorou até mesmo quem ela era. Parecia que a Christelle só queria ferrar com essa menina, percebemos até mesmo com o que acontece com os dedos da garota (O QUE FOI AQUILO?).

5. O final: Preciso nem falar nada, né? Eu nem sei como começar a enumerar tudo de errado que deu ali. O personagem escolhido pela Christelle para ser o grande vilão da história (O Outro/Eulalie) foi uma escolha muito preguiçosa. Aquele personagem nem aparecia direito, não tinha conexão com os leitores. A gente sabia da sua existência, mas só isso. Algumas mortes de personagens queridos aconteceram e foram tão rápidas e sem sentido. Até agora não acredito que eles caíram da escada e ploft! Ela deixou subentendido, mas isso pode dar muitas interpretações. E PRA FINALIZAR: QUE MERDA FOI AQUELA COM O THORN? Ah não... Christelle? Eu não li 4 livros pra isso.

Tentei ao máximo resumir tudo o que eu senti, mas ainda teriam muitas outras coisas pra apontar. Vou parar por aqui pra não ficar ainda mais irritada com essa história.

Minhas DUAS estrelas foram apenas pelo reconhecimento de que essa série se tornou especial pra mim, porque de resto não senti conexão alguma.

Dizem que existe uma fanfic que é bem melhor que o livro (KKKKKKKK) vou aproveitar pra ler e fingir que esse final oficial nem existiu.

PRA SEMPRE VOU AMAR A PASSA-ESPELHOS. PRA SEMPRE VOU INDICAR ESSA SÉRIE. PRA SEMPRE VOU CARREGAR COMIGO OPHÉLIE, THORN E OS OUTROS PERSONAGENS. Mas, precisei expressar meus sentimentos sinceros (e decepcionados) através dessa sinopse.

bjs!!!!

site: www.twitch.tv/bibilendo
Morgestern 30/10/2021minha estante
Eu aqui pensando o que aconteceu com Thorn????
Estou achando o 3° livro ?, que fanfic é essa???

Nan ® 02/11/2021minha estante
A sua resenha, Bibi, descreve e alivia bem o que estou sentindo... Às vezes desqueremos dizer-nos umas coisas, então precisamos nos identificar com outra pessoa. Obrigado!
Em pensar que o primeiro e o segundo volume valem 10 estrelas, fazia tempo que não lia uma obra tão bem construída. Já o terceiro livro pareceu-me um filler (embora goste mais de ?fanfic?, acima. Amei! ???), mas relevei, seria apenas o terceiro, pensei, fui na fé e até corri atrás da versão em inglês, confiando na Dabos... e então abro o dito cujo... ... ...
Todos os desenvolvimentos até o segundo volume... oh, deus! Isso não é justo, fique empolgado para ler mais até do Farouk... após o desenvolvimento que teve? Estava louco, esfomeadíssimo! Podia ter sido uma duologia, não me parece tão ruim hoje em dia.

Márcia Rodrigues 04/11/2021minha estante
Nossa, fiquei super frustada com esse livro. Do nada tá na arca da Terra e eles são esquecidos totalmente até reaparecer do nada perto do fim. Muita peninha da Ophélie :( E aquele final do Thorn??? Li três vezes para ver se entendi que aquele seria o fim. A mesma frustação de quando li Convergente, ignoro esse livro.

Cams 05/11/2021minha estante
A sua resenha/desabafo simplesmente lavou minha alma! É exatamente assim que me sinto, terminei agora o último livro com um grande ponto de interrogação estampado na minha cara de palhaça! hahahahaha. Guardarei A Passa-Espelhos no coração sempre? Guardarei, claro! Mesmo esse delírio que foi o quarto livro.

Ryanne2 06/11/2021minha estante
amg, me passa o nome dessa fanfic jkkkkkkk

Adriely 12/11/2021minha estante
Certeza que a Christelle tava de saco cheio da história já e meteu um "dane-se, é isso mesmo. Se não gostou, problema seu. kkkk

Bruna 17/11/2021minha estante
Seu comentário me definiu!! Estou até agora igual o meme do John Travolta me perguntando o que aconteceu nesse livro ...
Os dois primeiros foram perfeitos! Até comprei o livro físico...

Maria.Ferroni 18/11/2021minha estante
Eu me sento exatamente do mesmo jeito. Criei muito carinho por essa série para ela acabar assim?

Milyca 21/11/2021minha estante
SIM SIM

Lecorrales 22/11/2021minha estante
Me sinto exatamente assim, me decepcionei muito com esse último livro. E tô muito indignada por que foram 4 livros pra no final eles não ficarem "juntos".

lsbelini 28/11/2021minha estante
Eu estou no meio desse livre e revoltada. Que porcaria....

Camille123 07/12/2021minha estante
To em 25% dele. Eles não vão ficar juntos ? Não vou ler. O Archie não vai aparecer ? Não vou ler.

Livia 22/12/2021minha estante
Nossa disse tudo, acabei o livro agora e estou ?

Samella11 24/12/2021minha estante
Thorn morreu??? Acho que nem vou ler mais, não tenho estômago pra isso!

Samella11 24/12/2021minha estante
Que fanfic plmdds

Ralibô 12/01/2022minha estante
O mesmo pensamento.

mafe 17/01/2022minha estante
faço das suas palavras as minhas

Jessica 20/01/2022minha estante
Vou começar a ler o último agora e já tô previamente decepcionada só em ler a resenha. Eles não ficam juntos??? Ah não, aí já é demais

Nessa 24/01/2022minha estante
OBRIGADA!! É EXATAMENTE ISSO QUE EU ESTAVA SENTINDO. Que alívio ver mais gente que entendeu p*r*a nenhuma.

@deize6 27/01/2022minha estante
Exatamente como eu me senti, agora preciso do link da fanfic kkkkk

Maria Bia 21/04/2022minha estante
Gnt pfvr, nem comecei a ler esse livro e ja to frustrada... alguem me diz o nome da fanfic pfvr ?

Beatriz1421 01/05/2022minha estante
Qual é a fanfic?? Preciso plssss acabei o livro agr e tô tão decepcionada ?

akasaori 02/05/2022minha estante
Meu Deus o fim do meu casal..... desumano, DESUMANO

andi!! 30/05/2022minha estante
Alguém joga o nome da fanfic na roda, por favor!

darksoul 08/06/2022minha estante
Você descreveu meus sentimentos também. Decepcionada.

Micaela 17/06/2022minha estante
Acabei de finalizar e tua resenha é a total representação dos meus sentimentos agora

Jamylle_Berbert 22/06/2022minha estante
Me resumiu lendo esse livro, acho que eu nunca vou superar um final tão ruim

Vitoria293 01/09/2022minha estante
A autora tal qual o autor do anime Evangelion ela quis fazer um completamente maluco que ninguém entende nada só falta ela fazer q nem ele e sair lançando "final" da saga a cada década ?

akasaori 01/09/2022minha estante
Eu gostei ?

Sarah 30/09/2022minha estante
Concordo completamente! VOU FINGIR QUE O QUARTO LIVRO NUNCA EXISTIU! Eu amo os três primeiros livros, odeio o último

kaka 05/10/2022minha estante
HABLOU E MUITOOOO!!!!!!

AL 20/10/2022minha estante
Essa resenha quase me fez desistir de começar a série, uma pena esteja em destaque... Se tem alguém na dúvida lendo meu comentário, não desista!

Lu Santos 24/11/2022minha estante
Passa o nome da fic pra gente

Vivian 25/11/2022minha estante
EU CONCORDO 100% COM ABSOLUTAMENTE TUDO QUD VC FALOU QUE ODIEO DA AUTORA PQ ELA SURTOU VELHO O THORN SIMPLESMENTE APAGADO. OPHELIE ESVAECEU E EU NAO ENTENDI NADA UM BANDO DE PLOT Q PORRA É REVERSO SERIO AERARGIRIO ERA SOBRE DEUSES POLITICA DIVERSAO ROMANCE

Anaa 19/01/2023minha estante
Eu acabei agorinha mesmo e tô tão triste que não tenho palavras. Pelo amor de Deus, preciso da fanfic

Cinthia57 31/01/2023minha estante
Acho que faço minhas as suas palavras, me senti exatamente da mesma forma. Parece que fiquei órfã de um mega finale?

Aline 01/02/2023minha estante
"E PRA FINALIZAR: QUE MERDA FOI AQUELA COM O THORN? Ah não... Christelle? Eu não li 4 livros pra isso." To tipo assim, em choque. Não consigo entender que palhaçada foi essaaaa
Sua resenha me fez pensar um pouco sobre o livro. Achei muito bom, mas vendo por esse angulo, realmente, a autora enfiou guela abaixo muita teoria. Vou precisar ler de novo para entender.

Aninha 07/02/2023minha estante
Só quero dizer que acabei de ler e senti a mesma coisa que você, no final parecia que estava lendo uma fanfic

Maeve 10/02/2023minha estante
Nao contente em deixar a protagonista viúva infértil e deficiente ela tbm ficou CARECA DO NADA

Maeve 10/02/2023minha estante
Chorei por vinte minutos apos o final do livro morri de saudade do Polo e do meu mano Farouk inclusive to ACABADA q ela vai deixar os espiritos familiares sem memória de tudo q aconteceu sem poderes e imortalidade

DE QUE ADIANTOU ENTAO ESSES SECULOS DE SOFRIMENTO ME DIZ EULALIE

alias q porra de morte ridicula foi essa dos meus favs q simplesmente caíram da escada e foi isso acabou

Vic 29/04/2023minha estante
nossa, concordo plenamente. meu cérebro ficou cansadíssimo de entender o que tava acontecendo. tanto que nos últimos capítulos acabei pulando várias páginas já que nada estava fazendo mais sentido. o desfecho foi ruim, tudo muito ruim. igual você disse, a própria revelação do vilão foi bem porca, me decepcionei muito.

Sami 30/04/2023minha estante
Acabei de terminar de ler e tô descrente ainda com esse final.

Sami 30/04/2023minha estante
Que fanfic é essa? Tô precisando depois dessa leitura.

zmahiara 02/05/2023minha estante
falou tudo, ainda bem que não fui só eu que fiquei super insatisfeita. tô mega triste com esse final, que fanfic é essa? preciso de algo que conserte a minha decepção.

LorenBP 11/06/2023minha estante
SIM!! Adoro a autora por ter criado essa história, mas a destesto por esse fim.
Eu só li por causa do romance e quando descobri que não era o foco já estava apegada, então quebrei muito a cara quando eles não ficaram juntos. Acho que por só ter migalhas do casal era o mínimo que eles tivessem ficado juntos. ? (Já havia pensado em procurar fanfics sobre e depois do seu comentário com certeza irei ler. Obrigada!)

beca 14/07/2023minha estante
Menina, a primeira vez que eu abri as resenhas eu me assustei com teu comentário e me perguntei muito se era possível estragar uma série de livros tão boa quanto essa. E isso me acompanhou durante toda a leitura, sempre vindo aqui e sempre tentando ignorar que uma leitora se decepcionou. E aconteceu exatamente a mesma coisa comigo. Eu concordo em TODOS os seus pontos. Eu me decepcionei de várias formas, foi a pior de toda a minha vida de leitora. Agora por favor me diga onde tá essa fanfic porque, pra mim, aquele final não existe.

Fram 22/08/2023minha estante
Tô triste demais com esse final, eu quero meu Thorn com a família dele pqp

Alanis 28/08/2023minha estante
Queria não concordar tanto, mas é isso ?

Emmily 10/01/2024minha estante
Acabei de terminar essa saga, é simplesmente compreendo tudo que você sentiu. Pensava que eu estava meio txutxu, mas ainda bem que encontrei pessoas que sentiram a mesma confusão, indignação . E foi exatamente isso que senti, ? Eu não li 4 livros pra isso cara?.

nicolli30 05/03/2024minha estante
assino embaixo de tudo que você falou!!!

Ju 11/03/2024minha estante
Top 3 personagens mais injustiçados da literatura, mas a autora é francesa né, eles adoram esses finais tristes

Yuri488 11/03/2024minha estante
Como faço pra ler os livros?

Queria Estar Lendo 18/10/2021

Resenha: A Tempestade de Ecos
A Tempestade de Ecos é o quarto e último volume da série Passa-espelhos, fantasia de origem francesa que conquistou milhares de leitores por todo o mundo. Christelle Dabos entrega pra gente um final impactante, com todas as respostas que precisávamos e com os surtos que podíamos (ou não) aguentar.

Esta resenha vai ter spoilers dos outros livros, leia com cuidado!

O poder do Outro está cada vez maior. Por todos os cantos, pedaços das arcas estão despencando em direção ao vazio, arrastando consigo milhares de vidas inocentes. Ophélie e Thorn, em sua missão para impedir Deus e de entender a verdade por trás desse destruidor de mundos, estão para viver sua maior e mais tenebrosa aventura juntos.

A busca pelo desconhecido, decifrar códigos antigos, entender memórias estilhaçadas e conexões sinistras, tudo isso os move por Babel e, Ophélie, principalmente, direção ao Observatório de Desvios, uma instituição misteriosa regida por nenhuma lei da arca que estuda pessoas invertidas - e que pode ter as respostas que ela precisa. Mas, uma vez lá dentro, será que ela vai sair a mesma pessoa?

Eu pensei, seriamente, em começar a resenha assim: AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA. Porque foi o que eu senti no decorrer dessa leitura.

A Tempestade de Ecos foi tudo que eu pedi para o final dessa série, e mais. Christelle Dabos não economiza em surtos e em causar taquicardia na gente, como já se provou bastante especialista nos livros anteriores. Aqui, no entanto, tem essa sensação de urgência sobrecarregada a mil, o que torna toda a investigação e busca por verdades ainda mais tensa.

"- Todos temos sombras que não podemos ver."

Toda a questão envolvendo Deus, o Outro, a queda dos pedaços das arcas e o que parece o apocalipse para aquele mundo é muito, muito interessante. Complexo, como todo o sistema mágico que ela construiu para essa série, mas com respostas satisfatórias e que se encaixam em todo o contexto. Conforme vamos entendendo, junto aos personagens, quem é, por que fez isso, como fez isso, as coisas fazem mais e mais sentido.

E parecem ainda mais e mais complicadas de resolver.

Tem toda uma discussão interessante sobre guerra e paz, sobre pertencimento e refúgio, sobre cultura e família nessa série. Nesse livro, em especial, fala-se muito sobre essa questão de humanidade se destruindo por questões ínfimas, causando o terror por desavenças, colapsando tudo que existe por guerras. Mas, junto com isso, também tem a parte empática, familiar, amorosa, querida, mostrando que mesmo extremos pacíficos ainda são extremos.

Ophélie está em seu ápice de força e nervosismo, especialmente depois de tudo que viveu. Não apenas as provações de A Memória de Babel, mas toda a sua jornada. A nossa protagonista é uma personagem muito bem construída, com suas falhas e pontos fortes, ciente dos sacrifícios que podem aparecer, mas disposta a tudo para impedi-los de acontecer.

Sua estadia no Observatório de Desvios é um dos motivos para termos tantas respostas, não só sobre o plot, mas também sobre a personagem. Entender Ophélie é essencial para entender essa série; entender suas fragilidades, suas qualidades, seus defeitos. Ela é tão real que, no passar desses quatro livros, se tornou muito querida. Uma amiga, praticamente. E me despedir dela foi mais difícil do que eu imaginava.

Thorn, igualmente, evoluiu tanto desde o brutamontes frio e monossilábico do primeiro livro! Aqui, ele está presente por Ophélie sempre que ela precisa - e até quando não precisa. Completamente entregue ao amor, ainda que demonstre do seu jeitinho desengonçado com emoções, Thorn se mostra um amigo, um companheiro, um marido leal.

"No instante em que os braços de Thorn a acolheram, alto, baixo, esquerda e direita voltaram aos respectivos lugares. Ela encontrara, finalmente, seu ponto de referência."

E sua história também encontra as respostas que precisa e os pontos finais necessários. Junto com Ophélie, ele se despede da gente fazendo o que sabe fazer de melhor: resolver problemas.

O relacionamento entre os dois é uma das coisas mais maravilhosas que eu já tive a alegria de ler. Em A Tempestade de Ecos, é tudo um pelo outro, descobrir as coisas juntos, buscar o olhar do outro na multidão.

Nossos coadjuvantes queridos têm seus grandes momentos, importantes e imprescindíveis para as reviravoltas e situações grandiosas da história. Archibald, Berenilde, tia Roseline, Ambroise, Elizabeth. O cachecol! Todos eles vivem suas jornadas individuais, mas em busca do mesmo fim: impedir que Deus e o Outro transformem aquele universo em uma completa catástrofe. E, do seu jeito, cada um deles se mostra essencial ao final que a autora nos entrega.

"Se todo mundo fosse capaz de realizar milagres, deixariam de temer ao próximo."

A Tempestade de Ecos lida muito bem com todos os mistérios que precisou resolver, e ainda entrega um final agridoce, mas muito bem-vindo para a história que construiu desde o começo. Eu, particularmente, não poderia ter pedido por encerramento melhor.

Com um leque de personagens e antagonistas carismáticos e impressionantes, Christelle Dabos finaliza a série Passa-espelhos da melhor maneira possível. Fica aqui o meu adeus a essa história que vou guardar para sempre no coração, e um convite para você que ainda não conhece a Ophélie e o Thorn: corra conhecer.

site: https://www.queriaestarlendo.com.br/2021/10/resenha-tempestade-de-ecos-christelle.html
Ariel 23/01/2022minha estante
Só de ler a resenha eu já tô cm o coração apertado, n sei se vou conseguir dizer adeus a esses personagens tão queridos...um surto atrás do outro foi dificil deixar a leitura de lado (comecei o primeiro livro terça passada e cá estamos)... e imaginar que esse livro vai ser ainda mais tenso e eletrizante!! Não sei nem oq pensar... oq me conforta é saber que *finalmente* Ophélie e Thorn estão unidos. Obrigada mais uma vez pela resenha maravilhosa?

Ariel 02/02/2022minha estante
Eu preciso conversar sobre esse final.

nat | @magicplaceofwords 24/09/2021

Eu me recuso que tenha acabado
É sério, Christelle Dabos. Eu preciso de mais!
Me dê uma spin-off sobre o Archibald. Me dê um livro de contos sobre Thorn e Ophélie. Faça alguma coisa. SE VIRE.
Angelica.Giovanella 24/09/2021minha estante
Agora que terminei a leitura tudo que eu preciso é um livro com uma breve continuação e como seguiu a vida dos personagens :(

nat | @magicplaceofwords 25/09/2021minha estante
Sim! Eu acho que só amei esse livro porque li ele acreditando que virão outros sobre o universo.
Se ela não escrever mais nada eu vou ficar decepcionadíssima ?

Angelica.Giovanella 25/09/2021minha estante
Ela quer nos matar de tristeza. Tô aceitando qualquer coisa do mesmo universo que me dê uma boa notícia sobre o Thorn. Mas acho difícil já que a autora se afastou pq os fãs de fora atormentaram a vida dela com ataques

nat | @magicplaceofwords 26/09/2021minha estante
Jura? O que rolou? :(

Bia 30/09/2021minha estante
Ophelie e Thorn, são de uma completude... Já estou quase na metade do livro e a sensação de vazio por ser o último já está batendo.

Gleice Liboreido 02/10/2021minha estante
Eu não acredito em como acabou, tem que ter mais.

Ariane / Goddess 08/10/2021minha estante
kkk Esse seu comentário merece ser traduzido e postado na página dela do instagram hahaha acho q ia deixar ela feliz! Vou começar a ler hoje e já estou empolgada!

Malu 11/10/2021minha estante
Spoiler do final????????????
?????????????????????????? Eu não acredito que eles não vão poder ficar juntos, eu não acredito que o Thorn ficou preso no Reverso, eu preciso de mais um livro?????

Flávia 13/10/2021minha estante
Eu só quero saber se eles ficaram juntos ???

Israely.Bezerra 15/10/2021minha estante
Eu realmente preciso de mais, Christelle vc me paga!

Danna7 30/05/2022minha estante
MDS SIM
até hoje eu não entendi aquele negócio de cristalizar e tudo mais. Por um momento eu achei que fosse devagar demais pra entender esses "plots"

Manoela173 30/05/2022minha estante
Parece que a autora fez de propósito toda essa confusão. Eu ainda não entendi exatamente o que era aquela Cornucópia.
E a cristalização eu entendi que era o processo pra criar um eco, daí a pessoa tinha que abandonar uma parte dela pra fazer isso

Danna7 31/05/2022minha estante
EXATOOO
eco ainda é uma coisa que eu não tendo direito

Tati lima 12/01/2022

um final agridoce, porém digno
Em termos de história e plots continuou impecável, sério eu não sei de onde essa mulher tirou tanta inspiração e conhecimento para inventar tudo isso, mas tá de parabéns.

Confesso que tinha alguns conceitos e explicações que me deixavam meio confusa, mas no geral acho que captei a essência da coisa.

Ophelie continua sendo uma personagem que me surpreende, ela é corajosa até demais as vezes (quem sofre é eu vendo ela sofrer) e o Thorn se consolidou mais do que nunca como meu personagem favorito dessa serie. Ver esses dois se apoiando, se abrindo um pro outro sem barreiras foi delicioso, surtei com as migalhas.

Achei todo plot surreal de maluco e bom, gostei das reviravoltas e passei muito nervoso pensando em como tudo ia se resolver, no fim foi um encerramento bom, acho os outros livros melhores, mas esse não fica muito atrás não.

Bom, não posso deixar de comentar sobre o final desse livro, até agora não processei direito e nem quero, eu ate curto finais em aberto, mas nesse caso ficou aberto demais, me incomodou, sem falar que eu me senti bem agustiada por alguns desfechos, acho que alguns arcos (em especial um) merecia mais, sabe?

(Sem falar que faltou um epílogo pra me deixar mais ok).

Foi aquele famoso final: "acabou, mas a que custo?"

Queria uma continuação ou um livro explorando todo esse universo, mas pelo andar da carruagem vou ficar na vontade mesmo.

Lanny 19/12/2021

Pistola
Eu odeio livros abertos. Aqueles que dá a entender que algo vai acontecer, mas não mostra especificamente aquilo acontecendo... Esse livro é assim

Depois de confundir nossa cabeça por três livros e meio, finalmente podemos entender o Rasgo, o Outro, os Ecos e tudo mais... E pra que? Pra ficar uma interrogação se Ophélie vai conseguir cumprir sua última missão ou não. Saco!!!

Tem alguma chance da autora escrever um conto contando essa parte da história? Preciso

Thorn é o personagem marrento mais fofo que eu já li. Toda vez que eu achava que ele não poderia dizer ou fazer algo mais romântico, ele me soltava uma pérola ou agia de forma a deixar mocinhos de época no chinelo

Ophélie é uma baixinha invocada e mega inteligente que conseguiu resolver vários mistérios ao longo da série.

Desde já a série está na fila pra releitura pra melhor compreensão de várias coisas.

Hellen Cult 25/02/2023

Virou meu universo favorito
O que essa autora fez com minha mente vei? Imaginar mundos despedaçados, seres com poderes, objetos animados, mundos coexistindo.... Eu nem sabia que a imaginação humana podia ir tão longe.
Estou inconformada que acabou e que não tenha mais livros.
Tudo foi tão maravilhoso que eu estou decidida a ir atrás da autora e pedir uma continuação.
Eu entendo pq terminou assim mas veeeeiiii eu quero o resto ?
Por favor gente lêem essa saga, ela tem tudo absurdamente presente pra um leitor de fantasia.
Até agora eu estou me perguntando se eu entendi o livro certo kkkkkkk
Mas eu amei, provavelmente vou reler em um futuro próximo e panfletar pro resto da vida ??????

Samara.Alcantara 25/11/2021

Me destruiu, e não no bom sentido
Isso vai ser mais um desabafo do que uma resenha, mas eu precisava escrever isso.

Fazem minutos que estou encarando a tela branca do computador porque eu não tenho nenhuma ideia de por onde começar. Despejar as palavras do meu peito quando leio algo que me toca profundamente de alguma forma nunca foi difícil, escrever sempre foi um meio de poder enxergar com clareza os meus sentimentos, de esboçar de uma forma visível o turbilhão em meu peito. Mas, eu simplesmente não sei o que pensar, o que sentir.
Minha mente e meu peito estão agitados em uma confusão de ecos sem forma. Christelle Dabos, tinha o meu coração em suas mãos, completamente apaixonado pelo universo que ela criou e, assim como o Deus de seus livros, ela rasgou-o em vários pedaços.

Terminar uma série de livros nunca é fácil, ainda mais quando você se conecta tanto com cada detalhezinho da história. Com A Passa espelhos me conectei com cada pedacinho do universo, cada personagem conquistou um espaço muito especial no meu coração.

Em todos os livros de A Passa Espelhos uma das coisas que mais amei foi caos. Não existe paz por nenhum minuto durante a leitura, e desde a primeira página vários acontecimentos que prendem quem lê a todo instante. E nesse livro não foi diferente.

O livro que antecede a este teve um final bem ?fechado? e por mais o início desse teve um clima introdutório, o característico caos estava presente. Me mantive presa a todo instante e curiosa junto com a Ophélie para desvendar os mistérios de uma vez por todas.

Durante o desenvolvimento do livro eu ficava ainda mais confusa (do jeito positivo) e não tinha ideia de para onde tudo iria caminhar. As informações cresciam a cada página e confesso que tive que ler com calma para não me perder.

Eu amo Ophélie e Thorn e eles são um dos meus casais favoritos da literatura, os dois são construídos nos outros livros com migalhas e apenas isso já me deixou completamente rendida. Nesse livro teve muitas migalhinhas dos dois e a cada interação eu ficava mais rendida pelo casal e pela história que Christelle Dabos criou.

Mas tudo começou a desandar quando a história foi se aproximando do conflito final.

As informações, ao invés de serem esclarecidas, foram dobrando e eu ficando cada vez mais perdida.

Personagens que eu amava tanto foram colocados em um ?plot secundário? que no final não agregou em nada para a história. E o conflito final foi super corrido, confuso e com uma resolução preguiçosa.

Além disso, ao final do livro, a autora colocou acontecimentos mal desenvolvidos apenas para destruir quem lê. Toda evolução de personagens que eu amava foi jogada no lixo.
A impressão que foi deixada é que Christelle se lembrou lá pelos 80% que esqueceu de colocar algumas coisas que tinha planejado e decidiu colocar de uma vez só.

E o que era para ser um final de série emocionante, apenas me deixou com raiva e decepcionada.

Mas tenho que admitir que algumas resoluções me agradaram, gostei de quem era o verdadeiro ?vilão?, amei o final dado aos espíritos familiares.
Mas a forma apressada com que tudo foi escrito (por mais que o roteiro do livro seja mesmo complexo) acabou com um final que poderia ter sido épico.?

Ainda amo muito ?A Passa Espelhos? e recomendo MUITOO a série, porque a triologia inicial é maravilhosa (juro, é mesmo, LEIAM), os personagens ainda são incríveis e o universo único.
Mas esse último livro destruiu meu coração, e não no bom sentido.
Helô 25/11/2021minha estante
Mds, ia comprar o primeiro livro agorinha. Vc n recomenda?

Vitoria 25/11/2021minha estante
Eu tive a mesma experiência!!!! Fiquei com um sentimento muito conflituoso do wue eu tava sentindo com o final, pq não sei se realmente entendi, eu só sabia chorar. Os dois primeiros livros estão dentro do meu top 10 livros favoritos e tenho muito carinho com.

Samara.Alcantara 26/11/2021minha estante
@Helô amg, eu recomendo muitooo a triologia inicial. Por mais que esse livro seja bem decepcionante, os outros são maravilhosos e vale muito a pena ler!

Priscila 28/11/2021minha estante
Acabei de ler agora e sua resenha descreve totalmente meu sentimento. Estou tão decepcionada e triste com o final corrido, confuso e que deixa a sensação de estar incompleto.

lsbelini 05/12/2021minha estante
Estou arrasada. Eu odiei.

Helô 06/12/2021minha estante
@Sam, blz, muito obrigada vou ler e dps te conto o que eu achei. Muito triste que existam livros assim, que te cativam e dps te destroem com o final péssimo, senti o mesmo com o final de divergente

cxrolina 18/07/2023

?porque somos passa-espelhos.?
?eu comecei a ler esse livro em outubro de 2022. me causou uma ressaca literária e eu acabei abandonando. mas, há 3 dias, resolvi retomar e consegui acabar a saga passa-espelhos.

é incontestável que esse é o livro mais cansativo da saga. todas as explicações foram arrastadas para o final dele.
você passa o começo sem entender muita coisa e, além disso atrapalhar que a leitura flua, o deixa muito exaustivo.

entretanto, a partir de uns 60%, consegui engatar em um ritimo ótimo, fiquei extremamente curiosa e ansiosa.

gostei do final. entendo porque a maioria das pessoas diz ter se decepcionado. entretanto, desde o início, fica claro que o objetivo da autora não era escrever um conto de fadas. foi uma história verdadeira, emocionante e autêntica. ?mais que isso, até?.

4 livros originais, diferente de qualquer outra fantasia que eu já li. valeu a pena!

jAlia372 10/10/2021

Tudo certo mas a que custo
Primeiramente, meus sentimentos a quem não sabia nada do livro, eu fui sofreno aos poucos desde 2020 e me preparando para esse final da historia que mais marcou minha vida e que me trouxe de volta a vontade de ler.
Eu não me canso de enaltecer a construção de mundo da Christelle, ela me surpreende em cada capitulo como ela foi gênia conectando todos os livros, tudo sendo explicado e tendo motivo, todas as frases ditas terem efeito e como ela aplica criticas desse mundo destruído diretamente associado ao que a gente vive.
Mas ainda assim me sinto vazia.
A historia é extraordinária mas eu não consigo me sentir feliz pelos personagens. O final tem seu sentido e explicação (por mais que devastador e podendo ter seguido outra linha) mas para outros personagens, foi demais e desnecessário, parece que o leitor mais perdeu do que ganhou no final das contas.
Resumindo, não me caiu a ficha que estou dizendo adeus, que realmente acabou (ela ja disse que não vai continuar ). Parece que foi ontem, em 2019 que eu comprei um livrinho de capa azul e um castelo bonito esperando uma historia carinhosa de uma mulher que teria que conviver com o loiro mais desconcertante que já conhecera. Porem ela me levou a outro rumo, um que me mudou como pessoa...
mais que isso, até.

Hanelore 07/10/2022

poderia ser dois livros
Já cansei de falar sobre como o mundo criado nessa série é fantástico e muito bem descrito. E também já falei sobre a leitura é cativante apesar de não ser das mais fluidas.

O que aconteceu nesse livro, foi que muitos conceitos novos foram apresentados na segunda metade do livro. Conceitos importantes pro desenrolar do final e também para o entendimento.

No final, ainda não sabemos exatamente o poder da Victoire, não sabemos o que aconteceu em Arca-da-Terra e eu não seria capaz de explicar o funcionamento da Cornucópia, Reverso e Anverso.

Se o livro tivesse sido dividido e apresentado esses conceitos com mais calma, além de engrandecer ainda mais o mundo, teríamos um final mais esperançoso, acreditando com mais convicção na possibilidade do final feliz depois depois do fim.

lucas 07/11/2021

Eu não sei o que sentir
Eu terminei de ler agora o último livro da saga Noivos do inverno e eu estou em um misto de emoções e sentimentos.

Essa saga dos Noivos do inverno se tornou a minha favorita da vida, irei indicar para todo mundo, a Ophélie e o Thorn meus favs da vida ?

Mas venho aqui nessa resenha expressar meus sentimentos sobre essa saga, especificamente sobre os últimos dois livros (Memórias de Babel e Tempestade de ecos)

Vamos lá. Aviso de Spoiler!!

1- Os dois primeiros livros se tornaram meus favoritos logo de cara, todo o humor presente neles, o universo apresentado de forma clara e sucinta, me apaixonei. Até que chegamos em memórias de babel, um livro mais parado com não tanta ação, um pouco confuso as vezes, personagens novos e enfim, aceitável. Até que me deparo no último livro, tempestade de ecos, confuso é a palavra que descreve esse livro.

2- Muitas pontas soltas para um livro só, foi isso que eu senti lendo tempestade de ecos, a autora quis explicar muita coisa em um livro só, ou melhor dizendo, no livro que daria fim a saga, que tem o intuito de conduzir o leitor a um fechamento e não deixa-lo com mais dúvida kkkk que foi como eu me senti nos últimos 20% do livro, eu lia lia lia e não entendia nada, dava muita volta, batia na mesma tecla do "outro" toda hora, uma escrita confusa e complexa (não presente nos outros livros) enfim, foi uma bagunça e só.

3- Senti que a autora ficou perdida no fim, jogou as coisas e deixou acontecer apenas, do nada a Elizabeth era a Eulalie, a Eulalie era o Outro, tipo?? Aquela cena final da luta contra o Outro eu fiquei confuso de mais, eu nao entendi a ambientação, nao entendi o conceito dos espíritos familiares se reunirem ali, do nada o Archibald, Gaelle e Raposa surgem la sem mais nem menos, a família da Ophélie surgindo la também, tudo acontecendo junto e misturado, fiquei???

4- Cade o desfecho dos personagens? O que aconteceu com a Victorie? Todo aquele enredo dela para no fim nada?? Muitas pontas soltas que não deixam o leitor com aquela sensação eufórica de um fim épico, mas sim com arrependimento por nao ter uma continuação. Fiquei decepcionado com o fato de nao.ter entendido o que aconteceu de fato com os espiritos familiares.

Concluindo tudo: Terminei essa saga com muita felicidade e tristeza, minha favorita acima de tudo (gostaria muito de uma novel para conhecer as outras arcas e espiritos familiares)