Como o racismo criou o Brasil Jessé Souza

Resenhas - Como o racismo criou o Brasil

Rauecker 12/03/2024

Como o racismo criou o Brasil
Livro de uma profundidade impressionante com diversas camadas e referências, não recomendo a leitura para quem não sabe nada sobre Brasil, sobre história do Ocidente e não conhece certos pensadores que trabalharam nesses assuntos.

Jesse começa exemplificando que no livro vai até as raizes de nossas origens para exemplificar o que é racismo e o porquê afeta nossa sociedade e como ele pode ser incrivelmente destrutivo para as pessoas e acima de tudo para suas vítimas.

É excelente como trás todos os assuntos e se fosse tudo ensinado em sala de aula seria aquele momento que você tem vontade de aplaudir o professor.

Citação preferida:

?É necessário sempre culpar individualmente a vítima pelo fracasso socialmente construído.?

lidoporluana 30/11/2023

Adorei a leitura!

Achei bem explicado e super reflexivo. Em alguns momentos achei repetitivo o que tornou a leitura um pouco cansativa, mas no geral é um ótimo livro.

Simone 30/10/2023

Dizer como o Racismo criou o Brasil deveria ser tratar de todo o contexto histórico da Lei Áurea até os dias atuais.
Mas infelizmente Jesse trouxe a polarização Lula e Bolsonaro para o debate, passando longe das questões raciais de fato.

Saádia 19/10/2023

Gostei!
Uma crítica necessária e bem construída. O autor traz ricas referências para suas ideias e não poupa palavras nos pontos que precisa criticar. É direto, interessante e com um conteúdo agregador.

Davi.Paiva 08/10/2023

Ousado e interessante
Link Amazon: https://amzn.to/3ZPp7cA

Conheço o trabalho de Jessé Souza graças ao canal do YouTube "Meteoro Brasil", onde sua obra "A Elite do Atraso" é citada diversas vezes. No entanto, nunca tive oportunidade de ler algum livro dele... até encontrar este livro e o que citei também em uma caixa de doação na estação da Luz. Sim! Eu achei dois livros considerados importantes em uma caixa de doação!

E o que achei da leitura?

Fico entre "ousado" e "interessante".

O primeiro termo é pelo fato de como Jessé cita outros autores negros quase como um ataque. Para ele, Djamila Ribeiro está errada em seu "Lugar de Fala" porque lugar de fala é justamente o que a sociedade opressora deseja: dar voz a 1% dos oprimidos como quem diz "viu como nós escutamos vocês?" enquanto 99% ficam ignorados ou invisíveis na sociedade.

Nem Silvio Almeida, autor de "Racismo Estrutural", escapa: para Jessé, dizer que algo é um racismo estrutural é dizer que aquilo é o que é e não investigar as causas. Logo, o livro do atual ministro é "incompleto".

Apesar de tudo, eu considero "Como o Racismo Criou o Brasil" interessante porque ele aborda desde o começo a formação da sociedade europeia com judaísmo, cristianismo, protestantismo e pensamentos de grandes filósofos para então começar a exploração africana e o tráfico de escravos para as Américas. E uma vez aqui, toda essa "bagagem cultural" portuguesa foi sendo posta em prática e atualizada conforme grandes momentos históricos aconteceram, como o fim da escravidão, a Era Vargas, a Segunda Guerra Mundial, ditadura militar de 1964, a era democrática depois das Diretas Já e ainda aborda a ascensão do ex-presidente Jair Bolsonaro (como o livro foi publicado em 2021, deu tempo de colocar tal infeliz período da nossa história).

Claro que o livro, a meu ver, tem uns defeitos: começando pelos ataques aos autores citados (eu adoraria ver o que ambos têm a dizer sobre as ideias de Jessé) quase como quem diz "eles estão errados, mas eu estou certo e sou melhor", o livro é um pouco repetitivo no que tange falar das contribuições de Gilberto Freyre e Sergio Buarque de Holanda e sobre como o povo negro teve complicações entre a Era Vargas e a Segunda Guerra.

Ainda assim, considero "Como o Racismo Criou o Brasil" um livro interessante para a minha formação como afrodescendente.

Recomendo!

Nota: ao fim da leitura, doei o meu exemplar a um funcionário da empresa na qual trabalho. O que me vem de doação vai embora em doação.

Maria Clara 26/09/2023

A ralé dos novos escravos.
É meu segundo livro do Jessé Souza e mais uma vez expledindo!
Sua coragem em criticar os novos ideias do movimento negro e intelectuais (como Djamila Ribeiro) é digna de ser admirada, sua crítica não é superficial, é complexa e bem detalhada.

Sempre me questionei o que era o racismo estrutural, como ele surgiu e que tipo de estrutura é essa que se mantém até hoje? Na escola, na internet ou na própria mídia ninguém explica o que é de fato o racismo estrutural e sua gênese. Como é um tema banalizado e popular, ninguém o reflete.

Jessé por sua vez, destrincha esse termo "racismo estrutural", demonstrando que no Brasil não tem só o racismo estrutural, tem também o multidimensional, um racismo multidimensional é uma forma de racismo que abrange todas as expressões (culturais, políticas, históricas, sociais e religiosas) que existem no Brasil e afeta a vida de todos, principalmente a "ralé de novos escravos" que é a classe social/econômica que está na última posição da hierarquia social.

Este é livro é muito bom, de forma didática e clara, explica o que é o racismo, como surgiu, porque surgiu, seus impactos e como é uma forma covarde e desumana da elite e a classe média branca de se sentirem superiores.

Recomendo a todos.

EstAfani.Sandmann 16/09/2023

Não é bem um tapa de luva, acho que um belo soco no estômago
O Jessé é um autor incrível. Conheço ele de outras obras, mas fiquei impressionada com a força que esse livro trata o tema racismo no Brasil. Suas origens e, principalmente, a permeabilidade com que ele segue no imaginário social e percorre as vidas e o cotidiano de todos. Por baixo dos panos, o grande problema, que ainda é o mesmo: a desigualdade social. Por fora, os rótulos e as formas de se separar, dividir e rotular a parte mais pobre da sociedade.

LuaTeresa 14/09/2023

Eu gostei do livro. Li pela indicação da Phatty Silva. Entretanto, a linguagem é difícil e muito densa. Não é todo mundo que iria conseguir ler.
Amei que Jesse faz críticas a alguns pensadores brasileiros que tem livros famosos na atualidade. Não vou dizer quem são. Vocês vai ter que ler pra saber. É logo no começo...???
Boa leitura!

juliangel 16/04/2023

Essencial
Li o livro ano passado e só trás todas as reflexões sobre como o Brasil foi criado através do racismo.

como o racismo faz parte do Brasil como o país, ainda somos uma colônia o problema das pirâmides raciais e racismo estrutural que fazem parte do sistema.

Romeu Felix 23/02/2023

Fiz o fichamento sobre esta obra, a quem interessar:
O livro "Como o Racismo Criou o Brasil" é uma obra escrita pelo sociólogo brasileiro Jessé Souza, publicado em 2021 pela editora Estação Brasil. Nesta obra, o autor analisa a construção social, política e econômica do Brasil a partir da perspectiva do racismo estrutural.

A obra está dividida em sete capítulos, nos quais o autor aborda a história do racismo no Brasil e suas consequências nas relações sociais e econômicas do país.

No primeiro capítulo, Jessé Souza apresenta a tese de que o racismo é uma das principais bases da formação social e econômica do Brasil, desde a época colonial até os dias atuais. Ele argumenta que o racismo estrutural está presente em diversas esferas da sociedade brasileira, como a política, a economia, a cultura e a educação.

No segundo capítulo, o autor faz uma análise histórica da construção do racismo no Brasil, destacando a escravidão como uma das principais raízes desse problema. Ele argumenta que a escravidão criou uma estrutura social e econômica que perpetuou a exclusão e a marginalização dos negros na sociedade brasileira.

No terceiro capítulo, o autor discute o papel da ideologia do branqueamento na construção do racismo no Brasil. Ele argumenta que essa ideologia foi criada para justificar a exclusão dos negros da sociedade e da economia brasileira, promovendo uma imagem idealizada do branco europeu como superior.

No quarto capítulo, Jessé Souza aborda as consequências econômicas do racismo no Brasil, mostrando como a exclusão dos negros do mercado de trabalho e da economia em geral afeta a sociedade brasileira como um todo.

No quinto capítulo, o autor faz uma análise da política brasileira, destacando como o racismo está presente nas instituições políticas do país, promovendo a exclusão dos negros e perpetuando o poder de uma elite branca.

No sexto capítulo, Jessé Souza analisa o papel da cultura na construção do racismo no Brasil, destacando como as representações culturais dos negros são influenciadas pelo racismo estrutural e como isso afeta a autoimagem dos negros na sociedade.

No sétimo e último capítulo, o autor faz uma análise crítica das políticas públicas de combate ao racismo no Brasil, argumentando que elas são insuficientes e muitas vezes ineficazes para combater o racismo estrutural presente na sociedade brasileira.

Em resumo, "Como o Racismo Criou o Brasil" é um livro que apresenta uma análise aprofundada do racismo estrutural presente na sociedade brasileira. A obra mostra como o racismo afeta diversas esferas da vida social e econômica do país, e apresenta uma crítica às políticas públicas que visam combater esse problema. O livro é importante para entender a história e a dinâmica social e política do Brasil, bem como para refletir sobre as formas de combater o racismo e promover a igualdade racial no país.
Por. Romeu Felix Menin Junior.

Patricia Peres 06/02/2023

Leitura difícil
Esse é o segundo livro que leio do Jessé Souza. O primeiro foi A Elite do Atraso. Confesso que o assunto sociologia é sempre difícil pra mim, talvez porque eu seja formada em exatas. Apesar de ter aprendido bastante com este livro, achei que o autor é muito repetitivo, prolixo nas suas explicações, e isso foi muito cansativo pra mim. Demorei mais de um ano pra conseguir terminar de ler, porque não foi uma leitura fluida. Entretanto, o assunto é de extrema importância e vale a leitura.

Rafa 19/01/2023

A complexidade do racismo, desde o início da sociedade
Não basta ser contra o racismo, é preciso lutar e agir para modificar esse panorama.

Mas para isso precisamos saber que trata-se de um problema social antigo, alimentado por dogmas horrendos e incentivado por inexcrupulosos projetos elitistas desde tempos idos. Um problema tão complexo que se funde com o preconceito econômico, de classes sociais, orientações sexuais, religiosos e se fortalece no preconceito racial.

Compreender como chegamos a esse ponto, quanto sociedade mestiça, formada majoritariamente por negros, é fundamental.
No Brasil o preconceito racial impera e as oportunidades de ascensão social aos negros são tão escassas que pouco impactam no panorama geral do país.

Jessé nos entrega um estudo social potente, que não mede palavras para tecer críticas, sempre com argumentos elucidativos e bem referenciados.

A contemporaneidade da obra, nos permite compreender de forma mais fluida os danos sociais que a extrema direita comandada por Bolsonaro nos deixaram de herança.
Não faltam críticas também à esquerda progressista neoliberal, que se apropria de pautas sociais rasas, que geram pouco impactos sociais para quem mais precisa.

Não foi uma leitura fácil, mas é necessária e extremamente informativa.

Clara 18/01/2023

Jessé sempre me deixa sem palavras e cheia de questionamentos. Esse livro se mostrou ser essencial para qualquer brasileiro, principalmente, no tempo de agora em que vemos uma onda de desinformação, atos antidemocráticosa, ódio e etc.

Esse livro é essencial.