Como o racismo criou o Brasil

Como o racismo criou o Brasil Jessé Souza

Resenhas - Como o racismo criou o Brasil

Felipe.Camargo 10/10/2021

116°Livro: Como o racismo construiu o Brasil, Jessé Souza

Jessé é um dos intelectuais que mais gosto de ler, infelizmente os seus livros em uma grande carga reflexiva, são comprovadas na prática, no habitus da classe média brasileira.
Neste livro, o autor parte da sociologia de Weber e também de Pierre Bourdieu, para demonstrar o quanto castas raciais moldaram ( e ainda modelam) a sociedade brasileira.
Logo no começo, o autor faz uma crítica profunda vários intelectuais que estão na moda: Djamila Ribeiro e Sílvio de Almeida, apontando a superficialidade que eles abordam em seus livros, o que me fez repensar seriamente as minhas leituras.
Obra indispensável para entender um pouco mais da sociedade brasileira, indico também a leitura de "Castas" de Isabel Wilkerson, que faz uma leitura do racismo no contexto dos Estados Unidos.
AlexN 10/10/2021minha estante
Obrigado pelas sugestões.

JurúMontalvao 11/10/2021minha estante

Patricia Peres 11/10/2021minha estante
Acabei de ler o capítulo sobre lugar de fala onde ele faz duras críticas a Djamila e só conseguia pensar: ?esse é corajoso!?. Mas acho que são críticas extremamente válidas.

Felipe.Camargo 11/10/2021minha estante
Realmente o Jessé tem coragem... No começo pensei que ele só queria causar, mas aos a leitura compreendi e percebi que tem muito fundamento! Assim como na leitura que ele faz do Sílvio e do racismo estrutural.

Biblioteca Álvaro Guerra 07/12/2022

"Este livro foi um esforço de compreensão do racismo multidimensional e de como, em sociedades como a brasileira, o racismo racial assume o social, econômico e político ao construir a gramática, na maior parte das vezes implícita, por meio da qual afetos, necessidades inconscientes e, acima de tudo, anseios de distinção social orientam as alianças e lutas entre todos os indivíduos e todas as classes sociais.'

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9786557330104

Tatiane 29/12/2022

Meu 73° livro do ano, "Como o racismo criou o Brasil", do sociólogo Jessé Souza, apresenta, de forma caracteristicamente polêmica, uma análise da sociedade brasileira pelo viés do desenvolvimento de uma disputa por reconhecimento social e manutenção do status quo de uma elite endinheirada (os ricos), seguida de uma elite cultural (a classe média), que vai receber o apoio de uma classe baixa a qual, pelas vias da moralidade, quer se distinguir dos marginalizados delinquentes.

Já li vários livros do autor e tenho com ele uma relação de amor e ódio. Amor porque seus livros trazem uma análise ampla e perspicaz da sociedade brasileira que ainda não encontrei em outro autor. Entretanto, sinto, também, um ódio voraz porque, embora seus textos sejam totalmente acessíveis a leitores comuns fora da academia ? e essa me parece há muito sua proposta ? penso que, às vezes, ele se rebaixa às entranhas no modo de explanar suas críticas com adjetivos nada bem-vindos numa escrita que pressupõe uma análise mais acurada da sociedade. Isso me incomoda sobremaneira.

Fora esse ponto, porém, acredito que, mesmo com um jeito agressivo que o coloca na berlinda para um revanchismo acadêmico ? o que me parece prejudicial à divulgação entre os seus pares ? suas análises contundentes trazem uma leitura bastante concreta e pertinente de nossa construção social.

Super vale essa leitura!

Em ordem de preferência dos livros que já li de Jessé Souza, "Como o racismo criou o Brasil" e "A ralé brasileira", pesquisa espetacular sobre a população mais marginalizada de nossa sociedade, são, para mim, os melhores livros de sua produção.

Rafaela 26/08/2021

Achei o livro bem interessante. Aborda pontos que eu considero imporante para entender o racismo no Brasil. Sendo assim, é plausível a leitura. Porém, a visão que o autor tem sobre Getúlio Vargas me dar uma certa repulsão, é muito idealizada. Desculpa. Mas Getúlio não foi nenhum pouco democrático e os programas de inclusão, ao meu ver, são apenas fachada para se manter no poder. Enfim...

EstAfani.Sandmann 16/09/2023

Não é bem um tapa de luva, acho que um belo soco no estômago
O Jessé é um autor incrível. Conheço ele de outras obras, mas fiquei impressionada com a força que esse livro trata o tema racismo no Brasil. Suas origens e, principalmente, a permeabilidade com que ele segue no imaginário social e percorre as vidas e o cotidiano de todos. Por baixo dos panos, o grande problema, que ainda é o mesmo: a desigualdade social. Por fora, os rótulos e as formas de se separar, dividir e rotular a parte mais pobre da sociedade.

Vinicius.Chiquito 18/12/2022

Reflexivo
Uma leitura contextualizada do racismo histórico no Brasil.
Mostra que ainda somos colônia e que nossa "pirâmide social" ainda é extremamente racista, preconceituosa e "atrasada".
O livro nos provoca a tomo momento e nos proporciona uma descontrução de conceitos que acreditávamos ser o correto devido nossa formação.

Ótima leitura, ótima escrita !

Rauecker 12/03/2024

Como o racismo criou o Brasil
Livro de uma profundidade impressionante com diversas camadas e referências, não recomendo a leitura para quem não sabe nada sobre Brasil, sobre história do Ocidente e não conhece certos pensadores que trabalharam nesses assuntos.

Jesse começa exemplificando que no livro vai até as raizes de nossas origens para exemplificar o que é racismo e o porquê afeta nossa sociedade e como ele pode ser incrivelmente destrutivo para as pessoas e acima de tudo para suas vítimas.

É excelente como trás todos os assuntos e se fosse tudo ensinado em sala de aula seria aquele momento que você tem vontade de aplaudir o professor.

Citação preferida:

?É necessário sempre culpar individualmente a vítima pelo fracasso socialmente construído.?

Denny 19/11/2021

Somos todos racistas
O autor deixa claro o quanto de racismo nos impregna individualmente e enquanto sociedade.
Por diversas vezes me vi obrigado a interromper a leitura para assimilar e em muitas outras ocasiões para aceitar o quão manipulados somos diante dessa e de outras questões que compõe a gramática social.
Leitura dolorosa e necessária!

LuaTeresa 14/09/2023

Eu gostei do livro. Li pela indicação da Phatty Silva. Entretanto, a linguagem é difícil e muito densa. Não é todo mundo que iria conseguir ler.
Amei que Jesse faz críticas a alguns pensadores brasileiros que tem livros famosos na atualidade. Não vou dizer quem são. Vocês vai ter que ler pra saber. É logo no começo...???
Boa leitura!

bhets 04/08/2022

Brasil, país só racial cordial
Este livro partiu do pressuposto de que é necessário poder explicar o que é destruido pelo racismo para compreendê-lo.

Ou seja, é preciso compreender de que modo nossa capacidade de autoestima, auto-
confiança e autorrespeito, que possibilita nossa dignidade e nosso bem-estar como seres humanos, é sistematicamente destruída.

Compreender efetivamente o racismo, e não apenas mostrar que ele existe, significa demonstrar como ele destrói o reconhecimento social de que todos nós, sem exceção, como seres frágeis, transitórios e carentes que somos, necessitamos para levar uma vida digna desse nome.

Romeu Felix 23/02/2023

Fiz o fichamento sobre esta obra, a quem interessar:
O livro "Como o Racismo Criou o Brasil" é uma obra escrita pelo sociólogo brasileiro Jessé Souza, publicado em 2021 pela editora Estação Brasil. Nesta obra, o autor analisa a construção social, política e econômica do Brasil a partir da perspectiva do racismo estrutural.

A obra está dividida em sete capítulos, nos quais o autor aborda a história do racismo no Brasil e suas consequências nas relações sociais e econômicas do país.

No primeiro capítulo, Jessé Souza apresenta a tese de que o racismo é uma das principais bases da formação social e econômica do Brasil, desde a época colonial até os dias atuais. Ele argumenta que o racismo estrutural está presente em diversas esferas da sociedade brasileira, como a política, a economia, a cultura e a educação.

No segundo capítulo, o autor faz uma análise histórica da construção do racismo no Brasil, destacando a escravidão como uma das principais raízes desse problema. Ele argumenta que a escravidão criou uma estrutura social e econômica que perpetuou a exclusão e a marginalização dos negros na sociedade brasileira.

No terceiro capítulo, o autor discute o papel da ideologia do branqueamento na construção do racismo no Brasil. Ele argumenta que essa ideologia foi criada para justificar a exclusão dos negros da sociedade e da economia brasileira, promovendo uma imagem idealizada do branco europeu como superior.

No quarto capítulo, Jessé Souza aborda as consequências econômicas do racismo no Brasil, mostrando como a exclusão dos negros do mercado de trabalho e da economia em geral afeta a sociedade brasileira como um todo.

No quinto capítulo, o autor faz uma análise da política brasileira, destacando como o racismo está presente nas instituições políticas do país, promovendo a exclusão dos negros e perpetuando o poder de uma elite branca.

No sexto capítulo, Jessé Souza analisa o papel da cultura na construção do racismo no Brasil, destacando como as representações culturais dos negros são influenciadas pelo racismo estrutural e como isso afeta a autoimagem dos negros na sociedade.

No sétimo e último capítulo, o autor faz uma análise crítica das políticas públicas de combate ao racismo no Brasil, argumentando que elas são insuficientes e muitas vezes ineficazes para combater o racismo estrutural presente na sociedade brasileira.

Em resumo, "Como o Racismo Criou o Brasil" é um livro que apresenta uma análise aprofundada do racismo estrutural presente na sociedade brasileira. A obra mostra como o racismo afeta diversas esferas da vida social e econômica do país, e apresenta uma crítica às políticas públicas que visam combater esse problema. O livro é importante para entender a história e a dinâmica social e política do Brasil, bem como para refletir sobre as formas de combater o racismo e promover a igualdade racial no país.
Por. Romeu Felix Menin Junior.

Luis 29/01/2022

"Para quem não tem nada, a distinção moral é tudo que se tem!"
Este é o mais recente livro da linha iniciada por 'A Tolice da Inteligência Brasileira", na qual o autor analisa como algumas teorias sociológicas contribuíram para manter a sociedade brasileira submissa às classes dominantes internacionais, sem deixar de fazer a ligação com temas contemporâneos, como o racismo e a política.

Até o momento, este é o título mais completo, de leitura fluida e abrangendo o conceito de racismo em sua profundidade, desde os filósofos gregos até suas expressões disfarçadas da era atual. Após a leitura, podemos identificar esse componente racista em muitas manifestações cotidianas, de todos os estratos da sociedade.

No final, o autor consegue atingir seu objetivo, que é demonstrar como uma população imensa age ativamente contra seus interesses após uma boa dose de convencimento e uma forte sensação de superioridade moral.

Lenicio 25/03/2022

Estilo único
O autor destrincha o tema com profundidade. Assume o desafio de desvendar o porquê do racismo no Brasil, e o realiza de forma impactante.
Busca as raízes do problema a partir da crítica à visão de mundo criada no Ocidente. Como a filosofia grega e a moral cristã (principalmente a protestante) moldaram construções psicossociais que, para nós, são tidas como naturais, inatas.
Denuncia a forma distorcida e superficial que alguns intelectuais lidam com o problema racial. Discursos apropriados pelas forças dominantes que resumem a questão ao prisma meritocrático. Ignoram os pressupostos sociais e históricos que impedem a emancipação de uma classe desde sempre explorada.
Jessé é polêmico, não fica em cima do muro, às vezes um pouco panfletário, mas tem ideias originais e linguagem acessível.