Polêmico! Vol.1

Polêmico! Vol.1 Anya

Resenhas - POLÊMICO! VOL.1

ANDER CELES 28/10/2022

História poderia ser interessante, mas o desenvolvimento...
Então... tá complicado apoiar o trabalho nacional dos autores de editoras pequenas... Realmente, não tenho dado sorte. Eu realmente tava de olho em outros livros da Editora Euphoria, mas fico com muito medo de dar uma chance. Não é que a história é uma bomba, mas falta uma escrita mais profissional. Aqui parece alguém que teve uma ideia legal e resolveu escrever. Mas não é assim, não funciona assim. Você precisa da ideia, mas também de toda uma estrutura narrativa que favoreça a ideia.

A narrativa é muito estranha...uma hora tá na perspectiva de um personagem, aí passa pro outro... O JunWoo querer a amizade do grupo do Takeshi não tem muito sentido. Não desenvolve nada para levar a isso. Os sentimentos acontecem muito rápido.

E gente, é uma chuva de clichês de frases prontas e "desconstruídas", uma chuva de lacração. Fora a situação política do Brasil aparecer de graça na história, sem mais nem menos.

Por falar em Brasil, a história poderia se passar aqui, mas nunca na Coreia do Sul. A atitude dos personagens tá muuuuito longe do que é a sociedade coreana. Será que a autora fez alguma pesquisa de campo? Nunca que numa escola de alto nível, os adolescentes coreanos agiriam dessa forma. É muito ocidental a atitude deles. Parece aquelas séries adolescentes lacradoras da Netflix.

Um ponto chato no livro é que parece que o JunWoo é um personagem desses livros didáticos, que não sabe nada sobre nada, e tem o Takeshi como um professor explicando os temas.

E mais: o que são esses adultos dessa história? Ou eles são vilões muito escrotos, ou eles são p***a louca meeesmo, tipo, falam palavrão o tempo todo, são "amiguinhos" dos filhos... Não tem um adulto meio equilibrado, sabe?

E os personagens parecem não ter falhas. Isso é ruim, né? Porque parece que eles estão certos em todas as ações, nada é questionável, eles não se dão mal...

Outra coisa: é uma enrolação tão grande esse "romance" dos protagonistas! E eu até gosto da coisa do slow burn, mas aqui não acontece nada no meio do processo. Por exemplo, "Aristóteles e Dante". Eles só ficam juntos bem no final mesmo! Mas enquanto isso, muita coisa acontece com os dois. Aqui não. Não acontece nada. Não avança o romance.

A autora também tem umas visões pessoais que são diretamente colocadas no livro, que reforçam esse negócio de "vamos ser moderninhos". Por exemplo, tem uma em que o JonWoo fala que a mãe não trabalha fora, que ela cuida da casa. Isso é o suficiente para o Takeshi realmente ficar chocado, porque, de acordo com ele, é raro mulher que não trabalha fora. Será mesmo? Ou é a visão sobre as coisas da autora aqui? Percebe como é ruim quando a escritora cria personagens que são simples réplicas do pensamento dela? Porque a coisa toda vai na mesma toada, sempre. Não tem nuances.

Não tem o menor sentido os pais do JunWoo serem ditos como extremamente controladores com o menino, mas não se importando com a escola onde ele estuda. Tipo, a escola é mega liberal, mas os pais nem se importam... Não faz sentido. Se era essa a narrativa pretendida, o menino deveria estar em uma escola tradicional, rígida. Entende que não faz sentido?

A narrativa é muito bagunçada, mal organizada. Não fica claro quem são os personagens-narradores. Uma hora o foco tá no JunWoo, mas do nada muda pro Takeshi. Tipo, é comum um livro intercalar a narrativa entre duas personagens, mas isso fica bem dividido, normalmente por capítulos. Não é o que acontece aqui, aí vc não sabe em quem tá sendo o foco. Particularmente, acho que a narrativa tinha que ser exclusivamente do JunWoo, infinitamente mais interessante que o Takeshi.

O livro perde ótimas oportunidades de gerar conflito. Tudo se resolve favoravelmente para os protagonistas. E aqui tem uma mania de todo mundo ser LGBT... pelamor de Deus. Eu sou LGBT, e sei que a sociedade não é assim. Não é assim aqui no Brasil, quem dirá na Coréia do Sul. Falta muito grau de realismo pra história. Parece que a história se passa na cabeça de um adolescente que fantasia uma utopia. Inclusive isso fica claro quando a família p***a-louca do Takeshi é vista como uma família perfeita, que tem pais super permissivos, que falam palavrão a tordo e a direito, e que falam sobre a vida sexual dos próprios pais sem o menor constrangimento.

E é um verdadeiro manual LGBT, meu Deus. Tudo tem que enviar uma lição bem didática sobre "desconstrução".

O livro tem como protagonistas adolescentes. E eu até gosto de livros sobre essa fase da vida, que a meu ver, justamente por conta das descobertas, dá pra explorar muita coisa. Mas a falta de senso de realidade me faz crer que ele foi escrito para ser lido exclusivamente por adolescentes, adolescentes sem muita base de leitura, por sinal. É muito cheia de clichês adolescentes, over. E sempre vem com a aquela máxima "adolescentes com os hormônios a flor da pele". É sério, isso aparece muitas vezes no livro, o que limita toda tomada de decisão dos personagens a essa explicação simplista. Sim, todo mundo sabe que os adolescentes estão com os hormônios a flor da pele, não precisa escrever isso. Escreva ações onde isso é a causa e todo mundo que vai ler, vai entender.

Tem coisa boa no livro? Sim, não é um desastre completo. O JunWoo é o melhor personagem do livro, que claro, poderia ter um desenvolvimento e aprofundamento dramático muuuuito melhor, tendo em vista o background que é dado a ele. As partes do romance, também são legais. Claro que poderiam ser mais diversificadas, ter mais situações de conflito envolvendo o romance. Mas até que é legal de ver.

Esse livro tem uma continuação, são dois livros. Iria ler ainda nesse ano, mas como dei uma saturada com esse primeiro, vou deixar pra ler no ano que vem. Infelizmente, sem muitas expectativas a respeito da escrita da.
autora
Bianca 02/01/2023minha estante
Você foi um amor na crítica o livro é terrível

ANDER CELES 02/01/2023minha estante
Hahahahaha. Vc viu? Eu sou uma pessoa muito boazinha pra qualquer crítica, tenho amigos que não têm dó, descem a lenha. Eu não. Então pra eu dar abaixo de 4 estrelas pra um livro, é que eu realmente não gostei. Ms eu juro que tento ver algo de positivo kkkk

Hellen.Flavia_esc 02/01/2023minha estante
Eu aqui colocando na meta de leitura ?

Kamily16 13/01/2023minha estante
meu deus, eu lembro que li esse livro quando era fanfic do bts no wattpad e na época eu achava um máximo. Agora eu vejo que claramente é total fora da realidade, um desenvolvimento que deixou mt a desejar e uns personagens muito nada a ver.. sua crítica está perfeita.

Ellen 21/01/2023minha estante
poxa, realmente se você for parar para analisar nem é tudo isso que parece ser.
Eu li esse livro na versão do wattpad e eu gostei muito, mas por que geralmente quando a gente procura algo para ler nesse aplicativo, a maioria das vezes não paramos para real analisar a estrutura até por que é um pouco difícil encontrar estórias com uma boa escrita e ficamos encantados com isso.
Sobre o fato de que parece um livro só para adolescentes a flor da pele é por que literalmente a fanfic foi criada para adolescentes a flor da pele KKKKKKK
Se for para pegar em consideração a sua boa analise sobre O LIVRO, não acho que ?Polemic!? seja uma boa fanfic para se tornar livro físico.
Ou talvez seja bom para aquelas pessoas que leram a fanfic e gostariam de ter ela na estante, mas enfim? É legalzinha para quem quer passar o tempo.

Ellen 21/01/2023minha estante

@Hellen jura? kkkkk

ANDER CELES 24/01/2023minha estante
@kami então, eu concordo. Acho que pra ir pra livro físico, vc vai atingir um público maior, que vai ler o livro pela sinopse, que vai gastar com isso (e caro). Então, acho que o cuidado editorial tem que ser maior.

ANDER CELES 24/01/2023minha estante
@Ellen eu concordo com o que vc disse. Ms acho que o problema não é o livro ter sido feito para gente com hormônios a flor da pele, mas POR gente com hormônios a flor da pele kkkk E convenhamos, uma adolescente escrevendo, sem a revisão de um adulto, não é livro pra ir pro mercado editorial. Fica lá na Wattpad, bonitinho, pq a pessoa que não gostar vai parar, não vai gastar... Mas é um problema lançar pro mercado editorial pq vc não sabe de onde ele vem. Bom, vou ficar longe do Wattpad então kkkk deve haver coisa boa lá, mas as experiências não tem sido boas pra mim. Tenho muito livro e mangá pra ler pra perder tempo kkkk

linoupinky 03/02/2023minha estante
realmente :p sempre que eu vou ler uma fanfic, ou um livro que veio de uma fanfic, é sempre essa realidade inalcançável: todo mundo é lgbt. e o que me deixa desconfortável é que tem muita s*xu*lização. não vejo problema só escrever com idols de kpop como se eles fossem lgbt ? mesmo incomodando um pouco lá no fundo, porque isso parece fetiche ?, mas parece que só fazem isso pra s*xu*lizar eles...

ANDER CELES 03/02/2023minha estante
Pois é @maddy. Tbm não vejo problema, tanto que li um livro, o "Fica entre nós" e é sobre romance entre garotos de banda, mas a escrita é outro nível.

linoupinky 03/02/2023minha estante
@anderceles vou procurar pra leerr

Slowpoke Rei 22/08/2023minha estante
Chocado com a sua resenha. Adorei! Kkkkkkk

Lau.nyr 23/08/2023minha estante
Na realidade, no quesito da narrativa eu super concordo com vc, a história ela tem q ter uma estrutura, ou seja, independente q seja uma fanfic ou não, é importante ter uma estrutura d início meio e fim, oq MT das vezes percebe-se q não está claro na história, porém, por outro lado, já começa q sim, os pais do junwoo são MT rígidos e sim, isso tá mais q real aí, eu entendo q tem coisas q vc fica tipo "meu deus ele não tinha noção disso??" Mas isso é muito real e eu juro pra vc, eu fui uma pessoa q eu MT parecida ao junwoo, a diferença era q sim, eu tinha noção da internet, app e etc, porém era tudo privado, tudo controlado, eu fui receber um celular com 15 anos e tive q me virar pra descobrir as coisas. Mas enfim, eu acho q a autora não errou ai em quesito d colocar os pais dele e tbm do caso da escola, q eles colocariam em um ambiente mais rígido, primeiro q, eles cobram MT isso d escola, perguntam quem são os pais, com quem ele tava andando, investiga tudo da vida dos amigos para ver s era ou não uma pessoa q o influenciaria como o melhor amigo do junwoo, então nesse quesito eu discordo d vc pq sim, eles prestaram atenção nisso, tanto q no outro livro tem ate uma discussão dos pais dele com o professor justamente por perceber o ambiente da escola. A chuva de clichê é questão d gosto, eu particularmente gosto, nao abusado, mas gosto. Em questão dos lgbtqi+ é por ser o tema do livro msm, demostrar toda a representividade da comunidade e a diversidade. E em quesito da Coreia, só pra lembrar q era uma fanfic com cantores coreanos, ou seja, mostrando o ambiente em outro modo e fora q por ser ficção ela pode mostrar o ambiente escolar da maneira q ela queria. Mas quando se passa para livro físico, nacional, aí sim q ela deveria ter prestado atenção.

ANDER CELES 23/08/2023minha estante
Respeito sua opinião, mas discordo totalmente hehehe. Mas acredito que sim, dependendo da vivência da pessoa, das experiências de leitura que uma pessoa possui, esse livro deve ser muito bom e tocar em pontos pessoais. Agora, tecnicamente, tirando a emoção e o que toca pessoalmente uma pessoa, o livro é muito ruim. Mas muito ruim. Mas provavelmente isso sou eu, com muitos anos de idade e já tendo lido muita coisa de qualidade, que tenha essa opinião. Porque entre você escrever um livro pra vc ler (ou pra sua bolha ler) e um livro para o público geral ler tem um mar de diferença. E entre a intenção de escrever uma história que aborde esses temas (que acho todos muito interessantes) e conseguir fazer isso... "Ah, eu tenho uma ideia em mente sobre tal tema, e vou escrever um livro sobre isso". Você sabe escrever uma história para livros? Vc sabe escrever histórias? Rsrs. Não, entre a intenção e a realização existe diferença. Mas mais uma vez eu entendo que alguém tenha gostado. Recentemente eu reli um livro que tinha lido há mais de 10 anos. Naquela época, dei 5 estrelas e favoritei. Lendo agora, dei 3 estrelas, mais por nostalgia kkkk. Então entenda: saber reconhecer quando um texto está bem escrito é algo que o tempo e a experiência nos dá.

Lau.nyr 23/08/2023minha estante
Mas livros são literalmente isso???? Cada livro tem seu público, tem livros q eu particularmente nunca vou ler por não ser do meu gosto, e tem livros q eu vou ler justamente por ser meu gosto, e tipo assim, em quesito d escrita é algo q eu não discordei, já q justamente, é uma autora d fanfic, é uma história boa, mas n tem MUITA experiência na escrita, é algo a ser melhorado.

ANDER CELES 23/08/2023minha estante
Então @Lauanda, respeitosamente e sem querer estender muito pq é só um livro e tá tudo bem se vc gosta, mas revi a minha resenha e não entendi em que ponto vc discordou. O pais do JunWoo não são rígidos. Não é a autora falar: "os pais do JunWoo são rígidos" o suficiente para eles serem rígidos. Tem que ter as ações pra confirmar a afirmação. Eles são FDP em um ponto, mas totalmente relapsos em outros. Não controlam o horário que ele chega, com quem andam, então eu não consigo comprar a ideia. Ficou só na intensão. Leia Erased Boy e veja o que é uma mãe rígida. Aqui os adolescentes pintam e bordam, e tem cenas onde os pais aparentam rigidez e cenas onde não aparentam, tudo pra conveniência da narrativa. Vc fala que eles perguntam quem são os amigos e tudo o mais. Mas isso fica em uma cena ou outra, não é constante. E tem muito mais do JunWoo saindo, se divertindo, e tal, do que sendo podado. A questão que vc falou de por ser temática lgbtqi+...não, somente não. Eu repito o que escrevi, eu sou lgbt, já li centenas de livros com temática lgbt, e sei quando elas são bem trabalhados e quando não são, são só jogadas sem carga de profundidade alguma. É sério, parece uma cartilha sobre o tema, não é orgânico. Orgânico, falta muito disso porque é só jogado. Vamos trabalhar 300 temas sem aprofundar nada! Não, existem muitos livros excelentes sobre temáticas lgbtqi+. É, em relação a ser na Coréia, não tenho nem o que dizer. Qualquer um que assista produção coreana, tenha visitado a Coréia, ou faça uma pesquisa rápida na Internet vai perceber o quanto tá fora da realidade, em qualquer realidade possível na Coréia. Então, não coloca Coréia, ué! Coloca Bairro do Limoeiro e seja feliz! Mas quando eu disse que respeito o gosto, eu não quis dizer que essa história tem um público e que não faço parte dele. Estou falando que essa história tem um público e, com essa premissa, é muito mal escrita. Já li dezenas de livros lgbtqi+ para o mesmo público e com uma escrita muito superior (Simon VS a agenda homo sapiens, Aristóteles e Dante, Minha versão de você, Quinze Dias, A Matemática do Amor). Então quis dizer que respeito vc gostar, mesmo que eu o ache ruim.

Bianca 25/08/2023minha estante
Luanda.Nayara é só ver suas notas no skoob pra perceber que você tem 0 critérios quando se trata de fanfics jikook que se tornaram livros.
"ela pode mostrar o ambiente escolar da maneira q ela queria" não não pode porque a história se passa no mundo real ela não criou um novo mundo. Prender filhos em um país de 3 mundo que o wifi chegou a uns anos é muito diferente de controlar seu filho em um país de 1 mundo conhecido por ser tecnologico por isso não se pode fazer uma história sem ter noção de como aquele país funciona. Cada livro tem seu público obviamente, mas lançar um livro que é feito especificamente pra uma bolha é fazer um leitor perder tempo é um livro que só quem shippa os membros do grupo vão gostar por alimentar a fantasia e ótimo isso no wattpad, mas lançar sem uma revisão é ridículo e defender é pior

liv 21/09/2023minha estante
nossa eu ia ler, mas tua avaliação só me fez lembrar do livro ?enquanto eu não te encontro? (que é horrível e parece muito com o que tu descreveu)

ANDER CELES 22/09/2023minha estante
Nossa, @liv, também não gostou do livro "Enquanto eu não te encontro". Sim, tem uma vibe parecida, só que bem mais desorganizada na escrita.

Rohchang 11/11/2023minha estante
Sua crítica foi maravilhosa, descreveu tudo oq achei lendo este livro. A diferença é que não consegui chegar no fim, abandonei.

ANDER CELES 11/11/2023minha estante
@Rohchang, que bom que parou. Hj faria o msm kkk

odaraas 30/09/2021

Perfeito!
Eu sou suspeita de falar sobre, pois acompanho a obra desde que estava na metade no wattpad e sou apaixonada desde então.
A escrita da anya é incrível e leve, todos os assuntos são abordados de forma natural e muito bem explicados; os personagens são bem desenvolvidos; e a história prende muito! (Até a playlist é maravilhosa!)
Eu recomendo para TODAS as pessoas que conheço, e o livro definitivamente é um favorito!
EmyyWriter0 02/05/2022minha estante
Um dos livros mais lindos que já li, aprendi demais com ele ri, chorei e me surpreendi, polemico mudou minha visão quanto a muitas coisas e acredito que ainda vá mudar a vida de muita gente assim como mudou a minha ?

Sunnye 14/07/2022minha estante
Assim, esse foi meu primeiro livro que consegui ler por inteiro e me envolver completamente na história, chorei,ri,surtei,tive aquela parada pra absorver o que havia acabado de ler,me envolvi muito! Recomendo bastante a lerem esse livro,os dois volumes. A Editora é maravilhosa e pretendo comprar mais livros dela, então assim,se tornou meu livro favorito e primogênito KKKKKK!??

Isabela 29/08/2022minha estante
Simplesmente um dos livros mais incríveis que já li, sério, é muito bom. A história é super bem contada, de prende do começo ao fim e não tenho o que dizer os personagens né? Um mais maravilho que o outro. Super recomendo a leitura ??

Jennyrkive 12/07/2023

POLÊMICO
Não vou mentir, vi resenhas que me deixaram com o pé atrás com esse livro ( por sorte prefiro tirar minhas próprias conclusões antes de opinar) não concordo com muita delas; O Junwoo tem sim muita dificuldade o tornando bobo demais, mas temos que considerar que a família o privou por 17 anos! Eu adorei a evolução do personagem, e amei os assuntos abordados.

Sobre o romance, gostei de como a autora soube construir o relacionamento de cada casal, sem ser algo raso como muitos livros que já li.

Ash linx 21/01/2023

É muito fofa a forma que o Jonwoon está disposto a aprender as coisas, mesmo da forma que foi criado não tem nenhum preconceito, e aceita todos com tanta facilidade, o Takeshi o trata de uma forma tão amável, sempre tendo o cuidado de explicar tudo para ele, sem nunca se importa com a inocência do garoto.
sabely 21/01/2023minha estante
eles são muito fofos

sabely 21/01/2023minha estante
eles são muito fofos

Elly 18/11/2021

Obra prima.
Esse foi o segundo melhor livro que eu li esse ano (o primeiro é "Polêmico! 2).
Falo com facilidade, e orgulho. Muito mesmo.
Fizeram meus dias serem mais leves, menos vazios. E menos doloroso, e isso me faz refletir o quando livros me salvam tantas vezes, e quanto esse livro me salvou.

A escrita é estranhamente fluida (falo no sentido bom) eu consigo ler por horas diretas sem perceber, e talvez, eu fale por experiência própria, só talvez.
Os personagens faz você se apegar muito facilmente, MUITO. Eles tem seu jeitinho, cada um, sendo diferente e ao mesmo tempo eles tem uma química maravilhosa. A amizade me faz chorar. Nossa tô até lagrimejando agora...
O casal se desenvolve "devagar", mas, é um "devagar" delicioso e super fofo. Não faz você ficar irritado por estar "devagar", e sim junta suas expectativas e faz o primeiro beijo parecer um sonho quando acontece.
Fiquei sorrindo o dia todo. E por isso eu digo que esse é o segundo melhor livro que li esse ano, e um novo protegido.
Amo as referências, e fora Bolsonaro.

E YOONA IT'S A GODDESS

A musica que eu mais ouvi foi: Crush da Tessa Violet :))

Raviel 03/12/2022

?!
Não sei nem o que dizer sobre esse livro, ele é incrível e é muito bom para aprendizado. Aprendi algumas coisas que eu não fazia ideia sobre o mundo lgbt e minha personagem favorita com toda certeza é a yoona e não é só pq eu sou trans, juro!
Yasmin 03/12/2022minha estante
Ele é realmente muito bom, já li também

Yasmin 03/12/2022minha estante
Você já leu Cem Chances? esse também é um livro incrível

alicmaiap 28/12/2023

Gostei muito do livro, tem bastante representatividade, uma história bem construída e uma escrita perfeita. Bom livro.

Liu MingYan 09/10/2022

Legal
Olha, tenho que admitir que essa leitura foi cansativa em alguns momentos, por isso a nota.
Acho que o livro é bem escrito, mas sinto que tem partes desnecessárias.
Não acho que esse livro precisa ter tantas páginas e acho que se tivesse menos, seria um livro melhor.
Gosto dos personagens e quero ler o segundo livro porque estou curiosa sobre algumas coisas.
Minhas únicas duas críticas são que algumas falas são meio superficiais e tem momentos que poderiam ser retirados com um trabalho melhor de edição.

Maria8600 30/09/2021

100% [*****]
Escrita perfeita, te envolve tanto que quando percebe tá chorando ou se apaixonando junto aos personagens. Mas algo que com certeza define esse livro é: Tragetoria e maturidade, ver temas tidos como tabu sendo tratados de forma fluida e introdutória é de deixar o coração quentinho.
Recomendo essa história para todos que estejam procurando por representatividade em um romance fofinho sobre descoberta e jornada pessoal.
Espero que as pessoas se apaixonem por essa história como eu e pra quem esta conhecendo o vale também é uma ótima opção. E como eu se pudesse diria ao Junwoo do primeito livro, "Ser você é a primeira e mais importante revolução" sejam vocês e se descubram sempre, apesar de todos os obstáculos. ???

Clara 09/01/2023

Polêmico mesmo!
Sinceramente não é o pior livro que já li. Se eu tivesse 12 anos e estivesse lendo isso no wattpad acharia incrível, mas não é o caso. Certas obras deveriam ser mantidas lá.

Urso 15/02/2022

Uma leitura Polêmica!
Sinceramente? Um dos meus livros favoritos da vida.

A leitura é tão boa e leve, nesse primeiro livro nós passamos por tanta coisa, como as auto descobertas do Junwoo, que foi tão recluso de todas as coisas boas da vida até então, de informação e conhecimento, mas mesmo assim ele não se impediu de seguir em frente mesmo com tantas dúvidas sobre si e sobre tudo a sua volta. Junwoo começa a perceber seus sentimentos e a querer entende-los e seus amigos ajudam-no muito durante toda a história.

Polêmico conta a história de Lee Junwoo que passa a gostar de Ishikawa Takeshi, o garoto que ele acha muito diferente ao seus olhos, mas não entende esses sentimentos, sem contar os problemas com seus pais que são sempre muito rígidos sobre tudo com ele, querendo lhe privar do mundo, Junwoo passa a entender e enxergar muitos problemas que não enxergava antes na sua vida. No entanto ele não está sozinho, ele tem seus amigos para lhe ajudar nisso, o grupo mais polêmico de todos.

A história gira em torno de muito romance (tem muito viu), auto descobertas, muito humor e conhecimento!
Além de contar e nos mostrar muito sobre a comunidade LGBTQIAP+ o nosso grupo polêmico faz parte dele!
Ou seja, Polêmico faz jus ao seu nome.

Então se quiser ter uma leitura Polêmica,
esse livro é o certo pra você. ?

Yasminfnf 28/04/2022

FODA PA CARAIO
livro incrível, sem defeitos, representatividade para todos os cantos, só ensinamentos e muito love love fofinho para todo canto.

Anna 13/05/2022

Esperava nada e recebi tudo
Conheci a autora e o o livro quando ainda era apenas uma fic que estava sendo lançada, essa fic/livro foi o meu confort livro por muito tempo