Neuroses a varejo

Neuroses a varejo Aline Valek

Resenhas - Neuroses a varejo

Cleber 18/03/2024

Aline Valek
Depois de saber que As águas-vivas não sabem de si, chegou a hora de ler sobre as Neuroses a varejo.
Quatro histórias com as narrativas de quatro mulheres em situações fora do comum. Por meio da escrita da autora o normal é o fantástico e tudo é contado de uma forma em que cada situação inusitada parace ser comum e corriqueira. A mulher que desaparece, a gravidite encefálica e os sonhos com as pílulas, este último com uma clara referência à ficção científica.
O último conto, nome sujo, além do insólito e fantástico traz também um pouco de humor e crítica social que nos faz pensar em como a sociedade funciona e o quanto estamos cegos para tudo que acontece ao nosso redor.
É o segundo livro da Aline Valek que leio e recomendo para todos que adoram histórias fantásticas.

skuser02844 26/12/2022

Neuroses a varejo
O livro é uma mistura de utopia com realidade. Traz à tona questões importantes, como saúde mental, solidão, medos e desejos, tudo isso sobre um prisma fantasioso. Quatro contos, quatro mulheres protagonistas de suas próprias histórias. A leitura é super fluida e eu amei a forma leve como a autora tratou de temas, que ainda hoje, são considerados difíceis de se falar. Recomendo a leitura!

Elton 23/08/2021

Haja criatividade
Aline Valek é um dos ao habilidosa escrevendo os dramas profundos de seus romances quanto o é no humor desses contos, pelo menos de 3 dos 4 do livro, já que o primeiro ainda é algo mais intimista e melancólico. Indo além do que chamamos de "realismo mágico/maravilhoso", Valek entregam narrativas que, embora curtas e extremamente cômicas, contém personagens completas, mulheres que se passam por verdadeiras, com suas personalidades, profissões e relacionamentos se impondo além das premissas fantásticas que fazem parte de cada conto, o absurdo das vida ordinárias delas superando todos os outros tipos de absurdo. São contos divertidos que proporcionam uma surpresa e uma gargalhada a cada virada de página. Leia Aline Valek! Eis alguém que merece toda a atenção
Elton 23/08/2021minha estante
Nossa, a quem ler essa resenha: Perdão pelos vários erros. Postei na pressa do celular e agora não dá mais pra editar.

writtenbybe 19/02/2024

Inesperado
Vi alguém pela internet indicando esse livro e, por achar o título interessante, resolvi ler. amo ler e escrever contos, e estava esperando aquele sabor de quero mais que só os melhores autores conseguem deixar, e a aline além de entregar o que esperei, ainda me tirou algumas risadas e me deixou algumas reflexões. fiquei encantada com sua criatividade e sagacidade, além do sarcasmo bem dosado e que preenche a narrativa quase como se fosse uma terceira pessoa. leitura gostosa de começo de tarde que eu desejava ter encontrado antes!

Natália 31/12/2022

Eu adorei a leitura! Quatro contos com protagonistas femininas lidando com temas delicados de forma reflexiva, surrealista, melancólico e até mesmo divertido. Não conhecia a autora e acho que foi uma ótima porta de entrada, com certeza vou procurar outras obras.

Camila1857 13/07/2023

Um surto, mas um surto muito gostoso de ler. Todos os contos falam sobre questões reais do cotidiano de forma divertida e, até mesmo, literal. Amei ?

Sara Marinho 17/07/2023

Adorei esse livro. Todos os contos são incríveis, fazendo refletir e rir ao mesmo tempo. Recomendo para quem quer sair de uma ressaca literária.

Vinder 18/05/2023

Livro razoável. Fui com grande expectativa, mas acabei me frustrando um pouco. A leitura é fácil e rápida, mas não achei o conteúdo excepcional.

tata 01/04/2022

Eu li esse conto em janeiro, mas acabei não fazendo uma resenha sobre, e cá estou eu tirando o atraso.
Nunca tinha lido nada da Aline e esse primeiro contato foi muuuuito bom. Não gostei de alguns finais de uns contos, mas nada que atrapalhasse minha leitura porque eu amei as críticas e o realismo mágico - os acontecimentos absurdos me deixaram sem saber como reagir. Com certeza recomendo!

Bruna 16/06/2022

A escrita da Aline é uma delícia! Não dá vontade de parar de ler, e as histórias são curtas mas bem inventivas e originais. O último conto é genial.

fev 22/08/2021

Premissas incríveis
Eu gosto muito da escrita e dos textos da Aline Valek. As ideias desses contos são muito originais. Gostei da premissa dos quatros contos publicados nesta coletânea. São contemplativos, engraçados, intrigantes e em certa medida tristes. Vale a pena a leitura.

Vanessa591 10/06/2023

Os contos são extremamente criativos, você lê pensa "caramba, queria ter tido essa ideia". Foi uma leitura rápida e divertida.

Marcelo 17/04/2024

Ótima leitura
Livro com quatro contos curtos. Leitura rápida. Adorei os contos, criativos, divertidos e com muita ironia. O ponto comum dos quatro contos é a solidão e seus efeitos bizarros sobre os personagens. Recomendo a leitura.

emlindh 27/09/2022

Contos incríveis com problemas insólitos
Não sou a maior leitora de contos, e mesmo quando pego coletâneas pra ler não fico muito animada, mas Neuroses a Varejo me surpreendeu e não consegui parar de ler.
Os quatro contos do livro apresentam mulheres diferentes em situações inusitadas, cada uma com um "problema insólito".
Eu amei cada um dos contos e super recomendo a leitura!
Pretendo ler os outros livros da autora logo logo.