O Coronel  que raptava infâncias

O Coronel que raptava infâncias Matheus de Moura

Resenhas - O CORONEL QUE RAPTAVA INFÂNCIAS

woops 12/04/2024

É revoltante em tantos sentidos, primeiro pensar que isso é muito mais comum do que parece e mesno assim, esses casos nunca são tratados com a devida atenção porque quem tem o poder não faz nada ou em muitas vezes está envolvido, e que esse é apenas mais um dos inúmeros que não foram descobertos. Além disso, não posso deixar de sentir tristeza por tantas famílias terem sofrido por isso, seja se deixando levar pela visão de autoridade, pela esperança de ter algum apoio e/ou pela ignorância, que os deixam tão vulneráveis a pessoas horríveis como essa.
O autor fez um ótimo trabalho em reunir todas essas informações, é algo necessário que pode levae conscientização para muitos.

V ROSA 12/04/2024

A história do coronel é perturbadora e surreal. Pensar que um homem desses explorava a vulnerabilidade de mulheres e famílias pobres que precisavam de ajuda, para depois fazer coisas terríveis com as crianças, e ainda as entregava para outras famílias. Só não dei 5 estrelas porque não gostei muito da dinâmica e da forma como a história foi contada

Nicoly.Tonani 08/04/2024

Assustador
Assustador, revoltante, de causar indignação, esse livro é de te deixar arrepiada de tanto ódio ao ver tamanho descaso com as crianças e como membros de certas classes sociais e de certos empregos conseguem sair impunes de crimes TÃO absurdos. Sobre o livro em si, uma escrita fenomenal e envolvente, um relato cru e direto sobre a vida desse homem que também pode ser chamado de monstro

Nata36 08/04/2024

O Coronel Que Raptava Infâncias
"O Coronel que Raptava Infâncias", escrito por Matheus de Moura, é um relato perturbador e revelador sobre a realidade brutal enfrentada por muitas crianças brasileiras. O livro mergulha nos horrores do abuso infantil e na luta de suas vítimas por justiça e redenção.
A história acompanha o caso real do "Coronel Urutu", um homem poderoso e influente que abusou sexualmente de inúmeras crianças em uma pequena cidade no interior do Brasil. O autor oferece um olhar penetrante sobre as vidas destas vítimas, revelando as cicatrizes emocionais e psicológicas que carregam como resultado dos abusos.
Uma das maiores qualidades deste livro é a sua capacidade de dar voz às vítimas e destacar a importância de suas histórias serem ouvidas e acreditadas. Matheus de Moura mostra como o abuso infantil é um problema generalizado e profundamente enraizado na sociedade brasileira, e como o poder e a influência podem ser usados para silenciar as vítimas e encobrir os crimes.
Além disso, "O Coronel que Raptava Infâncias" é um testemunho poderoso da resiliência humana e da luta pela justiça. O autor narra a coragem e a determinação das vítimas em confrontar seus agressores e buscar o reconhecimento de seus traumas, mesmo diante das dificuldades e obstáculos impostos pelo sistema judiciário e pela sociedade.
No entanto, alguns leitores podem achar que o livro é extremamente angustiante e perturbador, já que não poupa detalhes sobre os abusos sofridos pelas crianças. A leitura pode ser emocionalmente difícil e desencadear gatilhos para aqueles que têm experiências pessoais relacionadas ao abuso infantil.
Em resumo, "O Coronel que Raptava Infâncias" é uma leitura impactante e necessária para os jovens adultos que buscam uma compreensão mais profunda dos horrores do abuso infantil e da luta por justiça e redenção. Com sua narrativa sincera e poderosa, o livro oferece um olhar penetrante sobre uma realidade muitas vezes negligenciada, mas que precisa ser enfrentada e combatida com determinação e compaixão.

Alasca (: 08/04/2024

Revoltante
Apesar do livro não ser escrito em forma linear, o que eu acredito me fez ficar confusa com alguns fatos e alguns personagens, a história é deveras revoltante

Karoline67 01/04/2024

Bom, mas?
Não conhecia o caso do Chavarry e fui no livro sedenta de receber um bom jornalismo
Investigativo. O livro tem uma narrativa deliciosa que poderia ser brilhante se não tornasse o livro tão arrastado. Pouco objetivo para o que se propõe - jornalismo investigativo -, mas ainda assim muito bom, tem uma pegada interessante e o crime é realmente assustador

Mayara 07/03/2024

História MUITO interessante, mas leitura um pouco massante - o que atrapalhou um pouco o desenrolar da leitura.

Mas no geral gostei bastante!

Gleiciane.Aline 06/03/2024

O coronel que raptava infâncias
Esperava encontrar uma coisa e encontrei outra! Esse livro foi a minha primeira experiência escutando um audiobook e esse foi o motivo principal para eu não ter desistido dele. Além da narrativa ser muito confusa, pois o autor passeia por meses, anos, fatos sem ser linear, encontramos nas páginas mais sobre a política do Rio de Janeiro do que sobre Chavarry. Não que a política não seja importante, mas o foco dela no livro é excessivo e cansativo. O livro ficou "bom", ou melhor, aceitável, apenas nas ultimas páginas, mas ainda assim senti a necessidade de pesquisar matérias para entender melhor o caso.

Milene Wi 22/02/2024

Pesado...
O livro narra acontecimentos pesados, o sentimento de tristeza e revolta segue por todas as páginas. Que pessoa horrível, monstruosa, nojenta esse coronel e todos os que ajudaram o esquema sórdido dele.

lívian 18/02/2024

Uma leitura indispensável
Não ia nem fazer resenha, mas vim aqui defender essa obra estupenda, incrível, excepcional e maravilhosa pq vi muita gente com o cérebro (supostamente) derretido pelo consumo não moderado de true crime tirando o que o autor quis trazer com esse livro totalmente de contexto. A obra, além de ser uma exposição sobre um crime real é também (e principalmente ) uma análise sociológica das duas faces do rio de janeiro e uma contextualização sobre como a PMERJ e qualquer um que esteja protegido por seu manto de privilégios sempre sairá ileso independente da barbaridade dos crimes cometidos, enquanto as vidas de suas milhares de vítimas são completamente e totalmente devastadas. Uma narrativa que cumpre o papel de jogar um balde de água fria na cabeça de quem se permite viver preso dentro de uma bolha e raramente tira um tempo pra compreender mais sobre a vivência alheia em outras realidades menos afortunadas. Muito, muito, muuuuito bom!!!
Matheus M. 21/02/2024minha estante
Nunca comentei numa resenha de alguém antes, positiva ou negativa, mas obrigado, você foi a primeira leitora que vi expressar uma frustração que tenho com a expectativa alheia sobre true crime etc.

Victoria230 18/02/2024

Triste e revoltante!
Mais difícil do que saber que um coronel da polícia abusava de bebês é saber quem eram esses bebês e saber quem eram as famílias desses bebês, o Pedro destruiu a vida de milhares de pessoas e não sofreu consequências.E é perturbador saber que quando se é policial, pode cometer absolutamente qualquer crime que não haverá punições.

Erika.Oliveira 16/02/2024

Um livro pesado e injusto
Ao finalizar a leitura, a gente se depara com a realidade de como o Brasil é um país injusto e fraco de leis, onde o poder e a cor da pele é capaz de definir o destino de diversas pessoas de forma simplista e natural. O autor consegue descrever bem como tudo acontece, no entanto, sinto que dá voltas demais antes de chegar ao seu objetivo. Mas é um livro bom, que deve ser lido, pois atiça o senso crítico de quem está lendo.

Maria 14/02/2024

Premissa inicial muito boa, que faz com que tenhamos expectativas no livro. Porém não houve desenvolvimento de forma clara, livro curto mas extremamente arrastado e desconexo.

Ana Barbosa 14/02/2024

Fugiu do tema principal
O livro tem uma diagramação boa. É curto, deu para ler facilmente em 1 dia. Porém, achei a leitura um pouco arrastada.

Foge muito do tema inicial. Foi realmente falar sobre o acontecido só no final e não achei muito explicado e desenvolvido o crime em si. Passou o livro inteiro falando de outros acontecimentos, políticas, entre outros assuntos que não consegui fazer ligação direta com o tema principal. Foram muitas informações desnecessárias.

Tinha um tema inicial muito bom, que podia ter sido um livro excelente. Mas, foi muito mal desenvolvido. Infelizmente não consegui aproveitar a leitura.

Malu 05/02/2024

Um trabalho de pesquisa e denúncia exemplar, dissertando por todas informações com uma autoridade incrível. O autor expõe o caso utilizando de uma explicativa nada complicada para o entendimento, tornando a leitura fluída.

A única objeção que impede de dar cinco estrelas é a transição temporal escolhida pelo jornalista, que pode tornar o acompanhamento dos fatores um pouco confuso, porém, nada que bloqueie a leitura em si.