O Coronel  que raptava infâncias

O Coronel que raptava infâncias Matheus de Moura

Resenhas - O CORONEL QUE RAPTAVA INFÂNCIAS

Mayara 07/03/2024

História MUITO interessante, mas leitura um pouco massante - o que atrapalhou um pouco o desenrolar da leitura.

Mas no geral gostei bastante!

Gleiciane.Aline 06/03/2024

O coronel que raptava infâncias
Esperava encontrar uma coisa e encontrei outra! Esse livro foi a minha primeira experiência escutando um audiobook e esse foi o motivo principal para eu não ter desistido dele. Além da narrativa ser muito confusa, pois o autor passeia por meses, anos, fatos sem ser linear, encontramos nas páginas mais sobre a política do Rio de Janeiro do que sobre Chavarry. Não que a política não seja importante, mas o foco dela no livro é excessivo e cansativo. O livro ficou "bom", ou melhor, aceitável, apenas nas ultimas páginas, mas ainda assim senti a necessidade de pesquisar matérias para entender melhor o caso.

Milene Wi 22/02/2024

Pesado...
O livro narra acontecimentos pesados, o sentimento de tristeza e revolta segue por todas as páginas. Que pessoa horrível, monstruosa, nojenta esse coronel e todos os que ajudaram o esquema sórdido dele.

lívian 18/02/2024

Uma leitura indispensável
Não ia nem fazer resenha, mas vim aqui defender essa obra estupenda, incrível, excepcional e maravilhosa pq vi muita gente com o cérebro (supostamente) derretido pelo consumo não moderado de true crime tirando o que o autor quis trazer com esse livro totalmente de contexto. A obra, além de ser uma exposição sobre um crime real é também (e principalmente ) uma análise sociológica das duas faces do rio de janeiro e uma contextualização sobre como a PMERJ e qualquer um que esteja protegido por seu manto de privilégios sempre sairá ileso independente da barbaridade dos crimes cometidos, enquanto as vidas de suas milhares de vítimas são completamente e totalmente devastadas. Uma narrativa que cumpre o papel de jogar um balde de água fria na cabeça de quem se permite viver preso dentro de uma bolha e raramente tira um tempo pra compreender mais sobre a vivência alheia em outras realidades menos afortunadas. Muito, muito, muuuuito bom!!!
Matheus M. 21/02/2024minha estante
Nunca comentei numa resenha de alguém antes, positiva ou negativa, mas obrigado, você foi a primeira leitora que vi expressar uma frustração que tenho com a expectativa alheia sobre true crime etc.

Victoria230 18/02/2024

Triste e revoltante!
Mais difícil do que saber que um coronel da polícia abusava de bebês é saber quem eram esses bebês e saber quem eram as famílias desses bebês, o Pedro destruiu a vida de milhares de pessoas e não sofreu consequências.E é perturbador saber que quando se é policial, pode cometer absolutamente qualquer crime que não haverá punições.

Erika.Oliveira 16/02/2024

Um livro pesado e injusto
Ao finalizar a leitura, a gente se depara com a realidade de como o Brasil é um país injusto e fraco de leis, onde o poder e a cor da pele é capaz de definir o destino de diversas pessoas de forma simplista e natural. O autor consegue descrever bem como tudo acontece, no entanto, sinto que dá voltas demais antes de chegar ao seu objetivo. Mas é um livro bom, que deve ser lido, pois atiça o senso crítico de quem está lendo.

Maria 14/02/2024

Premissa inicial muito boa, que faz com que tenhamos expectativas no livro. Porém não houve desenvolvimento de forma clara, livro curto mas extremamente arrastado e desconexo.

Ana Barbosa 14/02/2024

Fugiu do tema principal
O livro tem uma diagramação boa. É curto, deu para ler facilmente em 1 dia. Porém, achei a leitura um pouco arrastada.

Foge muito do tema inicial. Foi realmente falar sobre o acontecido só no final e não achei muito explicado e desenvolvido o crime em si. Passou o livro inteiro falando de outros acontecimentos, políticas, entre outros assuntos que não consegui fazer ligação direta com o tema principal. Foram muitas informações desnecessárias.

Tinha um tema inicial muito bom, que podia ter sido um livro excelente. Mas, foi muito mal desenvolvido. Infelizmente não consegui aproveitar a leitura.

Malu 05/02/2024

Um trabalho de pesquisa e denúncia exemplar, dissertando por todas informações com uma autoridade incrível. O autor expõe o caso utilizando de uma explicativa nada complicada para o entendimento, tornando a leitura fluída.

A única objeção que impede de dar cinco estrelas é a transição temporal escolhida pelo jornalista, que pode tornar o acompanhamento dos fatores um pouco confuso, porém, nada que bloqueie a leitura em si.

Thais126 04/02/2024

História chocante
Quando comprei não sabia que se tratava de jornalismo investigativo. Fui surpreendida positivamente! Muito bem feito e com escrita fluida, esse foi um dos melhores livros que li até o momento. O autor tem um cuidado muito grande em apresentar cada detalhe de uma história real brasileira.
Apesar de muito bem elaborada, acredito que nem todos tenham estômago para ler sobre o caso, pois pode gerar muito gatilhos pelos relatos de abuso sexual. Para quem conseguir e gostar de história brasileira, esse é o livro!

Oliolioliver 02/02/2024

É meus amores
A grande pergunta que fica é: o que um homem branco NÃO pode fazer??

Como é fácil sair impune com uma dúzia de mentiras mal contatas, uma pouca vontade de investigar se é minimamente verosímil o que se diz e uma branquitude genética que te livra de tudo? ainda mais com um pezinho no cristianismo

Como diz o autor ?ao dono da casa tudo pertence?

malu 24/01/2024

Eu já conhecia o caso, por ter visto algumas matérias/vídeos sobre, mas esse livro foi como reconhecer a história, uma pesquisa impecável do autor, com uma escrita incrível, que não foca só na figura do coronel e em narrar todas as violências cometidas por ele nos mínimos detalhes, mas demonstra com muita sensibilidade o modus operandi do criminoso e como isso tudo afetou e afeta as famílias até hoje

Gabriela_Lima 24/01/2024

Náusea
Primeiro check do ano foi com esse querido que iniciei em 2023. A história do Chavarry é nauseante e toda a impunidade e indiferença dos outros ao redor mostra muito da estrutura política e militar do Rio de Janeiro.
Não dou ?? x5 porque em alguns momentos achei a escrita do Matheus meio falha, no sentido de uma falta de fluidez mesmo. Algumas frases eram tão grandes, com tantos períodos, que eu acabava me perdendo do foco principal. No mais, é um livro ótimo e vale a pena demais ler. Recomendo muito!

Edison.Eduarddo 14/01/2024

O Coronel Pedófilo
Esse poderia ser o título deste livro que... Merece uma releitura... São tantas mães... Me perdi um pouco também nas idas e vindas do tempo... Mas o livro, no geral, é bom... Um excelente trabalho investigativo do autor, Matheus Moura... Recomendo muito!

CAMBARÃ 10/12/2023

O Coronel que Raptava Infância, escrito por Matheus Moura, é um livro que retrata a trajetória de um coronel poderoso que, por trás de sua aparente generosidade, esconde um passado sombrio.
A história se passa em uma cidade do interior, onde o coronel, conhecido por sua influência e riqueza, começa a ser questionado por um grupo de jovens que se unem para desvendar e expor os segredos por trás de suas ações.
A trama revela como o coronel controla a vida dos moradores, explorando e subjugando as crianças e adolescentes da região.
Os jovens protagonistas, movidos pela vontade de justiça, decidem enfrentar o protagonista e revelar a verdadeira face do coronel à população.
Ao longo da história, são desvendados os abusos e crimes cometidos pelo coronel, que também envolvem corrupção e violência.
A narrativa destaca a importância da união e da luta contra a opressão, mostrando a força dos jovens que enfrentam o sistema e lutam por um futuro melhor.
Com uma escrita envolvente e cheia de reviravoltas, "O Coronel que Raptava Infância" aborda temas como poder, corrupção, abuso de poder e a importância da resistência em busca da justiça.
O livro nos lembra da importância de valorizar e proteger a infância, além de questionar as estruturas de poder que permitem a existência de situções abusivas.