Capitalismo Sem Rivais

Capitalismo Sem Rivais Branko Milanović

Resenhas - Capitalismo sem rivais

Lubis 14/01/2024

Super técnico!
Infelizmente essa leitura eu realmente arrastei entre 23/24 pq é uma leitura super técnica e voltada para a economia.
Mesmo estudando relações internacionais, achei super complexa a forma que o livro foi escrito e tive muita dificuldade.
Dica! Para quem tiver dificuldade como eu e tiver Alexa e o livro digital.. tentar trabalhar com a leitura assistida do Kindle.
Isso que me ajudou a terminar a leitura. ??

Paola 25/11/2023

Mais um livro lido do Clube do Livro da Gabriela Prioli e Leandro Karnal.
Mais um livro que eu nuuuunca teria lido se não fosse pelo clube.

Apesar de ser um pouco técnico, o que dificulta a leitura (pra mim), é tranquilo de entender os conceitos e a ideia geral do livro.

Boas oportunidades pra ampliar repertório: passado, presente e futuro.

Giselegcintra 05/11/2023

Recomendo muito
Grande parte das resenhas aqui classificou a leitura como sendo fácil, já eu achei uma leitura um pouco desafiadora, pelo menos para mim que estou fora da área de economia. Desafiadora, porém altamente construtiva.

O livro é denso, com muita informação relevante e apresentação de dados. O autor compara o capitalismo politico na China com o capitalismo meritocrático liberal dos EUA, explicando e justificando detalhadamente diferentes filosofias e conceitos da economia, além de passar por temas como migração, corrupção, influência da globalização nos rumos da economia e mostrando como o sistema atual é um profundo reflexo das tendências comportamentais da sociedade.

Sinceramente, achei uma leitura fantástica, que traz um aprendizado impressionante. A medida que vamos avançando no livro e conseguindo linkar diversas informações com o que vemos no mundo ao nosso redor, vamos ficando mais e mais motivados a querer saber mais. Eu recomendo demais!

Gustavo.Morsch 27/10/2023

Visão interessante sobre o sistema econômico mundial
Não é o timpo de leitura que eu estou acostumado a fazer, mas o autor traz uma visão muito intereesante sobre as relações entre pessoas e nações. Nos oferece a possibilidade de sair da nosso olhar geracional e entender as mudanças mais longas e até a enteder o porque agimos como agimos em determinadas questões.
Certamente as conclusões são apenas para fechar as ideias, mas esse é um tema aberto, não temos como sair executando o que foi proposto.
Saio da leitura com uma lente melhor sobre o mundo, mais crítico, entendendo melhor as regras do jogo.
Vale a leitura!

Josiane Gonzaga 15/10/2023

Capitalismo sem rivais
Apesar de ser um livro escrito por um economista é de fácil leitura, tem algumas nomenclaturas que pode confundir quem não manja muito de história e economia como eu rs, mas no contexto você acaba aprendendo inclusive.
Ele foca nos dois principais capitalismos em Ascenção no momento: capitalismo político e capitalismo meritocrático liberal, representados pela China e Estados Unidos respectivamente.
Identifica a característica de cada, explana suas vantagens e desvantagens, assim como as possíveis evoluções para um futuro mais igualitário.
É um livro MUITO BOM, bem válido para possui mais argumentos nas brigas de família kkkkkk, além de construirmos nossos próprias conceitos do mundo atual.

DeCardoso 02/10/2023

Mercado ou política?
Leitura densa e complexa, pra mim. Mas temos os pontos principais que me prenderam e me interessaram.

Nunca me aprofundei na história do oriente, já vi algumas passagens nas aulas de história do ensino médio. Mas ler sobre o assunto sem a obrigatoriedade, torna tudo mais interessante.

A ascenção da China não é frequentemente comentada ou nem tomamos conhecimento desse crescimento tão exponencial.
Quando falamos de avanço, de futuro, de foco de mercado, é comum ouvirmos que os líderes são América do Norte ou Europa. Mas o rumo vem sendo outro, o oriente vem crescendo e aparecendo sem que a maioria enxergue isso.

Então nessa questão, eu aprendi e aumentei meu repertório para olhar para o continente asiatico e aprender um pouco sobre o desenvolvimento em questão.

O livro apresenta MUITOS dados, figuras e gráficos que deixaram a leitura mais demorada. E esse tipo de escrita não faz o meu gosto. No geral o trabalho do escritor é rico em informações, mas a forma que é apresentado não me agrada.

Também me fez ter uma outra visão do que o capitalismo representa de forma particular. Pra mim, o capitalismo é mais uma questão comercial do que política. Mas uma não anula a outra.

"Cada um de nós se tornou um pequeno centro de produção capitalista, atribuindo preços implícitos ao nosso tempo, a nossas emoções e nossas relações familiares."

antonieti 27/09/2023

Um livro mais ou menos
Descreve muito bem o sistema capitalista, mas eu não gostei da forma que foi retratado os imigrantes. A forma que ele fala da China, parece o único país a ter corrupção, não me parece muito precisa. Enfim, é um livro legal, fácil de ler, que ajuda na construção de repertório, mas não acho que seja tudo o que se propõe.

Fabio.Nunes 25/09/2023

Fonte de instrução e repertório
Capitalismo sem rivais - o futuro do sistema que domina o mundo - Branko Milanovi?
Editora: Todavia, 2020

- Quais são os tipos de capitalismo existentes hoje no mundo?
- Quais são as causas para as desigualdades estruturais nos países de capitalismo meritocrático-liberal? Por que essas desigualdades vêm aumentando?
- Por quê a China é um país capitalista? Como esse capitalismo se diferencia do capitalismo liberal?
- A ascensão comunista em países de terceiro mundo foi necessária para a estruturação do capitalismo?
- Quais as relações entre globalização e corrupção?
- Por quê é impossível um sistema econômico sem corrupção?
- Como conceber um Estado de bem-estar social na era da globalização?
- Por quê no capitalismo liberal atual o poder econômico se traduz em poder político?
- Como equalizar nacionalismos num mundo altamente globalizado?
- Como solucionar ou mitigar as desigualdades existentes?

Essas e outras questões são abordadas pelo autor neste livro. Uma obra que inicialmente foi difícil de ler mas que acabei pegando no tranco. Um livro que me fez refletir sobre várias questões.
E mais: ainda que a gente não concorde com o autor em alguns pontos, esse livro é ótimo para obtenção de repertório, coisa muito difícil num mundo cheio de opiniões fáceis.
Recomendo a quem se interessa pelo tema.

Tellys 26/11/2021

Necessário e atual
Um livro que fala de economia, desigualdade, política e humanidade de uma maneira didática, direta e muito esclarecedora. Leitura obrigatória pra quem quer compreender um pouco melhor a dinâmica da vida na sociedade global atual e seus desígnios.

Edu 15/11/2021

Uma boa leitura, mas superficial
O livro é de fácil leitura, resumido e breve. Acerta em cheio em fazer algumas análises: o capitalismo chinês, a questão da atomização da sociedade e as consequências da hiper comercialização.

No entanto, o livro derrapa feio nas possiveis soluções, mesmo que você concorde elas, não passam de um raso mal analisado.

Por outro lado, o livro acerta em alguns pontos de como o capitalismo se retroalimenta e se sustenta e ignora completamente outros fatores que favorecem isso.

É uma boa leitura que chega a conclusões plausíveis, mas se você complementar com outras leituras.

Thais CardBeg 29/03/2021

Tem que gostar muito
Foi uma leitura muito arrastada para mim, apesar de uma gama de análises do autor valorizar a leitura.

Destaca as explorações explanando como o Captalismo venceu. Do clássico ao abraço com o neoliberalismo.

Não é uma leitura difícil.