Histórias Perdidas

Mariel Drum

Resenhas - Histórias Perdidas

Júlia 03/01/2022

nhe
Não que eu tenha achado os contos ruins. As histórias vão de sereias, fadas, a morte e etc. Achei algums contos muito bons e dignos de um livro inteiro, mas outros bem mais ou menos. Talvez você goste mais do que eu

KRG 07/12/2021

Contos com músicas
Eu gostei, ainda mais que em cada conto, as autoras colocaram músicas pra vc ler enquanto ouvia. Oq deu um extra nos contos. Mas infelizmente não foi todos os contos que me agradaram que eu esperava até um pouco mais, tem contos que eu realmente queria que virasse uma história

lilly.ly 16/04/2022

aí gente sendo sincera não gostei não, o tempão que eu levei pra ler misericórdia não tava mais aguentando, maçante demais, achei muito confuso pq os contos são de fantasia e muito pequenos, daí mal acabava um já começava outro eu tive dificuldade de acompanhar as histórias, o que me desagradou foi mais isso o formato e tudo

nanahxis 16/04/2022

Ok!
Gostei que as autoras colocaram músicas para ouvir em cada conto. Dava para sentir "o clima" de cada um, antes mesmo de ler. Ponto positivo.

Algumas histórias ficaram com gosto de "quero mais", mas outras foram tão chatas de ler que, mesmo sendo curtas, não via a hora que acabassem.

Eu tinha colocado na lista a continuação (Grimório Encantado), mas acho que contos curtos não são o tipo de leitura que me prende.

Larissa Benevides 17/10/2023

Histórias perdidas - Antologia de contos organizada por Natália Avila e Nadja Lírio
"Quem diria que algumas maldições poderiam cair como uma dádiva?"

Um baú de seres fantásticos.

Nessa antologia você vai encontrar todos os tipos de seres que gostar, de sereias a fadas, de deuses a vampiros, viagem entre realidades. E também varia bastante entre gêneros pois alguns tem romance, outros tem mistério, um pouco de terror ou aventura.

A maioria dos contos parecem ser introduções a histórias mais completas, apesar de algumas conseguir entregar tudo no próprio conto, assim parece que vi vários trailer ou curtas de filmes que queria muito assistir rsrs

Todos os contos são bem construídos, alguns com o plot previsível mas com personagens desenvolvidos que podem levar a outras histórias utilizando de base essa introdução.

Foi muito divertido ver diversos seres mágicos sob diferentes percepções e também aprender algo a mais sobre algumas lendas sob a visão da autora em questão.

Um prato cheio para apaixonados por magia como eu. Um livro de contos para distrair em um dia relaxante e conhecer autoras nacionais de fantasia.

"Somente chamam as histórias de mito para que ninguém se interesse por elas."

O Escritor Tátil 20/11/2021

Poderia ter sido mais interessante caso tivesse sido lapidado com mais zelo.
Histórias Perdidas: Antologia Fantástica 1 é, como diz o título, uma antologia de contos, sendo a segunda organizada por Natalia Avila, dessa vez tendo o tema fantasia e contando com a coorganização de Nadja Lírio, ambas, além de escritoras, criadoras de conteúdo digital e professoras de escrita criativa. Fora elas, outras quarenta autoras compõem a obra, cada uma com um conto — sendo a fantasia (gênero por si só amplo e aberto a diferentíssimas abordagens) o único elemento que os conecta tematicamente. Com uma capa linda e um design gráfico muito bem produzido, o livro é resultado de um curso ministrado pelas duas organizadoras sobre a escrita de fantasia.

A falta de uma unidade temática mais específica prejudica a coesão da obra, pois, dentre os contos presentes, existe uma imensa variedade de subgêneros e abordagens. Assim, diversifica-se tanto o conteúdo que é quase impossível avaliar o livro partindo do princípio de uma unidade — pois tal unidade não verdadeiramente existe. Essa é, de certa forma, a dificuldade de se analisar qualquer antologia que seja uma reunião de autores diferentes, especialmente quando ligados por um vasto ponto de partida. Mas, apesar disso, há algumas considerações a serem feitas sobre o geral.

A revisão poderia ter sido melhor, visto que em praticamente todos os contos podemos encontrar deslizes, especialmente de pontuação e em diálogos. Lendo na versão kindle, senti falta de uma pequena biografia falando sobre cada autora e suas redes sociais, especialmente quando isso é de praxe em outras antologias similares e, ao que parece, ocorre na versão física. Foi uma ideia interessante o fato de cada conto ter uma música “correspondente”, atmosférica para a leitura do mesmo; aqui tive uma agradável surpresa com a Giulia on Fire, que apontou uma música de autoria própria como referência, ganhou um novo fã.

São, em sua maioria, autoras em início de carreira, algumas estreantes e inexperientes; há muito potencial, mas também há muito amadurecimento que ainda necessita acontecer. Existe uma discrepância enorme de qualidade entre os contos, com alguns que mereceriam — sendo generoso — somente uma estrela e outras que mereciam até mesmo quatro, quem sabe cinco? Não necessariamente são ideias ruins nos trabalhos mais fracos, mas principalmente uma péssima execução. Um feedback, uma leitura crítica faria muito bem, talvez resolveria muitos dos problemas, a várias das autoras (na verdade, uma leitura crítica sempre fará muito bem a todos nós que escrevemos e pretendemos fazer um trabalho bom, indiferentemente da experiência ou habilidade do escritor). Várias histórias realmente parecem perdidas ali, deixando-me com a dúvida: ninguém, antes da publicação, percebeu tais defeitos? Que fizeram os revisores e editores? É certo que o resultado poderia ter sido bem mais interessante caso os textos houvessem sido lapidados com mais zelo.

Apesar de ser um projeto muito bonito para publicar novas autoras e fortalecer a escrita fantástica nacional (especialmente trazendo público e autoria feminina), não é um livro interessante caso contos e fantasia não sejam gêneros que você goste muito. Apesar de conter sim histórias que valem a pena serem lidas, a maioria é uma leitura sofrida e entediante. Recomendo somente caso você se interesse previamente pelo trabalho de alguma(s) da(s) autora(s) ou esteja interessado em conhecer novas autoras nacionais.

Para ler a resenha completa, onde falo um pouco mais sobre alguns contos, acesse o site:

site: https://oescritortatil.blogspot.com/2021/11/historias-perdidas-antologia-fantastica.html

Alexandre Issao 02/02/2022

Quero mais!
Muitas histórias me deixaram com vontade de saber o que aconteceu! Foram bem curtas, mas não menos interessantes por causa disso! Cada escritora com seu enredo cheio de magia, suspense e ação! Depois que descobri que tinha nomes de música para ouvir enquanto eu lia!

Duda 15/07/2023

Contos entusiasmantes
Contos incríveis e variados para todos os gostos, bem variados de seria, fadas até morte, mistério, etc.
É claro que alguns contos te prendem mais que os os outros mas esse é o charme do livro. Do mesmo jeito que você lê algum conto de algum tema que gosta, acaba lendo com mais entusiasmo os de temas que não gosta ou não possui costume de ler.
Tornando a pegada do livro fantástica.
Super recomendo principalmente se você adora ler histórias curtinhas e contos, caso não goste ou não tenha o costume, esse livro pode ser seu ponta-pé inicial para uma nova experiência.
E aí, o que acha?

aelinlantsov_ 22/10/2021

Resenha - Histórias Perdidas
Contos distintos, mas complementares. Histórias envolventes, leves e com toques fantásticos diversos.

Tessa 31/01/2022

Eu particularmente gostei porém alguns contos foram um saco para ler. Mesmo tendo uma grande variedade de seres mitológicos entre os contos achei meio monótono em alguns momentos.
Mesmo assim as histórias tem uma fluidez melhor doq achei em a falsificadora de mapas, até achei alguns contos parecidos como fábulas por no final ter uma ?lição de moral?.
Nem todas histórias foram envolventes porém muitos personagens me cativaram realmente e eu torci demais pelo avanços deles em cada conto desse livro.
Minha opinião vai ser neutra em relação a esse livro por questões que realmente por alguns contos vale muito a pena ler.

Kat 07/04/2022

Passa tempo
Gosto de livros assim com vários contos para ler quando eu tiver com um pouco de ressaca ou falta de tempo.

Não esperava serem muitos, já que cada conto contava com no máximo umas 5 páginas. E assim teve variados assuntos envolvendo a magia/poder.

Tem contos que eu não gostei muito, as vezes confusos e outros com reviravoltas magníficas e que eu com certeza optaria por mais e imaginava um livro bem desenvolvido com o assunto.

Por fim, digo que é um passa tempo para quem quer ler alguma coisa pequena antes de dormir ou durante o dia, mas não vá colocando muita expectativa pois não é de todo perfeito.

nicolli30 06/01/2023

histórias perdidas
O livro contém muitos contos interessantes, mas ao invés de fazer contos curtos e mas com começo, meio e fim. Preferiram fazer micro contos que as vezes não tem fim e outras vezes parecem que não tem começo. Gostei de vários contos e tal, mas estava esperando muito mais. Gosto muito de livros de contos, mas não tem necessidade de pôr causa de contos serem curtos, não serem desenvolvidos direito e contados como um todo. Senti que várias histórias tinham potencial, mas foram desperdiçadas pois foram feitas as pressas e sem desenvolvimento. Toda história parece que tem algo faltando (pq tem mesmo).
Um livro legal, mas mal elaborado e mal divulgado. Mal divulgado pois é recomendado no final de A Falsificadora de Mapas e faz parecer que seria uma prequel do livro, quando na verdade só um mini conto cita os personagens de A Falsificadora de Mapas.

Linaaaaa 29/12/2023

Contos
Gostei das histórias, gostaria de um livro inteiro de cada uma. Pois, por serem contos, não têm tanto a profundamento

Tamiris Durigan 14/10/2023

Historias maçantes
Ler esse livro foi um martírio. Poucos contos são realmente bons e alguns outros mereciam um livro inteiro para serem desenvolvidos. Mas a maior parte soa confusa, entediante e muito genérica, como se as autoras precisassem estudar mais sua escrita e plano de narrativa.

Acho que o problema maior se concentra no fato de serem muitos contos para poucas páginas, o que acarreta em pouco tempo para um desenvolvimento interessante e conectivo. Assim que um conto acaba outro começava, e ficava fácil de personagens e plots se confundirem uns com os outros.

Não sei bem se recomendaria ele, mas talvez outras pessoas com um ritmo e arcabouço literário diferente do meu aproveitem mais a leitura.

Mariana Rocher 29/05/2024

Pequenos contos, bem variados, mas que mereciam uma continuação, pelo menos para ter um encerramento.
As histórias são muito boas, apesar disso.