Brutos e insensíveis

Brutos e insensíveis Thiago Oliveira

Resenhas - Brutos e insensíveis

Gabriela.Cristino 27/04/2023

É assustador pensar o quanto esse livro é realista, é demais pois faz refletir muito o que tantas pessoas passam e a gente nem faz ideia, a real é que eu nunca tinha parado pra pensar em tudo isso. Contos curtos mas com um peso enorme. Preciso de um dorflex hahaha

LucAlio.CAmara 09/04/2023

Brutos e insensíveis
Esse livro é de contos com personagens comuns e de acontecimentos cotidianos e bem carioca. Os temas e cada conto abordado são "polêmicos", por estarem no alvo da minoria da sociedade, e cada conto expressado pelo autor é muito comum de acontecer no dia a dia. É uma leitura flash (Rápida), mas que depois da leitura a gente fica refletindo sobre os temas dos contos que ao meu imaginário são bem reais.

Albino 07/04/2023

Duro, curto, cotidiano, real
Contos curtos, cenas cotidianaa, reais e invisíveia. O livro é de uma dureza e singularidade que nos deixa atônito e saber que várias dessas histórias podem acontecer com pessoas muito próximas a nós.

Cristian Monteiro 28/03/2023

Coletânea de contos curtos, rápidos e brutais como as pequenas e grandes violências do cotidiano.

O autor tem futuro, espero ler mais dele.

Augusto 13/02/2023

Visceral
Eu gostei muito de como a crueza dos contos me fez arrepiar, realmente são escritos que retratam o horror da realidade das ruas do Rio de Janeiro e não só delas, pois acaba englobando tudo, porque eu todo santo dia quando ligo a televisão no jornal, as realidades em grito estão presentes.

Amo em como há contos com o ponto de vista da vítima onde a gente vai se sensibilizar por aquela pessoa, mas também há contos com o ponto de vista de quem pratica a atrocidade, que a gente vai está ali com o puro ódio e o asco daquele ser.

Realmente é uma leitura carregada de verdades que não são nada simplificadas para quem lê. Sendo de uma visceralidade incrível e que o objetivo de fazer refletir e ficar olhando para qualquer canto que não seja a tela, está completamente cumprido.

Não há um conto que eu diga que não gostei pela escrita e decorrer das ações, tudo é muito claro e a linguagem nos deixa muito muito imerso em todas as situações, os personagens aparecem e se vão rápido, mas fica os sentimentos que eles carregaram.

fev 12/02/2023

O poder dessa coletânea de contos está na linguagem e na capacidade de conversar com as pessoas. É simples, mas trabalha bem os temas propostos.

Jeane Esquivel 07/06/2022

Um Livro de Contos Necessário
Brutos e Insensíveis é um livro de contos necessário.

Com o Rio de Janeiro como pano de fundo, notadamente a região que não está nos cartões postais e nem é visitada por turistas, Thiago Oliveira trata de temas complexos e sérios, trazendo pauta para debate e reflexão.

Um livro escrito com a dor de quem enxerga a dureza do cotidiano e de quem vê, na escrita, uma das formas de promover denúncia e mudança social.

Ana Bellot 03/02/2022

O cotidiano pode matar
Nesse livro de contos breves e intensos, Thiago mostra narrativas que fazem parte da realidade carioca. Um ótimo livro para trabalhar com jovens em idade escolar do ensino médio!

Eliana 30/12/2021

Um dos melhores livros de contos que já li!
Brutos e insensíveis é um livro de contos que abordam temas como violência contra a mulher, intolerância religiosa, pedofilia dentre outros.

A escrita do Thiago é fluida e cada conto traz um assunto que deixa o leitor impactado, em poucas páginas ele insere personagens muito marcantes. Me senti imersa em cada história. A maneira como ele descreve os problemas de cada personagem é muito realista e tocante, são histórias que expõe problemas sociais que acontecem no nosso cotidiano por isso mexe tanto com a gente.

Sem dúvidas é o melhor livro de conto que li em 2021. Parabéns Thiago pelo trabalho.

Alê Magalhães 03/09/2021

Devorei este livro em uma noite
O primeiro livro de contos de Thiago Oliveira, que já chegou com tudo e mais um pouco. Os onze contos de "Brutos e insensíveis" são curtos e abordam questões candentes dos nossos tempos. É literatura brasileira contemporânea na veia, discutindo temas como homofobia, masculinidade tóxica, violência, abuso sexual, racismo, com narrativas envolventes que eu devorei numa noite insone.

A epígrafe, que cita Hobbes, " O homem é o lobo do homem", já dá uma ideia do que encontramos no livro. É também um livro com uma dicção bastante carioca, seja pela linguagem da qual o autor se vale, seja pela própria cartografia da cidade, que passa longe dos pontos turísticos e coloca a gente para andar a pé ou de ônibus pelas periferias da cidade.

O conto que eu mais gostei foi o primeiro, "Vermelho". É nele que lemos a citação de onde vem o título do livro: "Gosto de ficar grudada nas pernas. Em alguns momentos, sinto pelo e pele. Em outros, me encaixam em qualquer lugar. Não tenho escolha. Sempre tão brutos e insensíveis homens." (p. 11)

Maravilha conhecer um pouco mais da literatura afro-brasileira.

TereMorais 29/08/2021

Inquietante
Em seu primeiro livro de contos, Thiago Oliveira traz em seus contos, uma realidade crua e incomoda.
A agressividade das ruas, dos amores, dos relacionamentos, das agruras da vida cotidiana.
Seus contos, são um chamado ao que “passa batido”, para as violências sociais tão habituais e comuns, até serem questionadas. São o grito desesperado de uma sociedade inteira. Amarguras que precisam ecoar em algum lugar, afim de curar o que quer que seja.