A arte da guerra e da liderança

A arte da guerra e da liderança Napoleão Bonaparte

Resenhas - A arte da guerra e da liderança

Martony.Demes 09/03/2022

Tambem li em 2021 o breve livro A arte da guerra e da liderança, de Napoleão Bonaparte.

O livro reune e apresenta 78 máximas e citações desse lendário militar - Napoleão Bonaparte - que são relevantes lições sobre poder e liderança, seja no contexto bélico, no ambiente de batalha ou mesmo na vida!

A cada vez que eu esmiuçava cada um dessas lições, militares, eu procurei cotejar com a "guerra da vida". O que cada um daqueles ensinamentos representa em cada batalhas na vida da gente! Vou expor alguns exemplos:

"Na guerra, uma máxima bem comprovada é a de não seguir o que pretende o inimigo, apenas por ser o que ele quer. Assim sendo, não se deve aceitar o campo de batalha que ele reconheceu e estudou!" - Bem sintomático. Dispensa análise, não é?

"Toda guerra deve ser metódica, já que toda guerra deve ter uma finalidade e então ser conduzida dentro dos princípios e das regras da arte..."

São ensinamentos bem interessantes e que valem a pena conhecê-los!

Leitura rápida e interessante!

LPR 17/11/2022

Em 78 citações, Napoleão descreveu táticas, dicas de como vencer batalhas, e na segunda parte do livro, cada uma dessas citações General Burnod explica as citações através de exemplos reais de grandes lideres, que usaram a mesma tatica tanto para o lado bom e lado ruim.

Pode se dizer que é a Arte da Guerra, de Sun Tzu do lado ocidental do mundo, e não seria uma leviandade. Algumas das citações são parecidas, com diferentes contextos, demonstrando que conflitos, taticas, logistica, organizacao são parecidas no mundo inteiro.

Ariel 07/05/2022

Excelente líder
Nas suas notas, ou melhor máximas, como o próprio Napoleão relata, conseguimos ver um pouco como é uma guerra e as estratégias que cabem para cada tipo de ocasião.

As máximas são exclusivas para cada relato mas no compilado formam um bom material. Bom livro e grandes estratégias!

Comenta Livros 30/05/2023

Bom livro
é um bom livro com citações interessantes que fazem você pensar e até levar para o seu dia-a dia. Bem escrito e fácil de ler.
Gostei.

site: https://comentalivros.com/a-arte-da-guerra-e-da-lideranca-napoleao-bonaparte/