Practice Girl

Practice Girl Estelle Laure

Resenhas - Practice Girl

Camila Baltazar 19/08/2022

Um livro sobre responsabilidades que responsabiliza a menina por tudo...
Eu entendo que quando o livro é voltado para adolescentes é muito importante que tenha uma lição, uma moral, para que os adolescentes que forem ler possam tirar um aprendizado da situação sem ter que cometer os mesmos erros.
Entretanto, POR QUE MENINAS SÃO SEMPRE RESPONSABILIZADAS NUM NÍVEL MUITO MAIS ELEVADO? POR QUE, SENHOR? POR QUE?
Assim como todo romance adolescente, esse também tem adolescente fazendo merda pra todo lado. Só que as consequências são muito mais pesadas pra protagonista, inclusive tem uma grande passação de pano pros meninos o tempo todo, basicamente nenhuma consequência. Não só isso como a consciência deles meio que começa existir do dia pra noite, eles basicamente aprendem sozinhos porque o que eles fizeram é inaceitável, sem nenhuma consequência.
Enquanto, a personagem principal, que é quem mais se f*de a história toda, e quem tá o tempo todo se esforçando para lidar com uma situação que basicamente impossível, no primeiro deslize, sofre consequências fora do normal por algo que na minha opinião é muito mais explicável e simples.
O que faz com que esse livro pra mim seja mais um em que a lição no final é que mulheres e meninas não podem errar, na minha cabeça parece até punitivo, como se fosse um aviso " presta atenção, porque olha o que acontece com quem erra".
E eu entendo quem pode dizer que isso é parte da verossimilhança do livro, mas a verdade, na minha opinião, é que já passou da hora de meninos serem ensinados pelas consequências de seus atos. E esse livro podia muito ter ido além, com algo que colocasse isso em cheque, que gerasse uma discussão do porque as consequências são diferentes e se elas deveriam ser.
Eu sei que a autora não tem "o dever" de colocar boas lições nos livros, mas pra mim, quando se trata do público adolescente tem coisas que são básicas, e pra mim esse tipo de coisa já não dá mais.

Indico pra quem quiser passar raiva.

E não indico pra nenhuma adolescente, a vida pode ser assim, mas não quer dizer que seja justo. Meninas e mulheres merecem mais, muito mais.