Lugar Cheio de Rãs

Lugar Cheio de Rãs Celina Moraes

Resenhas - Lugar Cheio de Rãs

Silvana216 24/03/2023

Maravilhoso
Um livro excelente, com uma escrita perfeita que não deixa de desejar em nada uma história que te envolve do começo ao fim incentiva a tua ler e se prende durante a leitura assim uma forma inexplicável e um livro que eu indico.

Alex Nascimentto 22/10/2021

Livro Incrível!
Esse é um livro que traz muitos ensinamentos, é a típica história marcada por encontros e desencontros sendo ambientada em 1978, com um grande contexto histórico, muito bem desenvolvido diga-se de passagem, onde somos levados a vivenciar um pouco do que foi a ditadura, entre outros temas.
??
A história gira em torno de Dominique, uma moça de 15 anos, que sonha em conhecer seu príncipe encantado, que tem que ser russo, e aposta todas as cartas que isso vai acontecer, ainda que ninguém se convença disso. Ela conta todos os seus sonhos, medos e segredos ao seu diário, uma das suas mais idealizadas paixões é o amor à Rússia, desde que ela assistira a um filme ambientando nesse país, ficou encantada e curiosa a ponto de só pensar nesse lugar, mas isso acaba não sendo bem-visto, já que a Rússia ainda não era um país livre, inclusive seu pai, André, sempre pede-lhe que ela não mencione o país em sua presença e evite ao máximo citá-lo, pois nunca se sabe o que pode acontecer. André, pai da Dominique, é um homem totalmente fino, dono de uma multinacional, e que sempre ajuda aqueles que percebe um grande potencial, independente de cor ou religião. Esse homem ambicioso e humilde acredita no poder da educação e mais ainda na "leitura" como formar de vitória de vida. Ele, antes de conhecer sua atual esposa, Raquel, e ser pai, vivera uma paixão intensa por uma mulher a qual nunca mais encontrara, já que pessoas interferiram no romance dos dois, por essa ser russa, e isso ainda, depois de muitos anos, resulta em alguns vazios e sombras que o atormentam.
??
Preciso iniciar dizendo que essa é uma leitura leve, envolvente e cheia de altos e baixos. Todos os personagens são bem desenvolvidos dentro da trama, inclusive os secundários que também tem suas histórias aprofundadas na medida certa. Celina consegue trabalhar temáticas como amor, amizade, respeito e esperanças, temas mais que necessários para um país que em 1978. Com capítulos curtos e a narrativa em terceira pessoa, a autora consegue entregar uma história surpreendente. Agora, me conta aí, você já conhecia essa obra? Gostou? Abraços literários e até a próxima!!!.

@emcadacapa 09/11/2021

MARAVILHOSO!
André é um empresário bem sucedido que sempre soube aproveitar as oportunidades da vida, sempre com muita humildade e sabendo reconhecer os vencedores dos perdedores. Sua filha Dominique tem um fascínio pela Russia, tudo por conta de um filme que assistiu. Mas isso não é bom, afinal eles estão em pela Ditadura Militar. Segundo o melhor amigo de André, Matheus, esse amor russo é de família?

André tem em seu passado um grande amor, Sofie, uma garota russa que arrebatou o seu coração. Agora ele está disposta a viajar com sua família e tentar achar esse seu amor.

Lugar Cheio De Rãs foi meu segundo livro da Celina e acho que agora posso dizer com mais propriedade que sou fã da escrita dela e de como ela desenvolve uma história. Por mais que tenhamos o traço da busca pelo amor do passado, temos também a amizade sincera de André e Matheus e de Dominique e Ariadne. Temos diversas criticas sociais e políticas, temos o cenário triste da Ditadura Militar e temos diversos momentos de reflexão sobre racismos e preconceito social. E temos também o mistério da loira da Mercedes.

Em uma narrativa fluída e que leva o leitor direto para o Brasil dos anos 70, esse livro nos inspira e nos faz pensar na vida e sobre como tratamos as pessoas ao nosso redor. Uma história que indico para toda e qualquer pessoa, aqui temos personagens que vão nos encantar, nos ensinar e outros que vão ganhar todo o nosso ranço.

Não é a toa que Lugar Cheio De Rãs é um romance premiado. Estou ansioso demais para saber por quais outras histórias Celina Moraes ainda vai nos levar.

Má Powzum- @entrelinhaslivros 10/10/2022

História que emociona!
A leitura desse livro da Celina foi uma grata surpresa, eu já havia lido vários posts sobre ele, mas ao ler pude constatar o quão sensível ele é. Confesso que como vocês já sabem eu adoro um bom drama, ainda mais aqueles envolvendo um romance do passado, que infelizmente fracassou. A escrita da autora é muito fluida, dinâmica, com capítulos curtinhos ela consegue nos envolver nessa trama que acaba ocorrendo entre passado e presente.

Acho que André consegue nos mostrar como a vida às vezes nos ?prega peças?, cheia de surpresas nem sempre tudo sai como esperávamos e isso acaba nos moldando. A principal lição que consegui tirar dessa obra é que nem sempre tudo sai como esperamos, muitas vezes sofremos, mas não podemos deixar que isso nos torne pessoas amargas. Achei interessante que a autora também conseguiu trazer algumas questões sociais para a obra como a discriminação racial, além de ter mostrado mais da cultura russa e um pouco do contexto da Revolução Russa.

Rosangela Thomaz 26/03/2023

Amei ler esse romance! Foi muito bem escrito, com uma história envolvente! A autora mostrou como é viver numa ditadura, abordou vários temas, como preconceito social, de gênero, racismo, assédio e a opressão! Eu realmente recomendo a leitura!

Lina DC 12/09/2022

Apaixonante!
De tempos em tempos nos deparamos com uma obra que consegue nos deixar emocionados, sem a necessidade de exaltar situações mirabolantes ou incógnitas escondidas em seu texto. Histórias que emocionam através de personagens humanizados, repletos de defeitos e até mesmo tomando decisões que discordamos, mas que compreendemos. Foi isso que aconteceu comigo durante a leitura de “Lugar cheio de rãs”.

A trama se desenrola principalmente no final da década de 1970, início de 1980, onde somos apresentados à família Andrade: a mãe Raquel, o pai André e a filha Dominique.

Dominique é uma jovem de 15 anos que ainda possui certa ingenuidade e romantismo indomável, que a leva a sonhar com um “príncipe” russo. Porém, esse devaneio de uma jovem apaixonada não é visto com bons olhos pela sociedade brasileira, que se encontra em um cenário político desfavorável aqueles que não concordam com a visão do governo. Independentemente dos perigos, a jovem, sem malícia, continua expressando em alto e bom tom o seu amor, o que preocupa os seus pais e que faz com que André relembre da sua própria juventude.

André é um ótimo marido, um pai amoroso e um líder nato em seu local de trabalho. Como presidente de uma filial norte-americana da A. Smith Corporation, ele possui muitas responsabilidades, mas diferentemente de muitos que chegam ao poder e se impõem aos outros, é um líder justo, que tenta arduamente, extinguir qualquer tipo de preconceito no trabalho, apesar dos obstáculos que encontra diariamente. Talvez seja sua origem humilde e o fato de que perseverou para conquistar cada um de seus objetivos e saiba em primeira mão o quanto é difícil se erguer por conta própria. Apesar de ter uma vida considerada idílica, André sofre com a falta de encerramento de alguns assuntos de seu passado.

“Meu filho, sempre vamos poder escolher entre o bem e o mal. Mas se escolhermos o mal, cedo ou tarde virá o retorno. Às vezes, a dor nem nos atinge diretamente, mas cai sobre as pessoas a quem mais amamos na vida.” (p. 67)

Conforme ele observa a teimosia de Dominique em realizar seus sonhos, mais André se sente determinado em descobrir o que aconteceu com o seu primeiro amor.

Um dos destaques da obra, na minha opinião, foi o fato de que a autora Celina Moraes conseguiu ceder o protagonismo da trama para vários personagens, sem perder o foco central da história e ao mesmo tempo, fazendo com que o leitor se identifique com vários personagens. O assédio sofrido por muitas mulheres que, por necessitarem de um emprego, ficam caladas; a luta diária daqueles que tem origens mais humildes e que, mesmo passando por situações até mesmo humilhantes, erguem o queixo e seguem em frente e até mesmo aqueles que se sentem maiores ao colocar alguém para baixo.

“Quando estamos na luta pela sobrevivência, uma das leis que aprendemos é saber distinguir o bem do mal pelo instinto e a ler o olhar, e não ouvir as palavras, que enganam.” (p. 92)

Essa resiliência que encontramos em vários personagens é por si só um atrativo inigualável, que envolto em uma das épocas mais tristes da história brasileira, faz com que os olhos fiquem cheios de lágrimas. Quantas pessoas como Aline, Pedro, Thiago, Matheus, Ariadne, Renato e Alfredo não passam pelas nossas vidas?

Mas não se trata apenas de um enredo melancólico. Existe a esperança, o amor, a força e a determinação do ser humano que resplandece em cada página lida, que incita ao leitor a continuar virando as páginas e ao finalizar a leitura, compreender que a vida não é sinônimo de felicidade eterna. Porém, sem momentos de escuridão, como poderíamos apreciar a luz?!

“.. coragem é a arte de sentir medo sem que ninguém perceba.” (p. 59)

Precisa de mais um motivo para ler a obra da Celina Moraes? “Lugar cheio de rãs” recebeu o prêmio “Lúcio Cardoso” pelo terceiro lugar na categoria “Romance” no Concurso Internacional de Literatura realizado pela União Brasileira de Escritores do Rio de Janeiro (UBE-RJ) em 2010.

site: https://www.leituraseafinsnolitoral.com.br/

Talita 07/04/2023

Encantada
Uma leitura muito gostosa, me apaixonei pelo livro, e pelos assuntos abordados. Que são temas que fazem parte do nosso dia a dia. Um livro com uma leitura fácil e muito envolvente.
Gostei muito da escrita e recomendo demais da leitura