Markheim

Markheim Robert Louis Stevenson

Resenhas - Markheim

@tigloko 15/12/2022

Um assassinato ocorre numa loja na noite de Natal. O assassino Markheim, depois do ato, começa ter delírios naquela situação. O autor brinca bastante com essa parte psicológica da história. Toda a tensão de ser descoberto, imaginando se tem alguém escondido na loja e assim uma possível testemunha. E a paranoia é sempre aumentada e junto dela a sensação claustrofóbica que o protagonista está vivenciando ali. É um bom conto, rapidinho de se ler.

"O tempo, agora que o feito fora realizado; o tempo, que tinha se acabado para a vítima, tornava-se urgente e essencial para o assassino."

Saori Malfoy 11/04/2023

?Sou a essência da discrição?
Eu nem sei por onde começar a falar deste livro, mas cara, que final impressionante. Fiquei com um certo receio no começo, tanto que eu estava o achando um tanto confuso no começo, mas como sou uma pessoa que não gosta de abandonar livros, continuei a leitura e me surpreendi muito com o final do livro. Estou conhecendo tantos livros incríveis gratuitos no Kindle que agora está se tornando um aplicativo indispensável para mim.

Michela Wakami 23/12/2023

Um conto que fala sobre arrependimento que é algo bastante relacionado ao Natal, um tema muito importante e que sempre deve ser lembrado.
Embora o tema tenha me agradado, não me emocionou.
Uma pena!

dani 29/12/2021

A história se passa na véspera do Natal, também apresenta um elemento que revela influência direta de "Um Conto de Natal" de Charles Dickens.

Embora não tenha sido o que eu esperava de um conto natalino, propõe uma reflexão interessante sobre a natureza humana.

livi123 30/11/2021

É um conto com uma atmosfera gótica, me prendeu no começo, na parte do fluxo de pensamento do personagem a leitura acabou ficando arrastada. Mas o personagem "cresce" ao longo da narrativa ao perceber que talvez ele não seja tudo isso que ele pensa que é...

"A sensação de que não estava sozinho foi crescendo nele, beirando a loucura. De todos os lados, era assombrado e perseguido por presenças."

Coruja 14/10/2021

Esse conto, disponibilizado pela editora Wish como parte da campanha de lançamento de sua antologia O Natal dos Fantasmas, começa com o narrador tentando comprar um presente de última hora, continua com um assassinato e segue com o aparecimento de uma entidade misteriosa prometendo fortuna e impunidade mediante um pacto sangrento.

Se Crime e Castigo encontrasse Um Conto de Natal, o resultado, provavelmente, não seria muito diferente de Markheim, contando ainda com uma pitada de tempero mefistofélico. Mas é uma história muito curta para explorar o potencial do enredo, do dilema do narrador entre destino, justiça e moralidade.

Ainda assim, é uma boa amostra para abrir o apetite na espera para a coletânea - e para ter um gostinho da tradição vitoriana de histórias de provocar calafrios em tempos natalinos.

site: https://owlsroof.blogspot.com/2021/12/o-resumo-da-opera-bate-o-sino.html

oritosama 14/09/2021

Meio a meio
Não gostei muito. O livro não me prendeu em nenhum momento.

A história é bacaninha, trás um dilema importante dando contraste aos opostos, do tipo: fazer o certo enquanto dá tempo, ou tentar se safar?

Sem muitas coisas para dizer sobre este livro. História é rapidinha, acaba bem rápido se você acaba se prendendo e assim, sua leitura se torna fluida.

g4b5 27/12/2021

eu não exatamente não gostei desse conto, mas também não exatamente gostei kkkkkkkk achei interessante de inicio mas depois com desenvolvimento da história eu só me senti perdida, sem entender mais nada, não sabia mais quem tava falando e sobre o que estavam falando, qual era o assunto, o que tinha acontecido e enfim, achei uma bagunça, a única coisa que entendi do livro foi a discussão sobre bem e mal que aparece também em O Médico e o Monstro (que é do mesmo autor, se não me engano) mas fora isso, literalmente não entendi mais nada

Déa 04/07/2022

Moralmente sombrio
Se engana quem busca no conto um terror sombrio e assustador em um sentido sobrenatural. O terror aqui vem da natureza humana, e a reflexão fica por conta do nosso lado obscuro, contrapondo com o bem a que deveríamos atender, mas como humano que somos, diante das necessidades mundanas somos capazes de desobedecer o que manda as leis divinas.

Confesso que o rumo da história me surpreendeu e de uma maneira positiva, pois o final traz um ato corajoso. É triste que alguns leitores avaliem mal o conto por se frustrarem na expectativa de encontrar algo mais emocionante, já que não há nada mais aterrorizante do que um crime fictício com características reais, mas penso que talvez as notícias exaustivas sobre o tema, tornou isso, algo banal.

Me lembrou a obra Crime e Castigo de Dostoiévski

tg.martinz 09/08/2023

Humano
Aqui, como em sua obra mais conhecida ?O Médico e o Monstro? temos um personagem que transita entre o bem e o mal.
Esse conto foi muito proveitoso, pois me pos a pensar na natureza humana. Todo ser humano é banhado por tentações benignas e malignas e cabe a ele ceder ou não à esses pensamentos.

Marcos Antonio 16/09/2021

Markheim
É um conto de assassinado no natal de um assassino que acha que o que faz não é tão errado como se ceder ao diabo.

Douglas.Bonin 06/12/2021

Terrorsinho natalesco
Este é um dos livros que compõe o financiamento coletivo da editora wish, livros sobre fantasmas e natal: o que pode dar errado?
Mas realmente, é um ótimo texto. A editora me parece ter liberado antes para aumentar o engajamento da coletânea. Infelizmente não bombou tanto, mas tenho em mãos minha edição (linda, por sinal).

Michelle Alves Carneiro 15/08/2022

Rendeu-me boas reflexões
A obra reflete sobre bem e mal, desejo de mudança, pecado e absolvição destes pela grava divina... é interessante acompanhar o personagem em seu percurso. Obra curta, um conto, e incrivelmente deliciosa de ler. Depois de bons tempos sem ler devido a ansiedade ela veio perfeita inaugurar a minha época de bonança.