O Rio Que Passou Em Minha Vida

Resenhas - O Rio Que Passou Em Minha Vida

fev 16/02/2022

Leitura prazerosa
4.25

Que conto BOM! É extremamente bem escrito, a leitura flui que é uma beleza. Fora que o Renan Bernardo constrói um Rio de Janeiro inundado muito bem ambientado. Uma distopia/ficção científica fascinante e com uma debate de raça e classe essencial. Dona Néia simplesmente maravilhosa. Personagem incrível. Curti bastante. Deixo a recomendação.

Luciana 12/09/2021

Pra ler numa sentada e ficar feliz o resto do dia!
Primeira vez que leio algo do autor e gostei bastante, vale muito a pena a leitura!

Bruna 14/05/2022

Uma história bem fluida, como o rio da música, como a água que cerca todo o Rio. Nesse futuro tudo está inundado. Alguns escaparam para a órbita do planeta. Quem ficou pra trás arranjou um jeito de sobreviver. Mas assim como no nosso mundo hoje, quem fica pra trás sobrevivendo é quem lida com os problemas, com a falta de itens e o desconforto da pobreza. Essa história, apesar de curta, traz uma enxurrada de observações pontuais sobre nossa realidade e como somos capazes de começar mudanças.

luiza lima 25/01/2023

É sempre bom se ver em histórias, visualizar o lugar que você vive. A premissa é legal, porém, os personagens não me cativaram tanto assim, acabei achando um pouco forçado. De qualquer forma, gostei da leitura.

Marina.Duarte 22/01/2023

Ótima leitura
Quem já enfrentou uma enchente no Rio consegue se identificar com a história apesar dela representar um futuro dístico.

Matheus Monteiro 30/04/2023

Adaptação, mas não mudança
Queria ter mais gostado desse livro ainda que ele tenha uma premissa boa e sacadas interessantes. Gosto do comentário sobre a ideia de preservação material ser ridiculamente mais valorizada que a de preservação humana, e a história tem uns momentos dramáticos interessantes, mas confesso ter me incomodado com toda a resolução. Acho que porque me parece a velha trama periférica que termina bem porque aquele conjunto de pessoas do grupo que sofre conseguiu algo, mas o sistema não mudou. A população ainda está morrendo num planeta que está constantemente sendo deixado para trás, e acho que essa sensação de que é sempre deixar pra trás e se adaptar, mas nunca tendar mudar a situação dali que me deixou meio incomodado com a história. Não é uma trama ruim, mas confesso que não me agradou tanto por essa sensação.